Furgão transformado em AV

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Furgão transformado em AV

Mensagempor lumota » sexta set 18, 2015 1:57 pm

Boa tarde.

Ando a planear fazer uma transformação minimalista num furgão (só cama e arrumações, talvez um frigorífico, mas sem águas nem gaz de raiz), e queria saber se, nesses termos, poderia manter o veículo registado como de mercadorias, já que quero manter a mesma lotação. Ou, dito de outra forma, queria saber se há algo (ou alguém, nomeadamente a polícia!) que me impeça de dormir dentro de um ligeiro de mercadorias.

Andei a ler extensamente o forum, e não consegui esclarecer-me. Alguém sabe com que linhas poderei coser-me?

Obrigado e cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor fluis » segunda set 21, 2015 8:56 am

Bom dia,

A homologação para autocaravana/autovivenda requer garantidamente a elaboração de planos de transformação, com indicação de transformações ao nível de água e elétrico, já tendo havido alguns tópicos onde este assunto foi abordado.
Penso que algumas transformações no veículo mais ligeiras, podem não carecer de homologação, nomeadamente o forrar as paredes e o colocar um estrado que funcione como cama, existem muitos comerciais com estrados, para por exemplo criar 2 zonas de carga, agora mais transformações fixas poderão já ser arriscadas, e provocar multas ou o reprovar na inspeção periódica, o que poderá ser o caso do frigorifico.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor lumota » terça set 22, 2015 10:18 pm

Obrigado pela resposta.

O frigorífico que estava a pensar instalar seria daqueles portáteis, pelo que aquando de uma inspeção poderia ser retirado.

Quanto às alterações (forrar, estrado, etc) estava a pensar em regularizar, para evitar problemas.

A questão que me preocupava era se a polícia poderia criar problemas por se estar a dormir dentro de um furgão não oficialmente transformado em AV... Alguém conseguirá esclarecer este ponto?

Cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor lumota » sábado set 26, 2015 2:09 pm

Boa tarde.

Não há mais ninguém que possa tentar elucidar estas questões?

Cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor jfneves » sábado set 26, 2015 6:58 pm

Boa tarde,

Sobre os aspectos da necessidade de legalização das pequenas transformações que pretende executar no seu furgão, não o poderei elucidar muito. No entanto, onde poderá recolher informações fidedignas será no IMTT.

Posso-lhe dizer que relativamente à AC que transformei e legalizei, já no longínquo ano de 1992, existia legislação rodoviária que limitava a velocidade dos veículos comerciais a 80 Km/h e como as AVs eram consideradas viaturas ligeiras, exactamente como um automóvel, essa limitação não existia. Então o que se passava e pude-o verificar por diversas vezes, principalmente nas autoestradas em que circulava a 120 Km/h, a Brigada de Trânsito da GNR, colava-se na minha traseira e passados alguns quilómetros ultrapassava-me, sem nunca me terem mandado parar. Penso que a brigada através da matrícula, pedia informação sobre o veículo ao centro de comando e obtendo a informação de que se tratava de uma AV, verificavam que a velocidade estava dentro das normas. Hoje não sei como actua a fiscalização relativamente a estes aspectos, mas naquele tempo era intensa, assim como verificavam a existência ou não da rede nos veículos comerciais de dois lugares. Presentemente, têm duma forma directa e imediata, acesso a todos os dados de qualquer veículo e do seu proprietário.

Relativamente ao seu caso, poderia, a título de exemplo e como uma solução possível, proceder da seguinte forma: construir um móvel amovível com conjunto Fogão/Lava-Louça (2 bocas), frigorífico e armário por baixo do lava-louça. Sob o meu ponto de vista, é fundamental este conjunto básico para um mínimo de funcionalidade. Colocaria dois depósitos de cerca de 50L/cada, um de água potável e um outro de águas cinzentas, montados entre as longarinas do chassi e pintados de preto, os quais estou convencido de que não criariam qualquer problemas nas inspecções periódicas, podendo ser considerados caixas de ferramentas. Dimensões dos depósitos: 60x30x30; 70x30x25, etc..... Sobre a colocação dos depósitos, poderia obter informação junto de um centro de inspecções, caso a resposta fosse positiva, passaria a efectuar as inspecções periódicas da viatura nesse centro.

Quanto á cama, colocaria um estrado transversal no furgão, com pernas, possibilitando a colocação de um gavetão de arrumações na parte inferiore, que durante o dia funcionaria como sofá, tanto para descanso como para as refeições, utilizando uma mesa desmontável.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor lumota » domingo set 27, 2015 2:28 pm

Obrigado pela partilha, Fernando.

Acontece que no meu caso estava mesmo a querer fazer umas transformação minimalista, para gastar pouco dinheiro e para aproveitar um furgão pequeno que tenho à disposição.

Assim sendo, sem águas e gás, temo que a legalização como AV seja impossível. Será mesmo?

Ora, sendo este o caso, o meu receio é vir a ter problemas com a polícia, ao estar a dormir lá dentro... Será este receio infundado?

Cumprimentos e obrigado, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor jfneves » domingo set 27, 2015 5:20 pm

lumota Escreveu:......... o meu receio é vir a ter problemas com a polícia, ao estar a dormir lá dentro... Será este receio infundado?


Creio que sob esse ponto de vista, não terá quaisquer problemas em dormir dentro da viatura, desde que esta esteja estacionada dentro das normas vigentes no local.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Furgão transformado em AV

Mensagempor skynight » terça fev 09, 2016 11:56 pm

Meu caro, não há ninguém que o proíba de dormir na sua propria viatura. Isto foi-me dito pela GNR de vendas novas. Estou a fazer o mesmo prometo que pretende fazer, com uma Mercedes vito. Se a construção for totalmente amovível nao precisa de homologação.
viewtopic.php?f=12&t=7640&p=66732#p66732
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes