por jfneves » sábado set 26, 2015 6:58 pm
Boa tarde,
Sobre os aspectos da necessidade de legalização das pequenas transformações que pretende executar no seu furgão, não o poderei elucidar muito. No entanto, onde poderá recolher informações fidedignas será no IMTT.
Posso-lhe dizer que relativamente à AC que transformei e legalizei, já no longínquo ano de 1992, existia legislação rodoviária que limitava a velocidade dos veículos comerciais a 80 Km/h e como as AVs eram consideradas viaturas ligeiras, exactamente como um automóvel, essa limitação não existia. Então o que se passava e pude-o verificar por diversas vezes, principalmente nas autoestradas em que circulava a 120 Km/h, a Brigada de Trânsito da GNR, colava-se na minha traseira e passados alguns quilómetros ultrapassava-me, sem nunca me terem mandado parar. Penso que a brigada através da matrícula, pedia informação sobre o veículo ao centro de comando e obtendo a informação de que se tratava de uma AV, verificavam que a velocidade estava dentro das normas. Hoje não sei como actua a fiscalização relativamente a estes aspectos, mas naquele tempo era intensa, assim como verificavam a existência ou não da rede nos veículos comerciais de dois lugares. Presentemente, têm duma forma directa e imediata, acesso a todos os dados de qualquer veículo e do seu proprietário.
Relativamente ao seu caso, poderia, a título de exemplo e como uma solução possível, proceder da seguinte forma: construir um móvel amovível com conjunto Fogão/Lava-Louça (2 bocas), frigorífico e armário por baixo do lava-louça. Sob o meu ponto de vista, é fundamental este conjunto básico para um mínimo de funcionalidade. Colocaria dois depósitos de cerca de 50L/cada, um de água potável e um outro de águas cinzentas, montados entre as longarinas do chassi e pintados de preto, os quais estou convencido de que não criariam qualquer problemas nas inspecções periódicas, podendo ser considerados caixas de ferramentas. Dimensões dos depósitos: 60x30x30; 70x30x25, etc..... Sobre a colocação dos depósitos, poderia obter informação junto de um centro de inspecções, caso a resposta fosse positiva, passaria a efectuar as inspecções periódicas da viatura nesse centro.
Quanto á cama, colocaria um estrado transversal no furgão, com pernas, possibilitando a colocação de um gavetão de arrumações na parte inferiore, que durante o dia funcionaria como sofá, tanto para descanso como para as refeições, utilizando uma mesa desmontável.
Cumprimentos,
Fernando Neves