ja esta decidido.....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

ja esta decidido.....

Mensagempor sintrense » quinta fev 15, 2007 3:37 pm

boas!!
no meu primeiro post eu preguntaba o que era melhor para mi entre autocaravana/autovivenda/caravana, pois bem já o tenho decidido depois de pezquizar bem, e com a opiniaõ da minha familia já esta decidido vou comprar uma caravana, e já a tenho negociada para o domingo, no entanto á algumas duvidas que tenho como por ejemplo qual é a velocidade maxima permitida para circular com caravana?? já ví em outros foruns internacionais que eu vou ficar um poucadinho a rasca porque a minha viatura tractor é uma xantia 1.9td, e com uma carvana de tara com 750kg.( mesmo no limite do peso maximo permitido por lei para rebocar com carta b) alguem reboca caravana com 90 cavalos de potencia? e que tal lhes vai? seá que vpu ficar curto de potencia? como nunca tive caravana á alguma coisa que deba de saber?? tenho que comprar um cabo/ligaçaõ para a electricidade quando entre num parque de campismo?
obrigado pelas respostas.
sintrense
 
Mensagens: 7
Registado: quinta nov 16, 2006 2:30 pm

Mensagempor Luis Almeida » quinta fev 15, 2007 4:59 pm

Companheiro sintrense,

Creio que com o seu 1.9 diesel (90CV) não terá grandes problemas em rebocar a caravana que comprou.

O único conselho que lhe posso dar é que tente sempre levar o motor no regime onde tem o melhor binário (o valor máximo), de forma a tirar todo o proveito da força disponível.
Não deixe de ler a informação disponível no nosso portal, para os companheiros caravanistas.

Um cabo de ligação a 220V é fundamental para ter energia eléctrica num parque de campismo. Não se esqueça também de comprar uma boa extensão, com algumas dezenas de metros.

Saudações. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta fev 15, 2007 8:16 pm

Então parece que temos mais um companheiro caravanista aqui no forum 8) . Espero que goste da sua escolha e quanto a conselhos (eu também tenho uma caravana), poderei mencionar o facto de a relação peso/potencia que descreve ser mais que razoavel, tenha sempre calma a conduzir (nomeadamente pelas dimensões exteriores da caravana e não esquecer que a mesma não curva nem trava á velocidade normal de um carro!!) e aconselho vivamente a experimentar fazer marxa-atrás com a caravana num sitio amplo, antes de viajar a primeira vez... . è que quando se começa ela vai pra todo o lado menos para onde queremos :lol:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Carlos Lopez » quinta fev 15, 2007 9:58 pm

Boa noite

Companheiro sintrense

Seja bem vindo e desfrute o melhor que puder da sua caravana.

Quero apenas acrescentar ao conselho do Luís Almeida que a extensão com algumas de metros deve ser usada toda desenrolada. Por vezes quando a intensidade de corrente que a atravessa é elevada e as secções dos condutores da extensão são finos alguma coisa pode queimar.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor rposlp » sexta fev 16, 2007 11:16 am

Boas, agr fikei na duvida, eu tenho um daewoo matiz será que esse carro puxa alguma caravana? ja tinha achado estranho no manual nao mencionar nada sobre isso. O carro tem 50 cavalos e 800 de cilindrada o que me parece muito pouco mesmo. Obrigado ;)
rposlp
 
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 12, 2007 12:25 am

Mensagempor nuno soares » domingo fev 18, 2007 1:03 pm

sintrense,

Parabéns pela aquisição.
Quanto à dúvida se os 90 Cv são suficientes para rebocar os 750 kg de tara, na minha opinião não vai ter qualquer dificuldade, mas atenção à carga da caravanas, a tendência de muitos campistas é trazer tudo o que tem em casa dentro da caravana e aí o peso ...
Quanto a velocidade de uma caravana, rolar dentros dos limites do código da estrada não é problema. mas aconselho, como sendo fundamental para a segurança a instalação de um estabelizador de cabeçote e um vigilancia à afinação dos travões da caravana.
outro conselho que dou, e ter atenção aos locais onde estacionas a caravana, o carro é tracção à frente, se a caravana estiver numa inclinação o carro vai ter falta de tracção...

boas viagens

NUNO SOARES
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

cuidados a ter com a caravana

Mensagempor decarvalho » domingo fev 18, 2007 3:41 pm

carissimos

para alem do peso, atenção ao equilibrio na distribução do peso...
não carregar mais a frente, mas sim mais atrás...
não acelerar nas descidas,
NUNCA mesmo NUNCA ultrapassar numa descida e em curva....
cuidado ao vento lateral, cuidado com o efeito de chicote e de sucção, quando se é ultrapassado
ter bons espelhos...
treinar a marcha trás...virar o volante a direita se se pretende ir para a esquerda e vice versa...e recuar lentamente...
ter pneu sobressalente para a caravana
não transportar NUNCA uma pessoa na caravana, nem animais
não sobrecarregar o cofre da frente da caravana
para manobrar a mão, por a roda jockey mais alta que o nivel da caravana
fechar bem as janelas antes da viagem
ver se o cabo de travão ligado ao engate esta bem preso
verificar a pressao de pneus da caravana
preferencialmente fechar o gás das botijas e ligar o frigorifico a 12V em viagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes