Projecto Teardrop

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Projecto Teardrop

Mensagempor pteixeira » quarta set 10, 2014 11:05 pm

Olá boa noite a todos.

Conforme prometido, aqui vai a apresentação do meu projecto que estou a começar a trabalhar.

Basicamente, o Teardrop é uma "caravana" muito utilizada há muitos anos nos Estados Unidos, mas por cá, e até agora, não conheço nem vi ninguém que use uma.
Realmente, parece-me uma tarefa dificil perante as dificuldades legais que a lei portuguesa nos impoe... mas a esperança é a ultima a morrer e tenho estado em contacto indirecto com um engenheiro do IMTT para ver o que me diz.

A minha ideia é aquirir um atrelado nacional homologado... isto porque é obrigatório que o atrelado seja homologado, caso contrário, ou faria um ou alterava. Aliás, pensei em pegar num chassi duma caravana e começar por aí... mas esta é mais uma dúvida que ainda não tenho resposta, ou seja, se é possivel ou não utilizar o chassi da caravana e este ser legal. No que diz respeito à legalidade, a opção de adquirir o atrelado nacional homologado parece ficar resolvido, até porque já encontrei um construtor que faz-me basicamente o chassi com capacidade de ate 750 Kgs.

O Teardrop propriamente dito, seria montado sobre a estrutura do atrelado, quer seja um quer seja o outro, mediante as medidas do mesmo. O que estaria a pensar seria no maximo 1,90x3,00. Estes 3 metros é área de construção, sem contar com a lança.

O que o IMTT em informa é que, para fazer o Teardrop necessito de um projecto de um engenheiro ligado a caravanas, só assim é possivel faze-lo.

No entanto, é aqui que reside a questão. Uma vez que não vou instalar gás, nem água, nem electricidade (e daí talvez, mas apenas uma tomada), não vejo qual a necessidade de um projecto para construção. Basicamente é como se fosse uma caixa de carga em cima de um atrelado.

Vou dando noticias conforme o IMTT me vai informando.

Cumprimentos,
PT
pteixeira
 
Mensagens: 2
Registado: segunda set 08, 2014 11:17 pm

Re: Projecto Teardrop

Mensagempor curto » quinta set 11, 2014 11:41 am

Cá estão os cuscas como eu para ir acompanhando.
Bom trabalho
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Projecto Teardrop

Mensagempor RMartins » quinta set 11, 2014 8:13 pm

Eu não queria estar a enganar ninguém mas em Julho no Sitava em Vila Nova de Milfontes vi uma caravana que ou era uma dessas pois era bastante pequena ou uma pequena Airstrea.
Chamou-me a atenção pela dimenção e por ser toda em cinza/prata.
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: Projecto Teardrop

Mensagempor spedy » sexta set 12, 2014 11:59 am

Boas, tenho ideia de ter visto em tempos um programa sobre alguém que se estava a dedicar ao restauro desse tipo de caravanas, em Portugal, só não me lembro onde...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Projecto Teardrop

Mensagempor time_out » sexta set 12, 2014 1:37 pm

spedy Escreveu:Boas, tenho ideia de ter visto em tempos um programa sobre alguém que se estava a dedicar ao restauro desse tipo de caravanas, em Portugal, só não me lembro onde...


Boa tarde.
O programa que menciona tratava do restauro de caravanas da marca"Airstream".
O conceito "teardrop" é diferente. Basta fazer uma busca a imagens de "teardrop caravan" na internet para ver a diferença.
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Projecto Teardrop

Mensagempor fluis » sexta set 12, 2014 1:46 pm

Boa tarde,

A não ser que eu tenha errado nas pesquisas que efetuei, fiquei com a ideia com o conceito teardrop é muito semelhante à pluma Weekend, fabricada em Portugal pela extinta Pluma, ou mais recentemente pela Saurium empresa ligada ao grupo Macrocamping de Coimbra.

De modo simplista pode-se resumir a uma caravana de dimensões extremamente reduzidas e em formato de lágrima. Se for esse caso, penso que seja tema desenquadrado deste fórum o qual recordo se destina a tratar o tema autocaravanismo. Existem fóruns dedicados a caravanas, onde o discussão do tema ficará melhor enquadrado, havendo certamente maior probabilidade do user receber maior auxilio e feedbak para o projeto que quer levar avante, e para o qual obviamente que desejo a melhor sorte.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes