Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor bornes » sábado jul 20, 2013 7:47 pm

UM ESQUENTADOR DENTRO DA AUTOCARAVANA?

hummmmmm, não me parece boa ideia, mas cada um é que sabe.

Eu nunca faria uma coisa dessas.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor ahlagos » sábado jul 20, 2013 10:25 pm

Só espero, nunca estacionar por perto do esquentador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » quinta mai 28, 2015 11:21 am

bornes Escreveu:UM ESQUENTADOR DENTRO DA AUTOCARAVANA?

hummmmmm, não me parece boa ideia, mas cada um é que sabe.

Eu nunca faria uma coisa dessas.


ahlagos Escreveu:Só espero, nunca estacionar por perto do esquentador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Dado algum possível desconhecimento, estou curioso para saber os fundamentos técnicos destas afirmações.
Eu tenho também um esquentador que já vinha instalado e até ao momento, retirando o consumo excessivo de oxigénio dentro da AC( especialmente de Inverno em que não apetece abrir para ventilar... e arrefecer :? ), não encontrei outro contra a registar.

Por favor esclareçam este ignorante.

grato
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor João Morgado » quinta mai 28, 2015 12:37 pm

Fx Fernando Escreveu: e até ao momento, retirando o consumo excessivo de oxigénio dentro da AC( especialmente de Inverno em que não apetece abrir para ventilar... e arrefecer :? ), não encontrei outro contra a registar.

E só este já não é o suficiente?
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » quinta mai 28, 2015 4:32 pm

João Morgado Escreveu:
Fx Fernando Escreveu: e até ao momento, retirando o consumo excessivo de oxigénio dentro da AC( especialmente de Inverno em que não apetece abrir para ventilar... e arrefecer :? ), não encontrei outro contra a registar.

E só este já não é o suficiente?


Penso que todos os sistemas têm prós e contras.
Seguramente devem existir sistemas mais eficientes, no entanto eu desconheço-os, ou não estão na minha posse.
A questão do consumo de oxigénio é idêntica à dos fogões para cozinhar e estes continuam a ser equipamento standard em todas ou quase todas as auto-caravanas.
Tenho a "sorte de ter o esquentador montado junto à parede do veiculo, logo será bastante fácil abrir um respirador (aspirador) específico para o mesmo.
Mesmo nos fogões ando a estudar formas de alimentar a sua chama com ar "importado" do exterior e minimizar assim o consumo do ar (oxigénio) do interior.

Tinha um patrão que dizia que "O óptimo é inimigo do Bom!". De alguma forma e também por tradição familiar habituei-me a a jogar "o jogo" com os jogadores disponíveis, em vez de ficar a sonhar com os jogadores ideais.
Deste modo a vossa ajuda será preciosa para eu poder determinar se os contras deste tipo de equipamento, são incontornáveis ou nem por isso.

Fica desde já o meu profundo agradecimento a todos os contributos, que analisarei com o devido cuidado.

Para além deste existe algum outro item técnico que coloque o esquentador definitivamente de lado como opção de aquecimento de águas, numa autocaravana?
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor romão » sábado mai 30, 2015 2:51 pm

boas companheiros.
companheiro Fx Fernando, eu começaria com a frase do companheiro João Morgado mas essa já foi dita.
Então eu direi que: problema técnico, mesmo técnico, também não estou a ver mas nenhum técnico, de instalação de equipamentos do género, lhe instalaria um esquentador em local sem a devida ventilação. Também é certo que em tempos se instalavam os esquentadores dentro das próprias casas de banho, eu tive um assim
há muitos anos, mas e quantos não foram os casos se intoxicações à conta dessas situações? Também é certo que não há nenhum problema técnico com o facto de por um carro a trabalhar dentro da garagem fechada, mas quantos não morreram já por ter esse descuido? Mas, claro, costuma dizer-se que quem não arrisca não petisca. E
também é verdade que os sistemas de aquecimento de águas em quase todas as autocaravanas funcionam a gas, mas atenção, têm ventilação apropriada.
Mas avida é assim e cada um sabe de si.
cumptos e boas viagens.
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor ahlagos » sábado mai 30, 2015 5:30 pm

Boa tarde,
Não há nem nunca houve, nenhuma marca de autocaravanas que instale ou instalasse esquentadores nos seus modelos!
Porque será?
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » sábado mai 30, 2015 11:27 pm

Companheiro Romão,

Muito grato pela sua partilha era isso mesmo que me interessava uma opinião fundamentada, pois só assim se pode esclarecer e distinguir o que poderá ser uma situação crítica, dum mero mito suportado por sofismas.

Salvaguardando-me pois não fui eu quem montou o esquentador, já vinha montado.
Mas quem o montou teve o cuidado de lhe colocar uma chaminé na saída da zona de combustão, que me parece ser mais que suficiente como sistema exaustão. No fundo é o que temos em casa.
Talvez tenha imaginado o esquentador a verter os gases de combustão para o interior da célula. Mas se assim fosse eu jamais teria ligado o dito esquentador.

Quando referi o consumo excessivo de oxigênio devo ter gerado esse mal entendido.
Passo a distinguir:
Uma chama consome oxigênio para se manter acesa e como resultado dessa combustão é libertado monóxido de carbono entre outros.
Eu referia-me somente ao consumo de oxigênio. Pois os gases de exaustão estão a ser expelidos pela chaminé.
O monóxido de carbono é um assassínio silencioso. Não avisa...MATA.
Por esse motivo tenho ponderado colocar um sensor de monóxido de carbono. Não só pelo esquentador, mas pelo fogão também.

Num post anterior referi a intenção de colocar uma grelha de veiculação na base do esquentador para que este possa ir buscar o seu alimento (ar) ao exterior.
Melhor seria se conseguir isolar a base do esquentador obrigando-o a respirar somente do exterior.

Embora já tenha mediado sobre o tema, estas são ideias que têm surgido no decurso deste debate. Só por isso já está a valer.

Muito obrigado

Claro que podia mudar o sistema de aquecimento, mas por uma questão de gestão de recursos e esforço parece-me, ainda, mais vantajoso corrigir as pequenas questões que tem surgido.
Caso após um debate bem fundamentado o custo/benefício se inverta, serei o primeiro da linha na defesa anti-esquentador. Até lá, prefiro ir limando as arestas, com a vossa ajuda.

Tremendamente grato pela sua partilha.
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » sábado mai 30, 2015 11:42 pm

ahlagos Escreveu:Boa tarde,
Não há nem nunca houve, nenhuma marca de autocaravanas que instale ou instalasse esquentadores nos seus modelos!
Porque será?


Isto lembra-me uma anedota:
Perguntam a um judeu.
_Porque motivo os judeus respondem sempre a uma pergunta, com outra pergunta?
Ao que o judeu responde.
_Porquê? Não se pode?


Acho :? que não sou judeu, mas só me ocorre o seguinte.
_Então porque se fabricam esquentadores para auto-caravanas?
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor ahlagos » sábado mai 30, 2015 11:54 pm

Fx Fernando Escreveu:_Então porque se fabricam esquentadores para auto-caravanas?


Fabricam-se esquentadores para autocaravanas?
Deve ser anedota!
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » domingo mai 31, 2015 12:02 am

ahlagos Escreveu:
Fx Fernando Escreveu:_Então porque se fabricam esquentadores para auto-caravanas?


Fabricam-se esquentadores para autocaravanas?
Deve ser anedota!


Estava a verificar isso agora mesmo.
Mas ainda não encontrei informação nesse sentido.

O que me levou a essa conclusão foi a reduzida dimensão do mesmo e o facto de atuar quase com uma gota de água somente.
Deduzi, talvez erradamente, que o mesmo tenha sido construído para esse fim ou muito similar.

Vou continuar a busca.
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » domingo mai 31, 2015 12:28 am

De facto fabricam-se, ou pelo menos fabricaram-se mini-esquentadores cujo propósito poderia ser equipar casas de hobbits, ou então caravanas. :lol: (Mera especulação)

O que pude apurar é que actualmente os fabricantes de AC's estão a optar pelo boiler pela sua capacidade de servir também como aquecimento central e por ser tecnologicamente mais confortável. A informação não me permitiu concluir com rigor que antes do boiler se usava esquentador, ou o panelão .
Talvez o esquentador seja uma tecnologia que caiu em desuso.

Tal como o panelão. :lol:
.

De que nos serve o conhecimento, se não o soubermos converter em sabedoria pela experimentação, ou não tivermos com quem o partilhar?

.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor fluis » segunda jun 01, 2015 9:27 pm

Boa noite,
Por uma questão de segurança, o esquentador nas autocaravanas desapareceu completamente em favor do boiler/combinado.

É possível encontrar na internet alguns exemplos de utilização de esquentadores nas autocaravanas, por exemplo o modelo Deauville da inglesa Dormobile:
http://www.dormobile.org.uk/deauvillepage3.html
Nesta página é possível visualizar a cozinha onde o esquentador se encontra presente.
Outra páginas do catalogo:
http://www.dormobile.org.uk/deauvillepage1.html
http://www.dormobile.org.uk/deauvillepage2.html
Link geral para os modelos dormobile:
http://www.dormobile.org.uk/Dormobile_Models.htm
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor jaimemgon » segunda jun 01, 2015 10:20 pm

Segundo li...

Não é verdade que os esquentadores nunca existiram em AC...Várias marcas, como a Andrade, tinham-os nos seus primeiros modelos...como podem ver aqui:http://fradelos-vilanovadefamalicao.olx.pt/autocaravana-andrade-iid-456711865
http://santoestevao-alenquer.olx.pt/autocaravana-andrade-iveco-daily-iid-476608503
Os esquentadores desapareceram das autocaravanas por razões óbvias:
- consumo de água. O boiler tem reservatório de água quente, o esquentador não o que obriga a que a torneira esteja sempre no máximo: https://dealernew.truma.com/_anweisungen/Truma-Katalog/pdf_verzeichnis/70_000/70000_69800.pdf;
- o boiler guarda durante algum tempo água quente...várias horas, o esquentador não;
- o esquentador, para além de ser maior que o boiler obriga a sua montagem na parede da autocaravana, o boiler não;
Por fim, as questões de segurança são óbvias...O ar que é queimado no boiler é aspirado da rua (A grelha do boiler tem dois orifícios: uma para entrada de ar outra para saída), o do esquentador não, logo queima ar da célula.
Por fim questões de CO2 na cabine podem ocorreu nos dois aparelhos...os dois têm cortes, sendo que o boiler tem sensores mais sensíveis quando entra CO2, desliga-se com facilidade...basta um pouco de vento...

Acho que o PDF anexo explica bem o funcionamento do boiler.
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Fx Fernando » terça jun 02, 2015 1:07 am

Amigos Luís e Jaime,

As vossas palavras são música para os meus ouvidos. Ajudaram e muito a esclarecer as minhas dúvidas.

Jaime - é muito gratificante receber os seus detalhes técnicos. Era exactamente o que pedia e precisava.
Conseguiu deixar-me a meditar no tema.
Essa questão do consumo de água, nem me ocorreria, mas é muito pertinente.
Tenho andado a pensar adotar o banho nórdico (com toalha molhada) para reduzir o consumo de água.
Propus-me Um desafio que seria tentar "habitar numa auto caravana sem cheirar mal.", onde o banho diário é uma questão fundamental. Até agora esbarrava sempre na questão do consumo de água, pois a minha realidade estava esquentandorada. Talvez agora migre para uma realidade boilereada.
Pelo menos irei analisar essa variante.

Tremendamente grato pela partilha.
Avatar do Utilizador
Fx Fernando
 
Mensagens: 15
Registado: terça fev 18, 2014 7:49 am
Localização: Por aí, com predominância por Lisboa.

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes