Maus Comportamentos - Testemunhos e Comentários

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor majv » domingo mai 11, 2008 10:24 am

E uma semana depois....o reverso da medalha.
Estou de novo na Consolação, e agora mesmo, cerca das 10,55, uma AC, aqui mesmo ao meu lado...toca de vazar as águas cinzentas para cima da terra do separador central...
Para que uns não tenham de pagar pelas asneiras dos outros....UMA DUCATO....Solana t 630, matricula 33-BP-22.
Mal eu saí da minha AC para me documentar pôs-se em marcha para Norte rumo, talvez, a Peniche.
Se um dia voltar a ver esta matricula, perguntou-lhe se já comprou um balde, ou algo do género, para recolher as águas sujas e ir vazar num esgoto.

Se quiserem abrir um tópico para documentar estes "bons" exemplos do que se não deve fazer.....tenho fotos para disponibilizar.

É por estas e por outras que depois, alguns, rejeitam o parqueamento das AC's.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor Luis Almeida » domingo mai 11, 2008 4:57 pm

Caro companheiro majv,

Existe no portal do CampingCar Portugal, uma página (que irá ser remodelada em breve) precisamente para chamar a atenção aos «maus exemplos» que ajudam a denegrir a nossa imagem.

Pode enviar-me a informação que entender para o endereço: luis.almeida@campingcarportugal.com

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor majv » domingo mai 11, 2008 9:29 pm

Companheiro,
Vou transferir as fotos e enviar-lhe de imediato.
Um abraço, juntamente com um pedido de desculpas:
Desconhecia essa página.... :oops: :oops:
Manuel Vitorino
majv

DUCATO 33-BP-22

Mensagempor Fonseca » domingo mai 11, 2008 9:47 pm

Viva Companheiro

Pena as fotos não estarem ON.

Penso que o nosso dever é denunciar de imediato esses pseudo-autocaravanistas. Eu também já presenciei actos desses, e de uma das vezes o meu interlocutor perguntou-me se eu era fiscal da Câmara! Depois acabou por dizer que a autocaravana era alugada e que só era "campista" por acidente!!!

Infelizmente é asim. Penso que cabe também a quem aluga as ACs, fazer um pouco de "psico" e, tentar educar os novos "autocaravanistas", no sentido de lhes incutir no espírito, o verdadeiro respeito pelas mais elementares regras de educação.

Essa matrícula será decorada por nós, mas...e se ela era de aluguer?, amanhã vamos encontrar outro, no lugar desse e chamar-lhe nomes? E se por acaso esse 2º até é uma pessoa que (como nós) respeita as boas regras?
Penso que deveria ser obrigatório, quando uma autocaravana é alugada, estar identificada, tipo: como era antigamente aqueles condutores que tinham tirado recentemente a carta de condução, e que eram obrigados a trazer o chamado "Ovo Estrelado" ou seja : aquele sinal de (90), lembram-se?. Assim, ao menos saberíamos que aquela pessoa não era conhecedora das regras de boa educação, e mais fácilmente a abordaríamos, no sentido de fazer despertar nela "a arte de bem viver em liberdade".

Desculpem o exagero, mas isto revolta, né?

Um abraço

Fonseca
Fonseca

Registado: domingo abr 22, 2007 3:20 pm

Mensagempor majv » domingo mai 11, 2008 11:24 pm

Fonseca,
As fotos já estão na posse do nosso Companheiro Luis Almeida.
Pode colocá-las on-line onde e quando quiser.
Essa observação da "hipotese aluguer", está muito bem observada.
Eu guardo a cara do "freguês" na minha memória, mas não sei fazer retratos robôt....
:D :D :D :D
Por isso, o melhor é, ao ver essa matricula, apreciar primeiro o comportamento.... e depois ter atenção aos minutos antes da largada....
Foi isso que aconteceu.
Toca de despejar que me vou embora.
Pena que tive de desligar o alarme para sair da minha AC, senão ainda apanhava o dito cujo ao pé da torneira..... :wink: :wink: :wink:
Quando o alarme desligou, fez aquele ruido normal...e ele fechou logo a torneira e foi para o volante...e toca de arrancar.
Ainda deu para 1 foto lateral e 2 por traz...e depois uma da Poça que lá ficou....
E depois pagam os justos pelos pecadores.
Contem comigo para dar conta dessas atitudes.
Um abraço e boas voltas
Manuel Vitorino
majv

Mensagempor Nuno Pires » segunda mai 12, 2008 12:41 am

Boa noite a todos.

Acho que está na altura de não arranjarmos desculpas para a badalhoquice de terceiros, e começar a chamar a pedra quem não compre. Se nos proíbem de parquear, se nos batem a porta das AC a meio da noite para correrem connosco para outros locais, se nos vedam o acesso, também devemos ter o direito de agir contra estes queridos amigos. CHEGA.
Temos fotos temos matriculas temos responsável certo? Não terá o CCP ou demais organizações condições de agir contra estes amáveis cavalheiros? Companheiro Fonseca permite-me ter uma opinião diferente quanto a Malta que aluga AC, nós Autocaravanistas somos cidadãos normais, certo? O que fazemos quando saímos com as nossas ACs não é nada de anormal para um relacionamento em sociedade pois não? Qualquer criança sabe que água suja é no esgoto e não no chão, então não têm desculpa por alugar têm sim de ser chamados a responsabilidade.
Para quem foi á Aldeia da Luz e teve a felicidade de participar da inauguração da área de serviço ficou contente certo? Pois no dia seguinte tivemos um fiel amigo dos Autocaravanistas com a seu belo exemplar uma fabulosa Autocaravana com um grande Plasma topo de gama (só acessível a quem pode é claro) na zona superior junto a fonte, também ouve quem o visse a lavar a louça na fonte, não estranhem se noutros temos a fonte servia para os Burros se refrescarem qual é a diferença? (deve ser o que vai na cabeça de tal Amigo) para que o dia acabasse em beleza e depois de abandonar a AREA DE SERVIÇO da Aldeia da Luz o segundo grupo onde eu estava incluído viu aquele Grande Amigo a despejar as água a beira da estrada.
Como disse acho que está na altura de se fazer alguma coisa e deixar de nos lamentar por atitudes menos próprias de alguns Cidadãos.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor barbosamoreira » segunda mai 12, 2008 8:03 am

Companheiro Nuno Pires:

Estou plenamente de acordo com o seu texto, emendando no entanto uma parte; se não houver organizações que façam os "falsos" autocaravanistas (os verdadeiros não se comportam assim!!!), então teremos de ser nós, por muito que nos custe, de chamar esses companheiros à atenção, e fazer ver que temos de lutar pelos nossos direitos, mas que para isso, teremos de primeiro cumprir com os nossos deveres, comportando-nos com civilidade.

A minha liberdade acaba onde começa a dos outros!
Barbosa Moreira
barbosamoreira

Registado: quarta mar 05, 2008 8:44 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda mai 12, 2008 8:43 am

Já o escrevi uma vez e volto a escrever: se algum dia vir uma atitude menos correcta e se me der tempo, vou a correr á GNR fazer uma queixa oficial. Julgo ser uma excelente maneira de mostrar ás autoridades e autarquias que nem todos somos "feios, porcos e maus" e que muitos de nós merecem ser tratados com dignidade e respeito. Como é óbvio e tirando vantagem de que qualquer telemóvel tira fotos, andarei sempre de telemóvel em riste para apanhar desprevenido qualquer ACaravanista menos bem comportado :twisted:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda mai 12, 2008 9:49 am

Bom dia a todos.
Existem coisas em que as organizações não conseguem interferir e uma delas é a educação de cada um, e ai permitam-me que não temos um mau Autocaravanistas mas sim um português Porco e isso sim é vergonhoso.

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.•
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Mensagempor jgomes » terça mai 13, 2008 9:20 am

Bom dia companheiros.
Já muito foi dito e escrito sobre os comportamentos dos autocaravanistas, uns bons outros maus. Não venho criticar para aqui ninguém, mas, sim pedir um parecer público dos companheiros utilizadores deste Forum. Há algum tempo atrás, reparei que uma AC, matricula belga, no estacionamento junto à Torre de Belém, em Lisboa, em vez de despejar as águas sujas, balde por balde, na sarjeta, o mesmo possuía uma mangueira que liguou directamente à torneira de despejos e fez o mesmo directamente para a sarjeta. Pergunto: acham correcto, ou merece algum reparo?
Boas viagens
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor Nuno Pires » terça mai 13, 2008 9:35 am

Bom dia a todos.
Uma só pergunta, a mangueira ficou sempre ligada ao esgoto ou foi só para efectuar a descarga? Se permaneceu neste caso a atitudes dessas podem ter duas leituras, a primeira é que ele veio para ficar, caso contrario não deixaria a mangueira ligada ao esgoto e logo o que me ocorre é vergonhoso em Lisboa não existir uma área de serviço, tirando é claro o Parque do Monsanto, contudo acho que quem nos visita merecia melhores condições.
Agora é preferível fazer isso que andar escondido por detrás da moita, contudo não deves tomar estas atitudes como primeira opção mas sim como uma descarga de emergência.

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.•
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Nuno Pires

Mensagempor jgomes » terça mai 13, 2008 11:46 am

Boa tarde
Foi lapso meu. Peço desculpa. A mangueira foi ligada só na altura da descarga, depois disso foi enrolada e arrumada.
Boas viagens.
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor seco » terça mai 13, 2008 4:05 pm

Boas

O problema não é se usa mangueira ou balde!
A sargeta é de águas pluviais e não de águas cinzentas.
Podem dizer que não está muito suja.Ok Mas não é ali que deve despejar.
Deve largar o seu lugar de plateia e frente ao rio e procurar, por exemplo, um a bomba de gasolina com túnel de lavagem de viaturas ou car wash e não lhe negariam a descarga.
Mas perdia a frente rio.....onde pelos vistos reside!
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor fluis » terça mai 13, 2008 5:12 pm

Boa tarde,

Quero só dar ênfase ao referido pelo Seco.
Quer seja para utilizar balde, tubo ou descarga directa, o importante é certificarem-se que a sarjeta ou grelha está ligada ao esgoto, e não à rede pluvial.

Tratando-se da zona que é, irá sem dúvida dar directo para o rio. E isso a bem do ambiente, é que tem de ser de todo evitado.

Normalmente as grelhas e sarjetas perto de rios, lagos, riachos etc, vão dar aí directo sem qualquer tratamento, pelo que não poderão ser usadas para as descargas.

Mesmo quando estiverem longe de linhas de água, confirmem sempre que tampas é que estão junto da grelha ou sarjeta, porque se existirem 2 alinhamentos de tampas, normalmente uma diz águas pluviais e não deve ser usada para o efeito.
Na dúvida nunca usem, a não ser que tenham 100% de certeza que aquela grelha ou sarjeta está ligada à rede de esgotos.

Como refere o Seco normalmente as grelhas das bombas de gasolina, nomeadamente as das zonas das lavagens de carro, estão ligadas ao esgoto, porque estão preparadas para receber á água com champô de lavar os carros.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor majv » terça mai 13, 2008 7:20 pm

Apenas um reforço de ideias:
Toda e qualquer sargeta que existe ao longo de arruamentos, sejam eles auto-estradas, estradas, ruas, largos, etc etc, são para recolha de águas pluviais, isto é, águas das chuvas.
Logo, não deverão ser utilizadas para vazar águas cinzentas.
Quanto ás tampas, deverão dizer Pluviais, mas também existem as que dizem Fluviais....dá no mesmo.
Uma sugestão:
Á falta de melhor, 2 ganchinhos, podem servir para levantar as tampas de esgoto...assim haja força para tal.
Também não se admirem se encontrarem tampas trocadas....é o pão nosso de cada dia.
Manuel Vitorino
majv

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes