Mudanças de óleo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mudanças de óleo

Mensagempor Paulo » sexta nov 11, 2005 2:33 pm

Olá companheiros,

Já vou na 2ª AC (FIAT DUCATO) e os intervalos entre mudanças de óleo, é algo que me parece não ser muito coerente, relativamente à literatura do veículo e o que é indicado pelas oficinas da FIAT.
O intervalo de que falo é o de quilometragem e não o temporal, de 1 ano.

Pergunto: deverão ser 15.000, 20.000 ou 30.000?

É óbvio que me refiro ao intervalo recomendado :roll: !!
Obrigado.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor time_out » domingo nov 13, 2005 7:55 pm

Boa noite

Respondendo genericamente à questão pode-se afirmar que a manutenção prevista no livro de revisões para determinado modelo é a ideal.
Depois há alterações que estão ligadas ao tipo de utilização que se dá ao veículo (condução exclusivamente urbana, condução maioritáriamente em auto estrada, condução em ambientes sujos, etc) também relativas ao tipo de lubrificante que se usa (há tabelas nos anuais de condutor).

Para uma condução normal e para um lubrificante normal o intervalo deverá ser o estipulado como minimo mas se por exemplo for utilizado um lubrificante topo de gama o intervalo pode ir até aos 50.000 km (apenas alguns lubrificantes com programas de manutenção adequados)

Assim e para os motores em questão (aliás tenho um) irei fazer a troca de lubrificante todos os 15.000 km utilizando um semi sintético 10W40.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

MUDANÇA DE OLEO

Mensagempor fnunes » quarta nov 23, 2005 3:04 pm

ILUSTRES COMPANHEIROS, BOA TARDE!

É sempre de bom tom enaltecer aqui, o esforço e a dedicação da equipa do campingcar Portugal em prol de todos os amantes das actividades ao ar livre, os meus parabéns :D .
Pois eu já estava já admirado com a ausência das vossas "dicas",e não só, fruto da minha distração .
Eu tive a mesma reação ao saber que as revisões na Fiat ducato seria de 30.000km/30.000 , ou seja as mudanças de oleo e filtros são demasiado espaçadas independentemente dos ambientes em que se circula.
Eu irei mudar o oleo e os filtros aos 15.000kms como diz o companheiro Time Out.

um abraço!
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Mensagempor EMAN » quarta nov 23, 2005 4:01 pm

Boas

Pois realmente depende dos construtores.
Em princípio e regra geral as pessoas confiam nas indicações dos fabricantes.
Cada fabricante tem as suas indicações.
Mas o normal será por exemplo:
25.000 Km ou 30.000 Km ou um ano depende do que ocorrer primeiro.
Se por exemplo a indicação fôr 25.000 Km e se durante 1 ano se o veículo fizer 15.000 Km deve-se mudar o óleo ao fim dos 12 meses (15.000 Km).
Isto pela indicação normal dos construtores, porque existem pessoas que só se regulam pelos Km e se por exemplo fizerem 25.000 Km em 2 anos só mudam o óleo nessa altura o que é absolutamente errado.

Agora a experiência também nos diz que não é fartura demais tantos Km sem mudar?
Pelo sim, pelo não (apesar dos excelentes óleos sintécticos) e para melhor garantia/conservação cada um achará melhor ter um parâmetro limite diferente do construtor para a respectiva mudança de óleo/filtro.
15.000 Km será um bom limite.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Alberto Brochado » quarta nov 23, 2005 6:42 pm

Caros Companheiros .
Por norma eu mudo o oleo no inicio de cada estação , i.e. na Primavera indeoendentemente dos kilometros que tenha feito. Igual para mudança de filtros.
O oleo sofre alguma deterioraçao enquanto o veiculo está parado no inverno.
Os pneus igualmente, mas esses basta andar uns vinte centimetros para avitar que façm balão no local em que estão em contacto como solo.
Mais vale gastar alguns Euros nas mudanças de oleo anuais que um montão na reparação do motor.
Igual com a correia de transmissão, que a fabrica indica 100.000 Km , mas eu mudo-a aos 80.000.
Um abração a todos
Alberto Brochado Porto
É com o maior prazer que adiro ao primeiro portugues.
Solicito ajuda e colaboração para melhorar o Guia de Portugal. O ora editado é já bastante antigo tendo varios erros, e faltas.Solicito o favor de enviarem indicações de GPS
Alberto Brochado
 
Mensagens: 17
Registado: sexta nov 11, 2005 7:40 pm
Localização: PORTO


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes