AS PLACAS DA VERGONHA

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

AS PLACAS DA VERGONHA

Mensagempor jbmendes » sexta jan 05, 2007 1:14 am

Cada vez mais proliferam por este Portugal, as tabuletas, placas, sinais, ou que quer que sejam, a proibir o estacionamento a Autocaravanas.
O mais caricato é a confusão que fazem entre: - Autocaravanas - Caravanas - Roulottes - e Tendas. O caso mais caricato veio fresquinho da Figueira da Foz em que se proíbe num parque de estacionamento, o Caravanismo aos Portugueses e sujeito a reboque, aos Ingleses o campismo e o caravanismo, e aos Franceses o Autocaravanismo e o campismo. :shock: Para quem gasta milhões em publicidade no turismo
vá para fora cá dentro, é caso para dizer; ESTAS PLACAS SÃO UMA CONTRADIÇÃO, E UMA VERGONHA. Outra mete no mesmo saco, Roulottes de Farturas etc. e as Autocaravanas. E etc. etc.
Para vêr estas e outras, mais as que ainda aí vêem, é só darem um saltinho ao sitio do AUTOCARAVANISTA. Ligue o SOM e viaje confortavelmente em:
8) http://www.autocaravanista.blogspot.com 8)
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor Luis Almeida » sexta jan 05, 2007 9:39 am

Companheiro jbmendes,

Enquanto a) continuarmos a assistir a atitudes de autêntico campismo selvagem, na maioria dos casos vindos de companheiros estrangeiros (pelo menos no Algarve assim é!); b) a total falta de legislação sobre esta actividade; c) for mais fácil para as autarquias colocar placas do que reordenar e criar infraestruturas de apoio ao autocaravanismo; d) etc etc., as ditas "placas da vergonha", como muito bem lhes chama, irão, infelizmente, continuar a existir.

Compete-nos a nós, TODOS, ajudar a alterar esta realidade.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor easy rider » sexta jan 05, 2007 6:22 pm

Companheiros

Estou de acordo com o companheiro Luis Almeida e também com o companheiro jbmendes, pois o vazio legislativo sobre a actividade é que leva a que as autarquias "inventem" essas Placas da Vergonha e as fotos mostram-nos a total ignorância sobre o assunto de quem tem a cargo a colocação desses sinais.
Como é que poderemos nós enquanto autocaravanistas intervir junto destas entidades para se poder chamar a atenção para esta forma de turismo?
Penso que as entidades oficiais estão a deixar "passar ao lado" um fenómeno que os nossos vizinhos espanhóis estão a acarinhar como potencial do desenvolvimento do turismo local.
Não sou sócio de nenhum clube de autocaravanas e por isso não sei se já se está a trabalhar a este nível.
Não será o Automóvel Clube de Portugal uma entidade que pudesse dar alguma contribuição ?
Easy Rider

Benimar Anthus LG
Porto/Portugal
Avatar do Utilizador
easy rider
 
Mensagens: 45
Registado: terça nov 28, 2006 5:50 pm
Localização: Porto

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta jan 05, 2007 7:16 pm

Pessoalmente acho que uma "manifestação" (algo ordeiro e calmo, obviamente...) seria uma boa ideia.

Talvez uma concentração em Lisboa ou outro sitio, de preferencia bastante conhecido, talvez com alguma "publicidade" dos meios de comunicação.

Seria uma maneira de pelos menos, sermos vistos e quem sabe, ouvidos.

Sim porque, quem não se mostra, não se ouve também... .
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Paulo » sexta jan 05, 2007 11:17 pm

Caros companheiros,

Nesta questão da defesa dos interesses do turismo itinerante, e em particular do turismo itinerante em autocaravana, todos podemos contribuir para a divulgação e promoção do mesmo.

Ao nível individual, quando estamos em viagem, os nossos comportamentos são um cartão de visita com elevado impacto. Aqui, em termos gerais, falhamos bastante. Esta situação deve-se sem dúvida, por um lado, ao desconhecimento de regras básicas, e por outro, a algum desinteresse pelo colectivo e pelo desenvolvimento desta actividade.

Ao nível das várias organizações que se dedicam à divulgação deste tipo de turismo, entre as quais este Portal se inclui, considero que é obrigatório o estabelecimento de incentivos e acções que levem à elevação da imagem do autocaravanismo e dos autocaravanistas.

Não é novidade que em Portugal somos considerados por uma grande parte da população e das autoridades, não como turistas, mas como “aproveitadores” do espaço público e dos melhores enquadramentos paisagísticos, a título gratuito. Resumindo – um pequeno problema que têm entre mãos.

É determinante que esta imagem mude, para que os autocaravanistas sejam considerados Turistas, que transportam valor acrescentado às localidades que visitam, quer pelo dinheiro que lá deixam, quer pela divulgação que fazem das mesmas.

Penso que todas as organizações ligadas à divulgação desta actividade têm um papel válido a desempenhar.

Agora também não posso deixar de lhes dizer que por muito que digamos de bem da actividade e por muito que divulguemos as suas vantagens, não teremos um caminho fácil quando alguns de nós se instalam n semanas no mesmo local, ou utilizam o espaço público como se estivessem instalados num camping, ou fazem despejos nos locais não apropriados....etc...etc. Estas imagens são muito fáceis de encontrar, quer entre os autocaravanistas, que entre aqueles que utilizam a autocaravana, como apoio a outras actividades.

Ao nível deste portal e das acções que temos levado a cabo, desde as primeiras horas, tentamos que os comportamentos dos autocaravanistas melhorem. É claro que as nossas acções não se esgotaram por aqui, e quanto mais viajamos, mais tomamos consciência do muito trabalho que temos pela frente.

Um abraço para todos,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Luis Almeida » segunda jan 08, 2007 1:31 pm

Viva!

Apesar de completamente off topic, não resisto a deixar-vos aqui esta placa, no mínimo, muito original.

Imagem


Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor easy rider » segunda jan 08, 2007 6:47 pm

Companheiro Paulo,
Estar instalado no mesmo local (espaço público) não é autocaravanismo,isso é campismo selvagem, e o comportamento individual que dignifique esta prática deverá ser exemplar.Mas nisto penso que estamos todos de acordo.
O que eu gostaria de saber, e entretanto já recebi um esclarecimento do companheiro decarvalho, era se a nível de clube ou até deste portal estavam a ser feitos alguns contactos junto das autarquias para a criação de áreas de serviço / estacionamento.
Pessoalmente não me aborrece nada ter de pagar uma tarifa de 5€/10€ para estacionar 24 horas se as infraestuturas de apoio estiverem criadas. Uma limitação de tempo no estacionamento devidamente controlada pelas autoridades acabaria com o campismo selvagem.
Um abraço,
Easy Rider

Benimar Anthus LG
Porto/Portugal
Avatar do Utilizador
easy rider
 
Mensagens: 45
Registado: terça nov 28, 2006 5:50 pm
Localização: Porto

Mensagempor Paulo » segunda jan 08, 2007 10:46 pm

Caro easy rider,

Pode ver um resumo das acções que o Portal tem desenvolvido desde 11 de Novembro de 2005, na secção "Acções", em http://www.campingcarportugal.com .

Por outro lado, também pode ler na secção "O Projecto CCPortugal" que:

O nosso objectivo único é a promoção e divulgação deste modo de turismo itinerante, em franca expansão em toda a Europa, assim como a procura de ideias e soluções com vista à melhoria das condições de acolhimento e de paragens técnicas inerentes a esta actividade, no nosso país.


Muito obrigado pela sua intervenção.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

ACTUALIZAÇÃO

Mensagempor jbmendes » segunda jan 08, 2007 11:21 pm

Caros Companheiros, só este fim de semana colecionei mais 2 placas para a colecção :x . Infelizmente o problema da proliferação destas placas, não tem muito a vêr com o Autocaravanismo em sí nem nas suas práticas, mas muito mais com pressões e Lobyes. Há sempre um Hotel Motel ou uma simples Pensão.Alguma restauração porque muitos de nós usam pouco almoçar ou jantar fora, também não nos gramam muito. Depois vêm os bares da praia que acham que o parqueamento destinado a automóveis é mais rentável até porque se renovam os lugares com mais frequencia. Enfim... São essas pressões, ás quais já assistí in loco, e posso mesmo dizer que uma dessas placas da colecção, foi colocada por pressão de um concessionário de um bar de uma praia. Que fazer, perante isto?
A actualização está no sitio do costume
8)http://www.autocaravanista.blogspot.com8)
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor EMAN » terça jan 09, 2007 5:34 pm

Boas

Companheiro jbmendes

Realmente um dos grandes problemas das tais placas é mesmo esse.

Apesar de muitos de nós sermos Acaravanistas que demonstram que por uns não devem pagar os outros, existem situações em que o "comércio" com determinadas caracteristicas (como o citado), preferem outro tipo de utilizadores do espaço público.

Já agora também aproveito que com mais um http://www.autocaravanista.blogspot.com/ a focar o AC, será mais um modo da promoção do mesmo. Todos nunca seremos demais.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor jbmendes » quarta jan 10, 2007 12:38 am

Companheiro EMAN, obrigado pelo apoio, e penso que estamos em sintonia quanto ao verdadeiro problema das placas da vergonha. Eu, jbmendes, com placas ou sem elas, saio todos os fins de semana com a minha AC. E... quando não posso sair, o que acontece rararamente, sinto um vazio durante toda a semana, sempre á espera do próximo. É certo que tenho um grupo de amigos, todos AC,s. Por norma concentramo-nos habitualmente,em local determinado, e sempre que nos reunimos é uma festa :lol: :wink: Por isso amigos, nada de ter medo! Há sempre um local mais ao lado, ou mais abaixo, onde não existe a tal placa. OS LOBYES TAMBÉM SE ABATEM :wink:
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor vitor » quinta jan 11, 2007 10:28 pm

Simpatizando, sem reservas, com o slogan "os lobbies também se abatem" parece-me contudo que devemos ter presente que os locais que são mais apetecidos por nós, também o são por turistas de hotel, tenda, caravana ou bicicleta. E há que saber gerir e conviver com esta diversidade, que eu aplaudo e respeito.
Com isto quero significar que enormes aglomerados de ACaravanas, como se podem ver no verão junto ao monte Saint Michel, estragam completamente a mística de um local.
Se as ACaravanas fossem de cores variadas, vá lá, o colorido atenuaria o efeito. Mas tudo impecavelmente branco, é um aborrecimento... :lol:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

HÁ UNS QUE SÃO MAIS PORTUGUESES QUE OUTROS!

Mensagempor jbmendes » domingo jan 14, 2007 8:53 pm

CITAÇÃO "estragam completamente a mística de um local."
Caro Victor, é pertinente colocar-se a seguinte questão:
-Estragam a quem? :shock: Se são ACs, estragam complet/ a... a quem as não tem, se são os outros, estragam completam/ a... aos ACs. Proibir por proibir mais vale ser todos por igual. A existencia de Parques de estacionamento não poderá ser descriminatório a veiculos da mesma classe, que pagam os mesmos impostos, e estão sujeitos ás mesmas exigencias de circulação. Que culpa tenho eu, por ter optado por um veiculo que me permite ter condições de chegar mais cedo a um local, para usufruir de uma tarde bem passada, num local que escolhi para passar um fim de semana de 48 horas? Se fosse de carro, passar o fim de semana a casa de um amigo, ou simplesmente me hospedasse numa pensão, motel ou hotel, estaria estacionado, a ocupar o mesmo espaço, durante o mesmo tempo.
- Ou não? Existem aberrações na construção civil, muitas por compadrios, corrupção etc. e essas são vitalicias, e continuam e continuarão a existir. Nós é que somos uns tipos porreiros, e não queremos estragar a comodidade a ninguém. Deixamos que os outros se sobreponham a nós, estacionem com prioridade, e se sintam como se fossem realmente mais Portugueses que nós ACs, com mais direitos, mesmo pagando menos que nós. VIVA PORTUGAL :wink:
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes