Área de serviço Porto Covo

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor fluis » segunda ago 21, 2017 12:45 pm

Boa tarde,

Ao que pude constatar, o modo de funcionamento desta área mudou.

Passou a ter uma cancela que só abre 2 períodos do dia, de manhã entre as nove e as 11 horas e à tarde entre as 17:00 e as 19:00. A água da área de serviço é fechada às 21:00, não sendo possível o abastecimento depois dessa hora.

O motivo que levaram os gestores a optarem por isso, merece uma reflexão, antes de haver as cancelas, era um corropio noturno de autocaravanas a entrarem para irem fazer os serviços sem precisarem de pagar, e voltar a sair, chegaram a despejar o WC quimico, num local não apropriado, deixando um cheiro intragável. Depois de ter sido colocada a cancela, e antes de cortarem a água às 21:00, o corropio das autocaravanas passou-se a fazer do lado de fora, e como a zona de serviços fica encostado ao muro/rede, passavam as mangueiras por cima do muro para abastecerem as autocaravanas, vergonhoso e lamentável este comportamento por parte de autocaravanistas (?), lembro que a tarifa do parque de autocaravanas é de 3 € por dia, estando os serviços incluídos, sendo permitido como é normal nos CamperPark, a abertura de toldos e colocação de mesas e cadeiras no exterior
Ou seja toda esta cena de rondar a A.S. de noite, num estilo dantesco, a fazer lembrar o filme Mad Max 2, era para não pagar 3 €, porque se fosse gratuita estaria com a lotação esgotada sem rotação de lugares por semanas a fio.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor José Duarte » segunda ago 21, 2017 1:34 pm

Boa tarde
Lamentável. É assim que se vai destruindo a modalidade.
Passo a compreender a agressividade com que sou recebido nalguns locais e as "armas" que se entregam a alguns Municípios.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor tgferreira » sexta ago 25, 2017 9:53 am

Estive lá nos inícios deste mês (cheguei lá precisamente um dia depois de terem começado a cobrar os 3€, se bem me recordo). Lembro-me de ver algumas ACs estacionadas do lado de fora (3 ou 4) e de ter comentado com a minha companheira que achava um bocado parvo ficarem ali, mesmo à porta, só para não pagar os 3€.

Fiquei lá dois dias, não seguidos. No primeiro estava vazia mas no segundo, apesar de não estar lotada, já levava a que se formassem filas de autocaravanas estacionadas no meio do campo de futebol (que é a área de serviço).

Na minha opinião, a AS tem várias coisas a melhorar (embora ache que tenha sido uma muito boa ideia coloca-la ali, deve ajudar a recolher fundos para o clube local):

-O despejo de sanitas é feito mais ou menos "para o chão". Isso não me parece muito limpo. Do mesmo modo, devia existir um maior espaçamento entre este local e a mangueira para atestar com águas limpas. Quando atestei preferi retirar da mala a minha mangueira por me parecer mais higiénico.
-São necessários mais contentores do lixo. Tenho em memória que só lá está um e que se enche rapidamente.
-Os duches são a 1€/cada. A casa de banho masculina é um balneário e não tem qualquer privacidade (não existem cortinas a dividir os chuveiros, por exemplo, o espaço de manobra é apertado e não existe local para pendurar roupa ou deixar bens. Do mesmo modo, o WC existente nestes balneários só tem uma cortina à sua volta o que também não considero uma boa solução. No balneário feminino existem cortinas no duche (que eu saiba).
-Proponho que sejam colocados em dois ou três pontos do campo pontos de água (torneira, por exemplo) e uma bancada/churrasqueira. Pelo menos a churrasqueira parece-me uma coisa essencial.
-Electricidade: deviam existir lugares com acesso a electricidade (paga, claro)

Fora isso, parece-me estar tudo muito bem.
Cumprimentos,
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor fluis » sexta ago 25, 2017 1:30 pm

Boa tarde,

Completamente de acordo em relação as melhorias para a zona de Serviços, nomeadamente a questão da cassete, a qual deveria para além disso ter uma torneira própria.

