Assalto em Lisboa

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Assalto em Lisboa

Mensagempor time_out » domingo ago 20, 2006 6:14 pm

Boa tarde

No forum frances Campingcar-infos há um relato recente de um assalto com gás a 5 AC que pernoitavam em Belém.

Aqui fica o link: http://forum.campingcar-infos.com/viewtopic.php?t=14501&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Paulo » domingo ago 20, 2006 9:14 pm

Realmente começa a ser preocupante esta questão da segurança. Neste episódio, apenas acho estranho nenhuma das ACs ter o alarme ligado...e o mesmo tocar.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor RDUARTE » segunda ago 21, 2006 11:09 am

Bom Dia

Por vezes surjem estas noticias, eu nunca tive qualquer problema quer em Portugal, quer no Estrangueiro, mas nesta o que mais me espanta e assaltarem cinco AC :P :P :P , usaram o gás em todas???, nenhuma tinha alarme??? os ladrões estam a perder o medo :twisted: .

Boa Viagem
RDUARTE
 
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 08, 2006 3:20 pm
Localização: cascais

Mensagempor Aleluia » segunda ago 21, 2006 8:27 pm

Boas e Santas noites;

É verdade, RDuarte,cinco AC e nenhuma c/ sistema de segurança.

Há qualquer coisa que está a falhar. Ainda por cima, malta de Espanhã.

Tendo em conta, que em Espanhã, os assaltos são o " pão nosso de cada dia " e, este pessoal nem um alarme têm !!!!

Cumprimentos;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor mribeiro » quarta nov 22, 2006 9:25 pm

Boa noite Caros Companheiros,

É a minha primeira intervençao neste forum. Sou autocaravanista há cerca de dois anos, ainda me falta percorrer muitos KM em AC para conseguir obter o estatuto de sénior que os companheiros já possuem.
É neste sentido que me dirijo a este forum, solicitando alguns esclarecimentos sobre este tema muito delicado, como é o da segurança em ACs.
Os assaltos a que se referem, quando se interrogam se as ACs tem ou não alarme, eu pergunto - a minha AC tem alarme e que eu saiba não funciona se injectarem gás para o seu interior através das grelhas do frigorífico corforme comentavam uns companheiros.
E para contrariar estas situaçoes, mais vale prevenir com a colocaçao de detectores de gases.
Ora eu pergunto aos companheiros mais experimentados que tipo de detectores eu devo comprar, e onde, para nao correr o risco de instalar equipamento menos eficaz.

Cumprimentos,

mribeiro
mribeiro
 
Mensagens: 49
Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm
Localização: Porto

Mensagempor Paulo » quinta nov 23, 2006 12:04 am

Bem vindo ao forum do CampingCar Portugal, mribeiro :D !

Todos temos muito que aprender, pois esta actividade é bastante jovem em Portugal.

Relativamente à questão da segurança que colocas, permite-me que te diga que esse tipo de "atentado" com gás não é usual em Portugal. É referido como usual nas autoestradas da Catalunha e do Sul de França. As áreas de serviço nestas autoestradas, para pernoita, são desaconselhadas por um número significativo de autocaravanistas, em face dos muitos relatos inerentes a assaltos.

Mesmo assim se entenderes que te sentes mais seguro com um detector de gás, convém que este detecte o gás propano/butano e o soporífero, que é o que é referido como utilizado pelos assaltantes.

Tal como esta situação do gás é referida por várias testemunhas, também é comum entre os assaltados não terem o alarme das portas (intrusão) ligado enquanto dormem. Por outro lado a generalidade das tentativas é abortada quando tentam abrir as portas e o alarme toca.

Penso que quando ficamos fora deveremos ter o cuidado em garantir dois pontos básicos:

1 - Ligar o alarme de intrusão da AC (accionado apenas com a abertura das portas exteriores).
2- Ter uma cinta de aço que une as duas portas, com uma pequena folga que permita que as portas da frente abram um pouco e accionem o alarme.

Note-se que na generalidade dos relatos, os assaltantes tentam sempre entrar pelas portas da cabine, através de uma remoção ou quebra do vidro triangular de uma das janelas.

Como informação de detectores de gás, há por exemplo os da WAECO, que é uma marca com algum prestígio no mercado. Tenta este link: http://www.waeco.com .

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor mribeiro » quinta nov 23, 2006 7:25 pm

Companheiro Paulo
O esclarecimento sobre a segurança nas ACs do modo como a colocas deixou-me mais tranquilo, no entanto a proxima oportunidade sera instalar o detector. Neste momento a prioridade vai para a instalaçao de uma camara de recuo e um radio CB,que espero ser instalados na proxima semana.
Quero deixar presente o meu agradecimento pelo esclarecimento prestado

Cumprimentos

mribeiro
mribeiro
 
Mensagens: 49
Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm
Localização: Porto


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron