O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Lealbino » quarta ago 26, 2015 11:47 am

Aproveitando...

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=154821

Este verão presenciei várias situações de notificação e outras de coima na Costa Vicentina, do que esclareci junto da GNR as justificações eram exatamente as de campismo em local não apropriado, tendo pelo que vi todos os agentes uma atitude profissional junto de quem estava em incumprimento.

Engraçado (sem graça nenhuma) pouco tempo depois um casal português parar a perguntar-me informações acerca das proibições de pernoita, e de abrir toldos e fogareiro... Depois de os alertar para o facto de outros ACs em incumprimento estarem a ser notificados/autuados noutras praias, e com razão (engoliram em seco), tentei fazer ver que para fazer campismo à vontade tínhamos os parques de campismo, já tínhamos a vantagem de ter uma casa às costas, e que por baixo valor podíamos ficar num local com todas as condições de usufruir da nossa AC (um quarto normalmente são no mínimo dos mínimos 25€, um parque fica em aprox 12-18€ para 2 pessoas) e que se todos nós decidíssemos fazer só um grelhadinho e abrir a mesa não estaríamos ali só os dois naquela praia paradisíaca, que o deixaria de ser (em seco de novo), e estaríamos numa feira municipal em que cada um fazia o que queria, e que por uns pagariam todos. :wink:

Obviamente o tom foi sempre cordial e de amizade porque dessa forma o esclarecimento e atitude pedagógica pode ajudar a melhorar a perspetiva, mas quando ouvi do outro lado dizer um "pois, nós estivemos em xxx e a GNR multou quem lá estava porque disseram que estava em acampamento, a nós não nos multou porque disse não ter impressos para matriculas estrangeiras...é que a nossa tem matricula francesa..." e abriu um sorriso, e enfim, nem vou adiantar muito como aquele sorriso de esperteza caiu...

O certo é que quando voltei da praia e me deslocava para o parque passamos numa zona de descampado que dá acesso a outra praia e para nosso espanto ali estavam eles (junto aos carros que estavam estacionados) de toldo aberto, mesa posta, fogareiro a postos... a atitude mal nos viram foi de imediatamente virar a cara, propositadamente ficámos a observá-los dado ter sido uma triste imagem depois de termos falado, e seguimos caminho. A vontade que dá já se sabe qual , mas lá está, com tantos assim espero bem que haja mais fiscalização de forma a que possamos ter muitos e longos anos a aproveitar a liberdade das nossas ACs. Liberdade sem estar em "feiras" protagonizadas por autocaravanistas com mesas e fogareiros à vontade do freguês, e mais o que dê na real gana.

Por isso quando leio estas noticias só posso esperar que tenham sido bem aplicadas (porque acredito que nem todas o sejam), a quem não cumpre que se ensine primeiro pedagogicamente, à segunda dificuldade em ver o que faz mal...papelinho. 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta ago 26, 2015 8:35 pm

100% de acordo!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor rmiguel » quinta ago 27, 2015 7:50 am

Boas maltinha.

A respeito deste assunto, será que pelo menos agora durante o verão, não podemos abrir as janelas da AC fora dos parques de campismo?
É que com este calor só as claraboias abertas não é suficiente para ter um pouco de ar fresco no interior.
Falando por mim e com a pouca experiência que tenho (3 saidas de fim de semana apenas) tive sempre de abrir as janelas à hora do almoço...
Quanto a toldos nunca abri e grelhadores muito menos...
Será que me estou a por a jeito com as janelas abertas?
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

O que se lê na imprensa....

Mensagempor José Queirós » quinta ago 27, 2015 8:34 am

Bom dia.

O que me parece ser importante é ter um comportamento adequado às circunstâncias. Não será por abrir uma janela, desde que se acautele a passagem de peões e viaturas, ou até um pouco o toldo para sombrear uma janela exposta ao sol (um palmo ou dois de abertura) que "o gato irá às filhós"...
O mais importante será não "armar a tenda" ou " espalhar o estendal". Mas também não devemos ser "mais papistas que o Papa"!
A questão da abertura das janelas: se uma viatura automóvel (não autocaravana) num dia de calor quando no seu interior alguém come uma sande estiver com a porta aberta (projectada da o exterior do perímetro da viatura) estamos perante a prática de campismo?
Gostava de ser esclarecido...
E quando os tripulantes de uma viatura automóvel (não autocaravana) fazem um piquenique estão a fazer campismo? E se for fora de um parque de campismo essa eventual prática de campismo será clandestina?
Gostava de ser esclarecido...
E se todas as outras coisas que os tripulantes das viaturas automóveis (não autocaravanas) fazem no no exterior das suas viaturas mas nas suas imediações sem que tal constitua qualquer problema, não podem ser feitas sem problemas exactamente pelas mesmas pessoas, nos mesmos locais e nas mesmas circunstâncias se a viatura em que se deslocam for uma autocaravana?
Gostava de ser esclarecido...

Boas viagens.

José Queirós
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor forunista » quinta ago 27, 2015 9:10 am

José Queirós, penso que é essa atitude que se deve ter para uma boa conduta.

E agora para descontrair e porque este fórum tem pautado pelo "bom português", permita-me uma nota em relação à expressão "sande". Há muitas pessoas que dizem erradamente esta palavra. Escreve-se e diz-se sandes e não "sande". "sande" é igual a dizer-se "téni", erradamente. São substantivos sem forma singular. Tal como não se diz lápi, mas sim lápis.
Calcei o ténis.
Vou afiar o lápis.
Esta sandes de queijo é mesmo boa.

Cumprimentos.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Lealbino » quinta ago 27, 2015 9:31 am

Só posso falar por mim e pela ideia que tenho, depois de muito ler as opiniões e fundamentações de vários acerca das regras de ouro, e da questão das janelas. Atenção que sei e respeito que cada um tenha a sua opinião, mas reclamar só per se dificilmente fará com que venha uma resposta diferente da de “tem direito à sua opinião e interpretação, mas aqui tem a coima e tem x dias para apresentar a sua reclamação”. E eu gosto de simplificar as coisas, portanto opto pela via mais complicadamente simples. 8)

Em algumas das cenas que presenciei as autoridades estavam a autuar quem tinha janelas abertas, se era só por esse motivo já não sei e não questionei essa situação. Mas no meu caso faria como faço em qualquer dúvida que tenho, evitando quem hoje em dia lê no “Facebook/internet/ouvi-dizer/li-que” e acredita logo nessa informação, tento ir à melhor fonte onde possa obter resposta válida mesmo que alguém me possa tentar esclarecer ao dar a sua opinião ou com base na sua experiência. “Eu fiz assim e não tive problema”, fazemos o mesmo e depois não sucede igual e vem uma coima… a culpa é nossa, pois a autoridade é que seria a entidade sobre isso. Eu se tiver duvidas procuro os esclarecimentos junto de quem me pode autuar, é o que tenho vindo a fazer e até ao momento tem dado bons resultados e acima de tudo fico muito mais descansado (a pior coisa que pode haver de férias é o “ai, será que…?”).

Eu compreendo perfeitamente as questões e fundamentações relativamente a calor e a abertura de janelas (a minha AC é uma Hymer clássica de ’93 e para ajudar é das mais curtas), no entanto por um lado a justificação de poder ferir alguém é logo um ponto válido e além disso a questão dos ângulos abriria mais um universo de “eu abro um bocadinho, o do lado abre mais um bocado, o outro abre a janela toda”… não havia meio termo, e se fosse o caso chegariam as autoridades e seriam todos punidos pelo que abriu mais a janela. Para mim quem tem janelas de correr tem o mesmo sistema dos automóveis e portanto pode usá-las livremente (a questão das portas abertas dos carros para mim não se coloca, quem as tem abertas se eu estacionar e quiser sair do meu veículo tem de as fechar), eu como tenho janelas com abertura em angulo tento gerir esse facto com a abertura mínima nos encaixes (aquele que tranca a janela e não afasta para fora do esquadro, mas deixa passar ar) e com as claraboias abertas, e se o suporte das bicicletas abrange janela não se coloca nesta a questão de segurança. Se mesmo assim não der para “sobreviver” ao calor tenho uma ventoinha 12V, não é um ar condicionado mas bem que ajuda.

Concordo que se deve adequar as situações às circunstâncias, no entanto sei que por ter uma AC estou muito mais debaixo de olho que os outros e por isso é minha responsabilidade não me “pôr a jeito”, sob pena de além de ficar eu mal ajudar a denegrir ainda mais a imagem de todos os ACs que cumprem e dão boa imagem. Mas havendo dúvidas nada melhor que “caro Sr. Agente, tenho uma duvida relativamente...”, não adianta reclamar com ele acerca de algo que acima dele aprovaram ou decidiram. Para isso age-se de outra forma e a outro nível. Mas isso é a minha opinião. :wink:


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor siroco » quinta ago 27, 2015 9:46 am

forunista Escreveu:E agora para descontrair e porque este fórum tem pautado pelo "bom português", permita-me uma nota em relação à expressão "sande". Há muitas pessoas que dizem erradamente esta palavra. Escreve-se e diz-se sandes e não "sande". "sande" é igual a dizer-se "téni", erradamente. São substantivos sem forma singular. Tal como não se diz lápi, mas sim lápis.
Calcei o ténis.
Vou afiar o lápis.
Esta sandes de queijo é mesmo boa.


Uma nota em relação à "nota" citada:

http://www.priberam.pt/dlpo/sande

Lealbino, plenamente de acordo, é essa a atitude.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor forunista » quinta ago 27, 2015 9:54 am

siroco,

A internet pode ter muita informação, mas não quer dizer que toda seja correcta.
Tenho lá em casa uma professora de português e garanto-lhe que "sande" é no máximo uma expressão popular como aliás encontra esta designação pela internet.
Se quiser escrever no "bom português", é sandes, se quiser escrever de forma "popular", pode ser "sande", assim como "téni" e lápi".

Já agora, com certeza ouve todos os dias algo como "se eu tivesse morto a galinha, hoje estava morta", até por jornalistas(!!!). No entanto está incorrecto.
"Morto" é um estado. Está-se morto ou vivo. Há verbos com duplo particípio, regular e irregular, tal como o pagar(pagado-forma regular e pago-forma irregular), mas as pessoas pensam que nem sequer existe a palavra pagado, e existe.
Regular(pagado, matado,...): usa-se quando o verbo auxiliar é ter ou haver. Se eu tivesse matado a galinha, hoje estava morta.
Irregular(pago, morto): usa-se quando o verbo auxiliar é ser ou estar. Esta factura está paga. Daqui a 100 anos, serei um morto.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor siroco » quinta ago 27, 2015 10:20 am

Forunista,

Não é "na internet", pode ser virtual mas o Priberam é um dicionário que tem por base o Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa (Porto, Lello Editores, 1996 e 1999), mas se preferires os de papel também os tenho, e também têm "sande".

Mas estamos a entrar em off-topic, e não tenho por hábito corrigir o português dos outros, só as "correções" dos outros. :wink:
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor forunista » quinta ago 27, 2015 10:29 am

siroco,

Eu sei o que vem no dicionário e sei que vem lá "sande", pelo menos em alguns. Tal como vem outras expressões populares. Se quiser corrijo-me, "sande" existe em expressão popular. Aqui fala sobre a origem da palavra: http://linguagista.blogs.sapo.pt/196455.html
Não confie a 100% no priberam. A língua portuguesa ou outra tem uma evolução constante e as expressões populares, muitas vezes, de tão usadas, tornam-se a forma corrente de escrever.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Lealbino » quinta ago 27, 2015 10:58 am

:)

Aproveitando o exemplo e mantendo o espirito positivo dentro do tópico principal, isto adequar-se-ia à questão de perguntar primeiro ou não às autoridades acerca das janelas abertas ou não abertas, porque eventualmente ouviríamos do Sr. agente o tal:

...“tem direito à sua opinião e interpretação, mas aqui tem a coima e tem x dias para apresentar a sua reclamação”...

Abraços :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta ago 27, 2015 11:24 am

São muito pertinentes as questões aqui colocadas pelos diversos companheiros, acerca da abertura de janelas laterais nas autocaravanas.
Não sendo jurista, creio que o espírito da lei determina que não se devem abrir janelas ou colocar objetos no exterior do veículo para além dos espaço definido pelo perímetro do veículo (por isso considero que a colocação de calços sob as rodas é 100% legal...).
Ora, o perímetro da minha autocaravana é definido pela objeto mais externo do conjunto, a saber, os espelhos frontais retrovisores.
Traçando no solo um quadrilátero equivalente que incorpore este limite, fico com uma margem de cerca de 20 cm para abrir (levantar) janelas laterais, o que permite uma abertura de cerca de 30 graus das mesmas.
Questão diferente é se quem fiscaliza aceita esta lógica que considero imbatível e do mais elementar bom senso. Não tenho grandes dúvidas de que, se fosse caso disso, em Tribunal eu teria grandes probabilidades de ver ser-me dada razão. Mas o problema são sempre as chatices, os custos e o tempo perdido. E convém não esquecer ainda assim que Portugal não prima exatamente por ser conhecido como um bom exemplo de um Estado de Direito e em que as autoridades cultivem o senso comum...
Por isso, normalmente abro as janelas em locais que me pareçam probabilisticamente menos conflituais. Noutros, sobretudo onde se possa colocar o problema de passarem pessoas a pé e invadirem o interior do perímetro da viatura (coisa que os peões também nunca deveriam fazer...), nomeadamente parkings em que os veículos estão muito apertadinhos, mantenho-as fechadas e prefiro ter o motor ligado com o ar condicionado da cabine a funcionar, enquanto tomamos as nossas refeições.
O mesmo princípio cautelar aplico à colocação de toalhas a secar em ambientes de praia, como vemos em autocaravanas, motos e carros ligeiros. Normalmente coloco-as no pedículo dos espelhos da frente, por isso dentro do limite do perímetro exterior da viatura. Ou encravadas nos vidros da cabine, à laia de tapa-sol. Fora de ambientes de praia ou de parque de merendas, prefiro estendê-las no interior da garagem da autocaravana, sobre a amálgama de tudo o que lá está guardado, secando enquanto circulo.
Até hoje nunca tive problemas com as autoridades.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

O que se lê na imprensa....

Mensagempor José Queirós » quinta ago 27, 2015 12:38 pm

Boa tarde.

Rectifico o conteúdo do texto por mim colocado hoje às 9,34 horas: afinal no interior da viatura automóvel (não autocaravana) não se comia uma sande, nem uma sandes mas bolinhos de bacalhau...

Continuação de boas viagens.

José António Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor forunista » quinta ago 27, 2015 1:10 pm

José Queirós Escreveu:Boa tarde.

Rectifico o conteúdo do texto por mim colocado hoje às 9,34 horas: afinal no interior da viatura automóvel (não autocaravana) não se comia uma sande, nem uma sandes mas bolinhos de bacalhau...

Continuação de boas viagens.

José António Queirós.


:lol:
Isso bate qualquer espécie de sande(s).

Em boa hora me fiz membro aqui do fórum, os companheiros são boa gente ! :wink:
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Vítor guadalupe » quinta ago 27, 2015 11:09 pm

Por mim também prefiro os bolinhos de bacalhau...
Abraço a todos
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes