Em tempo de pouca água...

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Em tempo de pouca água...

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jun 13, 2007 11:55 am

...é necessário poupá-la e já temos aí á porta o Verão.

Venho então perguntar aqui no forum se os companheiros, em casa, teem uma consciencia ecológica, poupando ao máximo a água e a electricidade, bem como o gás.

Todos o fazemos nas AC por razões práticas, pois ficaria complicado encher e esvaziar os depósitos de água todos os dias ou passar a vida a mudar de botija de gás... . Também poupamos as baterias para não ficarmos ás escuras assim que cai o anoitecer.

Para além de uma questão prática, acho que será também, e quiçá, principalmente, uma questão ecológica. Tomar banho em casa como se faz numa AC evita um desperdicio astronómico (direi talvez milhares de litros) por mes, contribuindo assim para a poupança de água e também de gás. O uso moderado das luzes e electrodomesticos também baixa bastante o consumo de electricidade, baixando assim a necessidade de produção.

Como os companheiros veem esta situação? Em casa também teem os mesmos cuidados? Pessoalmente, tento sempre poupar ao máximo. Sei que a minha poupança isolada (?) não vai variar em nada as questões ambientais mas ao menos sinto-me de consciencia tranquila 8)

Já agora, aproveito a questão ambiental para deixar aqui uma dica para nos deslocarmos quando deixamos o equipamento estacionado.

http://www.e-solex.net/main.html
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor fluis » quinta jun 14, 2007 2:51 pm

Boa tarde,

Este é de facto um desafio interessante e de extrema importância. Pequenos gestos que podem significar muito em termos ambientais. Como diz muito bem o “pluma weekend”, nas ac’s fazemo-lo porque quer a água quer as fontes de energia estão disponíveis em quantidade reduzida.

Em casa, há pequenos gestos que devemos fazer e que contribuem e de que maneira para reduzir os desperdícios. Assim ando sempre em cima, para confirmar que nenhuma das minhas pestes pequenas deixou a torneira a pingar, luz acesas em divisões que não está ninguém, televisões ligadas sem ninguém a estar a ver nada.

Há de facto um sem número de pequenas coisas a que podemos e devemos estar atentos e que na globalidade poderão contribuir para um melhor ambiente:
  • se o esquentador não for dos inteligentes, ter sempre o cuidado de apagar a chama piloto, quando fora de uso
  • desligar o forno uns minutos antes de acabar de cozinhar,pois manterá a temperatura ainda por algum tempo
  • cozinhar com tachos e panelas tapados
  • utilizar lâmpadas economizadoras
  • optimizar a utilização das máquinas de lavar roupa e loiça, sempre que possível com a carga máxima e baixas temperaturas
  • lavar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada
  • fazer reciclagem, inclusive de óleo e pilhas - no concelho de Sintra, as escolas distribuem inclusivé um passaporte ambiental que vão carimbando quando os alunos entregam os óleos alimentares usados.

Enfim são de facto pequenos gestos diários mas que todos juntos poderão fazer alguma diferença.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Teresa » quinta jun 14, 2007 3:07 pm

No que me diz respeito,estou de consciência tranquila,por questões ambientais e para poupar na factura,é que ao final do mês doi :? Quanto a reciclagem ,seja em casa ou fora separa-mos sempre o lixo.

Cumprimentos

Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor EMAN » quarta jun 20, 2007 4:54 pm

Boas

Se no nosso dia a dia ACaravanista conseguimos gerir os recursos que temos ao n/ dispôr e podemos considerar que no mínimo vivemos c/ "o serviço mínimo garantido" :wink: , e que é absolutamente suficiente, tanto para nossa satisfação como para a imagem que se pretende do AC, então porque não o fazer em casa?

Na AC, andamos "apertados" porque por vezes não temos hipótese de abastecer, despejar, por exemplo? Não, porque quando circulamos por aí, normalmente sabemos com o que contamos e planeamos (imprevistos podem surgir, mas isso até em casa).

Então porque não proceder também em casa a uma boa gestão?

A teoria (e há quem a tenha) de que, gasto mas pago :oops: , até é verdade, mas os recursos que temos de perservar, não se enquadram nessa lógica, porque se um dia acabarem, então nem pagando.

Agora que a parte financeira tem importância também tem e nós lá em casa gerimos o que temos de modo a tirar a melhor satisfação c/ um mínimo de custo, independentemente de que também se poupa os recursos disponíveis e que tendem a caminhar para a redução.

Água utiza-se o indispensável em lavagens incluindo o banho que se na AC é de chuveiro e dá, então em casa também se pode fazer, e ainda por cima c/ utilização de esquentador inteligente melhor.
Na AC, o boiler está ligado para que seja aquecida a água necessária e não ad eternum.

Consumo eléctrico, o que se pode utilizar em horas de vazio, usa-se (aderência ao bi-horário).
Luzes, o necessário e do modo necessário.
Equipamentos o necessário e pelo tempo necessário e tudo desligado no botão.

Também é verdade que pessoas há que dizem não se adaptar ao AC "porque viver c/ tão poucos recursos e apertados e "outras coisas"?, nem pensar.

Apesar dos "gajos" que vivem nas AC's, AV's ou carrinhas (como também lhes chamam) não terem nessa situação os mesmos recursos (em quantidade ou maneira) que têm em casa, são felizes, enquanto que muito dos outros na sua suposta comodidade, acabam por serem esses sim os "porcos, feios e maus". :D

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Mario » quarta jun 20, 2007 8:12 pm

Mais vale tarde que nunca(a resposta),cá está um bom tópico colocado pelo nosso companheiro Pluma Weekend que como o próprio nome indica (pena de ave)portanto coisa muito frugal.
Como o tempo da energia barata já lá vai cá em casa adoptamos as seguintes medidas;Tarifa bi-horária que nos permite transferir a utilização de electrodomésticos grandes consumidores para o período de vazio com uma poupança de 45%bem assim como o aquecimento no inverno usamos acumuladores,na água foram reduzidos os caudais.na iluminação usamos lâmpadas fl compactas.Na AC poupamos tudo isso de acordo com as limitações já referidas pelo EMAN.
Quanto ao consumo da menina raramente consigo menos de 10L e sem abusar pois já vi para aí 14/15 o que me parece exagerado.
Quem me dera que ela se contenta-se com 5 ou 6 se houver por aí alguém com solução :wink: muito agradecido.Aproveito para enviar um cumprimento especial ao EMAN aí para a cidade do rio azul( Setúbal )
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor João » quarta jun 20, 2007 9:42 pm

Cá em casa tarifa bi-horária semanal permite poupar nas lavegens de louça (noite) e roupa (fim de semana quando possível).
Televisores não se deixam em stand by e banhos muito raramente são de imersão.
Cometo o "pecado" de gastar alguma água para lavar os carros. Sei que nas máquinas automáticas se gasta menos mas não tenho coragem de levar lá os carros.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta jun 21, 2007 10:43 am

Então o companheiro Mário está preocupado (e muito bem) com os consumos... .

Então para o companheiro e para os restantes claro está, aqui mando o url do que será, muito provavelmente, o motor do futuro... resta saber se os nojentos (desculpem a expressão pesada) lobis e interesses mesquinhos das industrias petroliferas e dos governantes nos vão deixar usar estes veiculos sem nos prejudicarem.

http://www.motordeaire.com/portugal/
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 21, 2007 11:15 pm

Boa noite,

Realmente viver numa AC, é uma grande escola até para os nossos filhos, já que temos oportunidade de ensinar as mais elementares regras de poupança. Mais útil se torna se transpusermos essas normas para nossa casa. Sem, darem por nada, acabamos por lhes incutir hábitos, que de outra forma seria dificil eles sequer imaginarem.
Aderi desde o principio á tarifa bi-horária, e obviamente pelo diferencial do preço, adquirimos o hábito de os maiores consumos serem sempre á noite.
Agora, e espero que não considerem isto uma critica, já que nem toda a gente a pode instalar.
Ninguém até agora, falou de uma das coisas mais importantes, e que nós portugueses temos á barda, que é a energia solar para aquecimento de águas.

Somos talvez o 2º país com mais horas de Sol, a seguir á Grécia, e no entanto na altura em instalei em minha casa, 4 anos, a relação entre os 2 países era qualquer coisa como 100m2 em Portugal e 100.000m2 na Grécia, de placas solares.
Só tenho pena, não me ter lembrado há muito mais tempo, porque hoje estou 200% satisfeito com a minha opção.

E o mais engraçado é que há alguns anos atrás, houve uma tentativa de adaptar este sistema nas AC,s, mas acho que não deu em nada. Imaginem só...seriamos nas nossas AC,s os mais "Verdes" e com a poupança de combustivel (gáz) que isso implicava.
Mas isto seria no país do faz de conta, precisamente pelas razões que o PlumaW. refere.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes