Duvidas antes da GRANDE compra

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » quarta ago 10, 2016 9:20 am

Bom dia.

Temos andado a ver várias autocaravanas inclusive já alugámos por um fim de semana uma capuccino, contudo, tudo começou a apontar para o investimento de uma integral (temos como requisitos, garagem, duas camas sempre feitas, e se possível, lotação para 6 pessoas).

Após verificarmos mais alguns stands de vendas e tal... a ideia da capuccino voltou a ganhar vantagem, uma vez que são mais acessíveis e mais abundantes.

Temos visto capuccinos que têm os nossos "requisitos", preços dentro do nosso orçamento (20/30 mil €), mas a questão continua....

Quando falo de capuccinos, falo das mais altas, daquelas que dão para estar sentados, se não a Esposa diz logo que não!! não quer andar à turra, eheheh

Eu sei, eu sei... elas andam aí e vão onde as integrais vão, mas será que a condução se nota tanta diferença? (nunca conduzi uma integral, mas pelo que o pessoal diz, são bem melhores de conduzir e mais seguras).

Peço o vosso conselho e também que me possam dizer marcas e modelos que possam estar nestes "requisitos", tanto integral como capuccino.

Obrigado.

Abraço
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor Salazar » quarta ago 10, 2016 4:38 pm

Tendo em conta o orçamento que apresenta, eu focava-me numa capucine. Por 30000€ dificilmente arranja uma integral em condições com menos de 15/20 anos. Depois há questão das peças e manutenção. Há integrais com acessos minúsculos à mecânica, e acredite que isso se reflete na factura da oficina. Vidro frontal e painéis frontais não são tão fáceis de encontrar e baratos como de uma Ducato ou uma transit.

Em termos de condução, creio que é uma questão de hábito.

Em relação ao 6 lugares de livrete, nao se esqueça de ter em conta o PB da carrinha (6 indivíduos com 65kg cada representam logo 390kg. Se juntarmos a respectiva tralha, estamos a olhar facilmente para 5XXkg). E, regra geral, as integrais são mais pesadas que as capucine. Não ligue muito ao valor da tara... E não se esqueça que, se a AC tiver mais 3500kg de PB, é uma pesado de passageiros, logo considere que seguros e ipos são mais caros.

Uma boa escolha!
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor cookie » quarta ago 10, 2016 9:59 pm

Nós temos uma capuchine cuja cama em cima é enorme e bastante alta, aliás toda a ac é muito alta (tem chassis alko) mede 3,05. Não existe qualquer sensação de falta de ar e sento-me à vontade na cama.

Deixo aqui um link que lhe pode interessar mas quero deixar a ressalva que não tenho nada a ver com o negócio é nem sequer conheço a AC pessoalmente.

http://www.custojusto.pt/braga/autocara ... 7-19283210

De qualquer das formas tenha em conta o que já foi dito sobre as integrais.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » quarta ago 10, 2016 10:34 pm

Obrigado pelas respostas.

Realmente peças de substituição são coisas a ter em conta, muito em conta.
A nível de mecânica as ducato ou as transit é costume darem problemas?

Existem soluções para quem não tem garagem? tipo um baú a trás?

Sr Cookie, já tinha visto o anuncio, obrigado na mesma, contudo, para o que procuramos é uma autocaravana grande, caberia num estacionamento de um carro?? de traseira?

Este é outro pormenor que pergunto à malta das integrais, a nível de condução/estacionamento, é sempre um "filme" ou é tranquilo? (suponho que sejam de 8metros... ou quase)

Deixo aqui alguns modelos que já pesquisei e gostava da vossa apreciação.

Também agradeço sugestões de modelos sff.
Obrigado.

Lmc breezer 584G
Imagem

Elnagh Marlin
Imagem

Knaus travel liner 650G
Imagem

Hymer b524
Imagem
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor cookie » quarta ago 10, 2016 10:45 pm

Quanto a caberem nos lugares de estacionamento, é difícil... por vezes nem as carrinhas cabem... a nossa ac é pequena, 6 metros de comprimento e não cabe nos lugares. para livrar totalmente a rua, a traseira tem que ocupar parte do passeio.
A condução das capuchine deve ser a mais cansativa pois é a menos aerodinâmica, a perfila a este nível deve ser a mais confortável.

