Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Rodadossaurus » terça Oct 25, 2016 6:13 pm

ahlagos Escreveu:E usar Azoto em vez de ar, porque é muito mais estável, às temperaturas e portanto ao aquecimento de rolar muitos quilómetros seguidos, especialmente no Verão!

Isto tem sido provado errado.
Procurar no Youtube teste; o resultado prático demonstra que isto é um mito.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor ahlagos » terça Oct 25, 2016 10:03 pm

Rodadossaurus Escreveu:
ahlagos Escreveu:E usar Azoto em vez de ar, porque é muito mais estável, às temperaturas e portanto ao aquecimento de rolar muitos quilómetros seguidos, especialmente no Verão!

Isto tem sido provado errado.
Procurar no Youtube teste; o resultado prático demonstra que isto é um mito.


Nem discuto, quando a referência é o Youtube! Cada um acredita no quiser, até nos glutões....
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor danibeja » terça Oct 25, 2016 11:00 pm

Boa noite,

Mas não é mito nenhum que mais de 90% dos pneus que arrebentão são camping, e na grande maioria Michelin !!!!

Para mim não existe aqui uma formula mágica, mas a grande realidade é que na maioria das ACs os pneus não se encontram dimensionados para o seu índice de carga por eixo.

Os principais motivos para um pneu aquecer excessivamente são o excesso de carga por eixo, a falta de pressão ou pressão em excesso.

Em virtude de não gostar de pneus camping, decidi questionar os meus amigos da FIAT - Motor Vilage - Alfragide, que me informaram que tinham uma solução muito facil, enviava um email para comprar/pedir declaração de averbamento de pneus com índice de carga mais elevado, e sugeriram-me medidas que são aceites para o meu chassi, e assim fiz......

Email enviado por mim a questionar:

De:_________________@sapo.pt [mailto:__________________@sapo.pt]
Enviada: sexta-feira, 5 de Agosto de 2016 18:38
Para: geral@tdsauto.pt
Assunto: averbamento de jantes em autocaravana
Boa tarde,
Venho por este meio solictar informações para acrescentar/averbar no livrete da minha Autocaravana uma medida de jantes acima da que consta no DUA.
A minha AC tem averbado 215 / 70 R 15 ( índice carga 109 ).
Gostava de averbar 2 medidas :
225 / 70 R 15 ( índice carga 112 )
E principalmente :
225 / 65 R 16 ( índice carga 112 )
Caso seja possível satisfazer a minha pretensão, quais os custos monetários associados a este serviço?
Em anexo seguem os dados do detalhe do Chassis, é uma Fiat Ducato 14 - versão 231, do ano 2000/04 importada da Alemanha.
Muito obrigado,
Daniel Beja

Resposta:
Exmo. Sr.,
Boa tarde,
Na sequência do seu contacto informamos que as medidas indicadas podem ser homologadas para o referido veículo.
Para a emissão da declaração necessitamos que nos envie a digitalização/fotografia do livrete/certificado de matrícula do veículo.
O custo da declaração (uma medida por declaração) é de 55,00€, podendo o pagamento ser efectuado por transferência bancária para o NIB em anexo, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo de pagamento e dos dados para envio e facturação (nome, morada e NIF).
Com os melhores cumprimentos,
Telmo Nunes
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 – 14º Piso
1600-131 Lisboa
Portugal
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Telemóvel: +351 918 835 434
Mail: geral@tdsauto.pt
Web: http://www.tdsauto.pt
P Antes de imprimir este e-mail, pense bem se tem mesmo que o fazer; proteja o meio ambiente.


Alem desta declaração é necessário averbar no documento + 65€.

Para mim esta foi a melhor solução, agora é andar descansado.........

Outra situação muito habitual nas ACs são os pneus com mais de 8 anos, e outros todos gretados nas laterais mas com o rasto como novo, que ao primeiro aquecimento arrebentão...................

Grande abraço,

Danibeja

PS: Indice de carga pneus 109 = 1030 Quilogramas e Indice de carga pneus 112 = 1120 Quilogramas
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » quarta Oct 26, 2016 8:48 am

Boas,
não foi por acaso que comprei recentemente 4 pneus ''camping'' 215/75/16 mas com indice e carga 116 :) e 10 telas de reforço.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Lealbino » quinta Oct 27, 2016 12:45 pm

Pelo que vejo no meu caso era uma situação cumulativa de fatores, ou seja tinha pneus que acredito serem antigos atrás, a marca dos mesmos era por coincidência Michelin (XC Camping), para ajudar à "festa" estavam temperaturas infernais, e para piorar iam mais duas pessoas a bordo do que normalmente vão (costumamos ser só dois)... deve ter sido a gota de água. :?

Fiquei mais descansado agora que finalmente confirmei que os pneus da frente são de Maio 2013, e que agora que a AC passou a estar em garagem os pneus estão mais abrigados das queimadelas dos UV enquanto estava parada na rua.

Ah e o fator do índice de carga não tinha ainda associado, mas sendo uma AC mais "pequena" e leve fiquei assim a saber que os pneus se adequam. :wink:


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor jgomes » sexta Oct 28, 2016 7:37 pm

Boa noite.
No local onde me encontro tenho sinal de internet fraco. Se calhar já alguém tocou no assunto mas muitas vezes estes problemas surgem por causa de peso ou pressão a mais. Deve-se ter em atenção aos "PSI's" inscritos nos pneus. Eu uso Continental Vanco Camper, normalmente ponho 4,7 bar (67 psis).
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor jgomes » sexta Oct 28, 2016 7:37 pm

Boa noite.
No local onde me encontro tenho sinal de internet fraco. Se calhar já alguém tocou no assunto mas muitas vezes estes problemas surgem por causa de peso ou pressão a mais. Deve-se ter em atenção aos "PSI's" inscritos nos pneus. Eu uso Continental Vanco Camper, normalmente ponho 4,7 bar (67 psis).
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » sexta Oct 28, 2016 9:59 pm

jgomes Escreveu:Boa noite.
No local onde me encontro tenho sinal de internet fraco. Se calhar já alguém tocou no assunto mas muitas vezes estes problemas surgem por causa de peso ou pressão a mais. Deve-se ter em atenção aos "PSI's" inscritos nos pneus. Eu uso Continental Vanco Camper, normalmente ponho 4,7 bar (67 psis).


Boas,
eu meti recentemente 4 pneus continental vanco camper na medida 215/75/16, e na casa de pneus meteram 4.0 á frente e 4.5 atras.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor nuno soares » sábado Oct 29, 2016 11:41 am

Bom dia,

Alguém sabe informar como vejo o ano de fabrico nos pneus Continental Vanco Camper?
Já procurei e não encontro, possívelmente ser qualquer código inscrito no pneu.

Obrigado,
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » sábado Oct 29, 2016 6:54 pm

nuno soares Escreveu:Bom dia,

Alguém sabe informar como vejo o ano de fabrico nos pneus Continental Vanco Camper?
Já procurei e não encontro, possívelmente ser qualquer código inscrito no pneu.

Obrigado,



Boas companheiro,

normalmente a data está na lateral do pneu, tem 4 numeros seguidos. Por exemplo os pneus que eu coloquei recentemente na minha AC, tem escrito (3316), quer dizer que o fabrico dos pneus foi na semana 33 do ano 2016. Se não ver nada escrito, quer dizer que a data está sim na lateral mas do outro lado do pneu. Como os vanco camper não tem sentido de rodado para serem montados, poderão estar montados com a data voltada para dentro.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » sexta nov 04, 2016 10:28 pm

Boas,
Pois é companheiros, desta vez calhou o rebentamento de um pneu dianteiro ao meu irmão. Vinha o meu irmão com a sua AC, uma challenger genesis 49 de 2007, base ford transit 2.4tdci de 140cv, rodado duplo, na A1, sentido norte-sul, quando antes de chegar a Leiria, lhe rebentou um pneu dianteiro do lado do condutor. Não houve feridos, nem acidente contra a nenhum raide da auto-estrada. Circulava na ordem dos 90kms/h, e conseguiu controlar a AC para a berma da AE. Com o rebentamento do pneu, danificou um pouco a cava da roda, o para-choques que esta agarrado na cava da roda descolou, por baixo da porta do condutor amolgou a chapa a tal ponto que a porta do condutor ficou presa em baixo, o recipiente do liquido dos vidros ficou danificado.
Tudo isto aconteceu por a AC estar um longo tempo parada, e quando começou a circular, os pneus estavam com cama, ao circular o volante tremia um pouco, mas a partir de uma certa velocidade deixava de tremar, ate que o pneu rebentou. Aparentemente todos os pneus estavam em boas condiçoes, a AC tem apenas 30000kms, mas os pneus tem a data marcada na lateral de 2007. Os pneus desta AC não são camping, pois a medida sao 185/75/16 com indice de carga 102, nao existe pneus camping com esta medida.
Eu tive a ver o pneu que rebentou, o arrame de aço quebrou e o pneu na zona do piso descolou totalmente. A marca dos pneus sao Hannkok penso que vantra. Vi os restantes pneus e aparentemente parecem estar em muito boas condições, sem estarem resequidos, piso em muito bom estado, a unica coisa que me chamou a atenção foi de reparar numas pequenas rachadelas na lateral dos pneus, quando acaba o piso e começa a lateral do pneu, precisamente na zona onde descolou o pneu que rebentou. Não sei se estes pneus eram os de origem, pois o meu irmão tem a AC á pouco tempo.
Aqui penso que esta AC sofre por 2 razões, primeiro porque os pneus tinham quase 10 anos, embora que o piso está novo, segundo não existe pneus camping para esta medida de pneu 185/75r16, nem pneu com um indice de carga para o peso deste veiculo, o maximo que existe é 104.

Para os companheiros que tenham este tipo de AC com rodado duplo e pneus sem ser camping nem com indice de carga apropriado, aconselho a mudarem de pneus de 4 em 4 anos, independentemente do estado do piso
Abraço a todos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor ahlagos » sábado nov 05, 2016 12:07 am

Boa noite,
Julgo que a utilização de pneus Camping pode não ser opcional. O Certificado de Matrícula (Livrete) da minha autocaravana indica nos pneumáticos, 215/70R 15 CP. Presumo que as letras CP indicam ser Camping.
Caso seja como presumo, será melhor verificar previamente o Certificado de Matrícula.......
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » sábado nov 05, 2016 9:48 am

ahlagos Escreveu:Boa noite,
Julgo que a utilização de pneus Camping pode não ser opcional. O Certificado de Matrícula (Livrete) da minha autocaravana indica nos pneumáticos, 215/70R 15 CP. Presumo que as letras CP indicam ser Camping.
Caso seja como presumo, será melhor verificar previamente o Certificado de Matrícula.......



Boas,
por acaso não observei essa questão se no DU tem lá a dizer nas medidas dos pneus a designção ''CP''.
No entanto, mesmo que no DU da AC do meu irmão esteja lá essa designação de utilização de pneus ''CP'', não existe nenhuma marca de pneus no mundo que faça pneus camping para a medida 185/75R16, que são os que são usados em varias marcas de autocaravanas com base ford transit de rodado duplo.
A medida mais proxima para pneus camping são 195/75R16.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luis Agostinho » sábado nov 05, 2016 10:11 am

Bom dia ahlagos, :wink:

ahlagos Escreveu:Julgo que a utilização de pneus Camping pode não ser opcional. O Certificado de Matrícula (Livrete) da minha autocaravana indica nos pneumáticos, 215/70R 15 CP. Presumo que as letras CP indicam ser Camping.


Bem observado..., de facto há 2 dias tive a inspecção da minha autocaravana e olhei para o documento único e realmente aparece o CP...e só uma medida de pneus, será que não temos outras hipóteses que não seja pneus CP. Estava a ponderar, respeitanto indices e medidas mas tinha posto a hipótese de mudar de tipo de pneu, assim... :evil:
Tendo em conta que por vezes os centros de inspecção são mais papistas que o papa.... :roll:
Até podia perguntar no centro onde estive...mas diz-me a experiência que o mais certo é que digam logo que sim (que é obrigatório o CP)....já que mais não seja só para chatear!!! :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor danibeja » sábado nov 05, 2016 11:55 pm

Boa noite,

O CP nada tem a ver com pneus Camping !!!

http://www.bridgestone.pt/pneus-autom%C ... ifePT.ashx

Designações nos pneus:
C = Comercial
CP = Comercial + Passageiros ( P-Metric )
LT = Pequeno Camião ( Light Truck )

Ou seja, o CP são pneus "comerciais" ( os ditos reforçados ) mas apropriados para veículos de passageiros.....

Companheiro Luismbmp os pneus actuais 185/75r16 têm indice de carga 104 ( 900Kg ), mas aconselhe o seu irmão a colocar pneus 195/75R16 indice de carga 107 ( 975Kg ) e a legalizar essa medida no documento ...

Os pneus têm validade de 5 anos, mas não existe legislação que puna o uso ou venda de pneus com mais de 5 anos.

Os 5 anos só contam a partir do momento da compra, e os armazenistas e vendedores ao público têm um prazo máximo de 2 anos para vender os pneus, desde que bem armazenados/acondicionados, ou seja, um pneu que tenha aposta uma data de 2014-12 só pode ser vendido até 2016-12 e é considerado novo no dia de colocação em circulação.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes

cron