Aquecimento de água solar

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Aquecimento de água solar

Mensagempor Alcool_Puro » quinta nov 24, 2016 4:39 pm

Boas,
Alguém sabe se existe algum tipo de painel solar para aquecer a água para autocaravanas?
(Sem falar dos sacos pretos, ou tubos etc...)
Alcool_Puro
 
Mensagens: 41
Registado: quarta Oct 26, 2016 11:23 pm
Localização: Loures

Re: Aquecimento de água solar

Mensagempor Alcool_Puro » sábado nov 26, 2016 7:22 pm

Ui...já vi que ninguém sabe.
É um nixo de mercado a explorar...
Alcool_Puro
 
Mensagens: 41
Registado: quarta Oct 26, 2016 11:23 pm
Localização: Loures

Re: Aquecimento de água solar

Mensagempor joao rafael santos » sábado nov 26, 2016 8:25 pm

Só o deposito da água são mais uns kilitos Não tem interesse por a a/c mais pesada não acha?
Cumps. João Santos
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Aquecimento de água solar

Mensagempor ADinis » sábado nov 26, 2016 11:21 pm

Boas.

Confesso que também já tive a mesma questão (procure no "search"), e realmente se calhar a melhor opção se quer aquecer agua sem ser pelo boiler será usando o motor
https://www.youtube.com/watch?v=IAdEqrhXzxs

também tinha pensado em outras coisas, o pretendia era não usar gás para nada... mas sabes que mais? cheguei à conclusão que não vale a pena complicar as coisas... claro que o gás tem os seus perigos... mas as ACs são feitas de origem para aquilo, e funcionam lindamente, fogão, boiler tanto aquecer agua como para aquecer o ambiente... keep it easy and simple :)

com isto não quero dizer que essa ideia é impossível, claro que é possível, mas compensará andar a arranjar um acumulador de não sei quantos litros mais um sistema para fazer circular a água etc.. etc.. assim por alto são mais 150kilos no bicho... mas... se tiver uma AC pesada, siga!!!
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Aquecimento de água solar

Mensagempor Lealbino » segunda nov 28, 2016 9:42 am

Acredito que a maioria dos companheiros terá pesquisado em alguma altura por soluções deste tipo, e talvez não tenham respondido mais devido à já referida questão do acréscimo de peso global, além da especificidade deste tipo de instalação e a sua adaptação a uma autocaravana. Há alguns exemplos na net de utilização de sistemas destes com painéis, desconheço é a eficiência dos mesmos e se o trabalho que deram a tentar implementar resultou, sendo que para mim numa AC se se quiser fazer o aquecimento de agua com fonte solar mais vale ser o tal rolo de mangueira no topo da AC, ou então passa-se a ter de pensar numa solução mais complexa (e que pode não resultar).

Os normais coletores solares com reduzida utilização de energia elétrica funcionam em sistema de termossifão, ora como nos tetos das ACs as 2 primeiras dificuldades seriam o painel à partida ter de estar na horizontal e o depósito de água não conseguir estar acima do painel (que para este efeito teria de estar mais ao alto) começaria por cair a viabilidade deste tipo de utilização. Caso se conseguisse inclinar o painel ou potenciar a produção de agua quente pode-se recorrer a uma bomba de circulação para “forçar” a circulação da água, no entanto uma vez mais com adaptações para tentar obter inclinação de painel e adaptações elétricas necessárias, bem como o acréscimo de consumo de energia para a bomba.

Uma situação é se se pretende um sistema que fique 5 dias fixo numa zona parado, por exemplo levantava-se o painel, dava-se tempo e “caçava-se” a radiação solar, punha-se a funcionar o sistema, e ao seguir viagem voltava-se a arrumar tudo. Agora se o objetivo for ser móvel numa AC penso que se tornará literalmente um peso adicional que não trará resultados satisfatórios, além das adaptações e logística associados cada vez que se queira aquecer água.

Esta é só a minha ideia acerca deste assunto e não digo que seja impossível porque acredito que tudo é sempre possível, no limite pode-se por exemplo prender o painel ao alto na traseira/lateral da AC e ter o deposito em cima potenciando o funcionamento por termossifão, a questão passa por de ter de andar à “caça” da orientação solar e ter a segurança de ter um painel ali à mão de amigos do alheio, para além questão estética e das adaptações hidráulicas necessárias. :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Aquecimento de água solar

Mensagempor Alcool_Puro » segunda nov 28, 2016 10:12 am

Estava a pensar algo mais deste genero..
Imagem
Soluções solares p aquecimento de piscinas
Alcool_Puro
 
Mensagens: 41
Registado: quarta Oct 26, 2016 11:23 pm
Localização: Loures

Re: Aquecimento de água solar

Mensagempor Lealbino » quarta nov 30, 2016 10:19 am

:wink:

Exato, para verão este tipo de soluções seriam as mais viáveis com as respetivas adaptações de circulação (quer para enchimento quer para eventual recirculação da água), ao invés das de painéis solares que à partida implicariam muitas mais adaptações.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron