A segurança tem preço?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

A segurança tem preço?

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda jan 08, 2007 7:39 pm

Ora boas noites. Venho por este meio iniciar um tópico (a minha primeira vez em tal acção :) ) sobre um assunto que me vem a assaltar a mente nos ultimos tempos: a segurança do caravanismo fora de parques de campismo.

Já li em vários sitios tecnicas para salvaguardar os nossos equipamentos e bens pessoais, como barras nas portas das ACs, alarmes, trancas suplementares e espante-se, até detectores de gás para um tal "gás do sono" :!:

Também ja li sitios que "teem boa iluminação" ou onde "é costume juntarem-se vários companheiros de viagem, ficando a estadia mais segura".

Ora perante tal, e tendo eu em mente que no final de 2008 irei trocar a minha caravana em miniatura por uma "a sério", pergunto-me se valerá a pena gastar dinheiro em equipamentos básicos por modo a suportar vários dias sem necessitar da assistencia que um parque de campismo nos pode oferecer, quer em termos de infraestruturas, quer em termos de uma segurança geral obviamente mais elevada.

Bem sei que nem em parques estaremos livres que algo nos perturbe, é certo, mas pelo que vejo a segurança é talvez o ponto nº1 de qualquer caravanista que fica na via publica, dando quase a sensação que precisamos de uma caçadeira na cabeceira da cama, não vá alguém entrar a meio da noite para efectuar um assalto... .

A ser assim, venho por este meio pedir a opinião destes meus companheiros mais experimentados que eu que me esclareçam:

Vale a pena poupar uns euros por noite, ficando sempre no subconsciente a preocupação de que algo nos poderá acontecer? Ou será que valerá mais gastar algum dinheiro e ficar mais tranquilo num qualquer parque de campismo das proximidades, nem que seja só pra pernoitar sossegado?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Paulo » segunda jan 08, 2007 10:34 pm

Boa noite,

Penso que a motivação principal para pernoita fora de parques, não deverá ser a questão monetária, mas sim o prazer de poder ficar em locais emblemáticos ou com um enquadramento paisagístico atractivo.

Note-se que a maior parte das localizações dos campings não são as ideais, para quem viaja com um só veículo (autocaravana). Por este motivo, procuramos estacionar o mais perto possível dos nossos objectivos de visita.

Relativamente à tranquilidade/segurança, é algo com que começamos a lidar melhor com a experiência e com o passar do tempo :D.

Vamos ver as opiniões que surgem :) .
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Luis Almeida » terça jan 09, 2007 10:10 am

Viva!

Pessoalmente, se não vejo condições para pernoitar em sossego num determinado lugar, prefiro mudar de local, fora ou dentro de um parque de campismo.
Em primeiro lugar o "estar descansado". 8)

E se estacionar é cada vez mais complicado para os autocaravanistas, a situação dos caravanistas é ainda pior, devido até às próprias restrições impostas pelo Código da Estrada.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor nuno soares » terça jan 09, 2007 10:58 am

Bom dia!
Apesar de ser caravanistas são muitas as noites que pernoito na rua, seguindo obviamente as regras de boa conduto, e não dando sinais de "acampamento", apenas de um carro estacionado que por sinal tem um reboue.
A questão da pernoita na rua é muito subjectiva, eu pessoalmente quando pernoito é por uma questão de "liberdade", é o prazer de desfrutar dfe paisagens que o parque não me pode oferecer, é jantar num lugar, dormir em outro e possivelmente até tomar o pequeno almoço já junto à praia ( o que só é possivel no Inverno).
No que toca á segurança, obviamente que o risco é maior. Normalmente escolho um sitio que tenha várias autocaravanas aparcadas, e pela experiência que tenho, tenho a ideia que nos protegemos uns aos outros, sempre que há um barulho estranho lá vem alguém à janela ou vem fora da autocaravana ver o que se passa.

NOTA: Tenho a impressão que os autocaravanistas acham estranham ter uma caravana a pernoitar juntamente com a autocaravanas na rua, será só impressão minha?



Vamos aguardar por mais opiniões.
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor jbmendes » terça jan 09, 2007 11:46 am

Sem querer ser desmancha prazeres, acho que uma caravana não pode ser equiparada a uma autocaravana neste segmento de turismo itenerante. As suspeitas de que os autocaravanistas não gostam muito de estarem perto de caravanas tem um fundamento, é que já é dificil a uma autocaravana encostar nos parques públicos, com caravanas por perto, é certo que a policia apareça para enxotar toda a gente. Não quero contudo menosprezar quem tem caravana, mas... a realidade é assim mesmo. As caravanas estão mais destinadas aos parques de campismo, exactamente por serem um reboque. É a minha opinião, um pouco dura para o Nuno e outros companheiros destas lides, que por agora possuem caravana, mas é a realidade por muito que nos doa, temos que ser realistas. Seria bom para todos, que houvesse boas condições para todos poderem disfrutar da liberdade de circular por essas estradas fora. Pernoitar em segurança, e sem nos chatearem com placas de proibição. Companheiros... a luta continua (sem colagem ao PCP) :D
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor easy rider » terça jan 09, 2007 6:40 pm

Sendo certo que,por razões de segurança, prefiro um parque de campismo para estacionar durante duas ou três noites quando visito uma grande cidade, por norma procuro utilizar áreas de pernoita onde se encontram outras autocaravanas, e de preferência em vilas ou cidades pequenas, onde encontramos áreas que se situam perto do comércio local.
Tenho feito viagens de tres ou quatro semanas pela Europa e até à data não me tenho dado mal com este método.
De facto não gosto de arriscar e estacionar em locais isolados pois o "dormir descansado" é fundamental.
Esse "passar do tempo e experiência" de que o Paulo fala é que nos vai ensinando a lidar com isto.
Easy Rider

Benimar Anthus LG
Porto/Portugal
Avatar do Utilizador
easy rider
 
Mensagens: 45
Registado: terça nov 28, 2006 5:50 pm
Localização: Porto

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça jan 09, 2007 7:14 pm

Muito obrigado pelas vossas respostas e opiniões que realmente me foram muito uteis e deram uma ideia mais elucidada sobre o assunto em questão.

Por agora vou manter-me em parques, devido á filosofia de construção da minha caravana, quem sabe um dia também não vá dar umas escapadelas "selvagens". :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor seco » terça jan 09, 2007 10:26 pm

Boa Noite

A minha experiencia em AC é limitada.
Foi em 2 anos, com AC alugadas, com 15 ou 16 noites.
Destas apenas 2 foram em parques e para experimentar!
Na maior parte das noites ficámos sozinhos, muito embora, e por espírito gregário, sempre que havia ACs e se o local merecesse o poiso parávamos junto a eles.
Desde santuários no cimo dos montes transmontanos a caminhos abandonados à beira do Alqueva até estacionamentos em localidades maiores ou menores, julgo que ensaiámos um pouco de tudo.
Nunca tivemos noites intranquilas!
Só uma vez, num parque de estacionamento em Orense, junto ao Rio Minho, numa noite de sexta para sábado, fomos acordados pelo trabalhar irregular e com escape ruidoso de um motor de um carro ......de namorados!

Julgo que a nossa discrição é um dos factores dissuadores de quaisquer atitudes ou actos menos adequados!

Um abraço

Seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor vitor » quinta jan 11, 2007 10:11 pm

Totalmente de acordo com o easy rider!
Eu alterno estadias em parque com as curtas em estrada. Junto das cidades, não existindo áreas de serviço/pernoita, dirijo-me sempre para campings, por segurança, comodidade e para usufruir de um banho como deve ser (confesso-vos que os banhos em AC me deixam sempre com vontade de outro, mais a sério...)
Obrigado Paulo pela sugestão de pernoita em Monsaraz - acho que nunca dormi tão bem fora de parque como ali.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Dormir Descansado

Mensagempor Teresa » terça fev 06, 2007 3:26 pm

Pela experiência,por muitos bons locais que possam surgir,procuramos preferêncialmente dormir em Parques de Campismo,não quer dizer que não se alterne 1 dia ou outro,mas ficamos muito mais tranquilos,é que dormir na Rua,qualquer ruído na noite é sempre suspeito,além que em grandes viagens é sempre mais confortavel um bom banho e na Ac,meus amigos ...não é a mesma coisa,assim também se aproveita para se efectuar todas as descargas e limpezas necessárias.Em visitas a cidades,bem se não houver Parque de Campismo e com rede de transportes,preferimos não visitar,é que estar em ferias e estar sempre a penssar que a AC está estacionada em tal lugar...e estar sempre com o receio de a mesma ser visitada pelos amigos do alheio... :roll:
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Paulo » terça fev 06, 2007 10:25 pm

Boa noite,

O recurso ou não aos campings, é algo que está intimamente ligado ao hábito que se vai adquirindo e também à zona/país que se visita, e também ao tipo de visita.

Se viajarmos em países com áreas de apoio a ACs, conseguimos efectuar as viagens sem grande recurso aos campings. É claro que para não andarmos com os problemas que a Teresa refere (segurança da AC), devemos procurar estacionar em espaços vigiados ou junto a outras ACs.

Na última viagem que fiz a Galiza e Astúrias (duas semanas), apenas fizemos duas noites em camping e foi em Santiago. Pernoitámos frequentemente em portos de pesca e áreas de serviço para ACs, que felizmente foram construídas no Norte de Espanha.

Os ruídos e o sono leve também é algo que se vai controlando com a continuação da utilização da AC, e está intimamente ligado à confiança que o local de pernoita nos inspira.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Teresa » quarta fev 07, 2007 9:42 am

Sem duvida que viajar em França esses problemas normalmente não se colocam ,já que são os campeões em areas para AC,em Espanha já começa a melhorar,mas em Portugal temos ainda um longo caminho a percorrer,quer no que respeita a areas AC quer de parques de Campismo de qualidade,pois contam-se pelos dedos de uma mão os parques que realmente se podem afirmar como tal,porque infelizmente os nossos parques de campismo mais pareçem "acampamentos de lata"mas a culpa também é das autoridades.
Voltando ainda ás areas para AC no nosso país,grande parte dos nossos autarquas deveriam tomar o exemplo da autarquia da Batalha. :idea:
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor nuno soares » quarta fev 07, 2007 11:13 am

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: "...pois contam-se pelos dedos de uma mão os parques que realmente se podem afirmar como tal,porque infelizmente os nossos parques de campismo mais pareçem "acampamentos de lata"mas a culpa também é das autoridades. " Parece-me que a Teresa não conhece os Parques de campismo Portugueses, ou então enganou-se e queria dizer que" se conta pelos dedos de uma mão os parques de campismo que pareçem acampamentos de lata."
É verdade que existem parques de campismo em Portugal com muitas deficiências, mas não podemos generalizar. Existe uma boa parte que têm excelentes condições e posso aconselhar uma lista de pelo menos 20.
Nos últimos anos muitos foram os parques de campismo que fizeram obras de reestruturação, outros fecharam e alguns abriram com instalações modernas.
Saliento que alguns dos melhores parques de campismo em Portugal ficam no interior, e destes saliento o parque de campismo de Mogadouro, Idanha-a-Nova, Cerdeira, entre outros.

Boas viagens,
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor Teresa » quarta fev 07, 2007 11:45 am

Talvez tenha exagerado um pouco quando falo de uma mão,posso acrescenta na sua lista Parque de campismo "Quinta da Chave Grande em Satão" que recomendo ,parque de Campismo "Markadia".Parque de Campsimo do Feixial-Penamacor...Parque Campismo do Curral do Negro em Gouveia
Mas a realidade dos nossos parques comparados com os parques Franceses...
E os parques da costa sul em Espanha???Digam-me onde encontrar condições identicas em Portugal??
Até porque na maior parte dos parques Portugueses,as condições de aparcamento para AC são muito limitadas.
Fala bem do parque de Campismo Idanha que começo muito bem desde a sua abertura,inicialmente era um parque Fantastico,acabou com o tempo se transformar numa acampada permanente de toldos e encerados sobrepostos,só após a aquesição da Orbitur é que voltou a ser recuperado.
O meu conceio de parque de campismo,é um local onde realmente se estacione a Ac /caravana ou tenda ,não é com o tempo montar uma armação,mais um toldo,mais uma cosinha,mais umas vedações,e tantas outras coisas mais
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor fluis » quarta fev 07, 2007 12:07 pm

Bom dia Teresa, e seja bem vinda ao fórum do CampingCarPortugal.

Em relação a autarquias, não há dúvida que a Batalha é um bom exemplo, mas não é, felizmente, único.

Nesta altura podemos destacar também Freixo de Numão, Lorvão e Terrugem.

Além destas Areas de Serviço existem Estarreja, da responsabilidade do Clube de Campismo de Estarreja , e Vermoil , que nasceu da vontade de 2 autocaravanistas residentes na povoação, e acredito que, de acordo com as perpectivas que o CPA está a criar, de futuro mais irão surgir.

Como refere o Nuno existem excepções aos Parques de Campismo em Portugal, algumas boas, mas há inúmeros que correspondem à designação dada pela Teresa, onde as pessoas as encaram como “Moradias de Lona”, mantendo-se lotado o ano todo com estes residentes, quase não havendo espaço para os que pretendem lá passar 1 ou 2 noites
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 81 visitantes