Em relação aos duches e balneários, eu tenho uma opinião muito própria, na qual acho que as infraestruturas para autocaravanas não são camping's, e como tal nem deveriam sequer ter duches e balneários, já que isso acaba por chamar os veículos não adaptados.
Importante neste tipo de parques que permitem a abertura de toldos e cadeiras e mesas no exterior, é a marcação clara do lugar, isto com espaço para a autocaravana e mais um pouco de largura (não muito, não precisa de ser os lugares de dimensão como num camping), para colocação de acessórios de exterior.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor mlinhares » sexta ago 25, 2017 1:32 pm

Passei por lá ontem, mas "fugi" para Milfontes.
mlinhares
 
Mensagens: 53
Registado: sábado ago 01, 2015 6:57 pm
Localização: Coimbra

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor Euroviajante » sexta ago 25, 2017 2:34 pm

O que é lamentável é a falta de civismo de algumas pessoas que detêm ou alugam autocaravanas.
Quando não existem infraestruturas, queixam-se que não há, inventam esquemas paras despejos e roubo de agua para as suas AC. Quando existem ASA com um custo simbólico ( 3€) tentam evitar as mesmas inventando esquema, que nem os mais racionais lembra.
Sim, :mrgreen: :mrgreen: as bestas não pensam.
Estou numa ASA privada no Algarve, com lugares demarcados, alvéolos enormes, acesso a praia através de pinhal. HÁ "autocaravanistas" que para não andarem 20 metros, passam pelos alvéolos dos outros, saltam delimitações de lancis, não respeitam a privacidade do vizinho, alguns com viaturas motorizadas. Alguns destes, evidenciando as suas rodas motrizes, seguem 500 metros por carreiros do pinhal até ao acesso á praia, criando pó para os outros que vão a pé ou de bicicleta.
Enfim...... . Qualquer dia somos proibidos de andar pelo pinhal a custa destes "senhores" temos que ir dar a volta fazendo 3 Km. :twisted: Ups, esquecia-me que se pensassem não o fariam.
É UMA QUESTÃO DE CIVISMO SEM DÚVIDA .
Comprar ou alugar uma Autocaravana não faz um autocaravanista.
Ter numa ASA duche e WC, embora seja uma mais valia, não é fundamental nem necessário pois as viaturas dispõem dessa capacidade. Quanto aos acessos, considero que a hora de entrada ter um limite noturno é uma garantia de descanso. Uma ASA é para descanso e serviços entre viagens não é um parque de campismo, os q1uais também têm uma hora de entrada,
A única vez que fiquei em Porto Co, estacionei junto a um local que estava em obras, pensei que ninguém iria estacionar ali ao lado. As 02h00 da manhã acordei com uma Ac a estacionar sobre pedras de calçada levantadas, pedras a saltarem por baixo da minha. Pior que isso foram os companheiros saírem da viatura, acharem que estavam na casa deles e ficarem na conversa e galhofa até as 04h00.
Mais uma vez FALTA DE CIVISMO.
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor fluis » sexta ago 25, 2017 5:04 pm

Boa tarde,

Companheiro, em relação à falta de civismo estamos plenamente de acordo, enquanto isso não mudar dificilmente vamos a algum lado, estando certamente o autocaravanismo condenado.

Em relação à A.S. de Porto Covo, acho muito mau que a cancela só abra nos períodos entre as 09:00 e as 11:00 e entre as 15:00 e as 17:00. Fora isso quem tiver necessidade de sair tem ligar para o número indicado. Já a água ser cortada às 21:00 será uma questão de habituação e controle da nossa parte, já que o fornecimento está disponível desde as 08:00

Agora o comportamento dos autocaravanistas em relação a querem aceder aos serviços sem pagar, é degradante e vergonhoso, parece que tudo valia, eu senti-me envergonhado por este comportamento, por parte de supostos companheiros, não é por querem ficar fora, que desde que estejam bem estacionados é um direito que nos assiste, é mesmo por não querem pagar sequer os serviços. A melhor maneira de explicar o que se passava, é mesmo a comparação que fiz anteriormente com o filme Mad Max 2, com a gasolina a ser substituída pela água.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor Euroviajante » sexta ago 25, 2017 6:50 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Companheiro, em relação à falta de civismo estamos plenamente de acordo, enquanto isso não mudar dificilmente vamos a algum lado, estando certamente o autocaravanismo condenado.

...... A melhor maneira de explicar o que se passava, é mesmo a comparação que fiz anteriormente com o filme Mad Max 2, com a gasolina a ser substituída pela água.

Desculpe, cortei só para não repetir texto.

Caro companheiro é verdadeiramente triste o comportamento de algumas pessoas. Enfim o dinheiro não dá educação nem civismo.
Penso que a cancela de Porto Covo vai tornar-se, como no estrangeiro, automática permitindo a entrada atá certa hora ou o limite estar completo.
Para mim as ASA são uma mais valia. Quem passa por aqui a porta desta ASA, vê isso, estão sempre 6 a 10 autocaravanas a espera de vaga para o dia seguinte, alguns desde meio da manhã.
Embora não seja o tópico certo, desculpe-me mais uma vez, considero que o turismo do Algarve, poderá aperceber-se, só por esta amostra, que há procura deste género de oferta próximo do mar. Aqui ao lado está para abrir uma nova ASA com capacidade ( pelo que me apercebi) para 60 autocaravanas.
Pena mais não surgirem ao longo da nossa costa.
Abraço companheiro
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor darkbbboy » segunda ago 28, 2017 11:18 am

Bom dia como sabem sou novo nestas andanças mas realmente fiquei surpreso com tais coisas que antes aconteciam por lá pelo que vocês contaram, também passei por lá e por desconhecimento onde é que afinal se pode estar parado na distância em relação ao mar, pois próprias autoridades falam em 1 quilómetro e um quilómetro e meio e como tal preferi ficar dentro do recinto uma vez que o preço não o considero alto e sabia que estaria seguro e sem problemas. Na minha opinião e da mínima experiência que tenho e que infelizmente tão cedo não poderei repetir por não ter uma AC é que deveriam existir mais locais do género em que podemos ficar lá "seguros" a pernoitar e temos onde abastecer de água e despejar o depósito de água suja ou químico para mim isso basta-me pois chuveiro e casa de banho a AC tem e sinto-me mais à vontade lá mas para isso os locais sejam ASA ou lá o que for devem ter preços acessíveis para os serviços que dispõem e não de se pagar tanto quase dos hotéis por uma simples noite. Em Porto Covo o que me atraiu foi não estar super longe da localidade e das praias e sem dúvida o preço. Em relação à mangueira também já me apercebi e eu mesmo fiquei reticente em usar as mangueiras lá presentes e preferir usar a minha para a abastecer de água...
Penso que por vezes existe pouca divulgação de algumas áreas e por vezes só as no litoral tem mais aderentes, pois tinha visto informação de um local onde tencionava pernoitar mas liguei para saber mais detalhes e parece que já não existia e fiz um contacto para saber se poderia ficar perto de uma praia que não é protegida nem reserva e disseram que pernoitar numa autocaravana é sempre ilegal no pais quando não é feito dentro de um local para tal apropriado e reservado e como tal resolvi continuar para um local onde já tinha estado sem me levantarem qualquer questão e dar lá dinheiro a ganhar a essa gente, tive que fazer mais uns valentes quilómetros e deve ter sido mais cerca de 2 horas de viagem e chegar lá já perto das onze da noite, mas foi onde deu para pernoitar onde tinha colegas autocaravanistas e assim ao me sentir mais seguro em fazer a pausa para dormir.

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor Euroviajante » segunda ago 28, 2017 1:42 pm

darkbbboy Escreveu:Boa noite,

Já estou a entender muito obrigado. :)
Olhe nessas áreas de serviço de autocaravanas para fazer o despejo tem lá mangueiras ou e estacionar a autocaravana em cima de alguma espécie de sargeta e deixar sair?
Peço desculpa tantas perguntas.

Cumprimentos


Companheiro boa tarde.

Despejar as aguas ditas cinzentas,( lava loiça, banhos e lavatório) faz-se normalmente numa zona mais baixa do local para despejos, bastando para isso abrir a torneira de descarga.
A sanita química tem um local apropriado para despejo, onde há, não conheço sítios que não tenham, uma torneira para passar a sanita por agua e despejar.
Quanto ao abastecimento de água, CONVÉM POR RAZOES DE HIGIENE, que a torneira não seja a mesma do local onde se lava a sanita pois muita gente poe a torneira dentro da sanita para a lavar .
Convém ter uma mangueira na sua AC, as convencionais ou outras que o mercado tem várias propostas. Lembre-se que a mangueira entra na abertura do seu deposito de agua, pelo que as existentes, nunca sabe onde foram utilizadas.
Disponha, não sei tudo, apenas opino como e porque faço. :D

Eu tenho uma mangueira com adaptador de encaixe 1/2 e 3/4 para ligar as torneiras pois nem todas são iguais
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor darkbbboy » segunda ago 28, 2017 4:09 pm

Boa tarde,

Eu entretanto já fui percebendo melhor como elas funcionam, obrigado à mesma pela sua resposta. :)
Eu sempre que pude utilizei a mangueira que tinha na AC pois numa ASA vi a mangueira de lá a entrar praticamente dentro da "sanita" para a lavarem e fiquei com o pé atrás, só não me foi possivel abastecer no dia de entrega da autocaravana ao dono pois a mangueira que tinha lá não era compatível com a da ASA e não tinha lá adaptador.

Cumprimentos.
darkbbboy
 
Mensagens: 34
Registado: sexta ago 04, 2017 2:38 pm

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor Cantiflas12 » quinta set 14, 2017 8:14 am

tgferreira Escreveu:Estive lá nos inícios deste mês (cheguei lá precisamente um dia depois de terem começado a cobrar os 3€, se bem me recordo). Lembro-me de ver algumas ACs estacionadas do lado de fora (3 ou 4) e de ter comentado com a minha companheira que achava um bocado parvo ficarem ali, mesmo à porta, só para não pagar os 3€.

Fiquei lá dois dias, não seguidos. No primeiro estava vazia mas no segundo, apesar de não estar lotada, já levava a que se formassem filas de autocaravanas estacionadas no meio do campo de futebol (que é a área de serviço).

Na minha opinião, a AS tem várias coisas a melhorar (embora ache que tenha sido uma muito boa ideia coloca-la ali, deve ajudar a recolher fundos para o clube local):

-O despejo de sanitas é feito mais ou menos "para o chão". Isso não me parece muito limpo. Do mesmo modo, devia existir um maior espaçamento entre este local e a mangueira para atestar com águas limpas. Quando atestei preferi retirar da mala a minha mangueira por me parecer mais higiénico.
-São necessários mais contentores do lixo. Tenho em memória que só lá está um e que se enche rapidamente.
-Os duches são a 1€/cada. A casa de banho masculina é um balneário e não tem qualquer privacidade (não existem cortinas a dividir os chuveiros, por exemplo, o espaço de manobra é apertado e não existe local para pendurar roupa ou deixar bens. Do mesmo modo, o WC existente nestes balneários só tem uma cortina à sua volta o que também não considero uma boa solução. No balneário feminino existem cortinas no duche (que eu saiba).
-Proponho que sejam colocados em dois ou três pontos do campo pontos de água (torneira, por exemplo) e uma bancada/churrasqueira. Pelo menos a churrasqueira parece-me uma coisa essencial.
-Electricidade: deviam existir lugares com acesso a electricidade (paga, claro)

Fora isso, parece-me estar tudo muito bem.
Cumprimentos,


Caro companheiro,

Já pensou que, as autocaravanas que estavam estacionadas no exterior, do que chamam área de serviço ( que de área de serviço tem pouco), estavam no exterior, devido às inexistentes faltas de condições, a vários níveis...falo porque provavelmente, eu era um dos que estava fora, ainda não se pagava a manutenção que se efectuasse, mas passados um ou dois dias começou a pagar-se.
Vamos então começar:

1. Os horários que foram estipulados, são ridículos... certamente assistiu como eu assisti, a companheiros chegaram às 20:30h, outros perto das 22h e o espaço estava fechado... vergonhoso...pessoas a virem do Norte do país a contar com uma ASA e???fechada... não pode ser.
2. Vamos falar de segurança, que quem fica no interior é a sua segurança. Saídas de emergência em caso de incêndio???zero...se há um incêndio numa viatura e alastra à viatura do lado??? Nem é bom imaginar...
Se alguém se sente mal durante a madrugada...como entra uma ambulância para prestar auxílio??? não entra, certo? a não ser que derrube a cancela que se encontra na entrada.
O perímetro do recinto, a vedação encontra-se danificada e só não entra, quem não quiser.
3. A zona onde se faz a manutenção das AC's, não existe pia para se fazerem os despejos da sanita, ou seja, fazem-se a céu aberto, o que para a além de ser nojento, é também uma questão de saúde pública grave,penso eu.

Talvez assim perceba, porque razão há autocaravanistas que prefiram ficar na rua... é que quando for para a pagar, pago um sítio com condições dignas, que assegurem a minha segurança e bem estar... não chamem área de serviço ao que está em Porto Côvo...a meu ver é mais um campo de concentração!!!

O senhor presidente da junta de Porto Côvo, quando crítica os autocaravanistas, e fala das porcarias que fazem, primeiro devia arranjar condições a sério, para poder ter moral para falar...mas isso é outra questão.

Como vê companheiro, o que pode ser bom, ou aceitável para uns, pode ser medíocre para outros.

Deixo como um bom exemplo de uma ASA em Peniche, com uma diária de 5€. Como vê não é pelo preço, desde que tenha condições, pago...se não conhece dê lá um salto que vale a pena e depois compare.

Não me leve a mal, mas fiquei indignado com o que vi, e foi só um desabafo.

Cumprimentos
Cantiflas12
 
Mensagens: 8
Registado: quinta set 07, 2017 8:10 pm

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor fluis » quinta set 14, 2017 2:46 pm

Boa tarde,

É verdade que as condições não são as melhores, nem tão pouco concordo com o horário de fecho da cancela. Mas tudo medidas que foram sendo tomadas ao longo do mês para minimizar as atitudes dos ditos pseudos autocaravanistas…

É verdade e já falei com a responsável, que o local de despejo das cassetes deve ser alterado e, atenção, que o problema não é por ser a céu aberto, porque tirando alguns campings que têm um anexo fechado e coberto junto dos balneários, em todo o lado é feito no exterior. O que falta efetivamente é um local próprio para o despejo, pois agora é feito na própria área de serviço, existindo uma pega na grelha do meio que é mais pequena e assim se tem de levantar e despejar, o que não é o mais pratico; mas não constitui qualquer perigo para a Saúde pública já que o destino é os esgotos tal como das águas cinzenta
Também me apercebi que esteve durante lá uns dias o responsável de um clube (por questões de ética não vou dizer quem era, nem qual o clube), pelo que acredito que terão auxiliado os responsáveis, com conselhos e sugestões de melhoria.

Mas nada disso me deixa nem indignado nem envergonhado; posso ou não gostar das condições - se não gostar, a minha autocaravana tem rodas e motor, como tal desloca-se e vou para outro lado que goste mais. Aliás, desculpem-me o desabafo, não compreendo como alguém adquire uma autocaravana com o objetivo de ir passar duas ou três semanas de férias para o lado da mesma praia; para esses casos deveriam de alugar uma casa que é mais adequado, um fim de semana parece-me correto, agora férias? Autocaravana está pensada para o turismo itinerante e não para isso.

Também me foi dito que o evoluir ou não da área de serviço, ou o seu possível encerramento, estaria dependente da aceitação/comportamento dos autocaravanistas.

O que me deixa efetivamente envergonhado é o comportamento de uma grande parte dos autocaravanistas que optaram por não entrar, um direito que lhes assiste plenamente: e friso que não todos, também havia quem estivesse apenas e só estacionado:
  • Estarem, não estacionados, mas acampados, como estavam uma grande parte dos autocaravanistas que estavam no terreiro parede meias com a área. Como estava calor para estar dentro da autocaravana, toca de abrir o toldo e colocar mesas e cadeiras, comprar peixe na praça e grelhar no estacionamento - Isto é prejudicial para a imagem da classe autocaravanista.
  • Não querer pagar, muito bem, mas esperarem que os responsáveis se vão embora para aceder aos serviços sem pagar - Isso é que é degradante e vergonhoso para a classe, parece que tudo vale, por parte de supostos companheiros, tal como numa cena do filme Mad Max 2, com a gasolina a ser substituída pela água. Era de tal modo o corropio, que quem estivesse dentro da área a essa hora nunca conseguiria efetuar os serviços, e isto prolongava-se pela noite fora, sem parar entre as 22:00 e as 02:00.
  • Este comportamento dos autocaravanistas que optaram por ficar fora, teve como consequência a colocação da cancela e o respetivo horário de abertura e fecho (com o qual eu também não concordo), e não o horário da cancela que fez os autocaravanistas estarem fora.
  • Mesmo a cancela não impediu as cenas dantescas noturnas, agora substituído pelas AC’s estacionadas na estrada, encostadas ao muro, as mangueiras a passaram por cima do muro e os despejos da cassete à imaginação de cada um onde seriam feitos; chegou a ser feito um despejo de uma cassete numa manilha de esgoto que se encontrava no interior da área, sem estar ligada a nada, imagine-se o pivete que ali ficou na entrada, isto sim é que causa problemas de saúde pública.
  • As manchas de água que se via no chão, das descargas feitas mesmo ali, com a área de serviço do Intermarché de Sines, gratuita aliás, e aberta 24 h/dia mesmo ali ao pé.
  • As autocaravanas estacionadas/acampadas dias a fio no estacionamento de S. Torpes, todos os parques desde aí até Porto Covo ocupados com as autocaravanas viradas para a frente mar, toldo aberto, tudo cá fora, ocupando três ou mais lugares de estacionamento, e ouvir as queixas de familiares e amigos de que estava impossível de estacionar os carros, porque as autocaravanas nunca saiam do mesmo sítio…

Acredito que, com a imagem que o autocaravanismo passou este Verão naquela zona, e que tenho visto vir a piorar ao longo dos anos, mas nunca tão mau como este ano, não tardará muito a ser completamente proibido o acesso das AC’s, a exemplo de outras zonas como a Nazaré.

Se acham que 3 € ou 5 € são caros, o que dirão por 25 € que paguei por 24 horas num estacionamento de terra batida, em Hallstat, na Áustria, a 2 km do centro, sem qualquer serviço, parque comum para autocarros e carros.
O Camper Park em Viena de Áustria é a partir de 19 € por dia mas tem todas as condições para visitar a cidade em segurança, espaços delimitados, Wi-Fi, acesso ao metro, que nos deixa no centro, a 200 metros, supermercado mesmo ao lado e até local para passear os nossos animais de estimação. Mas este tipo de espaço só pode existir se houver receptividade por parte dos Autocaravanistas, acredito que se este mesmo espaço fosse em Porto Covo, teríamos as AC’s estacionadas ao lado, no parque de estacionamento do supermercado…

Tem de se perceber que os municípios não são obrigados a gastar o dinheiro dos contribuintes para darem água e condições grátis ao autocaravanismo, poderão eventualmente optar por o fazer se dermos uma boa imagem e demonstrarmos que podemos ser uma mais valia para locais que visitamos. Também temos de considerar o investimento que os particulares poderão fazer para criar este tipo de condições, mas que terão de ter o devido retorno; se trouxermos soluções seremos com certeza bem-vindos, agora se em vez disso trouxermos problemas nunca o seremos.

Valerá a pena refletir sobre isto, nós já andamos a tentar fazer passar esta mensagem há quase 12 anos, portanto é natural que o cansaço já se vá acumulando.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor Cantiflas12 » quinta set 14, 2017 5:02 pm

Boa tarde,

O facto de não ter gostado do espaço, não quer dizer que pactue, com certas atitudes de alguns autocaravanistas...não são os bons ou maus exemplos, que vão criar ou não, umas boas infraestruturas.
Bons e maus autocaravanistas, vão sempre existir, hajam ou não espaços próprios para os mesmos.
O que tentei transmitir é que, o que se passa em Porto Côvo, não abona, em nada o turismo nacional, já para falar na imagem que reflecte para quem vem de "fora".
Mais uma vez friso, que o facto de não ter entrado, não foi pelo preço, mas sim pelas condições.
Já fiz de tudo um pouco, campismo, caravanismo ( sempre federado ) e agora autocaravanismo, assim sendo, sei muito bem, quais os diferentes comportamentos, de acordo com a actividade, até porque, quem adquire este tipo de veículos, é para ganhar autonomia necessária, sem precisar de frequentar parques de campismo ou ASA's, recorrendo a esses espaços, apenas para as manutenções ou sítios em que seja proíbido permanecer, caso contrário, comprava uma tenda...
Tal como também, que eu saiba, não há lei nenhuma que me proíba permanecer estacionado num determinado sítio ( respeitando claro, o código da estrada e os demais utentes da via ), por o tempo que quiser, ou seja, nada me proíbe permanecer o tempo que pretenda.
Julgo que acima de tudo, temos, por um lado o tal problema de falta de civismo daqueles que "roubaram" água, ou que despejaram as sanitas à pressa e tornaram o espaço ainda mais sujo, por outro lado, as faltas de condições, de que já falei...um portão, neste caso, evitava o "roubo" de água e os despejos, certo??simples...
Mas o problema é que os autocaravanistas, cada vez mais, são "rejeitados" por certas autarquias e aqui outros interesses se levantam...
Não vale a pena andarmos a tapar o sol com a peneira, quando sabemos perfeitamente, qual é o problema fulcral!!
Condeno as atitudes que descreveu, não me revejo em nenhuma delas, mas condenar aqueles que não utilizam os espaços ( que alguns acham dignos ), e serem rotulados de maus autocaravanistas, não me parece correcto.
Há de tudo, e não podemos generalizar e como exemplo, posso contar um episódio que assisti a alguém que estava no interior do espaço...julgo que lavar a AC no interior do espaço, não seja um bom comportamento...está a ver, que os "bons" ou que se dizem cumpridores, também metem a pata na poça...há de tudo.
Também já andei pelo estrangeiro e sei muito bem qual é a realidade, por isso mesmo, a minha indignação e vergonha ao mesmo tempo...temos mesmo muito que aprender, em comportamento e mentalidade.


Cumprimentos.
Cantiflas12
 
Mensagens: 8
Registado: quinta set 07, 2017 8:10 pm

Re: Área de serviço Porto Covo

Mensagempor Salazar » quinta set 14, 2017 5:28 pm

fluis Escreveu:Aliás, desculpem-me o desabafo, não compreendo como alguém adquire uma autocaravana com o objetivo de ir passar duas ou três semanas de férias para o lado da mesma praia; para esses casos deveriam de alugar uma casa que é mais adequado, um fim de semana parece-me correto, agora férias? Autocaravana está pensada para o turismo itinerante e não para isso.


Vai-me desculpar, mas não posso concordar de todo com essa afirmação. Basta olharmos para o caravan salon deste ano e vemos que o mercado dos veículos de recreio está cada vez mais vasto e eclético.
O que vejo na sua afirmação é o mesmo discurso que vejo na mensagem do movimento associativista em Portugal. Mas, e mais uma vez me desculpe por não concordar, o autocaravanismo não é sinónimo de turismo itinerante. Se eu quiser fazer praia durante o período que eu quiser na autocaravana sou menos autocaravanista que os "verdadeiros" autocaravanistas? Se eu quiser uma semana de sossego não posso fugir para o camping da Ortiga com a AC e sou obrigado a levar tenda? É exactamente por só ver o discurso do turismo itinerante dentro de determinados moldes que eu não me meto no associativismo. E é por isso que o movimento associativista também não cresce. Porque só defende o que conhece e o que conhece é que é o verdadeiro.

Quanto ao resto estamos totalmente de acordo.
Aliás, eu gosto cada vez mais do camping de Porto Covo. Por menos de €15 por dia acampo à vontade num espaço agradável a 5 min de bicicleta da praia.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes