NOVA LEGISLAÇAO SOBRE CAMPISMO

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor seco » quarta jul 30, 2008 1:27 pm

Boa tarde

Caro decarvalho não pretendo de forma alguma ser advogado seja de quem fôr!
No entanto, lamento que as suas mensagens no fórum do CPA não tenham qualquer resposta.
Pelo menos, por aqui, gerou-se um movimento de interesse que a administração (pelo que está escrito) subscreve e apoia.
Mas a representavidade do CCP é informal e, se reparar em quem tem escrito sobre este assunto, rapidamente chega à conclusão de que somos meia duzia.
É mais importante saber qual a melhor praia no Algarve....
Em relação à proposta do Pluma pelo menos tinha a vantagem de poder circular mais rapidamente e assiná-la talvez seja mais fácil que recolher a assinatura de uma personalidade do nosso meio autocaravanista
Quanto ao objecto da carta referir:
2) a criação de um observatorio, ou de um grupo de trabalho representativo dos interesses privados, do campismo, caravanismo e....autocaravanismo...na elaboraçao de legislação inovadora sobre o turismo ao ar livre e portanto sobre os parques de apoio ao turismo estatico e ao turismo itinerante.
Não me parece bem que a tal missiva se intitule "geradora " de um observatório representativo dos interesses privados.....no apoio do autocaravanismo.
Eu aí estou fora pois não me revejo na situação.
Observatório sim, mas genérico da problemática do autocaravanismo, entre os quais os parques, mas tambem as proibições camarárias, as barreiras, os maus comportamentos dos autocaravanistas, etc.
Espero que possa estar a contribuir para a clarificação da minha posição (e se calhar de mais alguns !).
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

portaria

Mensagempor decarvalho » quarta jul 30, 2008 2:34 pm

Carissimo Seco,
e ilustres intervenientes e visitantes...ja cerca de 1000...

1) Nada tenho a opor a assinatura da petiçao...mas sera representativa com 5 assinaturas?
2) Nao vejo nenhum inconveniente que seja assinada pela administração do web portal Camping CAr Portugal
3) Tambem estou disponivel para ver desaparecer a palavra Observatorio, e ate a de Grupo de trabalho...o que me parece importante é ver para alem da portaria...e isso significa começar a equacionar a preparaçao de legislação de enquadramento para o turismo de ar livre
4) assim podiamos dividir os problemas em duas frases , e duas fases...
a) abaixo assinado, petição etc...a pedir a suspensao de aprovaçao da portaria ( de regulamentação do DL sobre parques de campismo, nomeadamente para se ponderar melhor os aspectos relacionados com o autocaravanismo. A nada se fazer ficam legalizado os cercados tipo óbidos.
b) uma exposição mais elaborada, resultante de uma reflexao mais participada, (SEMINÁRIO ?) e com muito mais intervenientes, com propostas, e ate redacção de articulado sobre turismo de ar livre...a levar ao conhecimento das autoridades do Turismo, Associaçao NAcional de Muncipios, Assembleia da Republica etc, etc...

5) disclaimer
Não pretendo absolutamente nenhum protagonismo, nem sequer inclusao de participação nos movimentos que se "gerarem". Tenho a newsletter para me entreter (entre outras coisas) e chega-me actuar como sempre, na posição de observador atento, e nessa medida, interveniente.

fico on line...ou quase!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor pressler » quarta jul 30, 2008 3:16 pm

Boa tarde companheiros!

De politiquices eu percebo pouco e não gosto.
Mas para assinar petições estou bastante interessada se elas defenderem os meus interesses de autocaravanista!!!!!
Assino com nome completo e BI, como é meu costume, sem medos.

Bom trabalho.
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor seco » quarta jul 30, 2008 4:37 pm

Caro decarvalho e restantes Amigos

Julgo que a forma como expôs desta feita as suas ideias, estará mais consentânea com a "universalidade" dos interesses dos autocaravanistas.
Assim apoio as acções a tomar e tambem serei uma das 5 assinaturas!
Partilho consigo a preocupação sobre as "possíveis" limitações que nos possam vir a colocar relativamente à paragem e estacionamento.
Como já disse anteriormente é importante que a "vírgula" fique na portaria!
seco

Mensagempor Zito » quarta jul 30, 2008 5:56 pm

Boa tade Companheiros

Já somos 6 assinaturas. Venha daí a petição que eu assino com nome completo, morada, BI e o que mais for necessário.

Um Abraço a todos
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Zito

Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jul 30, 2008 11:17 pm

Bom, até agora parece que a questão da petição online é a que, para já, melhor se enquadra para tentar de alguma forma adiar a resolução do DL que está para breve. Poderá haver muitos companheiros a ler a e não intervir neste tópico por não acharem nada de novo a escrever ou então por de alguma forma sentirem dificuldade em se expressar, agora assinar uma petição, nada mais fácil 8)

O companheiro Carvalho chamou a atenção para um detalhe "simples" mas importante: quem assina a petição? "Um grupo de cidadãos praticantes de turismo itinerante ao ar livre"? CPA? CCP? Ambos?

Gostaria de saber quanto á disponibilidade do CCP e do CPA para uma eventual assinatura e consequente concordancia da dita petição.

Deste modo e relembrando que o meu portugues é muito fraco :oops: , será que alguem com boa expressão escrita poderia tentar colocar aqui um texto para uma eventual petição? O texto, a ser escrito, deverá ser claro, concreto e conciso... .
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

petição

Mensagempor decarvalho » quinta jul 31, 2008 8:17 am

Ilustres membros escribas do forum,

Aqui fica a minha ultima contribuição neste tema.

Continuo a alertar
1) para a questao da representatividade da petição. Se houvesse uma Federação de Autocaravanismo, bastava uma assinatura, ou de um clube representativo a nivel nacional (CPA ?) , ou no minimo de um Movimento (como é o caso do Projecto e portal CCP). Fora disso é discutivel o impacte, se a quantidade não se aproximar da qualidade de representação. E não esquecer que o primeiro nome dos subscritores, é neste caso muito importante, pois aparece como o interlocutor para seguimento.
2) Para a questão do que se pretende. Concluir só por pedir a suspensao na aprovação da portaria é pouco. Pela ordem natural das coisas, periodo de ferias....entretanto a passagem da estação alta...estou persuadido que tudo se arrastara ate, pelo menos, final de setembro . Continuo a entender que a petição deve ser conclusiva : isto é, concluir por um pedido concreto e consistente: ser ouvido? integrar um grupo de trabalho? fazer parte de um observatorio? quando se é demasiado universalista, em geral fica tudo na confraria do elogio mútuo, ou seja em aguas de bacalhau.

Ou seja: quem pretende o quê? é uma questao previa incontornavel.

MAs aqui fica mais um contributo:

PETIÇAO

Para Secretário de Estado do Turismo
c/c para Presidente da Associação NAcional de Muncipios Portugueses

1) Os abaixo assinados são cidadãos portugueses preocupados com a criação no Pais de capacidade de respostas adequadas a nivel europeu, e que assegurem a qualidade e uniformidade de recepção dos movimentos de turistas estrangeiros que acorrem ao nosso Pais em autocaravanas, e bem assim, que as infraestruras locais, e a regulamentação a promover, sejam de molde a favorecer e valorizar o turismo nacional itinerante de autocaravanismo todo o ano, com valorização cultural das regiões, e do seu comercio tradicional.

2) Assim, consideram que tendo sido pela primeira vez utilizado legalmente o vocabulo autocaravana no Decreto-Lei nº 39/2008 de 7 de Março, que se deve alargar a reflexao sobre a elaboraçao da portaria de regulamentaçao daquele diploma , nos dominios respeitantes aos parques de campismo, de modo a incluir a consagração em letra de lei, e de forma moderna e inovadora, os aspectos relativos a circulação, estacionamento, pernoita e prestação de serviços as autocaravanas, veiculos em crescente expansão quer na Europa , quer em Portugal.

3) Deste modo solicitam a V. Exa que seja suspesno o processo de eleboraçao da portaria de regulamentação das actividades de campismo e afins, para ser retomada apos periodo de ferias, e com os contributos dos sectores de opinião e associativos mais relacionados com o autocaravanismo, como vector essencial na dinamização do turismo itinerante em Portugal.

a) nome, BI, função ou actividade, morada, tel....
c).......
c).......
.....................................
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » quinta jul 31, 2008 11:28 am

Caros,

Penso que deveremos destacar todos esforços que estão ser desenvolvidos, e bem patentes neste tópico. Os mesmos são de apoiar, pois no mínimo visam a defesa dos interesses desta nossa actividade.

Também estou disponível para assinar a petição, mas não posso de modo algum pertencer ao grupo coordenador da mesma nem dar grandes contributos. Já houve alturas em que a minha disponibilidade pessoal e profissional o permitiam, mas actualmente mal tenho tempo para vir aqui ler as nossas/vossas trocas de ideias. No entanto, sabemos que o mundo autocaravanista tem pessoas bastante válidas que certamente se irão organizar nesse sentido, bastando que a disponibilidade o permita. É o principal nesta fase. Depois virão outras exigências adicionais.

Penso que será de todo desejável que surjam entidades que representem os autocaravanistas, para que sejamos reconhecidos como Turistas. Só nessa altura estaremos no bom caminho. Até lá ganhamos interdições no Litoral e continuamos a ser desconhecidos no interior.

Olhemos para os modelos que estão implementados em Espanha e em França.

Sempre defendi (contrariamente a outros companheiros) que deveria haver diversidade associativa, Portais, Blogs, para que estes gerassem "movimento" e divulgação em torno do autocaravanismo. Pelos vistos hoje em dia vê-se que essa diversidade é importante, dado que faltam clubes/associações para haver uma Federação de Autocaravanismo.

Abraço.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Nova Legislação sobre Campismo

Mensagempor jorge santos » terça ago 05, 2008 12:04 pm

Companheiras/Companheiros,

Local de Encontro: Para discussão dos pontos suscitados pela Nova Lei sobre Campismo, como vos informei em recente mensagem, temos um local no centro de Lisboa.
O nosso companheiro e meu amigo, José Jorge Carvalho Santos, colocou à nossa disposição no seu stand de vendas Tedecar, Alto do Lumiar-Ameixoeira, perto da 2ª.circular, uma sala, onde de 2ª a sexta feira a partir das 18 horas, nos podemos reunir.
O companheiro Seco já sabe onde se situa. Os que não souberem, podem consultar-nos sobre direcções.
Este convite está aberto a todos os que queiram participar.

1º. Documento de Trabalho : Principalmente com base nos escritos de "decarvalho", comentários e sugestões de Seco, Pluma Vermelhinho, Nuno Pires, Zejorge e outros já temos em têrmos gerais argumentos suficientes para trocas de ideias e para expôr a quem de direito as várias pretensões.

2º Uniformidade : Quem nos queira sondar (decisores por exemplo) precisa de o fazer sem ter de percorrer as várias entradas no fórum. Sugiro por isso, a quem derivou além da mais recente " a estruturação dos autocaravanistas (movimento)" peça à Administração que a reintegre no capitulo principal da " Nova Legislação sobre Campismo ".
a) - alguém pode escrever uma "pérola" e por dispersão, passa ao lado e ninguém a apreciou devidamente.
b) - fixemo-nos única e exclusivamente numa linha, para alcançar o que pretendamos. Se "decarvalho" têm capacidae intelectual para a abrangência de pontos para além de autocaravanismo, áreas de serviço, parques de campismo, se bem que interligados a razões económicas e pode com conhecimento de causa desafiar o Estabelecimento Governamental, poderá vir a ter que o fazer, face a face, em presença de um mandatário governamental.
Eu não tenho tais predicados ! Limito-me a encarar o problema, não trazendo à baila assuntos acessórios, porventura inúteis, à causa que defendemos.
Não deixo contudo de compreender as decepções de "de carvalho", que no interêsse da causa comum, já deixou caír idéias muito válidas, como observatório e semelhantes, mas que a falta de tempo, capacidades, disponibilidades, etc., não permitem nesta hora.
Se tivermos exito, será de todos.
Se fracassar, a humilhação será minha exclusivamente.
3 - Chamamento : Como já foi feito no fórum, várias vezes, apélo a todos os companheiros que nos dêem as suas opiniões para ajudar na campanha em defesa dos direitos da maioria e que só uns quantos, acharam por bem encetar.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor seco » terça ago 05, 2008 1:28 pm

Boa tarde

PRESENTE
seco

encontro

Mensagempor decarvalho » terça ago 05, 2008 1:41 pm

VIVAm resistentes do deserto

Fico on line.
Dia? hora?
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor Nuno Pires » terça ago 05, 2008 2:10 pm

Boa tarde a todos. 8)
O local já está agora falta, o dia e a hora, acho que é de todo fundamental haver a troca entre as pontas dos dedos pela palma da mão e juntos chegarmos a uma conclusão, se vamos em frente com a defesa dos nossos direitos.
Digam quando que eu vou. :wink:

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Nova Legislação sobre Campismo

Mensagempor jorge santos » terça ago 05, 2008 3:24 pm

Companheiras / Companheiros,

Os meus agradecimentos pela pronta resposta, a seco, decarvalho e nuno pires.

Dando tempo para o "week-end".

FICAMOS COM A DATA FINAL PARA :

Segunda-feira, 11 de Agôsto de 2008, a partir das 18.00 horas, no stand TEDECAR, sito em Alto do Lumiar-Ameixoeira-Lisboa.

Como chegar : Suponhamos vindo da A-5 Cascais:

2ª.Circular - Passar as Tôrres de Lisboa
Passar debaixo Eixo Norte-Sul
Saír na direcção Alto do Lumiar - Ameixoeira
Saír na 3ª. saida da Rotunda - 20 metros em frente do lado
esquerdo, armazém pintado de verde - Tedecar
(Se não fui suficientemente esclarecedor, o companheiro seco ou quem saiba, poderá corrigir-me).

Permitam-me lembrar - Revejam portaria, pareceres "decarvalho" e as vossas notas, "et voilá" - temos quase tudo para nos mexermos.

O respeito que todos merecemos, será o "moderador".

Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor seco » terça ago 05, 2008 5:09 pm

Boas

Apenas queria referir que o Jorge diz passar por baixo do eixo Norte-Sul porque vem de Cascais.
Depois esqueceu-se de dizer que entra no dito eixo Norte-Sul e a partir daí as indicações estão todas correctas.
Claro que quem vier do sul entra no eixo NS antes e quem vier do norte entra na Cril e antes do túnel do Grilo apanha o eixo NS pela direita.

38°46'52.61"N
9° 9'24.08"O

Imagem

Espero que não se percam....
seco

reuniao

Mensagempor decarvalho » terça ago 05, 2008 7:08 pm

Vivam

aqui vai uma achega, que esta aqui ao lado no outro topico...

http://www.campingcarportugal.com/forum ... nipost.gif
semovente...
em:
decarvalho

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 10 visitantes