Pode colocar caixa de transporte de"tralha" atrás (perderá o apoio das bicicletas ??? Pergunto porque não sei) e em cima, julgo que há necessidade de reforçar com uma estrutura, mas uma vez mais não sei ao certo. E tem que aplicar uma escada de acesso.

Pondera a distribuição interior com beliche?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » quinta ago 11, 2016 9:38 am

Obrigado pela sua resposta.

o disposição interior seria sem beliches, sei que existe em algumas a possibilidade de ter beliches e também garagem, podendo nao utilizar o beliche inferior se utilizar a garagem, mas nesta opção o beliche superior fica muito alto...

Como classifica a condução cansativa? sente-se muito a resistência do ar?

obrigado.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor cookie » quinta ago 11, 2016 1:16 pm

Sim se estiver vento moderado ou forte. Caso contrário conduz-se bem.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » quinta ago 11, 2016 11:23 pm

E a nível de consumos?

entre os 10 e os 15litros?
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor cookie » sexta ago 12, 2016 6:13 am

10 e 12/13. Tudo depende das estradas (de montanha p.ex) e do vento. E a nossa é muito alta.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor Paulo » sexta ago 12, 2016 9:16 am

Caro ADinis,

Relativamente à condução, devido a ser mais aerodinâmica, como referiu a nossa companheira Cookie, na integral sente muito menos o oscilar habitual devido à deslocação do ar quando é ultrapassado por veículos de maior dimensão (carrinhas, camiões, etc)ou mesmo quando vai atrás dos mesmos.

A dimensão de uma integral não é obrigatoriamente superior à de outra configuração qualquer, pois isso depende apenas do modelo.

Outra característica que é interessante é a largura do para-brisas, que por ser maior permite outra visibilidade durante a condução e quando está parado e com boas vistas é realmente uma vantagem.

A ocupação típica da integral é de 4 pessoas, em que duas ocupam a cama traseira e as outras a cama que desce sobre a cabine. Claro que isto podw ter variantes consoante o modelo...

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor AnaF » sexta ago 12, 2016 5:31 pm

Companheiro,

Confirmo a informação anterior (do Paulo). as integrais costumam ser, de livrete, para 3/4 pessoas - sendo 4 para dormir.
Quanto à condução é igual - desde que se goste de conduzir!
Os carros que são mais indicados para mais pessoas são os capucinos, que coincidentemente também são os mais económicos.

Saudações autocaravanistas.

AnaF
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » segunda ago 15, 2016 8:39 am

Bom dia.

Obrigado pelas respostas.

AnaF, as capucciono são normalmente mais economicas (combustivel) que as integrais? (comparando dimensions iguais...)

Já alguém comprou uma capuccino e ficou com a sensação que devia ter comprado uma integral?

Confesso que a Esposa ficou mais convencida com as capuccino.
Nós vamos alugar uma integral daqui a uns dias por 6 dias, acho que vai ser a prova de fogo, contudo se a Esposa não gostar o que hei-de fazer?? eheheh

Como tenho visto muitas Senhoras neste forum, peço-lhes o conselho final (a última palavra é sempre delas, eheheh)

vi este forum e achei engraçado,

http://www.acpasion.net/foro/showthread.php?97968-Convencer-a-la-mujer-de-compra-de-autocaravana

Muito obrigado!
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor José Conceição » segunda ago 15, 2016 9:52 am

Bom dia.
Muitos companheiros já opinaram sobre o tema, contudo,acho que poderei reforçar/acrescentar algo, já que a minha primeira AC, foi uma capucino.
Assim, direi que todas oferecem desvantagens/vantagens em relação umas ás outras; mas a minha experiência diz que em termos de condução existe uma diferença substancial da capucino para a perfilada ou integral; já que com ventos, mesmo fracos, ou mesmo quando ocorre uma ultrapassagem de um pesado, por vezes e enquanto não existe algum hábito na sua condução, "assusta" um pouquinho, já que a viatura parece que vai mudar da sua faixa, é muito menos segura.
O consumo, esse também é significativo, pois pode ter 4, 5 litros de diferença, claro que depende das marcas, mas tem de facto diferença e deve ser levado em consideração.
A vantagem é que por norma a capucino oferece um espaço interior mais generoso, já que a cama não ocupa esse espaço que outro modelo, integral/perfilada.
Em conclusão, no meu caso, fui da capucino para perfilada e não voltaria a capucino.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição
 
Mensagens: 68
Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm
Localização: Lagoa/Algarve

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor ADinis » segunda ago 15, 2016 10:06 am

Bom dia Sr José, obrigado pela sua resposta.

Quando diz que pode existir diferença de 4/5 litros de diferença, diz que as capucciono gastam menos 4/5 que as intregrais ou ao contrário?

Pois, a nossa questão é essa, a perfilada seria a mais maneirinha... (baixa, aerodinamica, etc...) mas as que têm duas camas sempre feitas só foram construidas depois de 2010, e claro está, é um preço para para já está fora do nosso orçamento.

A opção fica na capuccino e na integral, contudo as intregrais também são mais caras que as capuccino, e no seguimento que procuramos também são mais volumosas, logo já não é possível estacionar onde um carro estaciona, etc.. etc.. não existem escolhas perfeitas, eu sei...

Contudo também estar a comprar uma capuccino e passado uns tempos ter de a vender por nao me sentir à vontade a conduzir...

Em relação ao peso permitido por lei, quase toda a malta anda acima do permitido, correcto? eheheh

Obrigado pelas respostas.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvidas antes da GRANDE compra

Mensagempor danibeja » segunda ago 15, 2016 10:59 am

ADinis Escreveu:Bom dia Sr José, obrigado pela sua resposta.

Quando diz que pode existir diferença de 4/5 litros de diferença, diz que as capucciono gastam menos 4/5 que as intregrais ou ao contrário?

Pois, a nossa questão é essa, a perfilada seria a mais maneirinha... (baixa, aerodinamica, etc...) mas as que têm duas camas sempre feitas só foram construidas depois de 2010, e claro está, é um preço para para já está fora do nosso orçamento.

A opção fica na capuccino e na integral, contudo as intregrais também são mais caras que as capuccino, e no seguimento que procuramos também são mais volumosas, logo já não é possível estacionar onde um carro estaciona, etc.. etc.. não existem escolhas perfeitas, eu sei...

Contudo também estar a comprar uma capuccino e passado uns tempos ter de a vender por nao me sentir à vontade a conduzir...

Em relação ao peso permitido por lei, quase toda a malta anda acima do permitido, correcto? eheheh

Obrigado pelas respostas.


Bom dia,

Vou-me repetir....

Todos os que nunca conduziram uma AC, antes de comprar, aluguem, e de preferência o mais parecida possível com o que fazem intenção de comprar, pois desta forma já sabem o que a casinha "gasta"....

Não existe comparações que desmistifiquem o caso dos consumos, pois as variáveis são muitas, desde o que abaixo foi referido pelos companheiros anteriores, à evolução dos motores, à condução praticada, à potencia dos motores, o peso em circulação da AC, à quantidade de vezes que se muda para 4ª velocidade ou menos, etc...

A titulo de exemplo, fiz uma viagem de cerca de 5 000 Km, nessa viagem circularam 6 ACs, 3 capucine, 2 perfiladas e 1 integral, a diferença de consumos foi muito baixa, se um colocava 60€ de gasóleo, os outros colocavam ou 1 € a mais, ou 1€ a menos, de referir que andámos sempre à mesma velocidade......

Em relação à deslocação do vento, aí existe mesmo muita diferença, porque as ACs anteriores a 2008, o eixo traseiro é muito estreito, não se encontra no limite na carroçaria, logo com a deslocação de correntes de ar causa desconforto, já nas ACs FIAT capuccine mais recentes ( ou nas Ford e Mercedes tracção traseira, que eu não gosto :lol: :lol: :lol: ), isso não acontece, assim como também não acontece havendo muita distancia entre eixos...... sendo as capucine muito mais altas é normal o vento causar muito mais desconforto nas capuccine.... mas modera-se a velocidade para 80Km - 100Km e vamos optimamente bem, mesmo com vento....

Existem imensas variáveis, por isso não à nada como experimentar, as nossas experiências em situações semelhantes podem originar opiniões diferentes........

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes

cron