Alguma vez pensaram nisto?!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 09, 2014 10:52 am

Bom dia,

Se virmos bem é mais ou menos o preço de um painel solar...existem locais que se calhar carrega mais que um painel...durante as noites de ventania e sem sol está ali para as encomendas...

Alguns dizem que transmite vibrações à célula...algum ruido incomodativo...mas não será uma alternativa ao peso de um painel solar e aos dias de chuva sem sol?! Painel solar e isto complementam-se,acho.(?!)

Imagem

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... UNZEL.aspx

Estou a pensar muito seriamente em adquirir um....quando perder o amor ao dinheiro...até lá vou-me mantendo com um painel.

Opiniões precisam-se.Obrigado

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Euroviajante » terça set 09, 2014 12:47 pm

Imagem


A tua AC com uma coisa destas parece um helicóptero - Gira e Boa
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora a sério, achas que vale o investimento com tantas ofertas que temos de apoio de 220V nas ASA por essa Europa?

Abraço

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Teresa » terça set 09, 2014 3:43 pm

Já vi uma ac equipada com este equipamento,tal como diz o Manuel Pereira :mrgreen: :mrgreen: mais parece um helicóptero....não te metas nisso Luís :roll:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor curto » terça set 09, 2014 6:42 pm

Também eu me interesse por um , mas consultados os técnicos, o ruido e a vibração (que não param de noite, a não ser que se imobilizam e como?) parecem desaconselhar a instalação em AC.
Acabei por isso de me reforçar com mais um painel solar.
Mas , cada um tem uma opinião.
Vão dando noticias
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor danibeja » terça set 09, 2014 6:51 pm

Boa tarde,

A ideia não é má, mas este aparelho é muito fraco, apenas 50W... em relação a vibrações e barulho incomodativo, já tive noticias de dois companheiros....

No seu lugar ( caso alguma vez tenha sentido falta de energia ), acrescentava mais uma bateria, e se necessário, mais um painel solar.

A minha AC, vinha com duas baterias de carro, e eu apenas lhe coloquei um painel solar, e nunca tive problemas de energia.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 09, 2014 8:14 pm

danibeja Escreveu:No seu lugar ( caso alguma vez tenha sentido falta de energia ), acrescentava mais uma bateria, e se necessário, mais um painel solar.


É...e depois tinha uma pessoa que eu vou conhecer no Encontro em Barril de Alva e que faz anos no diz 10/10 a mandar subir para a balança aí numa nacional qualquer e a aplicar o código da estrada...!!! :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :wink:

Peso na AC já tenho que baste... :oops: :oops:

Só a curiosidade e o engenho me levou a equacionar esta hipótese e porque tenho uma arca congeladora na garagem e que me leva alguma energia...pensei que durante a noite tinha a ventoinha a trabalhar para suprir o consumo durante a noite...mas um dia destes se descobrir alguém que tenha vou-me aproximar para ver bem.
Obrigado pelas vossas opiniões.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor spedy » terça set 09, 2014 8:55 pm

Também ja vi no algarve um companheiro com algo idêntico, presumo que dependendo do suporte e montagem as vibrações possam ser minimizadas...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Oliventino » terça set 09, 2014 9:24 pm

Boa noite.
Há dois ou três anos o companheiro alexandrexora ia vender uma de que não gostou.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor bushman » terça set 09, 2014 10:53 pm

Boas,

Ia vender... mas não vendeu :lol:
Já tive com o Alexandre aqui no Algarve e com o windcharger a funcionar.
Ele tinha-o montado na Ac, inclusive tenho fotos.

Tambem eu andei doido com o gerador, e a ultima msg que enviei ao Alexandre foi que se ele o vende-se eu comprava.
Isto a pensar na ida para a neve(pirineus), mas agora já mudei de opinião.
Este da Leroy é uma imitação do Rutland 504 do Alexandre, vindo de inglaterra fica a uns 340€, depende do cambio.
50Watts?? isso é nas melhores das condições de vento e é o pico maximo, ou seja vento a 40knos( 80km/h), ou seja 5amp será sempre dificil de atingir. Vantagem ser de 52cms(elices) e gerar 12v dc(acho que é assim, ou seja pode ser ligado directamente á bateria, enquanto outros maiores é necessário transformador proprio por terem 3 fios. Com o uso os imans vão-se gastando e é necessário substituir.
Tambem eu já reforcei os fotovoltaicos e tenho 330w a produzir 17amp no maximo.

Mas é sempre mais uma fonte de energia, realmente, mas custa uns euros...
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor danibeja » quarta set 10, 2014 9:26 am

Luis Agostinho Escreveu:
danibeja Escreveu:No seu lugar ( caso alguma vez tenha sentido falta de energia ), acrescentava mais uma bateria, e se necessário, mais um painel solar.


É...e depois tinha uma pessoa que eu vou conhecer no Encontro em Barril de Alva e que faz anos no diz 10/10 a mandar subir para a balança aí numa nacional qualquer e a aplicar o código da estrada...!!! :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :wink:

Peso na AC já tenho que baste... :oops: :oops:

Só a curiosidade e o engenho me levou a equacionar esta hipótese e porque tenho uma arca congeladora na garagem e que me leva alguma energia...pensei que durante a noite tinha a ventoinha a trabalhar para suprir o consumo durante a noite...mas um dia destes se descobrir alguém que tenha vou-me aproximar para ver bem.
Obrigado pelas vossas opiniões.

Um abraço,


Bom dia,

A sua autocaravana em circulação tem mais de 3675Kg ???? ( 3500 peso bruto * 5% margem de erro máximo da balança = 3675Kg )
Caso afirmativo, mais 25kg menos 25Kg é sempre a mesma coisa, 600€ de contra ordenação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já fez as contas do consumo da arca? por exemplo:

60W são 5 amperes hora, logo precisa de carregar mais de 120 amperes por dia..... em pleno verão, isto é exequível com dois painéis solares de 100W.... mas o verdadeiro problema está nas baterias, pois apesar de o compressor da arca estar menos tempo durante a noite ligado, neste período não recebe carga, e não convém as baterias baixarem dos 11,6V ( medidos com tudo desligado, pois este valor baixa muito quando esta em funcionamento...) , e vou relembrar outra coisa, se estivermos a praticar turismo itinerante, pelo menos de 72H em 72H o motor trabalha, logo muito rapidamente os níveis da bateria sobem...

Mesmo em dias de chuva os painéis carregam as baterias, dependendo da qualidade dos painéis chegam a carregar cerca de 40% da sua potencia máxima em tempo completamente nublado, já para não dizer que nesses dias, o compressor da arca, arranca menos vezes pois está mais frio, existe também uma relação directa, temperatura interior da AC e consumo, que também por esse motivo deve estar colocada no local mais fresco....

Como se deve recordar, tive um frigorífico a 220v a funcionar na minha anterior AC, e ao contrário do que muitos diziam, era completamente exequível....

Volto a afirmar:

Em primeiro lugar as baterias, e caso não fique solucionado o problema, começa-se a acrescentar um painel solar.... por esta ordem....
Se quer ter comodidade não vão ser estes 25Kg o problema..... haverá muita coisa que muito raramente usa, que poderá retirar da AC até perfazer estes 25 Kg... digo eu..... :wink: :wink:

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Euroviajante » quarta set 10, 2014 10:04 am

Luis Agostinho Escreveu:
Só a curiosidade e o engenho me levou a equacionar esta hipótese e porque tenho uma arca congeladora na garagem e que me leva alguma energia...pensei que durante a noite tinha a ventoinha a trabalhar para suprir o consumo durante a noite...mas um dia destes se descobrir alguém que tenha vou-me aproximar para ver bem.
Obrigado pelas vossas opiniões.

Um abraço,


Ver e ouvir pois tens de contar com isso. :mrgreen:

Abraço

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Calita » quarta set 10, 2014 11:49 am

Bom dia
Só para deixar uma indicação,relativamente ao assunto.
Este ano em França,vi 2 companheiros com um acessório igual ou semelhante,mas não estava montado na AC,estava no exterior e fixo ao solo com uma espécie de tripé.
Talvez para evitar as tais vibrações e ruidos.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Luis Agostinho » quarta set 10, 2014 1:13 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

A sua autocaravana em circulação tem mais de 3675Kg ???? ( 3500 peso bruto * 5% margem de erro máximo da balança = 3675Kg )
Caso afirmativo, mais 25kg menos 25Kg é sempre a mesma coisa, 600€ de contra ordenação


Não confirmo nem desminto...posso ter um advogado?!?! :mrgreen: :mrgreen:

Tenho de reconhecer a minha ignorância neste campo por isso tendo eu uma arca destas...2 baterias de 95Ah...e um painel solar de 130/140W(?)

http://ae.waeco.com/3122_484.php

danibeja Escreveu:se estivermos a praticar turismo itinerante, pelo menos de 72H em 72H o motor trabalha, logo muito rapidamente os níveis da bateria sobem...


Danibeja perto do limite das 72H é que elas (baterias) começaram a dar de si e a apresentar um valor de 80% de capacidade e sem um sol muito descoberto comecei a duvidar que elas chegassem aos 90/100% porque nas 1ªs 48H era pacifico, pelo regulador elas mesmo à noite apresentavam 90% da capacidade...

A ventoinha seria precisamente para suprir as noites sem sol... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor danibeja » quarta set 10, 2014 6:21 pm

Luis Agostinho Escreveu:Tenho de reconhecer a minha ignorância neste campo por isso tendo eu uma arca destas...2 baterias de 95Ah...e um painel solar de 130/140W(?)

http://ae.waeco.com/3122_484.php

danibeja Escreveu:se estivermos a praticar turismo itinerante, pelo menos de 72H em 72H o motor trabalha, logo muito rapidamente os níveis da bateria sobem...


Danibeja perto do limite das 72H é que elas (baterias) começaram a dar de si e a apresentar um valor de 80% de capacidade e sem um sol muito descoberto comecei a duvidar que elas chegassem aos 90/100% porque nas 1ªs 48H era pacifico, pelo regulador elas mesmo à noite apresentavam 90% da capacidade...

A ventoinha seria precisamente para suprir as noites sem sol... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,


Boa tarde,

Conheço essa arca, e o consumo é mesmo muito pouco....

Em primeiro lugar, deve apenas medir os volts da bateria com tudo desligado, e se tiver-mos em conta que 80% é entre os 12V e os 12,2V, ainda estavam boas....( se estiver a arca em funcionamento baixa cerca de 0,3 voltes )

Uma pergunta, o painel solar esta limpo, sem pó em cima ?? Por vezes, os painéis solares não carregam muito bem, por estarem sujos de poeiras, e principalmente quando está enublado....

No seu lugar apenas acrescentava um painel ( cerca de 10 Kg :lol: :lol: ), visto já ter duas baterias.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Alguma vez pensaram nisto?!

Mensagempor Luis Agostinho » quarta set 10, 2014 7:32 pm

Boa noite Danibeja,

danibeja Escreveu:Uma pergunta, o painel solar esta limpo, sem pó em cima ?? Por vezes, os painéis solares não carregam muito bem, por estarem sujos de poeiras, e principalmente quando está enublado....


Limpissimo...mais esquisito que eu no que diz respeito a limpezas... não há!!! :mrgreen:

danibeja Escreveu:No seu lugar apenas acrescentava um painel ( cerca de 10 Kg :lol: :lol: ),


Mais dez quilos...mais o pneu que o meu Amigo Manel me vai oferecer... :mrgreen: :mrgreen: mais as bicicletas que a as mulheres entendem que fica sempre bem numa autocaravana...(e que a minha mulher morria se não tivesse dois trambolhos agarrados lá trás!!! :roll: :mrgreen: )...mais a paparoca de um mês de férias mais aquilo que as mulheres :roll: "acham" :roll: que vão precisar e que nunca usam nas férias...mais um mancebo de 14 anos...e mais eu que estou na idade de crescer "pró" lados!!!

Óh! Danibeja...era garantido... nem era preciso ir à balança!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes