Aquirir autocaravana em 2º mão!!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Aquirir autocaravana em 2º mão!!

Mensagempor Humberto » quinta abr 26, 2007 10:46 am

Olá a todos, o meu nome é Humberto e sou uma estreia neste forúm!!


Estou a pensar em aquirir uma Autocaravana em 2º mão, o objectivo é passear fins de semana ou (uma semana no maximo), em toda a nossa zona costeira e sul de espanha!! Não sou entendido na materia, e como tal procuro informação relativas a:

- Aspectos importantes de equipamento e qualidade de materiais que devo ter em conta na compra de uma autocaravana?

- è possivel ter uma televisao e DVD na autocaravana? è necessario fazer carregamentos de bateria muito periodico para ter " energia electrica na autocaravana", por forma a poder usufruir da televisao, luz, frigorifico etc!??

Existem espessuras de cabine diferentes ou seja, presumo que algumas tenham melhores condiçoes termicas que outras, devido ao tipo de material exterior ex ( fibra de fidro, etc)...

Enfim tenho ainda muito que saber e por isso começo por aqui para opter alguma informaçao!!

A todos os que me poderem ajudar agradeco.

Um abraço.
Humberto
 
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 25, 2007 6:51 pm
Localização: Palmela

Mensagempor time_out » quinta abr 26, 2007 11:25 am

Bom dia e bem vindo ao forum.

Efectivamente há vários aspectos a ter em conta e certamente que não irá acertar na compra ideal logo à primeira.
A primeira coisa a fazer é saber para quantas pessoas pretende a AC, não esquecer que irão passar algumas horas no seu interior e que quer ao deitar quer ao acordar o espaço pode transforma-se rapidamente numa dor de cabeça em termos de logistica.
Com base nisso poderá então pensar no tipo de AC, com "capuccino", perfilada ou integral.
Se pretende fazer invernos com a AC será importante o tipo de materiais usados na célula, já se for só para temperaturas mais amenas então o normal servirá.
Os materiais interiores usados pelos diversos fabricantes diferenciam-se sobretudo na qualidade e por conseguinte na duração face a um uso mais ou menos intensivo.
Numa primeira AC usada procure essencialmente que tudo funcione, que não há manchas de humidade, que o soalho não se encontra deformado, que o gás chega quer ao fogão quer ao "boiler" (esquentador) quer ao frigorífico. Que todas as lampadas e tomadas funcionam.
Importante também ver o estado dos depósitos de água (terá de ter 2, um para águas limpas e outro para águas sujas), funcionamento das torneiras (cozinha e casa de banho), estado da sanita quimica, etc.
Com uma inspecção visual por fora poderá verificar se não há cortes na camada exterior .

Relativamente aos extras que menciona a capacidade de energia electrica depende da capacidade da bateria auxiliar (existem pelo menos 2, a do veículo e uma auxiliar sabendo que a primeira não alimenta a célula). Para aumentar a capacidade poderá colocar uma outra bateria (atenção ao peso total que a AC irá ter com tudo a bordo!! não deverá ultrapassar o peso bruto) e para as carregar pode optar por um painel solar que ajudará a recuperar durante o dia a energia consumida de noite.
O frigorifico quando a Ac está parada deverá passar a funcionar a gás.

Como poderá adivinhar existe muito mais informação. Aguardamos mais duvidas.
A sua missão não é fácil! Todos passámos por ela.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Humberto » quinta abr 26, 2007 12:31 pm

Desde já obrigado pela ajuda!!

O numero de pessoas seria no maximo 3, uma cama de casal e uma outra single seria o suficiente!! Gostaria de uma AC de facil conduçao e nao muito grande para poder deslocar-se com relativa facilidade, 5 metros e pouco seria o ideal!!

Qual a diferença de : " com "capuccino", perfilada ou integral" ?
Humberto
 
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 25, 2007 6:51 pm
Localização: Palmela

Mensagempor time_out » quinta abr 26, 2007 1:26 pm

Boa tarde

Para 3 pessoas não terá dificuldades em encontrar e as dimensões que fala chegam perfeitamente. Numa "Capucino" poderá optar por uma solução de cama feita de casal (por cima da cabine de condução) e de beliche também sempre montado ou a montar na zona da mesa de refeição. Numa Perfilada a cama por cima da cabine de condução não existe mas há a opção de cama de casal feita. Na Integral há ambas as opções.


Para ter uma ideia das diferenças veja em:

Capucino http://www.hymer.ag/eu/1114_alcove.html

Perfiladas http://www.hymer.ag/eu/1113_semi-integrated.html

Integrais http://www.hymer.ag/eu/1119_integrated.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor EMAN » quinta abr 26, 2007 2:04 pm

Boas

Benvindo Humberto.

Dicas há sempre "muitas", e o time_out por exemplo já aflorou algumas.
Também pode consultar em http://www.campingcarportugal.com/index2.htm.

Muitas mais haverão.

O ACaravanismo é um "mundo" em constante evolução e descobertas. Como tal deve-se analisar bem, o que não invalida que comecemos por uma "ponta" e que com o evoluir do conhecimento passemos a definir melhor o que desejariamos.
Mas sem um princípio, não haverá um conhecimento.

Boas pesquisas e decisões. :wink:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Humberto » quinta abr 26, 2007 5:47 pm

De facto tenho mesmo que começar por uma ponta.... pois pelo que me vou apercebendo sao inumeros os detalhes e aspectos a ter em consideraçao na aquisiçao de uma AC!!! :) Tenho a agradecer a vossa atençao por esta pequena mas bastante util ajuda!

Em termos praticos o que pretenderia seria algo, com duas camas, sendo uma de casal e outra nao, um WC com duche de agua quente, fogão, frigorifico se possivel com congelador, TV e algum espaço para arrumar " tralhas" ex.( canas de pesca, fatos de mergulho, roupas etc), perferencialmente com um motor de baixo consumo e facil conduçao, eventualmente andar em alguns caminhos de terra batida!!!

BASICAMENTE ERA O QUE PRETENDIA.... :)
Humberto
 
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 25, 2007 6:51 pm
Localização: Palmela

Mensagempor juba » quinta abr 26, 2007 6:36 pm

Olá

Seja bem vindo a este forum, se estiver interessado, tenho a minha Autocaravana à venda.

Vou-lhe enviar por mensagem pessoal os dados da mesma

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 51 visitantes