Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor Luismbmp » domingo nov 09, 2014 10:23 pm

Boas, hoje fiz um teste com o meu aquecedor. Com uma temperatura de 11º no exterior, com alguma cacimba da noite e humidade. No interior tinha uns modestos 15º. Ao ligar o aquecedor esperei cerca de 15 minutos para o interior ficar a 20º. Mas os pezinhos sempre frios :(
Com o aquecimento central no maximo, foi preciso esperar mais 25 minutos para conseguir minimamente os pés quentes e uma temperatura interior de 28º.
As orelhas já estavam vermelhas de tanto calor, mas os pés não ficam assim tão quentes.

Por isso perguntava aos companheiros,
qual o tempo que os vossos aquecedores demoram a aquecer o ambiente todo das vossas AV/AC?

Acho que o meu aquecedor demora um pouco mais a aquecer a AV.



Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor jgomes » segunda nov 10, 2014 10:38 am

Bom dia.

Que tipo de aquecedor usa? Boiler ou aquecedor?

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor time_out » segunda nov 10, 2014 10:49 am

Bom dia

O tempo de aquecimento do interior depende de vários factores sendo o mais importante a forma como o isolamento (celula, cabine, chão, etc...) é feito.

Se houver um bom isolamento a perca de calor gerado pelo aquecimento não se perde rapidamente e mais depressa se consegue atingir a temperatura desejada. Claro que as partes mais baixas serão sempre as ultima a serem aquecidas já que o calor sobe!

A forma como o calor gerado pelo aquecedor é distribuido é também determinante na rapidez do aquecimento assim como o volume a ser aquecido.

Para poder obter uma informação comparável há que fazê-lo com uma viatura similar (tipo e volume).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor Luismbmp » segunda nov 10, 2014 2:53 pm

Boas,
o aquecimento é feito por um aquecedor truma s2200, a distribuição do aquecimento é feito por um truma multivent, que faz a distribuição para a sala, corredor e wc, junto ao piso.
A capacidade do aquecedor é de 1850W/h, tamanho da AV no interior, 17m3. Isolamento feito com wallmate, paredes e tecto. O piso não tem isolamento termico, tem contraplacado maritimo e chão de vinil, pelo menos não me recorda ter visto a fabrica a isolar o chão.

O meu maior problema de entrada de frio e dissipação de calor é, na porta lateral, mesmo que as borrachas da porta estejam a vedar bem, o frio sente-se junto das borrachas. A cabine entra muito frio na zona dos pés, deve vir do compartimento do motor. As claraboias deixam fugir ar quente, e o piso que está directamente em contacto com a chapa da carrinha, nota-se o gelo que o piso tem.
Os vidros da cabine tenho os isotermicos que protegem um pouco do frio.

Mas por exemplo, de manha quando se acorda, tenho que mais ou menos uns 45 minutos antes de agente sair da cama, acender o aquecedor no maximo e o multivent na velocidade maxima para depois ao sair da cama ter minimamente a AV quente.
A 11º no exterior ao fim de 45 minutos, tenho a AV com 28º.
A uma temperatura mais baixa no exterior, por exemplo 0º, ao fim de uma hora e tudo no maximo tenho uma temperatura de 22-24º no interior.
Mas por exemplo não posso colocar o aquecedor na velocidade minima quando a AV está quente, porque ao final de uma meia hora, baixa o calor dentro da AV. De 28º vai baixando de 10 em 10 minutos uns 2º, até estabilizar nos 20º. E por exemplo o dia todo no maximo o gaz vai embora que é fogo, 2-3 dias fico sem gaz.


Por isso gostava de saber como acontece com os companheiros.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor jgomes » terça nov 11, 2014 10:06 am

Bom dia.

Penso que pela explicação que deu, explicou porque razão a sua auto vivenda demora tanto tempo a aquecer. Como é do conhecimento geral, o ar quente como é mais leve, sobe mais facilmente, ora se as clarabóias não vedam bem e deixam sair o ar, penso que seja normal ter tão pouco calor no interior. Depois tem o problema da entrada de ar pelo, compartimento do motor.
Afinal o seu problema não é o funcionamento do aquecedor mas sim do isolamento da viatura.
Eu, pessoalmente e respondendo à sua pergunta, na minha Ac, demora cerca de 10 a 15 minutos aquecer o interior da viatura nos cerca de 22 graus, com o Trumavent; o que demora um pouco mais é a aquecer a água, depois é um instante.

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor time_out » terça nov 11, 2014 12:52 pm

Luismbmp Escreveu:... O piso não tem isolamento termico, tem contraplacado maritimo e chão de vinil, pelo menos não me recorda ter visto a fabrica a isolar o chão...


Para os meses frios invista numa alcatifa/tapete grosso que cubra todo o chão. Verá que terá menos frio.

Imagem

Luismbmp Escreveu:...O meu maior problema de entrada de frio e dissipação de calor é, na porta lateral, mesmo que as borrachas da porta estejam a vedar bem, o frio sente-se junto das borrachas...


Como solução aplique uma cortina de material isolante. Deste modo evita correntes de ar e o contacto directo do ar quente com o metal frio.

Imagem

Luismbmp Escreveu:...A cabine entra muito frio na zona dos pés, deve vir do compartimento do motor...


Aqui tambem pode colocar uma alcativa grossa ou reforçar o isolamente acustico existente por debaixo do tapete original. Atenção à zona dos pedais que deve ficar funcional sem que o acrescimo de material venha a interferir com o bom funcionamento dos mesmos. Lembro-me de já ter visto conjuntos de mantas termicas feitas para resolver este assunto.

Pode sempre optar por ter tambem uma cortina que separe a zona do painel do habitáculo criando uma barreira a correntes de ar e limitando as zonas frias (metalicas) de estarem em contacto com o ar quente.

Imagem

Luismbmp Escreveu:...As claraboias deixam fugir ar quente...


Aqui tambem pode colocar manta termica, tal como nos vidros dianteiros, evitando que o ar quente entre em contacto com uma superficie fria.

Imagem

Luismbmp Escreveu:...e o piso que está directamente em contacto com a chapa da carrinha, nota-se o gelo que o piso tem...


Talvez a maior fonte de arrefecimento de todo o veículo. Se o usa muito em periodos frios terá de fazer um investimento nesta zona. Se puder colocar isolamento por debaixo do painel de contraplacado será o ideal, caso contrario uma boa alcatifa irá isolar o chão.



Luismbmp Escreveu:...Os vidros da cabine tenho os isotermicos que protegem um pouco do frio....


Poderá melhorar com a aplicação de manta termica pelo exterior.

Imagem
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor cookie » terça nov 11, 2014 3:03 pm

já foram dadas boas dicas.
tb me parece que o problema é o isolamento e não o boiler.

já li num forum espanhol que há companheiros que recortam esferovite e colocam, por dentro, na zona das claraboias e janelas.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor Luismbmp » quarta nov 12, 2014 4:49 pm

Boas, agredeço a ajuda.
Cortina a separar a cabine da celula isso tenho.
Fiz uns quadrados com madeira e wallmate, forrados a napa igual á napa da AV, para tapar as claraboias.
Irei adquirir uns tapetes em alcatifa para o corredor e sala de estar.
Estou ainda a pensar no que fazer para isolar a porta lateral, ainda não arranjei solução.
A porta lateral, tambem foi isolada com wallmate, a zona das borrachas é que deixa entrar frio, especialmente se tiver vento no exterior, o vento entra pela extremidade da porta, e as borrachas sempre deixam entrar algum frio.


Tudo tem que ser bem isolado, andei a ver, até a tomada de 220v exterior entra frio :), o buraco a tomada exterior de 220v tem um orifício que faz corrente de ar para a célula, deve fazer contacto com as claraboias.
Até a porta da cassete da sanita tem isolamento :)
Onde sinto muito frio tambem é nas portas traseiras, as borrachas tambem deixam entrar frio, eu tenho uma parede de alto a baixo a isolar as camas, mas mesmo assim entra frio. Qualquer dia faço mas isto, bem pode o frio fugir :)

http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-qui ... quecimento


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor erebrus » quarta nov 12, 2014 5:47 pm

Também tenho uma cortina entre a célula e a cabine e realmente acho que ter algo semelhante para a porta lateral é boa idea. A questão que coloco é: Qual o material mais adequado para tal cortina?

Obrigado
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Em quanto tempo o vosso aquecedor demora a aquecer a AC?

Mensagempor Luis Agostinho » quarta nov 12, 2014 7:44 pm

Boa noite erebrus,

erebrus Escreveu:A questão que coloco é: Qual o material mais adequado para tal cortina?


Experimente ir a uma loja de tecidos/cortinados e pergunte por black-out para janelas(por vezes as cortinas dos hotéis são feitos desse material para servir de tapa-luz), se lhe agradar a consistência compre também um rolo de velcro autocolante, corte o black-out à medida da porta mais um bocadinho, cole tiras de velcro na moldura da porta e no black-out e "agarre" lá o black-out cortado à medida.

Não sei se me consegui explicar bem, mas se tiver dúvidas diga.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 21 visitantes