Duvidas de um principiante

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » sexta jul 10, 2015 1:47 pm

Boas amigos.

Dentro de muito pouco (1 semana) tempo irei ter a minha primeira AC. Uma Fiat Ducato 1.9D.
Durante as ultimas 2 semana estive a ler centenas de posts aqui no forum e não só. No entanto ficaram-me algumas duvidas, mesmo continuando a ler posts sobre o mesmo tipo de assunto nunca encontrei respostas ás mesmas.
Se por acaso houver as respostas em alguns posts peço desculpa.

Então cá vão as minhas duvidas/perguntas:

1- Digam-me que acessorios, ferramentas, gadjets, etc, levam sempre nas viagens, coisas que
não podem passar sem elas, nas AC's obviamente. :)

2- A respeito de correntes de neve, por exemplo onde param para as colocar? Nas bermas? Não
é um pouco perigoso parar numa berma e meter as correntes com carros em circulação?

3- Se eu tiver uns pneus de neve montados irei precisar á mesma de correntes de neve?

4- Quais os liquidos que terei de tratar para não congelarem numa viagem á neve? Como tratar
por exemplo do liquido limpa vidros, ou dos depósitos de água?

5- Quantas noites aguenta uma bilha de gáz para aquecer a celula, em média, aquecimento,
frigorifico, fogão e duche?

6- Normalmente nas AC's a chaufagem do motor é independente da do boiler? Tipo se em viagem
meter a chaufagem do motor a trabalhar esse calor vai sair tambem na tubagem de aquecimento
da celula?

7- Relativamente ás "regras de ouro" se tiver as claraboias abertas e o resto fechado é
considerado campismo? E se tiver a porta aberta da autocaravana sem o degrau descido tambem
é considerado campismo?

8- Confirmam que em termos de segurança vilas, aldeias e pequenas cidades são efectivamente
mais seguras que as grandes cidades?

9- Que aplicações usam no vosso telemovel para vos ajudar nas viagens? Guias turisticos,
mapas, gps, etc?

10- Quando vão a algum pais da UE e usam o MB para levantar dinheiro é vos cobrada alguma
comissão e quando fazem pagamentos das compras/restaurantes, etc tambem vos cobram comissão?

11- Quando estão num local com neve não se deve puxar o travão de mão, perante isto como
fazem para imobilizar a AC em seguranca?

Obrigado desde já amigos.

Cumprimentos
Ricardo Miguel
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor jominas » sexta jul 10, 2015 8:11 pm

Boa tarde. Também tenho uma fiat Ducato 1.9TD, célula RIVIERAde 1996.
O seu maior problema, é a pouca força nas subidas, mas enfim. Vai-se mais devagar.
Correntes e pneus de neve, não percebo nada.
Pelas vezes que abasteci, na zona EURO, só os cartões de crédito pagaram taxa.
O Boiler, para aquecer a água e o Truma, para aquecimento da célula, são a gás e nada têm a ver com o motor, bem assim como o frigorífico.
Na minha, só cabe uma garrafa de gás propano e optei pelo REPSOL, que também há em spanha. Tenho uma garrafa da camping gás, com redutor de 3,6 Mbars, que uso para desenrascar, caso a outra acabe.
Uma mala de ferramentas, com alicate chaves de fendas, bocas e inglesa, martelo e claro as chaves de rodas, macaco e acessórios, porque por vezes énecessário apertar qualquer coisa. Levo também umas abraçadeiras de plástico.
Uma extensão normal e um terminar com ficha macho, como a da caravana, porque há parques, como o de Beja e Serpa, que têm saídas dessas. Além disso, levo uma extensão de enrolar, com 4 fichas femeas. Por vezes dá jeito.
Uso GPS, IGO Primo android, nuim tablet, porque dá para meter as merdidas do carro.
Procure as áreas de serviço para pernoitar.
Compre liquido para a cassete da sanita. Eu Comprei no Le Roy Merlin.
Goze o que puder.
jominas
 
Mensagens: 9
Registado: quinta abr 02, 2015 10:51 am
Localização: Coimbra

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 11, 2015 11:19 am

Ola bom dia, seja bem vindo a esta comunidade.

Pela pouca experiencia que tenho no autocaravanismo, cerca de 3 anos e meio, posso lhe ajudar no que eu sei.
Passo a responder conforme as perguntas que fez.

Pergunta nº1: Feramentas que eu levo, caixa de ferramentas com chaves de bocas, alicantes, etc... , mangueira, macaco, extensão electrica, correntes de neve, um cartuxo de cola e veda, estacas para prender os ferros do toldo em caso de vento, vassoura e pá, fusiveis, braçadeiras de plastico e de metal, rampas de nivelar a autocaravana, cadeados para as bicicletas.

Pergunta nº2: Normalmente tenho correntes e spray que se coloca no rodado dos pneus para não patinar as rodas motrizes no gelo. As correntes só utilizei uma unica vez e foi quando estava estancionado fora da estrada. Mas por exemplo se for em auto-estrada e começar um nevão forte, posso parar na berma e besuntar as rodas com o spray e parar na proxima esta estação de serviço para colocar as correntes. Nota: O spray é so para um desenrasque, no caso de a autocaravana começar a patinar na neve o spray serve perfeitamente para sair, e a andar entre os 10km/h a 50km/h durante cerca de um maximo de 5kms. Por isso pela experiencia que tenho, se por ventura numa auto-estrada começar a nevar, pode circular com percaução durante uns bons kms sem usar nada, porque o trafego sempre vai abrindo caminho na zona das rodas :)

pergunta nº3: Nunca tive pneus de neve, mas na minha modesta opinião penso que numa situação de neve a serio tenho duvidas que sejam eficazes.

Pergunta nº 4:No Liquido limpa vidros nunca meti nada, mas nunca usei, nem tento usar com receio de estragar alguma coisa, nem o liquido dos vidros nem as escovas. As escovas e o liquido dos vidros so uso por exemplo quando estou com a autovivenda a circular na neve ou em temperaturas baixas, sempre tem o calor do motor que não deixa congelar, agora por exemplo se pernoito na neve e no outro dia de manha quero usar as escovas ou o liquido dos vidros, é nesta ocasião que não uso nem um nem o outro, aqueço um pouco de agua e jogo para a zona do motor dos limpa vidros, depois com a mão vejo se não estão presos.
Á quem os abra durante o tempo que estão estancionados na neve.

Pergunta nº5: Uma bilha de 13kgs sempre a gastar dia e noite sem parar, aguenta uns 3 dias. Mas por exemplo a mim dura-me mais, porque quando saiu da autovivenda para brincar na neve ou passear, desligo o gaz. Tudo depende da temperatura, á sitios que a temperatura fria é seca, tem outras zonas que a temperatura fria é humida, aguenta-se mais o frio seco que humido. Por isso pode-se gastar mais ou menos gaz, depende. Gaz para a neve é sempre propano e nunca butano.

Pergunta nº6: Não, uma coisa é o aquecimento do motor que só sai das saidas do tablier, outra coisa é o aquecimento do truma a gaz da celula. Nas autocaravanas de ultima geração já tem esse opção, com o aqueciemento do motor já tem saidas para a celula, como tambem o ar condicionado do tablier saidas para a celula. mas o amigo não precisa disso, a minha chaufage do motor no maximo, as pessoas que vão atras na celula ficam com as orelhas todas vermelhas do calor :), agora a zona dos pés é que custa mais a aquecer. Tem autocaravanas mesmo antigas tem aquecimento na celula electrico para a zona dos pés, a minha não tem isso.

Pergunta nº7: Nesta situação, eu não sei, mas onde estanciono, seja na praia, no campo, menos em cidade, eu abro ligeiramente as claraboias e as janelas, nas minhas janelas tem uma opção que se abre um pouco e de fora parece que estão totalmente fechadas.

Pergunta nº8: Eu procuro sempre zonas calmas, e não zona urbana. E pernoito sempre ao pé de outros autocaravanistas.


Pergunta nº9: Gps uso um da tomtom, não uso gps nos smartphones, aquecem muito e ainda mais no vidro da autovivenda a dar o sol :), uso um tomtom antigo que tenho que trabalha perfeitamente, com mapas actualizados. Tenho tambem um mapa de portugal e europa sempre á mão. Quando saiu para sitius desconhecidos, normamente faço sempre um roteiro e intenerario para a zona onde vou pela internet, locais a visitar, restaurantes, onde dormir, e coloco as coordenadas no tomom.

Pergunta nº 10: Na UE o multibanco não paga taxa de levantamento, o cartão de credito não paga taxa, se for usado em pagamento sem levantar, pelo menos em espanha nunca paguei taxa.

Pergunta nº 11:Eu faço o seguinte, noites de bastante vento que se lixe :), é travão de mão, é caixa de velocidades engatada, é macacos estabilizadores metidos, é calços nas rodas. De manha quando afrouxo o travao de mão nunca prendeu, os macacos estabilizadores é que estalam quando os recolho com a manivela, mas é o gelo a partir. Estancionado com inclinação nunca fiquei.

Não é um bixo de 7 cabeças, mas cada vez que o amigo sair irá concerteza levar material que se adapte ás suas necessidades.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » sábado jul 11, 2015 1:08 pm

Boa tarde companheiros jominas e Luismbmp, muito obrigado pela ajuda.

Vamos ver como me vou sair, para já no primeiro "test drive" que fiz ao volante da minha futura AC não achei nada facil de conduzir...
Espero que ao fim de umas dezenas de kms já seja canja :)

Também vos aconteceu o mesmo?
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 11, 2015 2:14 pm

Boas,
pois :) bem-vindo ao mundo do capucine.
Eu não tenho esse problema, tenho uma autovivenda, e tenho rodado duplo.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » quarta jul 15, 2015 8:07 am

Afinar era canja :) é só uma questão de habito.

Gostaria de saber onde posso comprar o tão famoso cola e veda flexivel e que marcas recomendam?
Há cola e veda em branco?

Obrigadinhe
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor Luismbmp » quarta jul 15, 2015 10:02 am

rmiguel Escreveu:Afinar era canja :) é só uma questão de habito.

Gostaria de saber onde posso comprar o tão famoso cola e veda flexivel e que marcas recomendam?
Há cola e veda em branco?

Obrigadinhe



Boas, á sim...
Eu uso um da marca t-rex em branco, sempre usei esta marca e acho o melhor, flexivel. No Aki esta por volta dos 10€.

Imagem


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » quarta jul 15, 2015 10:29 am

Grande amigo Luis, mais uma vez obrigadinhe pela ajuda ;)
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » quarta jul 15, 2015 10:58 am

Já agora esqueci-me de referir, que este cola e veda era para tapar umas fendas que deixam entrar um pouco de água para o interior, sendo assim o uso do mesmo tambem se aplica nestes casos?

Obrigadinhe
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor Luismbmp » quarta jul 15, 2015 11:30 am

rmiguel Escreveu:Já agora esqueci-me de referir, que este cola e veda era para tapar umas fendas que deixam entrar um pouco de água para o interior, sendo assim o uso do mesmo tambem se aplica nestes casos?

Obrigadinhe



Boas, depende da fenda, quantos milimetros tem a largura da fenda?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » quarta jul 15, 2015 2:53 pm

mais ou menos 1ou 2mm
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor Luismbmp » sexta jul 17, 2015 10:00 pm

Boas,
Unte e besunte á vontade, vai ficar 5 estrelas :lol:


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um principiante

Mensagempor rmiguel » sábado jul 18, 2015 2:16 pm

Obrigado amigo Luis ;)
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes