Mais um para o clube

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mais um para o clube

Mensagempor Dumas » quinta abr 19, 2007 9:18 pm

Boas,

O meu nome é Paulo.
Tendo feito campismo ao longo de vários anos tenho agora a oportunidade de tornar as férias ao "ar livre" um pouco mais cómodas.

Estou a legalizar uma caravana que o meu sogro trouxe de França em..... 1982!

Trata-se de uma IMV, actualmente ADRIA.
Tem 4,20 m e mais 1,20 de lança (se é assim que se denomina!?).

Apesar da idade está, acho eu, quase nova.
O meu sogro trouxe-a em 82 e foi durante 3 verões (seguidos) com ela para o parque de campismo da Póvoa de Varzim.
Desde então tem estado sempre em garagem (que pecado!).

Aparentemente está nova, excepto as rodas e os pneus. Tenho dúvidas quanto ao eixo. Tem alguma ferrugem, mas disseram-me que poderá ser apenas superficial.
Penso que também tenho de substituir os amortecedores.

Vou fazer-lhe uma revisão, nomeadamente aos travões e parte eléctrica.
Vou verificar ainda se o fogão e o frigorífico funcionam (o que duvido).

Perspectivo utilizá-la durante todo o ano. Nas férias mais curtas e em alguns fins-de-semana em curtas viagens pelo país. Nas férias mais prolongadas quero utilizá-la em longas viagens pela europa.
Ficarei sempre "acampado" em parques de campismo (estadia de 2/3 dias em cada local). Penso que será o mais aconselhável, uma vez que a caravana não dispõe de WC, duche, ar condicionado e outras "mariquices" actuais.


Depois desta breve apresentação venho pedir-vos ajuda nos seguintes pontos:

- Antes de mais, acham que vale a pena legalizá-la?
- Que custos terei, no cenário das dúvidas acima descritas se verificarem?
- Quanto custa a colocação do sistema de reboque (em média)?
- Preço do seguro?

Para os que já trataram de um processo de legalização, quais as vossas experiências?
(Estou na fase de certificação da homologação. Presumo que não haverá nenhuma caravana destas em Portugal. Se tiver problemas venho incomodar-vos novamente!!!!).


Desde já o meu agradecimento por fazer parte deste fórum e pelas vossas possíveis respostas.
Dumas
 
Mensagens: 3
Registado: terça abr 17, 2007 8:40 pm

Mensagempor Paulo » quinta abr 19, 2007 10:11 pm

Bem-vindo Dumas, ao Fórum CampingCar Portugal.

Das questões que coloca, apenas tenho a ideia de que a colocação do sistema de reboque deve rondar os 1000€. Chamo à atenção de que a viatura deverá ter na apólice do seguro esta situação declarada.

Como temos vários caravanistas entre nós, certamente irá em breve aparecer uma resposta para as suas questões.


Um abraço e apareça sempre para colocar as suas questões :D .
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta abr 20, 2007 9:44 am

Bem vindo companheiro Dumas, espero que goste da nossa "companhia" 8)

Em relação ao equipamento da caravana, realmente deverá apenas verificar o bom funcionamento e se preciso, reparar ou trocar. Uma chamada de atenção para as tubagens do gás que de certeza que deverão ser trocadas, tal é o tempo desde a ultima utilização. Veja também as tubagens da água, talvez seja preciso desinfectar ou mesmo trocar e também eventuais infiltrações em toda a caravana, não acredito que queira dormir com um guarda-chuva :lol:

Quanto ao sistema de reboque (ou mais vulgarmente chamado "bola de reboque") aconselho a que se dirija a uma casa da especialidade, para não ter complicações futuras por instalação mal feita. Tenha em atenção que existem fixas de ligação de 7 ou 13 pinos, veja na lança da caravana qual deverá colocar e se precisa ou quer ligação de 12V para, por exemplo, ter o frigorifico ligado em viagem. Uma chamada de atenção também para o facto de não poder circular com a bola montada sem ter a caravana atrelada. Por lei é assim mas até hoje não conheci ninguem que fosse multado por não a tirar... . Poderá resolver este problema mandando instalar uma bola de reboque amovivel mas o preço... :shock: Ainda é um pouco caro, para uma bola fixa não conte com menos de 200€... . Eu consegui mais barato mas foi quase um milagre, se quiser posso dar-lhe o contacto.

Apenas mais um detalhe, verifique qual a capacidade de reboque da sua viatura e compare com o peso bruto da caravana, para não esforçar em demasia o automóvel. Por lei, um automóvel não poderá rebocar nada cujo peso bruto seja superior á tara do automóvel. Alguns automóveis teem no livrete o peso máximo rebocável e a ser assim, terá de ser respeitado, mesmo que seja abaixo da tara do automóvel.

Quanto a seguros, não deverá ser caro, devido á idade já bem avançada. Claro que depende de qual a companhia de seguros que prefira mas não deverá ser nada de especial.

Qualquer duvida mais, disponha e boas viagens 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Dumas » sexta abr 20, 2007 7:56 pm

Antes de mais, Obrigado pela atenção dispensada.


Desculpem mas não percebi:

Sistema de reboque - € 1.000????? Não me assustem!! € 200???? Melhor!!

Quanto à impermeabilização da caravana, penso não existir nada de anormal. Contudo, não custa nada mandar-lhe umas mangueiradas e verificar se efectivamente está tudo ok.

Tenho outra questão:
Para a pôr funcional vou pedir os serviços de um mecânico, electricista e de um instalador de gás. Tudo gente conhecida (pretendo poupar uns trocos). Acham que seria preferível entregá-la a uma empresa especializada e, claro está, pagar a diferença??


Obrigado pelas vossas dicas.
Dumas
 
Mensagens: 3
Registado: terça abr 17, 2007 8:40 pm

Mensagempor nuno soares » sexta abr 20, 2007 10:05 pm

Dumas,
Espero que com a ajuda de todos esclareça as suas questões.
Quanto à ajuda especializa, o que tenho a dizer é que um tecnico tem sempre uma opinião especializada, mas uma caravana tem um mecanica simples. Um mecanico de automóveis tem conhecimentos suficientes para verificar e substituir os rolamentos das rodas, ver o estado e substituir as cintas dos travões, verificar a afinação do travão de inércia, verificar o estado e substituir amortecedores, caso tenha.

Quanto ao gás, como a caravana em príncipio apenas tem instalação para o fogão, um instalador de gás poderá dar uma opinião válida. Não exites em fazer uma nova instalação de gás.

A instalação eléctrica deve ser verificada por um electricita de automóveis, penso que será mais indicado.

Qualquer dúvida expõe...

Cumprimentos,

NUNO SOARES

(CARAVANISTA)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor Dumas » terça mai 01, 2007 2:29 pm

Esperava, sem dúvida, mais ajuda e dicas sempre importantes.

Para aqueles que me responderam, o meu obrigado.
Dumas
 
Mensagens: 3
Registado: terça abr 17, 2007 8:40 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes