Opinião autocaravana Fiat Sky

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor rvale » terça mai 23, 2017 12:15 pm

Bom dia

Alguém me pode dar opinião acerca de uma auto caravana que estou para adquirir, o modelo é uma fiat ducato de 1999 com o motor 2.8 D, um pouco pastelão bem sei mas como conta com 60 mil kms e é nacional até acho aceitavel, o meu maior receio é a célula que é da marca sky e tenho ouvido falar um pouco mal desta marca. Necessito de ajuda para quando for verificar a auto caravana os pontos fracos que devo de procurar para alem das normais infiltrações?

Muito obrigado a todos.
rvale
 
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 05, 2015 12:49 pm
Localização: Loures

Re: Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor becosemsaida » terça mai 23, 2017 1:00 pm

Posso nao ser a pessoa mais indicado para lhe dar conselhos mas......

O motor 2.8D com 100cv e pastelao mas ja sabe que tem forca e embora nao "corre" ira durar lhe muito tempo ainda. Os turbos sao uteis e dao outra "alma" ao motor mas na hora de doer e mais uma peca que e de considerar. Posso lhe dizer que um dos melhores motores da Fiat foi uma Iveco SEM turbo com somente 88cv e aquilo fartou-se de andar sem despesas. Pior era mesmo a ver os outros passar mas numa AC ate vamos "passear" sem pressas.

Quanto ao SKY nao conheco a marca e julgo estar a falar de uma capuccine parece que os problemas sao todos iguais ou parecidos: infiltracoes de agua. E verificar TUDO, dentro e fora dos armarios, subir acima da AC e ver as juntas. Se houver indicios de infiltracoes e questionar o vendedor (se particular ate pode ter sido BEM reparado) e se ele nao souber e caso para pensar duas vezes. Uma das coisas que e mais dificil de manter e a impermeabilizacao de uma capuccine.

De resto e experimentar TUDO, ver tudo, deitar debaixo dela e verificar fugas, tubagens etc. etc. Isto nao quer dizer que esta "nova" mas somente que nao tem nada a vista.

Desejo-lhe boa sorte

Mais uma vez, quanto a celula, estou somente a falar daquilo que tenho lido e da minha (pouca) experiencia.....

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor Salazar » terça mai 23, 2017 2:58 pm

Não se choquem com o que vou dizer, mas, com essa idade, eu olho para uma Sky com os mesmo olhos que olho para uma AC de construção alemã, francesa, italiana, espanhola ou donde for.

Vamos por partes;

Os equipamentos são das mesmas marcas que equipam todos os restantes construtores; placa e lava-loiça da Cramer/Dometic, frigorífico da Electrolux/Dometic, bomba de água da Fiamma, aquecimentos da Truma, painel da Scheiber, etc. Mesmo as peças como torneiras, lavatorios, dobradiças, fechos, etc são facilmente identificáveis nos catálogos da Trigano ou da Euroaccessoires. Por isso avariam como os outros têm de avariar. E quem arranja, arranja em todas.

A construção, longe dos standards alemães, também não é tão má como a pintam. Paredes e tecto são em aluminio liso, enquanto que muitas italianas ainda usavam texturados tipicos dos anos 80. Nota menos positiva para o parachoques traseiro e frisos laterais que são feitos em resina reforçada com fibra de vidro. Com o tempo tendem a estalar e obriga a reparar. Não é uma reparação cara nem frequente, por isso não é motivo para fugir.

A sua simplicidade na construção tem duas grandes vantagens; baixo peso (a nossa anda nos 27xxkg pronta a viajar - bicicletas incluidas) e custos de manutenção baixos (precise lá de peças especificas para uma alemã e até engole em seco na hora de pagar...)

Os pontos fracos são os mesmos que qualquer AC de 99 tem;atente ao funcionamento correcto da parte electrica, ao estado dos queimadores dos equipamentos que usam gás e infiltraçoes. Isto na parte da célula. Na parte mecanica deverá ter os mesmo cuidados que teria na compra qualquer outro automovel, dando neste caso maior importancia ao estado e data de fabrico dos pneus.
Editado pela última vez por Salazar em terça mai 23, 2017 4:51 pm, num total de 1 vez.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor rvale » terça mai 23, 2017 4:08 pm

Eu tinha me esquecido de dizer que é uma capuchine com duas camas feitas o modelo é muito parecido com as Hymer, já vi duas com a disposição interior igual mas mais caras embora mais antigas.
rvale
 
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 05, 2015 12:49 pm
Localização: Loures

Re: Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor becosemsaida » terça mai 23, 2017 7:05 pm

rvale Escreveu:Eu tinha me esquecido de dizer que é uma capuchine com duas camas feitas o modelo é muito parecido com as Hymer, já vi duas com a disposição interior igual mas mais caras embora mais antigas.


Tambem eu andei a ver (e visitar) muitas alguns com uma configuracao que nao me agradava e outras que ate eram "giras" mas a carteira nao era para isso.. Acabei por comprar um com layout que todos queriam (cama FIXA atras) e capuccine alta. O Salazar disse e muito bem: tanto avaria uma do ano de xyz como uma nova os equipamentos sao todos do mesmo fabricante ......

Eu volto a dizer: se gosta da AC e esta dentro das posses (e ainda fica com algum para "imprevistos") e alem disso esta minimamente em condicoes fecha o negocio !!!!

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor jmg1969 » terça mai 23, 2017 8:40 pm

Infiltrações, madeiras podres, tudo isso acontece nessa marca como noutras.
Verifique bem as madeiras debaixo do colchão no capucine. Costuma haver madeira podre nesse local.
Deite-se debaixo da carrinha nos cantos da célula e não hesite em apalpar as madeiras para ser se estão em boas condições.
Se puder, opte por marcar mais conceituadas. Se não puder, faça uma boa verificação, não tenha pressa de ver, afinal vai gastar muito dinheiro...
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Opinião autocaravana Fiat Sky

Mensagempor rvale » quinta mai 25, 2017 7:27 am

Obrigado a todos mas a compra foi adiada pois estava em pior estado que aquilo que eu pensei, embora tivessem tentado esconder a maior parte dos sinais de infiltração, dentro dos armarios esqueceram de pintar as marcas de agua.
Continua a procura. :mrgreen:
rvale
 
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 05, 2015 12:49 pm
Localização: Loures


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron