Novato principiante pedido de ajuda

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Novato principiante pedido de ajuda

Mensagempor faster » quinta Oct 19, 2006 8:10 pm

Ola a todos como ja viram so novo nestas andanças mas estou a gostar muito.
Gostava que me pudessem ajudar se possivel claro:
Entao e o seguinte comprei uma ac Hymer tramp 155 e nao lhe consigo por o aquecimento a dar nem a agua quente ja descobri que e a gas mas o manual que tenho da ac nao ajuda muito ja que esta em alemão o que acontece e que ja descobri as torneiras do gas mas quando ligo o aquecedor (trumatic) ele nao da calor a minha duvida e se sabem se a algum isqueiro para acenf«der ou como e que estes sistemas funcionam mais ou menos obrigado pela ajuda :D
faster
 
Mensagens: 11
Registado: quinta Oct 19, 2006 7:53 pm

Mensagempor time_out » quinta Oct 19, 2006 9:06 pm

Boa noite

Bem vindo a este forum.
Pelo que percebi trata-se de um modelo importado usado.
Antes de mais chamo a atenção para mandar verificar toda a linha de gás por uma empresa especializada pois há histórias de problemas de fugas em equipamentos com alguns anos.
Passando este aviso vamos ao seu problema. A informação sobre os equipamentos Truma podem ser encontrados em http://www.truma.com em diversas linguas (inclusive manuais de serviço).
Como poderá ver no site existem 2 tipos de sistemas de aquecimento, ambos a gás mas um usando a água quente para aquecer o ar e o outro aquecendo uma placa que por sua vez aquece o ar.
Mas para ambos o gás é essencial e a sua combustão é iniciada por um "isqueiro" electrico tal como na maior parte dos esquentadores modernos.
Veja qual o sistema instalado, informe o forum e haverá certamente quem possa dar uma "mãozinha" à distância.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Paulo » quinta Oct 19, 2006 9:15 pm

Olá faster,

Bem-vindo ao Forum do portal CampingCar Portugal.

Relativamente à questão que colocas, há vários motivos para o sistema de aquecimento não funcionar.

Vou deixar algumas situações:

Falta de gás;
Torneiras fechadas;
Tampa exterior da "chaminé" colocada (se o sistemas tiver);
Termostato regulado para uma temperatura inferior à do ambiente interior
Necessidade de accionar isqueiro;
etc

Para te podermos ajudar, é importante que dos digas o modelo do Trumatic que tens. Há dois tipos distintos - o combinado (aquecimento ambiente + água) e o simples (só ambiente ou só água).

Deixo-te aqui um link para o S 3002:

http://www.lacaravane.com/documents/trumatic-s3002.htm

E outro para um exemplo do C6002:
http://www.cybercampingcar.com/volet_ar ... -a2814.htm

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor fluis » sexta Oct 20, 2006 10:49 am

Bom dia, “Faster”, seja bem-vindo ao forum do CCPortugal.

Primeiro, quero reforçar o conselho do "Time_Out", convém verificar todo o sistema para controlar que não haja fugas. Se não trocou o tubo de borracha do gás, é aconselhável que o faça.

Depois comece a verificar, um a um, os aparelhos do gás. Se se trata de um modelo importado, trocou de redutor, certamente, e é natural a entrada de ar para o sistema. Assim, primeiro verifique se os bicos do fogão estão funcionais. Após ter os bicos a trabalhar, passe para o frigorifico e ligue-o a gás.

Por último, vá para o sistema de aquecimento :
  • Se, de facto, se trata de um aquecimento separado, verifique se o modelo em causa tem ignição automática ou se, pelo contrário, é por botão de pressão. Em qualquer dos casos, verifique se existe faísca. Se o gás estiver a chegar, facilmente detectável pelo cheiro e som, será certamente um problema de ignição.
    Alguns modelos usam pilhas para o sistema de ignição, provavelmente as pilhas poderão necessitar de ser substituídas
  • Se, pelo contrário, o aparelho for combinado, a ignição é totalmente automática e as questões que se colocam são:
    • se o gás chega ou não chega
    • se o bico estará entupido
    • se não há interrupção de energia eléctrica para as funções.

Ficamos então a aguardar que nos indique que modelo dispõe e que aparelhos estão funcionais.
E claro no entretanto, não deixe de consultar os links indicados pelo Paulo e pelo "Time_out"
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Agradecimento

Mensagempor faster » sexta Oct 20, 2006 7:24 pm

Bem queria antes de mais agradecer as vossas dicas ja que funcionaram a 100 por cento o problema era mesmo as pilhas que estavam gastas foi so encontrar o sitio substituir e funcionou a primeira.Fico ainda muito contente por ver que a aqui quem goste de ajudar no que eu puder tambem faço questao de ajudar.
Qualquer duvida na area de infomatica software hardware disponham e essa a minha actividade profissional sei que pode nao valer muito nas acs mas nunca se sabe.
Vou passar a visitar o forum com regularidade por isso disponham.

Um abraço

faster :D
faster
 
Mensagens: 11
Registado: quinta Oct 19, 2006 7:53 pm

Mensagempor time_out » sexta Oct 20, 2006 7:45 pm

Boa noite
Cá estaremos para isso.
Seria interessante deixar algumas informações em :
http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=164 e actualizar o perfil
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor csilvasantos » quinta Oct 26, 2006 8:34 am

Bom dia,

Apesar de já teres o teu problema resolvido, gostaria de te felicitar pela tua aquisição.

Também sou novato nestas coisas e o site do CampingCar Portugal foi determinante para esclarer as minhas dúvidas,l onde obtive dicas fantásticas e um acolhimento por parte da comunidade excelente.

Um abraço,
Litos
Avatar do Utilizador
csilvasantos
 
Mensagens: 68
Registado: sexta set 29, 2006 8:07 am
Localização: Maia

Mensagempor Paulo » quinta Oct 26, 2006 8:43 am

Bom dia,

Além da promoção do turismo itinerante, temos também como "missão" o apoio aos autocaravanistas em todas as questões que estejam ao nosso alcance.

Obrigado pelo vosso apoio :) .
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes