Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Mensagempor erebrus » domingo fev 26, 2017 12:05 am

Boas noites,
Há uns tempos implementei um sistema de aquecimento na minha carrinha que consiste em usar o sistema de refrigeração do motor para aquecer água num calorifero e também aquecer o ar via um radiador na célula. Funciona bastante bem, mas naturalmente preciso de ter a carrinha a funcionar para ter aquecimento. Decidi então melhorar o sistema acrescentando um aquecedor diesel (themo top da Webasto) que aquece o circuito de refrigeração da mesma forma que o motor. O meu mecânico aconselhou-me a não ligar este aquecedor ao depósito de diesel da carrinha, mas pergunto-me sobre que problemas legais (ou com o seguro) posso ter em ter um depósito (jerrycan específico para combustível) de 5L de diesel debaixo do capô...
Alguém faz ideia?

Obrigado
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Mensagempor Euroviajante » quarta mar 01, 2017 7:54 pm

:?: :?: :?: :?:
Porque não uma lareira a lenha dentro da carrinha :?: :?: :?:
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Mensagempor erebrus » quarta mar 01, 2017 9:03 pm

Hehe, porque trata-se duma Autovivenda Transit com 2,75m de comprimento de caixa e que ainda assim tem casa de banho :)
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Mensagempor Salazar » quarta mar 01, 2017 9:45 pm

Ao aquecer o circuito de refrigeração, vai obrigar a usar o ventilador da carrinha e, consequentemente, a bateria do motor, certo?

Das conversões que vejo, sobretudo espanholas, a calefaccion diesel é ligada ao deposito. Aliás, a nossa próxima também tem um webasto air top evo e está ligado ao depósito da carrinha. A saída de alimentação deverá estar montada de forma a não esgotar o combustível no depósito.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Mensagempor erebrus » quinta mar 02, 2017 12:18 am

Todo o sistema funciona sem usar a bateria do veículo. O aquecedor webasto, a bomba de combustivel, a bomba de água e o ventilador/radiador que instalei na célula usam a bateria da célula.
Sei que instalações profissionais frequentemente estão directamente ligadas ao depósito, tanto que este mesmo aquecedor é usado em carros normais no norte da europa para pre-aquecer o motor. Contudo, o meu mecânico aconselhou-me contra andar a fazer furos no depósito. Daí colocar a questão do depósito extra.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Legalidade de Depósito Diesel para Aquecimento

Mensagempor Salazar » quinta mar 02, 2017 1:53 am

Não me leve a mal, mas para quem altera um circuito de refrigeração, adiciona um radiador de chaufage, um ventilador e uma bomba de água, o que é furar um depósito?

Aliás, o principal motivo que o diesel é usado como combustível para aquecimentos é exactamente porque já está instalado no veículo e dispensam-se assim outros depósitos.

Se o seu mecânico tem receio, vá passear até à Catalunha que acredito os tipos da Uro-Camper farão isso na boa.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes