Fiat Ducato "Cappuccine" 1.9TD vs 2.5D (1986 a 1994)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Fiat Ducato "Cappuccine" 1.9TD vs 2.5D (1986 a 1994)

Mensagempor Fernando Mestre » quinta fev 08, 2018 2:41 pm

Boa tarde a todos,

Ao adquirir uma autocaravana Fiat Ducato ("Cappuccine") de 1994 (modelo de 1986 a 1994, o mais "quadrado") e cuja marca da célula desconheço (5,40 m de comprimento sem janelas no quarto e WC) com motorização 2.5D (75CV?), após a primeira saída nota-se que a velocidade de cruzeiro "confortável" é entre os 80 Km/h e os 100 Km/h (em plano e sempre sem praticamente acelerador para poupança de motor).
A questão que coloco e para a qual agradeço comentários/esclarecimentos com base em eventual conhecimento/experiência é no sentido de tentar compreender se existe alguma diferença de desempenho entre a motorização (para a mesma célula) entre 1.9TD e 2.5D.
O motor tem registados cerca de 227.000 Km e após uma viagem recente de aproximadamente 2.200 Km (Beja a Torla localizada no Pirenéu espanhol) não regista consumo de óleo do motor (a forma de rodagem do mesmo desconheço).
As subidas (consideradas como tal) efetuadas a 60 Km/h e nunca (raramente) baixando de 4ª velocidade.
O que pretendia saber é se de facto existe diferenças de desempenho entre os motores mencionados apesar de um ter turbo e o outro ter mais cilindrada (ainda que possivelmente o último menos potência).

Muito obrigado e ótimas viagens
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Re: Fiat Ducato "Cappuccine" 1.9TD vs 2.5D (1986 a 1994)

Mensagempor becosemsaida » domingo fev 11, 2018 12:07 am

Boas, nao sei se consegue tirar alguma info mas ca vai:

Fiat Ducato 14, 2.5 TD (ha de vir um intercooler) com 105Cv, Dethleffs celula, 6mts, 3 mts de altura de 1989. Velocidade "confortavel" ate 100km e com medias de 10L/100KM, peso com tudo o que necessito a volta dos 3500kg (tara 3000Kg), subidas em 4ª e as vezes em 3ª mas nunca a esforcar em demasiado. Claro a AC da 140km/h mas isso alem de consumir o dobro perde o "gozo" do passeio. Alem dos ventos laterais e os pesados "abanar" a menina nunca chegou ao ponto de perder o controle, em tudo o que a Fiat fez de mal os chassis e conjunto molas de folha e amortecedores atras e amortecedores a frente sao uma mais valia. Se podia ter comprado outra marca? Podia, mas como conheco muito bem os motores e mecanica da Fiat sei que tenho um tanque de guerra.

Nao pensa demasiado em velocidades e subidas em mudancas baixas, lembra-se disto: em primeira velocidade sobe uma parede a 90º :D :D Disfruta da menina e trate-a bem. Para ja a parte fraca destes AC's e mesmo a caixa de velocidades.

Bons passeios,

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Fiat Ducato "Cappuccine" 1.9TD vs 2.5D (1986 a 1994)

Mensagempor Fernando Mestre » quarta fev 14, 2018 1:34 pm

Caro "Beco",

Confirmo que a minha caixa de velocidades arranha de 4ª para 3ª, mas apenas no escalonamento descendente (redução) e a cima dos 40 Km/h. Neste caso é o componente da AC que de facto mais me preocupa, principalmente em esforço, contudo tenho o cuidado de evitar a utilização da 3ª velocidade.

Relativamente à questão da prestação do motor 1.9TD vs 2.5D continuo a agradecer opiniões.

Boas viagens...
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Re: Fiat Ducato "Cappuccine" 1.9TD vs 2.5D (1986 a 1994)

Mensagempor satmiller » quarta fev 14, 2018 4:40 pm

Olá vou ver se o posso ajudar pois tenho uma 1.9td
Nas subidas subo sempre em 4" velocidade até hoje ainda não precisei de ir a uma 3" normalmente entre os 60/70km/H.
Este motor embora pequeno tem muita genica principalmente quando abre o turbo o 2.5 é mais lento pois não tem aquele impulso do turbo.
Quanto à caixa aí temos um problema penso que já devo ter lido todas aa conversas na net sobre este tema desde já dois conselhos, o nivel de oleo deve estar 20mm acima do máximo da vareta esta caixa deve usar oleo Gl4 ou Gl4+ mais aditivo anti fricção e deve ser trocado a cada 35000km.
A quinta velocidade não deve ser colocada abaixo dos 70/80km/h e nunca deve circular em quinta abaixo desta velocidade.
A sua caixa arranha porque o sincronizador está gasto e nao pàra o carreto, tente o seguinta quando reduzir tente manter o pé na embraiagem cerca de 5segundos e depois reduza e veja se arranha.
Um conselho o problema destes carros é a caixa de velocidades verifique o que lhe disse o mais rápido possivel para que não corra o risco de a acabar de destruir.
satmiller
 
Mensagens: 26
Registado: terça jul 25, 2017 6:21 am


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes