Desligar bateria no inverno

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Desligar bateria no inverno

Mensagempor Rui Loureiro » segunda nov 25, 2013 8:43 am

Boas companheiros, como existe aqui no forum bons técnicos no ramo das autos, gostaria de saber se agora de inverno e com o frio, se não seria melhor desligar a bateria que abastece o motor e toda a electrónica do mesmo, pois com o frio e com o consumo da eletrônica corremos o risco de ficar sem bateria, será irá causar algum problema a eletrônica do veículo se ficar muito tempo? Já agora é para os entendidos a auto é uma Ford de 2007.

Atenciosamente.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Oliventino » segunda nov 25, 2013 1:57 pm

Boa tarde, companheiro Rui Loureiro.

Eu tenho sempre ligado um carregador inteligente CTEC a cada bateria, estão sempre bem carregadas, , não ganham sulfato, tambem é usado nos carros antigos, motas, motas de água, todos os veiculos que ibernam o devem usar, é um descanso.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Oliventino » segunda nov 25, 2013 3:21 pm

CTEK.

Esqueci-me que nem todos têm garagem. Conheço um companheiro que leva as baterias para casa, e carrega-as lá, diz que além de fazer a manutenção, evita o roubo da autocaravana.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor spedy » segunda nov 25, 2013 3:45 pm

Para quem as tem fora se o painel estiver ligado em principio resolve o problema, pelo menos no meu caso foi assim.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor jgomes » segunda nov 25, 2013 4:28 pm

Boa tarde

No seu e em todos os casos que conheço, companheiro Spedy.
Na rua, ao ar livre, painel ligado é de certeza baterias sempre carregadas.

Cumprimentos
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor luis.sousa.6 » segunda nov 25, 2013 6:49 pm

a do motor também?????

Existem uns "kits" próprios que se ligam ao isqueiro!
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Moreira » segunda nov 25, 2013 7:50 pm

Boa noite

É facil,eu se não sair ponho o motor a trabalhar de 8 em 8 dias,e até o desloco engatado para trás e frente
porque se estiver muito tempo parado,com a umidade até pode a embraagem colar ao volante do motor claro,
e também os travôes,faço todos esses movimentos e ao mesmo tempo carrega a bateria.


Cumprimentos
Moreira
 
Mensagens: 63
Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am
Localização: Odivelas

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Helder » segunda nov 25, 2013 9:19 pm

boa noite, eu faço o seguinte:
Tenho um temporizador daqueles que se compra na loja dos chineses e todos os dias no horário bio ele liga cerca de uma hora. Desta forma tenho sempre as baterias carregadas e sem problemas.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor chicojo » terça nov 26, 2013 8:18 am

bom diapor ai : para relembrar nunca se deve por o motor a trabalhar,com a autocaravana ligada à rede,os paineis solares carregam em prioridade a baterie
da célula, existe pequenos paineis que se ligam ao isqueiro,serve se o mesmo acende com o motor parado, convem movimentar a casinha, pelo menos uma vez por mês, evita a deformação dos pneus,e fazer todas as lubirificações macanicas, como juntas ,rolamentos,cardans etc:

saudações a todos e até breve____________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Lealbino » terça nov 26, 2013 10:19 am

:wink:

Eu desde inicio que tento seguir as dicas que aprendo aqui com os mais experientes, tentar todas as semanas rolar com a AC (mesmo que seja só uma volta curta no final de noite para não estar parada mais de uma semana), verificar niveis das baterias, e restante funcionamento dos sitemas da AC (boiler, torneiras, niveis óleo, etc).

Assim contribuo para que ela se mantenha em "forma" e nas melhores condições possiveis, para depois eu não me lamentar no futuro... 8)


Abraços


PS: No inicio comecei a pensar em instalar um pequeno painel solar, o que até pode suceder em descolações mais longas, mas o que é certo é que até ao momento e com tv ligada e luzes nas vezes que a utilizamos (é uma AC mais pequena, e além disso tentamos gerir ao máximo tudo o que consuma energia) o nivel da bateria varia pouco. :idea:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor jgomes » terça nov 26, 2013 11:04 am

Bom dia.

Na minha Ac tenho um relé instalado junto ao banco do «pendura», tem uma luz verde e sempre me disseram que aquele aparelho serve para que a energia produzida pelo painel solar carregue a bateria do motor e a da célula. No caso de fim de vida da bateria do motor, não deixa que esta venha buscar corrente á bateria da célula. Está certo ou errado? É que não foi uma nem duas pessoas a dizerem a mesma coisa foram várias.

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Luis Agostinho » quarta nov 27, 2013 11:49 am

Bom dia,

Recordo-me de uma fotografia colocada aqui no fórum ou pelo Rui ou pela Margarida Loureiro em que se via a AC tapada com uma cobertura...ora se assim continua a estar, de nada vale o painel solar ou a caixinha que o Jgomes fala, porque as baterias da célula nunca vão carregar convenientemente e por consequência (mesmo que tenha a tal cx) http://www.tecnicamping.com/electricida ... O-BATERIAS e que serve exactamente para aquilo que o Jgomes refere, porque as baterias de célula nunca vão carregar o suficiente para depois passarem para a bateria do motor que penso que serão duas (de motor?!)

Por isso ou o Rui destapa a AC e aí tendo a tal cx mantém o carregamento nas baterias de célula e de motor ou então...arranja um painel solar só de manutenção (para a do motor) ou desliga definitivamente as baterias do motor sem qualquer problemas que assim se mantenham durante muito tempo...na realidade é assim que elas são armazenadas nos parques das fábricas...

O que eu fiz...comprei (no Leroy Marlin,passe a publicidade) estes dois paineis solares de 5W cada (que evita a necessidade de um regulador) liguei á bateria do motor...na altura que o sol bate de chapa a bateria chega a atingir 13,7V e foi assim que resolvi o problema da AC estar parada durante algum tempo e descarregamentos de bateria.

Imagem



Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Paulo » quarta nov 27, 2013 10:42 pm

Boa noite a todos!

Luis, o regulador de carga neste tipo de sistema, também tem a função de bloquear o consumo da carga da bateria por parte do painel quando não há luminosidade, ou seja, de noite. Penso que mesmo com esse tipo de painel deverias aplicá-lo.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Luis Agostinho » quinta nov 28, 2013 11:01 am

Bom dia Paulo,

Vamos partir deste principio básico...percebo tanto disto como de um lagar de azeite! :wink:

Ora no manual de instruções dos ditos paineis diz o seguinte.

-O painel solar inclui um diodo para prevenir corrente inversa. Será que é a isto que te referes?!

Depois nas FAQ.

-Necessito de um controlador de carga?
-Um controlador de carga não é exigido para um painel de 5W. Um painel de 5W não carregará em excesso a sua bateria de 12v.Um controlador de carga é recomendado para paineis maiores que 15W.

E eu a pensar que tinha feito tudo bem! :oops: Agora se me perguntares o que é um diodo...?! lá está...como disse no inicio o tal lagar de azeite! :lol: :lol:

Já agora a marca dos paineis é Xunzel. http://www.xunzel.com/index.php?mostrar=pt

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Desligar bateria no inverno

Mensagempor Rui Loureiro » sexta nov 29, 2013 10:20 pm

Boas companheiros, desde já obrigado pelas respostas. Já não está tão tapada como mostrei numa foto anterior, contudo consegui um lugar coberto para a colocar, que aí vai mesmo deixar de apanhar sol, chuva e geadas quando parada.
Voltando às baterias a da habitação esta desligada dos Borba para já, e a do motor, e pela auto ter alguma eletrônica que pode desprogramar, deixei ligado e montei um aparelho para estabilizar a carga da marca "ferve" limita-se a ver a tensão da bateria e quando baixa dele dá-lhe um cheirinho.
Mas esses paneis do leroy merlin enceram-me o olho, são difíceis de fazer as ligações, e já agora qual é o preço?

Atenciosamente
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm
Localização: Almeirim

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 38 visitantes