DUVIDAS

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

DUVIDAS

Mensagempor JOAO DUARTE » segunda abr 18, 2011 1:34 pm

gostaria de saber o seguinte!!!

eu tenho que ter a mangueira para atestar de agua a AC?
tenho que ter o cabo eléctrico que liga a AC a corrente de 220V?
quando esta ligada a AC a 220v a lampedas no interior da AC trabalham a 220v ou a 12 v?


cumprimentos


joao duarte
JOAO DUARTE
 
Mensagens: 23
Registado: quarta fev 16, 2011 10:46 am
Localização: sintra

Re: DUVIDAS

Mensagempor time_out » segunda abr 18, 2011 2:10 pm

JOAO DUARTE Escreveu:gostaria de saber o seguinte!!!
...eu tenho que ter a mangueira para atestar de agua a AC?
tenho que ter o cabo eléctrico que liga a AC a corrente de 220V?
quando esta ligada a AC a 220v a lampedas no interior da AC trabalham a 220v ou a 12 v?
...joao duarte


Boa tarde

Em resposta às suas questões:

1 - tenho que ter a mangueira para atestar de agua a AC?
Não é obrigatório mas para poder atestar de água nas áreas de serviço que disponibilizem esse serviço é conveniente. Aliás deverá possuir vários adaptadores roscados (para torneiras com rosca na ponta que há de várias medidas) e também um adaptador para torneiras sem rosca na ponta.

2 - tenho que ter o cabo eléctrico que liga a AC a corrente de 220V?
Mais uma vez não é obrigatório, contudo se pretender ligar a sua autocaravana à corrente eléctrica terá de ter um cabo, no máximo com 25 metros e com uma ficha que se adapte à entrada que possui na autocaravana e uma ficha macho c/ terra na outra ponta. Nos parques de campismo é normal existir a disponibilidade de energia eléctrica já nas áreas de serviço na maior parte dos casos não existe essa possibilidade.

3 - quando esta ligada a AC a 220v a lâmpadas no interior da AC trabalham a 220v ou a 12 v?
A grande maioria das lâmpadas que devem existir, se não a totalidade são a 12V. Há autocaravanas que possuem algumas a 220V mas o normal é todas serem de 12V. Assim a sua autocaravana tiver os dois tipos e estiver ligada a 220V todas as lâmpadas funcionaram. Quando estiver desligada do 220V apenas as lâmpadas de 12V funcionarão.
A ligação a 220V fornece energia ao carregador de baterias existente que por sua vez carrega a (as) baterias que fornecem energia à célula.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor RuckFules » segunda abr 18, 2011 5:22 pm

Boa tarde a todos, boa tarde João Duarte

Apenas para complementar a informação do companheiro time_out:

Em relação à mangueira, existe no Leroy Merlin (penso que no AKI e outras casas também) um Kit de adaptadores de encaixe rápido com roscas de diversos diâmetros. Como sou um recente autocaravanista, depois de me deparar com este problema numa área de serviço, fui ao Leroy, adquiri diversos adaptadores, e uma mangueira de 25 metros, a qual cortei com duas medidas. Uma de +/- 7 metros, que chegará e sobrará para a maioria das situações. Os restantes metros, coloquei ligações rápidas também, e no caso de precisar ir buscar água mais longe tb estou desenrascado (podendo até, através de junções rápidas unir as duas mangueiras). Há algumas áreas de serviço mais antigas, que só dispõem de água num dos lados. Com esta solução fica sempre garantido, sem ter que andar às voltas com a AC

Quanto ao cabo eléctrico, deverá possuir uma extensão de alguns metros (pelo menos uns 15 metros chegará e sobrará) com fichas "CE16". Supondo que a ligação da sua AC seja com este tipo de ficha (Azul, com 3 pinos).
Também já apanhei pontos de corrente equipados com as normais fichas "Schuko" (habitualmente utilizadas em casa). Convém munir-se de um adaptador "CE16 Fêmea » Schuko macho" para estas situações.

No que toca à sua última pergunta, e pelo que sei, poderá variar de AC para AC, mas supostamente, como referiu o compaheiro time_out, todas devem funcionar na mesma a 12V, alimentadas através da bateria na mesma, e esta sendo alimentada e carregada pelo transformador/carregador da AC.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor txinho » segunda abr 18, 2011 5:29 pm

Companheiro RuckFules,

Em relação aos adaptadores para a mangueira comprou-os todos juntos (mesmo como disse em KIT :? ) ou comprou-os separadamente de todas as medidas? Pergunto isto porque tambem estou a necessitar de adquirir algo do género. já agora se não for indiscrição qual o valor que pagou :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor RuckFules » segunda abr 18, 2011 5:54 pm

Por acaso ainda tinha aqui a factura à mão

Comprei um "Kit agulheta c/ ligações internacional" por 2,95€
Este kit trás duas ligações de rega (aquelas ligações rápidas), uma delas com "Aqua Stop" (para que quando desencaixar a agulheta ou outro acessório, esta estanca a água). Traz uma agulheta, que permite abrir ou fechar a água, sem ter necessidade de ir até à torneira. E traz uma ligação rápida com dois diâmetros de rosca.

À parte comprei ainda outro adaptador com outro diâmetro de rosca diferente, de 1 polegada por mais 1,45€

Comprei mais dois conectores de rega, igualmente um deles com função STOP (porque fiz duas mangueiras, para o caso de precisar de uma extensão de mangueira) por 2,10€.


E comprei 25 metros de mangueira por 9,95€ (cortei-a em partes diferentes, e tenho dois tamanhos de mangueira).

Comprei uma união de conectores de rega, caso precise juntar as duas mangueiras, por 1,45€


Tudo deu um total de 17,90€ e espero estar servido para a maioria das situações.

Em relação às mangueiras, existe uma opção bem mais prática, mas bem mais cara. mangueiras em espiral (tipo os tubos do ar comprimido), que se arrumam com mais facilidade, além de não se enrolarem no chão com os movimentos da mangueira.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor RuckFules » segunda abr 18, 2011 6:14 pm

Como uma imagem vale por mil palavras

Imagem

As ligações amarelas são de uma mangueira, as verdes de outra.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor txinho » segunda abr 18, 2011 6:25 pm

Companheiro obrigado pela pronta resposta :wink: , já poupei tempo,pois não fazia ideia do que haveria de comprar :oops:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Mensagempor time_out » segunda abr 18, 2011 6:51 pm

txinho Escreveu:Companheiro obrigado pela pronta resposta :wink: , já poupei tempo,pois não fazia ideia do que haveria de comprar :oops:


Boa tarde

Chamo a atenção para umas mangueiras de tecido e com enrolador que ao se enrolarem ficam espalmadas. São practicas pois não ocupam espaço e o seu peso é diminuto. São mais caras que as tradicionais mas a longo prazo vale a pena.
Não me recordo onde comprei mas penso que podem ser encontradas nas grandes superfiies. (Podem ver o que é em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168709967-mangueira-em-tecido-15mts-com-enrolador-_JM - não encontrei site em portugal!!!!)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor cookie » segunda abr 18, 2011 8:48 pm

time_out Escreveu:
txinho Escreveu:Companheiro obrigado pela pronta resposta :wink: , já poupei tempo,pois não fazia ideia do que haveria de comprar :oops:


Boa tarde

Chamo a atenção para umas mangueiras de tecido e com enrolador que ao se enrolarem ficam espalmadas. São practicas pois não ocupam espaço e o seu peso é diminuto. São mais caras que as tradicionais mas a longo prazo vale a pena.
Não me recordo onde comprei mas penso que podem ser encontradas nas grandes superfiies. (Podem ver o que é em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168709967-mangueira-em-tecido-15mts-com-enrolador-_JM - não encontrei site em portugal!!!!)

as lojas de acessórios de autocaravanismo comercializam essas mangueiras.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RMartins » terça abr 19, 2011 5:04 pm

cookie Escreveu:
time_out Escreveu:
txinho Escreveu:Companheiro obrigado pela pronta resposta :wink: , já poupei tempo,pois não fazia ideia do que haveria de comprar :oops:


Boa tarde

Chamo a atenção para umas mangueiras de tecido e com enrolador que ao se enrolarem ficam espalmadas. São practicas pois não ocupam espaço e o seu peso é diminuto. São mais caras que as tradicionais mas a longo prazo vale a pena.
Não me recordo onde comprei mas penso que podem ser encontradas nas grandes superfiies. (Podem ver o que é em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168709967-mangueira-em-tecido-15mts-com-enrolador-_JM - não encontrei site em portugal!!!!)

as lojas de acessórios de autocaravanismo comercializam essas mangueiras.


E mesmo que não tenha lojas de autocaravanismo perto de si, penso que todos ou quase todos os hiper-mercados tenha a mangueira e respectivas varias roscas.
Comprei a minha no Pingo Doce numa ida ás compras :)
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Mensagempor Luis Nascimento » quarta abr 20, 2011 9:32 am

As mangueiras de tecido têm o inconveniente de temos que desenrolar os 15 metros mesmo que estejamos perto da torneira e só sejam necessários dois metros. Além disso temos que a estender muito bem no chão para ela não se dobrar caso contrário a água não circula e o chão das áreas de serviço não é nada higiénico.
Tem no entanto a grande vantagem de ocupar pouco espaço

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor time_out » quarta abr 20, 2011 11:35 am

Luis Nascimento Escreveu:As mangueiras de tecido têm o inconveniente de temos que desenrolar os 15 metros mesmo que estejamos perto da torneira e só sejam necessários dois metros...


Bom dia

Pode perfeitamente ter várias secções pré cortadas com tamanhos diferentes fazendo exactamente o mesmo efeito do que foi sugerido por RuckFules e com a grande vantagem de ocupar pouco espaço e peso!
Eu possuo uma que cortei em dois (4 metros e 11 metros), a maior está enrolada no enrolador original e só é usada caso a mais pequena não seja suficiente (sozinha ou em junção).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor RMartins » quarta abr 20, 2011 9:32 pm

time_out Escreveu:
Luis Nascimento Escreveu:As mangueiras de tecido têm o inconveniente de temos que desenrolar os 15 metros mesmo que estejamos perto da torneira e só sejam necessários dois metros...


Bom dia

Pode perfeitamente ter várias secções pré cortadas com tamanhos diferentes fazendo exactamente o mesmo efeito do que foi sugerido por RuckFules e com a grande vantagem de ocupar pouco espaço e peso!
Eu possuo uma que cortei em dois (4 metros e 11 metros), a maior está enrolada no enrolador original e só é usada caso a mais pequena não seja suficiente (sozinha ou em junção).




Tenho a minha inteira, penso que ainda sejam uns 20m, mas a ideia dada pelo companheiro RuckFules é realmente interessante e bem pensada!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Mensagempor Luis Nascimento » quinta abr 21, 2011 10:03 am

Confesso que não me tinha lembrado da possibilidade de cortar a mangueira mas não há duvida que é uma óptima solução.

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mangueiras

Mensagempor Paulo MB » terça abr 26, 2011 10:50 pm

Boa noite,
Como muito bem escreveu RuckFules "Em relação às mangueiras, existe uma opção bem mais prática, mas bem mais cara. mangueiras em espiral (tipo os tubos do ar comprimido), que se arrumam com mais facilidade, além de não se enrolarem no chão com os movimentos da mangueira.", eu próprio comprei uma na semana passada por €14,75 e com 15m de comprimento já com um ponteiro com várias saídas possíveis de jatos de água. Um pormenor: foi num Carrefur em França!
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes