Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » terça fev 24, 2015 10:08 am

Bom dia,

Em tempos já não me lembro aonde vi isso, ouvi falar de um sucateiro em Braga, que era enorme e tinha material que não se encontrava em lado nenhum. Eu sei que é longe para si, mas se contactar com ele previamente e tiver a certeza que tem o que procura, pode ser que falha a pena. Infelizmente não sei o nome, numa pesquisa rápida apanhei estes, experimente este e tente encontrar mais alguns nessa região.

http://mendeseafonso.pt/pt

http://www.pai.pt/sucatas-braguinox-man ... -4705-391/

http://www.pai.pt/braguinox-industria-d ... -4705-408/

http://www.pai.pt/peixoto-rodrigues-tra ... -4705-422/

Votos de boa sorte na solução da questão da caixa.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » terça fev 24, 2015 10:31 am

fluis Escreveu:Bom dia,

Em tempos já não me lembro aonde vi isso, ouvi falar de um sucateiro em Braga, que era enorme e tinha material que não se encontrava em lado nenhum. Eu sei que é longe para si, mas se contactar com ele previamente e tiver a certeza que tem o que procura, pode ser que falha a pena. Infelizmente não sei o nome, numa pesquisa rápida apanhei estes, experimente este e tente encontrar mais alguns nessa região.

http://mendeseafonso.pt/pt

http://www.pai.pt/sucatas-braguinox-man ... -4705-391/

http://www.pai.pt/braguinox-industria-d ... -4705-408/

http://www.pai.pt/peixoto-rodrigues-tra ... -4705-422/

Votos de boa sorte na solução da questão da caixa.


Obrigado companheiro, vou tentar pois não custa nada :wink:
Estava aqui a ler mais umas respostas dos emails que enviei no fim de semana... isto é o que mais me respondem...
"Temos imensa pena, mas de momento não temos esta caixa, embora tenhamos outras similares de outros Fiat´s 1.9TD, também do mesmo ano."
Que raio de caixa será esta!!?? :?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor luis.sousa.6 » terça fev 24, 2015 9:44 pm

Já pensou manda fazer a peça danificada!

Restaurei uma carrinha antiga e tive que mandar refazer partes da caixa......por um acaso encontrei, enquanto a caixa se encontrava a reparar, uma caixa igual no ebay e que se encontrava em óptimas condições, actualmente é essa que está montada, a que mandei reparar está embalada, não cheguei a verificar se ficou em condições!
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » terça fev 24, 2015 10:54 pm

luis.sousa.6 Escreveu:Já pensou manda fazer a peça danificada!

Restaurei uma carrinha antiga e tive que mandar refazer partes da caixa......por um acaso encontrei, enquanto a caixa se encontrava a reparar, uma caixa igual no ebay e que se encontrava em óptimas condições, actualmente é essa que está montada, a que mandei reparar está embalada, não cheguei a verificar se ficou em condições!

Já pensei, mas julgo não ser possível replicar um carreto com a especificidade que ele obriga. Uns milésimos a mais ou a menos e a coisa já não funciona bem.
No meu caso, o problema tem a ver com o desgaste do carreto na zona onde trabalha a anilha sincronizadora, mas olhando para o carreto praticamente não se vê o problema, mas ele está lá!

Também já encontrei 2 caixa iguais no eBay na Alemanha, uma delas parece-me até que é nova e nunca rodou, mas os valores envolvidos (600€ para uma com 150.000kms, e 800/900€ para a dita "nova"), fazem-me pensar nos riscos de depois a coisa chegar cá e não servir ou não estar em condições :?
Se fosse uma Autocaravana de 15 ou 20.000€ era de pensar, mas não é o caso.

Hoje no eBay em Italia encontrei várias casas a vender peças originais fiat, incluindo carretos. Nestes próximos dias vou averiguar melhor nos contactos que arranjei por lá para ver se consigo encontrar esse carreto. Pode ser complicado, pois o carreto não tem nenhuma referência gravada, mas se conseguir que me confirmem as medidas todas, por cerca de 100€ (que me pareceu ser o valor médio pedido) estou disposto a arriscar.

Estou a tentar não tomar nenhuma decisão precipitada... O bom tempo está a começar a aparecer, começa a apetecer dar umas voltas, mas a coisa tem que ser bem pensada, principalmente quando os €€€ não abundam... :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » quinta fev 26, 2015 11:58 am

Bom dia

Companheiro, estou a ver que afinal as coisas se complicaram e que ainda não deu para ultrapassar a situação...

Há algum tempo falei com uma pessoa que me disse que trocou o motor de uma Talento 1.9TD por um 2.5TD e que tinha ficado impecável (sei que os modelos/encaixes poderão ser diferentes, bem como os pesos das ACs), confesso que já não me recordo quem foi mas que o fez porque encontrou motor e todos os componentes necessários, mas que caso não tivesse todos os componentes não teria avançado (segundo conselho do mecânico que o acompanhou e fez a alteração).

Em relação à hipótese aqui sugerida pelo companheiro luis.sousa.6 realmente é bem lembrada, não sei o preço que um torneiro mecânico leva para fazer uma peça destas e se "acerta" face à ausência de medidas do carreto e poder estar danificado ao ponto do torneiro não conseguir replicar, mas lembro-me (já lá vão uns bons anos) quando no curso trabalhei com torno/fresa e após apanhar o passo e curvatura de carretos, desenhar o que se queria e calcular as caraterísticas do tipo de material a usar, construía aquilo nas máquinas e punha na minha mota à medida que ia criando carretos e nunca tive problemas.

Salvo erro este tipo de carretos terá a diferença de serem "torcidos", mas pelo que me lembro não são nada de especial de replicar com as medidas certas. Se eu cheguei a fazer destes após aprender todo o procedimento, de certeza que um bom torneiro que domina a arte consegue criar um carreto que seja necessário. Não imagino sequer valores, mas... é mais uma hipótese ;)


Abraços!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 27, 2015 9:12 pm

Viva companheiros,

A situação tinha várias possibilidades de resolução...

Uma das hipóteses era vender a AC como estava e perder todo o investimento que tenho vindo a fazer nela, ou "desenrascar" a coisa para durar uns quilómetros (que era possível), e vender sem perder dinheiro mas não faz o meu género enganar pessoas, portanto foi das primeiras hipóteses que excluí!

Cheguei a encontrar a caixa fora do país com elevado custo, sem garantias e com alguns quilómetros (próximos do que tenho) coisa que não me ia deixar andar descansado.

Reparar a caixa, a ser possível, ia sair muito caro, mas lembrei-me que já com o problema do ano passado fiz uns contactos para empresa que reparavam, e já na altura a reparação passava por substituir componentes (neste caso carretos), que já nessa altura diziam não ter.
Depois durante esta ultima semana estabeleci vários contactos com representantes, até mesmo em Itália com venda de peças originais Fiat... carreto para essa caixa não temos! Mesmo que arranjassem, temos outros componentes na caixa que não sei muito bem como estão - rolamentos, etc etc.

Dei o caso desta caixa como perdido, e não me restou outra solução do que ir em busca de uma nova mecânica.

O ideal seria meter um motor mais potente 2.5 ou 2.5TD por exemplo, mas os que fui encontrando tinham entre 200.000 e 300.000 kms... mais uma coisa que não me deixava seguro.

No inicio desta semana encontrei à venda a 20kms de mim uma carrinha de 9 lugares Fiat Ducato de 1997 com motor 1.9TD para vender às peças e com apenas 115.000kms. Viatura que fui ver ontem e que já não trabalhava à uns tempos pelo aspecto das polies ou mesmo pelas muitas teias de aranhas naquele motor. Depois de arranjar uma bateria para testar se trabalhava e verificar que tinha os níveis dos líquidos todos normais, surpresa... um carro que já não trabalhava à uns bons meses pegou à primeira e com um trabalhar muito saudável!
Arranjei assim um dador para a minha AC!
O motor é idêntico ao que tenho, mas com outra tecnologia - igualmente fraco por ser apenas o 1.9TD mas coisa a que já estou habituado. O preço, os poucos quilómetros e o bom estado da carrinha influenciou em muito a decisão para a aquisição.

A única coisa que falta na carrinha são as transmissões (as minhas devem dar), e como a diferença de preço entre tudo ou só a mecânica era muito pouca, vem tudo, o que vai ajudar na altura de mudar aquela mecânica para a minha AC. Entre outras coisas, a AC também vai ganhar Direcção Assistida! :P

Agora é rezar que a mudança corra bem, e que aquele motor que está "folgado" dê uma nova vida à minha AC.
A coisa ainda vai demorar uma boas semanas, mas vou-vos pondo ao corrente da situação. :wink:

Bom fim-de-semana!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor F.Ramos » sexta fev 27, 2015 9:55 pm

Boa noite a todos
Companheiro Pedro Lopes, fico agradavelmente satisfeito com a solução encontrada "aí mesmo ao lado". Só nos resta aguardar pela evolução, do transplante dos órgãos.
Abraço e boa sorte
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta mar 06, 2015 8:47 pm

Viva companheiros,

Ontem foi dia de ir buscar o "dador de orgãos"! 8)

Imagem

Imagem

Aqui já lado a lado a trocarem mimos uma com a outra.
Imagem

Novo teste e verificações à carrinha desta vez feitas pelo mecânico... voltou a pegar sem problemas tal como na semana passada. E confirma-se que apresenta um trabalhar e aspecto "saudável"!
Os apoios do motor serão iguais e no mesmo sitio resolvendo um dos principais problemas de incompatibilidade que poderia existir.
A tecnologia do motor também será outra, pelo que espero andar mais descansado daqui para a frente, pois este motor só tem 115.000 mil Kms contra os 216.000 que a AC já leva.

Para a semana começa o transplante! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor João Morgado » sexta mar 06, 2015 11:42 pm

Companheiro plopes

Há um pormenor que não deve ser descuidado e que ainda não vi ser aqui tratado. Ao trocar o motor não se esqueça que terá de actualizar o livrete ou documento único e quanto à dadora o que pensa fazer? É para abate?
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor time_out » sábado mar 07, 2015 9:02 am

João Morgado Escreveu:Companheiro plopes

Há um pormenor que não deve ser descuidado e que ainda não vi ser aqui tratado. Ao trocar o motor não se esqueça que terá de actualizar o livrete ou documento único e quanto à dadora o que pensa fazer? É para abate?


Bom dia.
Há muito tempo que o número de série do motor deixou de constar no documento do veículo.
Passou a ser considerado e bem como mais uma peça do veículo.
Desde que se mantenha as cacaracterísticas como a cilindrada e tipo de combustível não é necessário comunicar.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor João Morgado » sábado mar 07, 2015 10:12 am

time_out Escreveu:Há muito tempo que o número de série do motor deixou de constar no documento do veículo.
Passou a ser considerado e bem como mais uma peça do veículo.
Desde que se mantenha as cacaracterísticas como a cilindrada e tipo de combustível não é necessário comunicar.

Obrigado pelo esclarecimento. Desconhecia de todo.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sábado mar 07, 2015 11:45 am

time_out Escreveu:
João Morgado Escreveu:Companheiro plopes

Há um pormenor que não deve ser descuidado e que ainda não vi ser aqui tratado. Ao trocar o motor não se esqueça que terá de actualizar o livrete ou documento único e quanto à dadora o que pensa fazer? É para abate?


Bom dia.
Há muito tempo que o número de série do motor deixou de constar no documento do veículo.
Passou a ser considerado e bem como mais uma peça do veículo.
Desde que se mantenha as cacaracterísticas como a cilindrada e tipo de combustível não é necessário comunicar.

Confesso que não me estava a preocupar muito com essa parte visto que vou manter o mesmo tipo de motor 1.9TD. Feito o esclarecimento do companheiro time_out fico até mais descansado.

Em relação ao restante será para abate sim.
Mas vou aproveitar tudo o que conseguir tirar, portanto se houver algum companheiro interessado em algum componente ou parte da carrinha, estou aberto a ofertas.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Oliventino » segunda mar 09, 2015 10:17 pm

plopes Escreveu:Em relação ao restante será para abate sim.
Mas vou aproveitar tudo o que conseguir tirar, portanto se houver algum companheiro interessado em algum componente ou parte da carrinha, estou aberto a ofertas.


Boa noite.
Para abater a matrícula não é necessário ser através de um centro de abate, pede directamente ao IMT e guarda o carro. Vi isso bem explicado mas não me lembro onde.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor time_out » segunda mar 09, 2015 10:21 pm

Oliventino Escreveu:
plopes Escreveu:Em relação ao restante será para abate sim.
Mas vou aproveitar tudo o que conseguir tirar, portanto se houver algum companheiro interessado em algum componente ou parte da carrinha, estou aberto a ofertas.


Boa noite.
Para abater a matrícula não é necessário ser através de um centro de abate, pede directamente ao IMT e guarda o carro. Vi isso bem explicado mas não me lembro onde.



Boa noite

Pode ler mais sobre o assunto em http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/Veiculos/CancelamentoMatricula/Paginas/CancelamentoMatricula.aspx
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Oliventino » segunda mar 09, 2015 11:13 pm

É isto, agradeço.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes