imposto

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

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Mensagempor vitor » segunda mar 05, 2007 12:23 am

Li algo relacionado com substituição dos actuais impostos de circulação por outros mais "simplex", que é como quem diz mais caros. :roll:
Algum companheiro sabe o que está na calha para as ACs? :?:

Boa semana.
vitor
 
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Mensagempor Paulo » segunda mar 05, 2007 11:41 pm

Olá Vitor,

Para Portugal não tomei conhecimento de nada. Em espanha é que há algumas alterações.

Um abraço (será que desta vens ao IV Encontro a Marvão??? :D ),
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Paulo
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Mensagempor time_out » terça mar 06, 2007 9:00 am

Comunicado do Conselho de Ministros aprova reforma do IA em conformidade com as propostas da ANECRA

O Conselho de Ministros, reunido no dia 15 de Fevereiro na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou Proposta de Lei que procede à reforma global da tributação automóvel, aprovando o Código do Imposto sobre Veículos e o Código do Imposto Único de Circulação e abolindo, em simultâneo, o imposto automóvel, o imposto municipal sobre veículos, o imposto de circulação e o imposto de camionagem.

Esta Proposta de Lei, a submeter à Assembleia da República, consubstancia uma reforma global da tributação automóvel, com a qual se visa, sobretudo, alterar a filosofia e os princípios subjacentes ao quadro vigente, incentivando a utilização de energias renováveis e a opção por veículos e tecnologias menos poluentes, em cumprimento do Programa do Governo e de acordo com os compromissos assumidos no âmbito do protocolo de Quioto e das metas do Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC 2006).
Pretende-se aprovar os novos Código do Imposto sobre Veículos (ISV) e Código do Imposto Único de Circulação (IUC), abolindo, em simultâneo, o imposto automóvel, o imposto municipal sobre veículos, o imposto de circulação e o imposto de camionagem.

As alterações mais relevantes prendem-se:

com o alargamento da tributação em função da componente ambiental (incrementando-se o peso das emissões de dióxido de carbono (CO2) na base de tributação, para 30%, no primeiro ano, e 60%, no segundo ano);

com a deslocação de uma parte da carga fiscal do imposto devido pela aquisição do automóvel para a fase da circulação. O novo ISV apresenta, já no ano da sua introdução, um peso inferior em 10% ao do actual imposto automóvel, sendo que esta redução da carga fiscal no momento da aquisição não será idêntica para todos os veículos – os veículos menos poluentes beneficiarão, em geral, de reduções de imposto superiores ao valor médio de 10%, enquanto os veículos mais poluentes podem, em certos casos, ver a sua carga fiscal agravada.

Numa primeira fase, existirão duas tabelas do ISV: a tabela A, com taxas sobre a cilindrada e o CO2, aplicável aos veículos homologados como ligeiros de passageiros que podem ser tributados com base nas emissões de dióxido de carbono; e a tabela B, com taxas sobre a cilindrada, a aplicar aos restantes automóveis veículos até que as respectivas homologações integrem os valores das emissões de CO2, o que acontecerá a partir de 1 de Janeiro de 2009.

Prevê-se, ainda, a atribuição de um benefício fiscal de €500 para veículos a gasóleo que emitam partículas abaixo dos 0,005g/Km.

Do conjunto de outras inovações introduzidas, salientam-se a (i) a disciplina dos requisitos de acesso ao estatuto de operador registado; (ii) a criação da figura do operador reconhecido, visando um melhor controlo das empresas do sector automóvel que não sendo representantes de marcas, ainda assim possuem uma actividade significativa na comercialização de veículos novos e usados; (iii) a harmonização dos requisitos de acesso, prazos, ónus e formalidades no domínio dos benefícios; (iv) a fusão num único regime dos actuais dois regimes vigentes (um para os cidadãos que transferem a residência da UE e outro para os cidadãos que regressam de terceiros países), revendo-se requisitos e documentação probatória, de modo a evitar fraudes e exercer um controlo mais rigoroso da despesa fiscal associada a este regime, que atinge cerca de 50% do total da despesa fiscal em sede de imposto automóvel.

Relativamente ao IUC, que substitui os actuais Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação e Imposto de Camionagem, este novo imposto é aplicável a veículos novos matriculados após 1 de Julho 2007 e aos restantes a partir de Janeiro de 2008, sendo que, em relação ao parque automóvel existente, mantêm-se, em termos idênticos, os níveis de tributação actualmente vigentes.

O facto gerador do IUC passa a ser a propriedade, o que permite um controlo mais eficaz do imposto, sendo os veículos identificados, em termos de incidência, por sete categorias, de “A” a “G”, correspondendo a cada uma as respectivas taxas.

A base tributável dos automóveis ligeiros de passageiros e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto inferior a 2500 Kg que sejam matriculados na vigência do novo modelo passa a integrar as emissões de dióxido de carbono, por razões de protecção do meio ambiente.

A liquidação do imposto passa a ser efectuada pelo próprio sujeito passivo, através da Internet ou por qualquer serviço de finanças, sendo que, para as pessoas colectivas, a liquidação do mesmo é obrigatoriamente feita através da Internet, dispensando-se a aposição do dístico.

O objectivo do Governo é que estas alterações possam entrar em vigor em 1 de Julho de 2007.
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Mensagempor vitor » sexta mar 09, 2007 12:10 am

Acabo de ouvir na 2 que as motos e as ACs vão mesmo pagar imposto específico apartir de i de julho - mais uma pedinchice/extorsão socratiana, parece-me...
Algum companheiro sabe algo mais?
vitor
 
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Mensagempor time_out » sexta mar 09, 2007 10:19 am

Bom dia

Aqui deixo um link sobre as Tabelas do Imposto Automóvel para 2007

http://www.acap.pt/download/TabelasIA2007.pdf
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Mensagempor Teresa » sexta mar 09, 2007 10:50 am

"Ontem o secretário de estado dos assuntos fiscais esclareceu o que já tinha sido apontado como hipótese. As autocaravanas deixam de estar isentas de IA e passam a pagar 10% do novo imposto, o Imposto Sobre Veículos."

Mais informações em:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730

Fonte Nunor(forum CPA)
Editado pela última vez por Teresa em segunda mar 12, 2007 2:30 pm, num total de 2 vezes.
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Mensagempor nunor » sexta mar 09, 2007 11:25 am

Cara Teresa

Por muito que o objectivo principal seja o da informação, nada justifica o o plágio. Tinha até várias opções, limitava-se a colocar o link para o referido jornal e a escrever um pequeno texto da sua autoria. Agora copiar sem colocar a fonte de onde o retirou, não me parece o mais correcto.

Cumprimentos
Nuno Ribeiro
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Mensagempor Teresa » sexta mar 09, 2007 6:40 pm

Peço desculpa,não foi essa a minha intenção.
Editado pela última vez por Teresa em segunda mar 12, 2007 2:31 pm, num total de 1 vez.
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Mensagempor time_out » sexta mar 09, 2007 8:18 pm

nunor Escreveu:Cara Teresa

Por muito que o objectivo principal seja o da informação, nada justifica o o plágio. Tinha até várias opções, limitava-se a colocar o link para o referido jornal e a escrever um pequeno texto da sua autoria. Agora copiar sem colocar a fonte de onde o retirou, não me parece o mais correcto.

Cumprimentos
Nuno Ribeiro


Caro Nuno Ribeiro

A colocação de informação relevante quer da responsabilidade pessoal ou simples "copy/paste" é perfeitamente salutar sem termos que nos preocupar de plágio ou pagamento de quaisquer taxas de direitos de autor.
No caso que se refere a autora do post teve o cuidado de colocar entre comas o texto e aplicar o link de onde retirou a informação.
Eu próprio fiz "copy/paste" do comunicado de imprensa e nem sequer tive o cuidado de informar a origem uma vez é irrelevante para o assunto em causa.
Penso portanto que o seu post/comentário (tal como este) não trouxe nenhuma informação adicional ao pedido de informação que originou este "post".
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Mensagempor nunor » segunda mar 12, 2007 9:00 am

Caro Time-out

O post da Teresa foi editado depois do meu comentário. Foram acrecentadas as aspas e a fonte de onde foi retirado. É evidente que se assim fosse feito logo ao início o meu post era completamente inútil, aliás na linha do que o seu é.

Agradeço à Teresa a correcção.

Nuno Ribeiro
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Mensagempor time_out » segunda mar 12, 2007 10:06 am

nunor Escreveu:Caro Time-out

O post da Teresa foi editado depois do meu comentário. Foram acrecentadas as aspas e a fonte de onde foi retirado. É evidente que se assim fosse feito logo ao início o meu post era completamente inútil, aliás na linha do que o seu é.

Agradeço à Teresa a correcção.

Nuno Ribeiro


Para sua informação a fonte da notícia é o site da IOL - Agencia Financeira que por sua vez foi elaborado a partir de um comunicado do Governo e publicações de comunicados quer na intregra quer parcialmente não cai dentro do saco de plágio.

Não sendo administrador deste forum, apenas um mero participante, tenho a certeza que todas e quaisquer contribuições que visem a informação sobre as questões aqui levantadas e que estejam directamente ligadas com o campismo e caravanismo são válidas e bem vindas neste forum ao contrário de outros.
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Mensagempor nunor » segunda mar 12, 2007 10:25 am

Caro Time-out

Sem querer prolongar estar troca de palavras sem qualquer proveito, permita-me esclarecê-lo.
O post da Teresa não foi retirado da IOL, mas sim do fórum do Clube Português de Autocaravanas. Não está em causa o replicar de informação que aliás é bem-vinda, pois a génese deste fórum como o do CPA é o da informação. O que está em causa é o copy-paste directo sem fazer referência onde se foi retirar, mais nada. Esta situação foi já corrigida pela Teresa e pela minha parte encerrada.
Se procura assunto para polémicas está redondamente enganado.
Nuno Ribeiro
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Mensagempor Teresa » segunda mar 12, 2007 2:41 pm

Como "Causadora" de toda esta troca de palavras,que de forma alguma foi premeditada,pois inocentemente fiz o referido "copy-paste" apenas com o intuíto de passar a mensagem que acabara de ler do CPA.Já fiz as devidas correções e pedi desculpa ao autor,agora gostaria de um Teminus em volta de toda esta polémica que nada dignifica este Forum. :cry:

Saudações
Fiquem bem
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Mensagempor vitor » segunda mar 12, 2007 11:53 pm

Back to the point,
Lidos os documentos que os companheiros aqui disponibilizaram (que muito agradeço) e feitas ainda outras leituras no mesmo sentido, permanece a dúvida inicial: as cilindradas acima dos 2,5 são ou não fortemente penalizadas com a entrada em vigor do futuro imposto único?
Tenho uma 2,8JTD que ainda não troquei (já lá vão séculos de indecisão... :roll: ) e a minha actual hesitação é entre a motorização 2,3 e a 3,0 para uma vany (challenger). Não havendo diferença substancial de preço no momento da aquisição, a questão põe-se no maior ou menor imposto anual que cada motorização virá a pagar a partir de julho.
E para esta questão particular não tenho conseguido encontrar resposta.
Uma boa semana para tod@s.
vitor
 
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Mensagempor time_out » terça mar 13, 2007 12:13 am

vitor Escreveu:Back to the point,
Tenho uma 2,8JTD que ainda não troquei (já lá vão séculos de indecisão... :roll: ) e a minha actual hesitação é entre a motorização 2,3 e a 3,0 para uma vany (challenger). Não havendo diferença substancial de preço no momento da aquisição, a questão põe-se no maior ou menor imposto anual que cada motorização virá a pagar a partir de julho.
E para esta questão particular não tenho conseguido encontrar resposta.


Na tabela anexa no quadro IV poderá ser calculado o novo imposto já que o carro em questão será um ligeiro misto de peso bruto superior a 2.300 kg.
Assim é multiplicar a cilindrada pelo valor de imposto e subtrair a parcela a abater.

Exemplo:
2300 cc ..... 2300x0,93 = € 2.139,00 - € 916,16 = € 1.222,84 de imposto
3000 cc ..... 3000x0,93 = € 2.790,00 - € 916,16 = € 1.873,84 de imposto

http://www.acap.pt/download/TabelasIA2007.pdf
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