Autovivenda ou Autocaravana!!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Autovivenda ou Autocaravana!!

Mensagempor Humberto » quinta abr 26, 2007 12:44 pm

Em termos praticos qual das duas situaçes pode ser consideranda melhor?

Ou seja é melhor ter uma AC ou AV?
Humberto
 
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 25, 2007 6:51 pm
Localização: Palmela

Mensagempor time_out » quinta abr 26, 2007 1:20 pm

Boa tarde

São conceitos completamente diferentes. Há vantagens e desvantagens em ambas.
No nosso caso não dispensamos o espaço daí termos optado por uma AC
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor fluis » quinta abr 26, 2007 1:42 pm

Boa tarde,

Bem vindo ao fórum do CCPortugal

Em relação à questão que coloca se o melhor é uma AC ou uma AV , tudo irá depender da utilização, bem como a quais características de cada uma der mais importância:

Av’s:
Tratam -se de modelos que derivam de furgões comerciais e como tal, têm como principais vantagens a sua descrição, passando muitas vezes despercebidas, e as suas capacidades estradistas sendo igualmente as que se manobram melhor dentro de zonas mais apertadas. Como desvantagens o menor espaço habitável, com valores de largura notoriamente inferiores aos outros tipos de autocaravanas.

AC’s:
São modelos que derivam de chassis-cabina, ou plataforma-cabina, sendo que mantêm a cabina do veículo comercial, com a parte de trás da mesma cortada, excepção para as integrais, onde só mantêm o chassis e a mecânica, sendo que a cabina está integrada na célula habitável.

Resumindo as várias variantes de AC’s:
Capucino: Distingue-se porque mantêm a cabina de condução original, e sobre esta uma cama de casal.
A maior vantagem das autocaravanas deste tipo reside na habitalidade. Desvantagens: A sua maior desvantagem é a altura total externa, e em virtude dessa a sua pior aerodinâmica o que se reflecte na sensibilidade aos ventos laterais e a um maior consumo de combustível.
Perfiladas: Muito semelhante ao anterior, só que a cama sobre a cabine é substituída por um perfil aerodinâmico, suavizando desta forma a ligação entre a cabina e a parte habitável, e permitindo uma altura exterior mais baixa.
Como vantagens, pode-se enumerar a melhor aerodinâmica e a menor altura exterior, o que permite um melhor comportamento em estrada e consumos mais reduzidos.
Como desvantagem a menor habitabilidade.
Integral: Para alguns trata-se da verdadeira autocaravana. É construída sobre um chassis totalmente nu, sendo assim a cabine já tem a mesma altura e a mesma largura, que o resto da parte habitável.
Podemos considerar como vantagens destes modelos a sua enorme habitabilidade, mantendo uma altura inferior à dos capucinos, e uma superior aerodinâmica.
Como desvantagens o seu preço superior, e o custo superior para substituição do pára-brisas, e eventualmente das peças frontais, no caso de pequenos acidentes. No caso de veículos mais antigos poderá eventualmente ser mais difícil encontrar as peças de substituição para resolver um pequeno azar, em comparação com as variantes que mantêm a cabine do veículo de base.

Portanto a escolha é feita, em função do número de pessoas que vão utilizar, se preferem mais mobilidade e maneabilidade, ou a habitabilidade é mais importante etc.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Teresa » sexta abr 27, 2007 8:43 am

Bem vindo a este Fórum companheiro Humberto. :)
Quanto à sua escolha,digo-lhe desde já que não é fácil,no entanto terá que analisar todos os prós e contras de ambas as opções. :?

Se viajar com crianças o espaço é fundamental ou arrisca-se a que as suas viagens se tornem um pesadelo :? Elas mais que ninguém necessitam de espaço,muito e mesmo muito espaço.

No meu caso tenho uma AC capucino,com uma cama fixa atraz ,mais uma fixa sobre a cabine ,ainda com a possibilidade de montagem de cama na mesa.

Posso lhe dizer que montagem de cama todos os dias não lá muito agradável,vejo isso pela Ac dos meus Pais ,que apesar de ser a mesma versão da minha,optaram por uma perfilado,e agora estão mais que arrependidos,pois quando se lembram de levar os netos é uma carga de trabalhos :x :x :x


Á que pensar muito bem antes de tomar a decisão final :wink:

Uma opinião muito pessoal acho mesmo que as ideais são mesmo as INTEGRAIAS isso sim é outra música,não fosse o preço....


Saudações

Teresa[list=][/list]
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor vitor » quinta mai 03, 2007 10:19 pm

Depois de ter tido uma capucino e uma perfilada, estou agora (finalmente!) à espera da Vany 1, furgão de 6 metros transformado pela Challenger.
Concordo com o que disseram os companheiros anteriores mas acrescento o factor consumo que é imbatível na opção furgão, suponho.
Porventura não pensaria assim se tivesse 2 putos a viajar connosco, mas já passei essa fase... :roll:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor EMAN » sexta mai 04, 2007 9:02 am

Bom dia Vitor

Finalmente à espera de uma Van?
É verdade? :D
Se fôr mesmo desta, então fst, pum, pum.
Vais ver que vais gostar da nova experiência. Penso também que a AV em questão é uma boa máquina.
De inicio irás "estranhar" o habitáculo e alguns equipamentos por estares habituado a algo em ponto maior, mas vais sentir-te bem.
Também terás de te adaptar ao Webasto, mas nunca te irá faltar o gaz do aquecimento a 1/2 da noite :D :D .

Assim será + fácil a tua deslocação para um futuro e possível encontro CCPortugal.

Abraço
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor vitor » segunda mai 07, 2007 10:29 pm

Obrigado EMAN pelo teu encorajamento. :lol:
Agora já não posso voltar atrás, por mais dúvidas que ainda subsistam.
A retoma da perfilada está já feita, a van deverá chegar brevemente.
Uma boa semana para ti e tod@s @s restantes companheir@s.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Vany

Mensagempor Decas » segunda mai 07, 2007 10:38 pm

Boa Noite Vitor,

Eu tenho uma Eurocamp Trigano que comprei no ano passado. É a Wagon. Já fiz 18000Km. Uma maravilha. Tudo funciona lindamente. Em termos de consumo é baixo cerca de 9l. Quanto ao espaço é o suficiente. Quando preciso de mais, fico em casa. Em termos de mobilidade é óptima e para pernoita, fica em qualquer lado, nem se repara. Apesar de um dia uns miúdos terem vindo perguntar se podiam dar sangue :P .

Felicidades para a sua nova aquisição
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Triganos....

Mensagempor Mcas » terça mai 08, 2007 12:02 am

A Decas que desculpe a brincadeira, mas vou escrever por cima do seu texto...poupa-se tempo...e ela já disse tudo!!!

Eu tenho uma Eurocamp2 Trigano que comprei no ano passado, com alguns extras. Já fiz 15000Km. Uma maravilha, repito eu . Tudo funciona lindamente. Em termos de consumo é baixo cerca de 9l, mais meio menos meio. Quanto ao espaço é o suficiente. Quando preciso de mais, fico em casa ou vou para a rua andar a pé . Em termos de mobilidade é óptima e para pernoita, fica em qualquer lado, nem se repara. Apesar de um dia uns miúdos terem vindo perguntar se podiam dar sangue . Pois...essa experiência ainda não tive, mas quem sabe?...

Felicidades para a sua nova aquisição.Já vi a Vanny "Prestige" e gostei. Com dois ou três extras (painel solar, p. ex. fica "de luxo". Felicidades mais uma vez. Encontramo-nos por aí.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Sabendo aproveitar o espaço

Mensagempor Decas » quinta mai 10, 2007 10:20 pm

As autovivendas são modelos adaptados de furgões comerciais, tal como a minha Triganinha. Quem opta por elas privilegia a sua descrição, pois passam despercebidas na maioria das situações, opta pelas suas performances em estrada, ou cidade, dado a sua facilidade nas manobras e estacionamento, prescindindo assim de um maior espaço habitável alcançado pela maioria das autocaravanas.
Todas as outras mordomias estão nelas presentes, desde o duche quente ao aquecimento, passando pelo fogão e terminando na boa caminha.
E como o espaço por vezes pode ser adaptado deixo aqui algumas soluções práticas, que se bem utilizadas, poderá fazer a Av competir com as suas irmãs maiores as Autocaravanas.
• Se gosta de música, em vez de aparelhagens e cds, resuma tudo a um simples MP3, com umas boas e pequenas colunas amplificadas, e assim goza da possibilidade de colocar toda a sua música num espaço de 5cm.
• Se não prescinde dos seus filmes, poderá utilizar um DVD portátil de automóvel.
• A tv, porque o espaço é menor, servirá de monitor de camara de recuo, televisor e leitor de dvd, e ainda poderá guardar alguns filmes (ficheiros vídeo) no MP3/4 e prescindir do DVD.
• Para quem gosta da passeata de bicicleta, opta pela bicicleta urbana dobrável, que cabe em qualquer porta bagagens, ao invés de colocar suportes na traseira, que dificultam a condução, o estacionamento e são mais uma preocupação devido aos amigos do “ alheio”.
• As cadeiras aconselho as de fechar em “ harmónio “ e meter dentro do saquinho, práticas, confortáveis e ocupam pouco espaço.
• Se gosta de relaxar, utiliza banquinhos de dobrar, para apoiar as perninhas, juntamente com a cadeira.
• Os livros, apesar de poder inserir ficheiros de leitura no MP3, aconselho a levar só aquele (s) que anda a ler, o resto da biblioteca, fica em casa.
• Os depósitos de água portáteis, se necessário, utilizar os de plástico que se podem dobrar, quando não utilizados, existem com capacidade até 30l.
• As mangueiras em espiral são as que ocupam menos espaço, 50 x 10 aprox.
• O alguidar da louça se utilizar campings, também pode ser dos dobráveis, quando não utiliza, dobra em 4 e ocupa o mesmo que uma folha A4.
• O mesmo pode acontecer ao baldinho suplementar, que também os há a dobrar/ baixar quando não são utilizados.
• O fogareiro dos grelhados pode ser substituído pelos da Campingás, que ocupando pouco espaço, se guarda numa bolsinha e nada custa a limpar. Fazem óptimos grelhadinhos e não dão nas vistas, ou melhor nos olhos dos vizinhos, pois não fazem fumo.
. E por último há sempre a hipótese de encolher os miúdos. :wink:
E voilá eis como uma pequena Av se transforma numa Ac, sem nada a perder e até com alguns ganhos, como por exemplo o consumo. :lol:
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

AUTOCARAVANA OU AUTOVIVENDA

Mensagempor batestradas » sexta mai 11, 2007 5:52 pm

OLÁ DECAS.
Acabei de ler o seu post , não resisti á tentação de meter também a minha "colherada" no assunto, corroborando inteiramente consigo em tudo aquilo que descreveu,eu passei por diversas AV´S com milhares de kms percorridos por esta europa fora e ácerca de cinco anos não resisti á tentação e adquiri uma AC e agora estou como diz o outro:as saudades que eu já tinha da minha alegre AV sim,porque quem como eu, gosta de correr um dia aqui outro acolá ,sempre a girar...a AV é o melhor,o passar despercebido, em qualquer lado práticamente se aparca , todos sabemos com AC quantos vezes temos que dar voltas e mais voltas para estacionar e não desfrutamos de tudo aquilo que queriamos ver,um dia destes dá-me na real gana e volto á AV ,dirão alguns que volto de cavalo para burro,não interessa, a voz da experiencia também conta.




comprimentos
batestradas-seixal
clementemir@hotmail.com
batestradas
 
Mensagens: 22
Registado: quinta nov 02, 2006 4:13 pm
Localização: vale de milhaços-seixal

Mensagempor vitor » domingo mai 13, 2007 11:28 pm

Será andar de cavalo para burro mudar de AC para AV? :?: :wink:
Considerando o preço a que se encontram os derivados do petróleo e tendo em conta que caminhamos para a sua extinção a prazo, não me parece insensato procurar camping-cars que não nos esgotem o orçamento de férias e fds nos enchimentos de depósito.
Para o tipo de utilização que faço, muito nómada, parece-me que não me vou arrepender da mudança "de cavalo para burro".
Subscrevo as dicas da Decas - abençoados MP3, MP4 e outros suportes que ela enumera e que nos permitem "zipar" praticamente tudo aquilo de que necessitamos em viagem.

Boa semana para tod@s :D
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor vitor » quarta mai 23, 2007 1:38 pm

Algum companheir@ sabe que barras tranversais de tejadilho (preciso de 3) são aconselháveis e de boa relação qualidade-preço para a nova Ducato de 5,99m?
Obrigado por possíveis dicas. :wink:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor vitor » quarta mai 23, 2007 1:39 pm

Desculpem, queria dizer "transversais". :wink:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Avs

Mensagempor Decas » quarta mai 23, 2007 5:15 pm

Olá Vitor,

Das barras transversais, não sei nada, pois na minha tenho galeria transversal. Talvez nos acessórios da marca ou numa Norauto, tenha a resposta que necessita.
Quer dizer que já tem a menina :D . Será possivel colocar uma foto dela? Ando à procura dos familiares da minha Triganinha :lol:
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 103 visitantes