CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor maprista » domingo jul 24, 2016 5:15 pm

Com o inicio da caça á multa no peso das autocaravanas,são muitos os companheiros com porta motos com a respetiva mota,normalmente estamos a falar de 200 kgs...
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 13, 2016 7:18 am

Caro Mário Prista:
Tem-se efetivamente assistido a uma progressiva "caça à multa" com raíz no peso das ACs.
Na França já nem sequer deixam a AC sair do local sem o peso certo...
Não creio que se trate de uma preocupação dos Estados com a segurança dos veículos, até porque o COC dos veículos permite normalmente, do ponto de vista técnico, pesos brutos superiores ao que consta do DUC (por exemplo, na minha o peso bruto era de 3500 Kg e agora consegui passá-la para 3850 Kg). Trata-se mais de procurar receita.
Mas a vida é assim e é com estes dados que temos de lidar.
Neste contexto, o porta-motas (aquela calha agarrada à traseira da AC na qual se pendura a mota) está praticamente condenado.
A solução passa por transferir peso da AC para "fora" da AC, utilizando o peso rebocável averbado no respetivo DUC, que anda normalmente entre os 1200 e os 1800 Kg.
Essa solução tem outra vantagem: permite aumentar o peso e a potência das motas transportadas! Para quem tem carta de mota é instintivo passar-se dos 50 ou dos 125 CC para potências de 500 ou 750 CC, ou até mais.
Para quem não tem carta de mota e deseja potências superiores aos 125 CC, aí estão as motas de 3 rodas, que podem ser conduzidas até aos 400 CC com carta de ligeiros.
A Quadro até já tem uma versão de 4 rodas, com potência de 350 CC (!), muito apetecível para este mercado (está para sair uma motorização de 630 CC, mas aí é precisa carta de mota, tal como na MP3 da Piagio, que tem 500 CC). A Honda, a Yamaha e outras marcas também já estão na corrida para este nicho de mercado. O problema, claro, é o preço. Por exemplo, a versão de 3 rodas da Quadro custa 7340 €, a de 4 rodas custa 10490 €. Atenção que não estamos a falar de "moto 4", são mesmo motas que se inclinam até aos 45º!
Para os autocaravanistas que queiram combater as cada vez maiores restrições de acesso e circulação em meio urbano, a solução vai ter de passar por aí. Ou então, por recorrerem a ACs cada vez mais minúsculas, manejáveis e parqueáveis.
Henrique Fernandes
 
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor ADinis » sexta ago 19, 2016 9:57 am

Bom dia.

Então posso ter uma autocaravana a circular com 3500kg + 1800kg (reboque) ??

Como conseguiu passar de 3500 para 3850?? passou para pesado de passageiros?

Obrigado.
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor time_out » sexta ago 19, 2016 10:33 am

Henrique Fernandes Escreveu:...
A solução passa por transferir peso da AC para "fora" da AC, utilizando o peso rebocável averbado no respetivo DUC, que anda normalmente entre os 1200 e os 1800 Kg....


Bom dia

Atenção que o peso rebocavel inscrito e o peso que a AC pode rebocar são duas coisas completamente diferentes.
Ao colocar-se uma celula nos chassis os fabricantes das autocaravanas criam um novo chassis (mais fraco) para poder acompanhar a célula até ao seu final.
Esse chassis não está preparado para receber uma estrutura para rebocar os pesos que menciona!
Há que verificar-se caso a caso o que é que a AC pode efectivamente receber como suporte para reboque.

Não esquecer também que com a carta de condução de ligeiros uma AC com o peso bruto de 3500 kg não pode levar nada atrelado. Para usar uma AC com atrelado (até 750kg) ela terá de ter o peso bruto inferior a 3500 kg e a soma do conjunto AC e atrelado não pode em caso algum ultrapassar os 3500 kg.

Exemplo 1 - AC com 2800 kg peso bruto + atrelado com 750 kg peso bruto = 3550 kg - Não é possivel conduzir com carta B (ligeiros)
Exemplo 2 - AC com 2800 kg peso bruto + atrelado com 700 kg peso bruto = 3500 kg - Possivel conduzir com carta B (ligeiros)

Para se conduzir uma AC de 3500 kg com atrelado é necessário possuir a carta B+E (ligeiros e reboque)

NOTA: Ainda não consegui saber se com as AC pesadas se a carta de condução B+E permite que se possa acoplar um atrelado
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor ADinis » domingo ago 21, 2016 6:58 pm

Obrigado pela resposta.

Como conseguiu passar de 3500 para 3850?? passou para pesado de passageiros?
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor time_out » domingo ago 21, 2016 10:12 pm

Boa noite

A legislação europeia permite que com uma carta de ligeiros , tipo B, se possa conduzir uma autocaravana com peso bruto até 4250kg

Como há chassis que permitem o aumento de peso bruto tem havido proprietários que submetem as suas AC a nova homologação aumentando o peso bruto para os valores homologáveis.

Pode ler sobre o tema em http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=6460&p=48764&hilit=aumento+de+peso+bruto#p48764
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor Salazar » segunda ago 22, 2016 12:27 am

time_out Escreveu:A legislação europeia permite que com uma carta de ligeiros , tipo B, se possa conduzir uma autocaravana com peso bruto até 4250kg



Nacional.
Alias, acho que neste momento somos o único país da UE que permite a detentores de carta B conduzir ACs com mais de 3,5t de PB.
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor time_out » segunda ago 22, 2016 7:42 am

Salazar Escreveu:
time_out Escreveu:A legislação europeia permite que com uma carta de ligeiros , tipo B, se possa conduzir uma autocaravana com peso bruto até 4250kg



Nacional.
Alias, acho que neste momento somos o único país da UE que permite a detentores de carta B conduzir ACs com mais de 3,5t de PB.



Bom dia

Lamento ter de o corrigir mas provavelmente fomos os ultimos a aplicar essa directiva comunitária!

Se pesquisar dentro do foro poderá ler sobre os primeiros momentos da aplicação da directiva comunitária no nosso país.
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor Salazar » segunda ago 22, 2016 8:29 am

Bom dia.

No Uk, desde 97, é necessário carta C1 para conduzir ACs com PB compreendido entre 3.5 e 7.5t.
Na Alemanha, desde finais de 90, é necessário fazer uma formação complementar a carta B.
Na Suécia também acabaram com a excepção de PB >3.5t para as ACs com carta B em finais de 90. Na França, se não estou enganado, foi no final dos anos 70.

E a prova disso são os esforços recentes dos fabricantes em oferecer produtos com carga útil decente abaixo das 3.5t. Na Hymer só usam chassis Alko por serem de alumínio. A Carthago também também tem uma gama com carga útil decente abaixo das 3.5t. E estes esforços não são só com o intuito de reduzir consumos e emissões. É também para terem produtos mais acessíveis aos clientes, porque é mais fácil vender uma ACs com uma carga útil de 500kg e PB <3.5t do que dizer "Olhe, o sr leva esta AC mas ainda tem de ir com a sua sra tirar um complemento à carta de condução.
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor fluis » segunda ago 22, 2016 12:54 pm

Boa tarde companheiro Salazar,

Trata-se mesmo de uma diretiva comunitária, em França acabaram com uma exceção que permitia os condutores com a carta emitida antes de um determinado ano (na década de 70), que podiam conduzir veículos (não só autocaravanas), com mais de 3.500 kg e menos de um determinado peso que agora não me recordo.

A diretiva comunitário pode ser consultada neste link:
http://eur-lex.europa.eu/legal-content/ ... 32006L0126

Referindo a isso no Artigo 6
Ponto 4 alinea B:

b) de veículos com massa máxima autorizada superior a 3 500 kg por condutores com a idade mínima de 21 anos e detentores, há pelo menos dois anos, de uma carta de condução da categoria B, desde que esses veículos se destinem essencialmente a ser utilizados, quando estacionados, para fins de instrução ou recreio, sejam utilizados para fins sociais por organizações não comerciais e tenham sido modificados de modo a não poderem ser utilizados para o transporte de mais de nove pessoas nem para o transporte de mercadorias de qualquer natureza que não as absolutamente necessárias para a utilização que lhes foi atribuída
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor Salazar » segunda ago 22, 2016 1:11 pm

Sim, eu conheço essa directiva. A questão é que os membros não a passaram para legislação nacional todos da mesma forma.

No UK sei que, para mais de 3,5t (inclusive ACs), só com C1.

Na Alemanha, por exemplo;
https://www.civd.de/en/technology/europe/eu-driving-licence.html
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor Henrique Fernandes » terça set 13, 2016 3:26 pm

Caros companheiros ADiniz e Time-Out (e outros), só agora tive oportunidade de ler as vossas intervenções.

Tentando responder e enquadrar, direi o seguinte:

Para passar o peso bruto da AC de 3500 para 3850 kg, pedi à casa-mãe, na Alemanha (Knaus), um exemplar PDF do COC (Certificate of Conformity) original (que era de 3850 kg).
Esclareço de permeio que muitos veículos com COCs de 3600, 3750, 3850 e até mais Kg são "emagrecidos" administrativamente para poderem ser vendidos nos países do sul da Europa (e outros) pela marca de 3500 Kg ou menos (por razões fiscais no país de origem do veículo), aonde a carta de ligeiros (categoria B) só permite conduzir efetivamente até esses 3500 Kg.
Os Estados querem é receita fiscal e pouco se importam se depois os proprietários dos veículos nem um rolo de papel higiénico podem transportar na AC...
Os importadores, esses, querem é vender! Depois, quem tiver problemas que se amanhe.

Com esse COC de 3850 kg procedi a uma homologação administrativa no IMT da Guarda. Paguei 150 euros. Passei a ter um veículo "pesado" (categoria J.1) do tipo "autocaravana" (categoria J.2) com 3850 Kg de peso bruto. Vou pagar cento e tal euros/ano de selo do carro (em vez dos 50 e tal atuais), mas ando menos ilegal (mesmo assim ando com excesso de peso...). Com a tolerância dos 5% de lei em relação ao peso, tenho 3850 kg + 5% desses 3850 Kg (192,5 Kg), o que perfaz um "direito de circulação" de até 4042,5 Kg, dentro da legalidade. Se for apanhado com 200 ou 300 kg a mais, não é tão grave como a situação anterior ("ganhei" 404,25 kg - 385 Kg + 5% desses 385 Kg - de folga em relação à situação anterior, dos 3500 Kg). O seguro manteve-se na mesma. Tal como as portagens (classe 2, ou classe 3 sempre que tenha atrelado, já era assim com os 3500 Kg)

Relativamente à carta B ou B+E, em toda a Europa é preciso apenas a carta B. Isto é, pode ter uma AC com 3850 kg e um atrelado até 400 Kg (total = 4250 Kg), ou uma AC com 3500 Kg + um atrelado de 750 KG (total = 4250 Kg) só com carta de ligeiros (estudei a legislação francesa, espanhola, italiana, etc., e é SEMPRE assim).

Como os portugueses têm a mania de ser diferentes e traduziram mal a norma comunitária (!), em Portugal é preciso ter carta B+E a partir de um conjunto (AC+ atrelado) que pese mais de 3500 Kg... Inacreditável!

Claro que é uma estupidez que nos remete para o 4.º mundo, mas infelizmente é assim mesmo, pelo menos enquanto não "atualizarem" a lei.

Forneço o meu contacto pessoal a quem quiser melhores explicações.
Saudações para todos.
Henrique Fernandes
 
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Re: CUIDADO COM OS PORTA MOTOS

Mensagempor ADinis » terça set 13, 2016 4:40 pm

obrigado pela resposta :)
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