Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » domingo Oct 16, 2016 4:28 pm

Boa tarde, deixo aqui uma triste noticia de um acidente com uma autocaravana portuguesa em espanha.
O acidente deu-se no sentido norte-sul entre Tordesillas e Salamanca na Autovia de Castilla A-62.

Imagem


http://www.salamanca24horas.com:8080/sucesos/14-10-2016-vuelca-una-autocaravana-en-la-autovia-62-en-calzada-de-don-diego





Ao que tudo indica, foi um rebentamento de um pneu traseiro, não houve colisão com nenhum veiculo. Com o rebentamento do pneu traseiro a AC capotou.

Pessoal tenham atenção com os vossos pneus das vossas Autocaravanas, pneus muito velhos e ressequidos é um perigo, se não tiverem dinheiro para adquirir logo 4 pneus novos, ao menos comprem 2 para o eixo traseiro, de preferencia pneus camping, sim nunca metam 2 pneus novos no eixo dianteiro, sempre no traseiro, se os da frente tiverem carrecas, e os de trás meio uso, então coloquem os de trás para a frente e comprem novos para trás.

Esta AC do acidente, dá a entender que é importada, tem matricula RB de 2016, mas o ano de matricula é de 2008. Ou seja se tiver os pneus de origem tem 9 anos de uso, é muito.

Outra coisa, não olhem somente para a lateral do pneu que voces estão a ver, muitas das vezes, os pneus tem bolhas do lado inverso do pneu que ninguem vê. Ja me aconteceu num veiculo ter os pneus impecaveis em ralação ao piso e parte lateral externa em muito bom estado, e numa oficina colocarem o veiculo no elevador para fazerem uma intervenção mecanica, e eu reparar na parte interior dos pneus estarem estalados, ou seja, muito provalvelmente aqueles pneus mais cedo ou mais tarde íam rebentar.


Todo cuidado é pouco.



Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Mario » domingo Oct 16, 2016 4:44 pm

Olá
Lamentável noticia, felizmente não há vítimas, aparentemente “apenas” feridos ligeiros, o tema pneus, deverá merecer a máxima atenção.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor nuno soares » segunda Oct 17, 2016 10:58 pm

Felizmente são apenas feridos ligeiros.

O tema dos pneus é algo que deve fazer parte das nossas preocupações. O rebentamento de um pneu na maioria dos casos pode originar um despiste. Caso tenhamos a felicidade de não ter um acidente, teremos danos avulutados na autocaravana. Normalmente destrói a cava de roda e arredores... fica mais barato e seguro trocar os pneus.

Com que idade trocam os vossos pneus?
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor fluis » terça Oct 18, 2016 8:47 am

Bom dia,

Primeiro que tudo quero lamentar o acidente, claro que o importante é que as pessoas estejam bem.

Em relação à questão dos pneus, confirmo que a reparação dos estragos provocados pelo rebentamento de um pneu tem um custo superior à troca, e depois da reparação efetuada continuamos a ter de trocar os pneus, e isto sem contar com os inconvenientes adicionais (Viagem/férias estragadas, risco de acidente grave). No meu caso tive 2 rebentamentos de pneus hankook (vinham de serie com a AC), e após isso optei por pneus de marca superior, e passei a troca-los preventivamente, sempre antes de perfazerem os 6 anos (este passou a ser o limite), apesar do piso aparentar que os pneu fazem outro tanto.

Alguns tópicos onde falei sobre este assunto:

viewtopic.php?f=17&t=1811&p=12983

viewtopic.php?t=883
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor nuno soares » terça Oct 18, 2016 9:22 pm

É algo que me está a preocupar...
A minha Ac tem 36000 km, os pneus estão aparentemente optimos. No entanto a Ac é de 2009, considerando que os pneus e a Ac poderão ter sido fabricados em 2008, estes têm 8 anos!
Acredito que no Inverno não exista tanto risco, mas no Verão com as temperaturas que estes atingem em viagem será muito arriscado.
Vou substituir os 4 pneus antes do Verão!
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » terça Oct 18, 2016 9:52 pm

Como ando para comprar pneus para a minha AC na medida 215/75/16, pesquisei na internet preços de pneus.

Encontrei uns pneus a bom preço, mas gostaria de saber se alguem aqui usa esta marca, trata-se dos Pirelli Carrier Camping, 113R com indice de piso molhado A, a 142.58€ ja com transporte e iva incluido.

Foi o mais barato que encontrei.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Lealbino » quarta Oct 19, 2016 9:27 am

Este verão fui "premiado" com a realidade deste tema, o que me obrigou a pensar seriamente na questão dos pneus... :?

Em duas semanas de altas temperaturas que se verificaram no País, na zona de Milfontes comecei a sentir a tremer a direção e abrandei mas pouco depois rebentou um dos pneus traseiros...não houveram danos na AC, e acabou por ser a primeira aprendizagem de mudança de pneu nesta AC, com a pressão extra de ser sob um sol abrasador e com compromissos marcados.

Passada uma semana fomos com amigos de fim de semana para a zona de Alcácer, com calor ainda mais abrasador. Quase a chegar à saída da Autoestrada para Alcácer sinto novamente o vibrar da direção e somente abrandei a velocidade em vez de parar...grande falha, dado que poucos metros depois rebentou o outro pneu traseiro, semi pânico a bordo dado que desta vez fez muito mais barulho e algum abanar mas que consegui controlar.

Não ter logo abrandado mais e tentado de imediato parar foi mesmo uma grande falha, porque desta 2ª vez a malha do pneu rebentado prendeu no degrau de acesso à AC, que ao prender arrancou parte do degrau que bateu no chão e entortou parte da estrutura, por sorte não imobilizou a roda antes que eu conseguisse de imediato parar. Após conseguirmos encostar haviam várias peças pelas berma, e vários fios elétricos e tubagem de água pendurados. :shock:

Após uma rapidíssima verificação das tubagens (primeiro que tudo perceber que nada do circuito de gás pudesse ter sido afetado, identificar o tubo de água para excluir derrames, e identificar os cabos elétricos). Foram várias horas sob um calor infernal para tentar tirar a roda e ao mesmo tempo desprender a estrutura da escada, que finalmente com o apoio da assistência da autoestrada se conseguiu.

Ou seja foram duas semanas quaaaase para esquecer, não o foram porque apesar dos gigantescos sustos conseguimos cumprir com o objetivo de chegar ao nosso destino só com danos materiais, tendo ficado agora a aguardar o eventual arranjo (e respetivo custo) do pedal de acesso. Com isto montei dois pneus novos atrás iguais aos da frente (que julgo serem bem mais recentes, mas que ainda vou confirmar antes da próxima saída), foram uns VANHAWK 215/70R15 que saíram cada um a 109 euros na minha oficina de eleição no Montijo.

Pelo menos agora sinto-me bem mais seguro com a parte traseira, em relação ao pneus da frente tenho rapidamente de verificar, é que dois sustos deste em 2 semanas… deu que pensar. :wink:
Editado pela última vez por Lealbino em quarta Oct 19, 2016 9:33 am, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor fluis » quarta Oct 19, 2016 9:29 am

nuno soares Escreveu:É algo que me está a preocupar...
A minha Ac tem 36000 km, os pneus estão aparentemente optimos. No entanto a Ac é de 2009, considerando que os pneus e a Ac poderão ter sido fabricados em 2008, estes têm 8 anos!
Acredito que no Inverno não exista tanto risco, mas no Verão com as temperaturas que estes atingem em viagem será muito arriscado.
Vou substituir os 4 pneus antes do Verão!


Boas,

Sim é conveniente trocar, e imperativamente antes de vir as viagens com maior calor. Longas viagens, com o asfalto a ferver (principalmente na travessia de Espanha), potenciam o rebentamento dos pneus com mais idade. Por isso mais vale não arriscar, um susto, grandes estragos e a viagem estragada, é o mínimo que acontece, podendo haver situações mais complicadas, como infelizmente foi aqui o caso.

Luismbmp Escreveu:Como ando para comprar pneus para a minha AC na medida 215/75/16, pesquisei na internet preços de pneus.

Encontrei uns pneus a bom preço, mas gostaria de saber se alguem aqui usa esta marca, trata-se dos Pirelli Carrier Camping, 113R com indice de piso molhado A, a 142.58€ ja com transporte e iva incluido.

Foi o mais barato que encontrei.

Abraço

Luis,

A Pirelli é uma boa marca, por isso acredito que a gama camping, não seja exceção, como a minha é Ford rodado duplo, não tenho medidas camping para ela, mas usei Pirelli Citynet L4 no eixo traseiro e gostei do comportamento.
Um conselho, veja também o preço final em casas físicas, e compare os preços, é que normalmente oferecem a montagem, por vezes tem desconto na calibração e no alinhamento, mandando vir tem de pagar: a montagem as válvulas, a calibração e o alinhamento, acabando por nem sempre compensar o preço final. Aqui na zona de Lisboa, existem algumas casas que fazem alguns preços convidativos:

Pneus Nunes Queluz (pneusnunes@pneusnunes.pt)
XAREPA AUTOCENTRO (WWW.XAREPAPNEUS.COM e tjxarepapneus@sapo.pt)
Pneus Beato (contacto@pneubeato.com)
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor fluis » quarta Oct 19, 2016 9:33 am

Companheiro Lealbino,

É que isso mesmo, nas ac's os pneus traseiros rebentados provocam normalmente grandes estragos, estragam-nos o que deveriam ser momentos agradáveis, temos de fazer reparações onerosas e continuamos a ter à mesma de trocar os pneus. Por isso como já disse, mais vale comprar sempre pneus de qualidade e antecipar a troca.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor José Duarte » quarta Oct 19, 2016 3:25 pm

Boa tarde Companheiros
Ter também atenção à qualidade das válvulas.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor emanuel_jordao » quarta Oct 19, 2016 10:21 pm

Boas,

Este Ano tive uma situação semelhante mas sem rebentamento de pneus.

Os meus antigos pneus de traz (Pirelli) estavam com um rasto ainda bastante bom e sem gretas apesar de já terem 5 Anos e a borracha já não estar tão macia como nos novos da frente.

Depois em Maio tive um furo e fui mandar colocar um Taco! Umas semanas depois arranco para os Pirenéus e a meio da viagem sinto que a Autocaravana a partir do 90/100 começava a vibrar! Andei assim 10 dias até que na direcção de Salamanca como achava que não era normal aquela vibração deitei-me de baixo da auto caravana e para meu espanto vejo que o pneu ao meio na zona do rasto estava a despegar a parte de fora com a camada de Dentro!

Assim que cheguei fui a Michelin meter um par de pneus novos a trás e pronto a Autocaravana nem mexe seja qual for a velocidade!
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » quinta Oct 20, 2016 8:16 pm

Boas,
por falar em valvulas, a minha AC tem umas valvulas de ferro, como vou mudar agora de pneus, a casa de pneus deve trocar estas valvulas por umas normais de borracha.
Pergunto, para pneus camping que teem pressoes um pouco mais altas que um pneu normal, acham que as valvulas normais de borracha são indicadas para as nossas ACs?
Devo deixar instaladas as valvulas de ferro? Estas já tem uns aninhos.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Hugoft » sexta Oct 21, 2016 10:37 am

Bom dia

As valvulas metálicas são para manter, não são trocadas tal como as de borracha, excepto se existiu algo que as danificou.

Valvulas de borrachas para este tipo de pressões utilizadas é um risco.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » sexta Oct 21, 2016 11:45 am

Boas, deixo aqui uma explicação clara para o uso de pneus camping nas nossas ACs.

Tirado do site da Michelin:

''Devido à sua utilização, as autocaravanas exigem pneus específicos.
Desde o ano 2003, a norma e as recomendações especificadas pela E.T.R.T.O
(European Tyre and Rim Technical Organisation) evoluiram, segundo a
mesma “Os pneus CP (“camping cars”) foram concebidos para suportar as
elevadas cargas impostas a estes veículos” e recomenda “montar apenas
pneus CP concebidos para equipar as autocaravanas”.
No momento de substituir estes pneus, a Michelin recomenda montar pneus
CP em veículos homologados de fábrica para CP.
A carga máxima do pneu não pode exceder o seu limite em nenhum caso,
devendo ser respeitado o índice de carga.
A E.T.R.T.O especifi ca que no caso concreto de utilização num eixo traseiro
(em montagem simples), se deve utilizar sistematicamente uma pressão de
5,5 bar em vez dos 4,75 habituais.

● O pneu CP Michelin foi especialmente pensado para funcionar
permanentemente a uma pressão elevada (5,5 bar ou 550 kPa). Esta
elevada pressão garante uma maior estabilidade na estrada e mais
resistência às duras condições de utilização a que se submete este tipo
de veículo, especialmente no que diz respeito à carga (sobrecargas
estáticas e/ou dinâmicas esporádicas relacionadas com as transferências
de cargas inerentes a este tipo de veículos: grande carga no vão posterior,
desequilíbrio de cargas, centro de gravidade elevado pelas cargas em
altura) e de estacionamento prolongado.
A montagem de um pneu não adaptado a este tipo de veículos poderia
provocar um mau comportamento na condução (oscilação, cabeceamento,
vaivém, em relação às trajectórias, etc.), e em condições de utilização
contraproducentes ou difíceis uma deterioração prematura dos pneus
(deterioração do bloco de topo, perda brutal de pressão, etc.).
Uma vez por mês, ou antes, de um trajeto longo, verifi car as pressões de
enchimento. Uma pressão de enchimento insufi ciente pode ser perigosa:
por exemplo, para a dimensão 225/70R15 CP, uma pressão de enchimento
de 0,5 bar (11%) menos da pressão recomendada equivale a uma
sobrecarga de 100 kg (daN) aproximadamente por pneu.
“A sobrecarga (inclusivamente temporária) ou a má distribuição da carga no
veículo pode provocar uma rápida deterioração de certas peças mecânicas
e/ou dos pneus e, por consequência, provocar danos aos bens e às pessoas.”
● No caso de montar uma dimensão diferente à de origem, deve-se respeitar
a legislação em vigor (+/- 5% do diâmetro), respeitando os índices de
carga e o código de velocidade (índice e/ou código igual ou superior).
Aconselha-se recorrer a um profi ssional para esta operação.
● No caso de imobilização prolongada, deve-se evitar que os pneus tenham
uma pressão insufi ciente e enchê-los sistematicamente antes de os voltar
a utilizar. Além disso, devem-se proteger os pneus dos raios UV e evitar o
contacto dos pneus com solos muito frios no Inverno (cimento, pedra,etc.),
utilizando calços por exemplo.
● Um profi ssional deve verifi car regularmente o estado da banda de
rolamento (marcas de choques, gretas, cortes, etc.), assim como o estado
das jantes e das válvulas.

NOTA: para pressões de utilização superiores a 4,5 bar ou 450 kPa utilizar
obrigatoriamente válvulas metálicas.


Penso que seja uma informação muito util para quem necessita de trocar de pneus. Pneus nas Autocaravanas, somente pneus camping.

Vai ao encontro também das valvulas metalicas que tinha perguntado no post interior, já tenho a resposta :)


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor ahlagos » sexta Oct 21, 2016 9:01 pm

E usar Azoto em vez de ar, porque é muito mais estável, às temperaturas e portanto ao aquecimento de rolar muitos quilómetros seguidos, especialmente no Verão!
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes