Dicas para ir para a neve em autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Dicas para ir para a neve em autocaravana

Mensagempor Paulo » sábado dez 19, 2009 6:19 pm

As saídas em AC para a neve, durante o Inverno, ainda não reúnem em Portugal os valores avultados que constatamos noutros países, mas estão proporcionalmente em crescimento, em linha com o nosso parque de veículos.

Os aficionados mais experientes apontam algumas técnicas simples para enfrentar o frio, tirando o máximo partido de todo o conforto que os nossos veículos proporcionam. Recordemos a total compatibilidade do isolamento térmico das ACs com as temperaturas aqui envolvidas, além de que temos sistemas de aquecimento bastante eficientes.

Uma das técnicas que considero bastante interessante é a criação de um “muro” de neve em volta da autocaravana, de modo a impedir a passagem do vento por baixo do veículo. É referido que proporciona resultados excelentes. As autocaravanas com solo duplo têm uma maior eficiência térmica para as paragens em zonas frias/de neve.

Outra técnica que faz a diferença é o isolamento dos vidros da cabine. Aqui, temos a hipótese de isolar por fora ou por dentro, mas a solução de excelência é a aplicação de ambas as hipóteses. Assim, colocamos uma barreira à entrada do frio (por fora) e outra para o aquecimento interno não se perder nos vidros (por dentro).

Há muitas mais dicas que poderemos listar aqui, caso haja participantes que tenham experiência nesta matéria.

Bons planos para este Inverno…em camping-car.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor ventura » sábado dez 19, 2009 9:37 pm

Ola boa noite
Muito interessante este tópico que tráz aqui ao fórum, tenho a certeza que muitas dúvidas que temos vão ficar esclarecidas e situações que desconheciamos nos vão enriquecer o nosso conhecimento sobre a matéria. em relação ao isolamento por fora nos vidros da AC que técnica utiliza? Bons passeios com muita cor.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor majv » sábado dez 19, 2009 11:56 pm

Por mera curiosidade, e não me vão fazer falta dias 1, 2 e 3, já fui pôr as correntes a geito, para amanhã, voltar a fazer um teste de montagem.
Testei quando as comprei, mas há que fazer uma reciclagem.
E outro teste para amanhã, este nada tendo a ver com a neve, é ver se o "macaco" que veio com a AC....se pode com ela.
:D :D :D
Nunca me fez falta, mas convém que não falhe quando vier a ser preciso.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor bushman » sábado dez 19, 2009 11:56 pm

Boa noite,

Penso iniciar as viagens com Ac para a neve agora no Natal(pirinéus), no entanto da experiençia que tenho aconselho:

- NUNCA estacionar e deixar o travão de mão acionado. O sistema congela ou as pastilhas colam no disco.(tecnicamente não sei o que é)
- Não acender os faróis com neve acomulada, pois estes partem, nomeadamente e principalmente os de nevoeiro.
- Levar uma pá grande, pode ser em plastico, para desenterrar a AC :D
- Criar um protector na saida de fumos do Truma, caso contrario o aquecimento apaga-se caso esteja a nevar.
- Usar as rotações do motor como travão adicional.
- Não deixar o nivel de combustivel em baixo, convém estar cheio.
- Nunca deixar os depositos de aguas vazios, podem congelar e estalar.
- Coloquei um tapete de imitação de relva nos degraus de entrada, de modo a não escorregar.

A nivel de mantimentos:
- Levar as 2 garrafas de gás cheias e têm que ser Propano.
- Comida e água suficiente para alguns dias, pode-se ficar bloqueado nas estançias ou vias de acesso.
- Correntes de neve suplentes, pode-se partir as principais.

Talvez daqui a uns dias possa dispor de mais conselhos.

Parabéns pelo tópico.

-
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 20, 2009 8:21 am

Caro Bushman:

Fiquei com dúvidas em relação a um dos seus conselhos («Nunca deixar os depositos de aguas vazios, podem congelar e estalar»), por isso agradeço que me ajude e esclareça.
A minha AC tem de série, ligada ao Truman, uma válvula que descarrega automaticamente a água sempre que a temperatura ambiente desce abaixo de um determinado valor (penso que aí pelos zero graus). Isto sucedeu tantas vezes (vivo na Guarda...), mesmo em situações que talvez não se justificassem, que acabei por lhe prender um gancho de segurança e agora a descarga só acontece se eu quiser.
Tinha a ideia de que esta válvula se destinava exactamente a impedir que a água congelasse dentro dos depósitos e dos diversos tubos e a impedir assim a respectiva ruptura.
Que devo então fazer? Esvaziar os depósitos, ou não?
Obrigado.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor O Françiou » domingo dez 20, 2009 10:29 am

bushman Escreveu:- Nunca deixar os depositos de aguas vazios, podem congelar e estalar.

Bom dia

Desculpe mas penso que não é uma boa ideia :lol: :shock:
Penso mesmo o contrario, numca deixar os depositos cheios quando se emcontra temperaturas negativas

Na minha na minha cidade, esta noite, fez -12 tenho a AC na garagem com os depositos vazios
A mais de 20 anos que eu deixo os depositos de aguas vazios nunca tive problemas.
Podem fazer a experiança com
-uma garafa cheia de agua
-outra garafa vazia
no comgelador
:lol:
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

Mensagempor cookie » domingo dez 20, 2009 11:19 am

um tópico deveras interessante!

mas tenho uma dúvida: a nossa AC tem chão duplo aquecido (há saídas de calor para o chão duplo). neste caso, desde que o aquecimento esteja ligado não haverá hipótese de congelamento, logo de descarga dos depósitos certo? pergunto pois no nosso manual não consta nada a esse respeito e gostaria de confirmar esta nossa percepção da coisa.

quanto a esta dica:

- Criar um protector na saida de fumos do Truma, caso contrario o aquecimento apaga-se caso esteja a nevar.

como é que propõe que se crie o tal protector?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor O Françiou » domingo dez 20, 2009 12:34 pm

cookie Escreveu:um tópico deveras interessante!

mas tenho uma dúvida: a nossa AC tem chão duplo aquecido (há saídas de calor para o chão duplo). neste caso, desde que o aquecimento esteja ligado não haverá hipótese de congelamento, logo de descarga dos depósitos certo?

Bom dia

Quando os depositos de agua estão cheios, se deixa o aquecimento ligado e a funcionar, não a risco de congelamento.
A minha AC tem os depositos aquecidos e cuando vou a neve, não tenho problemas

Não compreendo porque, quer pôr uma protecção sobre a saida dos fumos do Truma.
a saída dos fumes encontra-se sobre uma parede lateral da AC,
Deve ser este modelo, eu tenho o mesmo
http://www.euro-accessoires.fr/produit_ ... egorie=1.5
Cordialmente

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 20, 2009 12:47 pm

Cookie:

A existência de chão duplo, embora melhore as coisas, não é uma garantia absoluta relativamente ao congelamento de líquidos, sobretudo quando a AC não está a ser usada. A minha também tem chão duplo, mas não tem aquecimento fora da zona habitada. Além disso a Cookie pode eventualmente ter o depósito de águas limpas entre chãos, mas ter o depósito de águas sujas fora dessa zona mais protegida, podendo o excesso de confiança trazer-lhe problemas inesperados.
A minha é uma Knaus Sun Traveller, e a existência de chão duplo associada à tal válvula de segurança a que me referi anteriormente leva-me a crer que os alemães - que devem perceber mais de frio do que nós - defendem o esvaziamento sistemático dos depósitos, opinião que manterei até melhor prova em contrário.
Relativamente à protecção do respirador do Truma fiz a experiência com uma garrafa de plástico de 1,5 litros: cortei uma espécie de "telha", a qual se adaptou naturalmente, pela sua curvatura, à circunferência do respirador. Furei uma das extremidades dessa telha com 2 pequenos pregos e encavalitei-os na fenda superior do respirador. Passei depois um fio por fora da telha de plástico, dando uma volta pela cabeça de cada prego, fio esse que na metade inferior do respirador (onde não há plástico) se entranhou na respectiva fenda. Consegui assim prender a telha, e penso que lá se manterá desde que não haja demasiado vento.
Se ninguém tiver uma ideia melhor, esta deve servir para as situações menos difíceis.
Boa sorte
Henrique Fernandes

Mensagempor cookie » domingo dez 20, 2009 1:21 pm

a nossa é uma euramobil e no nosso caso ambos os depósitos encontram-se na zona aquecida do chão duplo. no entanto não sei se temos a tal válvula de segurança para o esvaziamento sos dos depósitos... :oops:

tenho que ver como é exactamente o respiro da nossa AC.

já agora outra dica:

levar sempre agasalhos extra para o caso de algo correr mal e ficarmos presos e sem aquecimento.

Nós levamos sacos cama para uma temperatura de conforto de -5, para além de roupa térmica.
cookie

Mensagempor O Françiou » domingo dez 20, 2009 1:56 pm

Ola

Podem emcontrar aqui todos os documentos TRUMA
http://www.truma.com/_anweisungen/Truma ... uage=fr_fr

A válvula de segurança TRUMA para o esvaziamento, esta http://www.truma.com/truma05/fr/produit ... fb9156.jpg (peça de esquerda)
nao serve para os depositos das aguas.
Essa válvula serve unicamento para esvaziar o deposito du agua do TRUMA, (quando a temperatura esta menos de 2° C)
Serva para o TRUMA nao congelar :lol:

Esta escrito nos documentos TRUMA (escrito em Portuges)
Cordialmente

Mensagempor cookie » domingo dez 20, 2009 1:58 pm

ok!
obrigada pelo esclarecimento :wink:
cookie

Mensagempor bushman » domingo dez 20, 2009 4:56 pm

Boa tarde,

Já vi que levantei muita confusão com a minha mensagem.
Quando me refiro a alguns conselhos estou a pensar em locais como o tópico indica ´´ida para a neve´´ e não, apanhar neve por acaso.
Refiro-me nomeadamente á sierra nevada, pirinéus e alpes.

Saida de fumos do truma, é na lateral pois é, mas por vezes apanha-se nevões de metros de altura. Mar08 foram 1,70cm em Pas de la casa(Andorra) ninguém saiu nem entrou durante 2 dias, não se viam os carros. Nesta situação tanto a saida de fumos do truma e boiler não podem estar tapados.

Em relação aos depósitos vazios, estava a mencionar aguas sujas.
Este conselho foi-me dado pelo técnico da truma (Campingserv) á um mês quando lhe disse que ia para os pirinéus, desconheço se é ou não recomendado, mas... vou segui-lo da mesma forma que sigo o conselho de nunca deixar o depósito de diesel vazio ou com pouco combustivel, devido ao mesmo facto. (congelamento do liquido).

Nestes locais apanha-se temperaturas de 0º a -20º, nos alpes nos ultimos dias tem estado uns -15º de minima e os pirinéus com -10º, sou frequentador de estançias de neve e não existem garagens para parquear a Ac nem parques de campismo, ou seja, a Ac fica na rua durante varios dias... com grandes nevões e temperaturas negativas.

As dicas aqui deixadas por mim ou por todos os colegas só são seguidas por quem quer, no entanto existe sempre a possibilidade de esclarecer qualquer duvida.

Boas viagens até á branquinha :P
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor cookie » domingo dez 20, 2009 5:33 pm

da minha parte acho que os conselhos são mto bons mesmo.

e como li não sei bem onde, não há vergonha nenhuma em perguntar, mas sim em não querer saber :)

vai ser o nosso primeiro inverno com a AC mas vamos sempre para a cordilheira cantábrica na passagem de ano e nos últimos 2 anos temos apanhado entre -15º e -10º (e não estou a falar do Alpes!!). este ano será Andorra o destino ou... pirinéus (?)

por isso da nossa parte agradeço todas as dicas.

em caso de nevão, acho aconselhável colocar um despertador de 2 em 2h (menos ou mais dependendo da intensidade) e ir limpando a neve à volta da AC, talvez por turnos.
cookie

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 20, 2009 6:03 pm

Caros companheiros:

O Franciou tem 100% de razão! De facto a válvula de segurança apenas esvazia a água do esquentador Truma. Fui agora mesmo verificar e o Truma está vazio mas tenho o depósito de águas limpas a 50%. Esta noite fez -4 graus na Guarda, não tive qualquer problema com esse depósito, com a AC lá fora no pátio. Já chegou aos -8, também sem problema.
Pensando bem o Bushman também é capaz de ter razão, pois mesmo que a água do depósito de águas limpas congelasse (e dilatasse um pouco) haveria sempre espaço para a acomodar. Se os alemães não colocaram válvulas de escape no depósito de águas limpas mas apenas no Truma, lá terão as suas razões, não é? Penso é que não convém encher os depósitos a 100%.
Assim, vou sempre esvaziar o truma e deixar apenas alguma água nos depósitos (10-20%?), até que alguém me aponte melhor solução.
Qunto ao respirador do Truma o problema não é só a altura da neve, como muito bem referiu o Bushman, é também o gelo (ou a neve que se entranha e congela depois) que se infiltra na fenda entre a saída e a tampa de protecção, impedindo o arranque do sistema. Entalem muito bem uma batata no escape do vosso carro e verão o que acontece qundo tentarem ligá-lo. Um exemplo desse fenómeno de congelamento, que bem conhecemos por aqui, é quando tentamos abrir as postas dos automóveis de manhã e a chave não entra. Usamos então álcool em esguicho para abrir caminho à chave.
Resumindo, nessas alturas em que tudo se complica apetece mas é estar em Marrocos...
Esquiem muito mas por favor não partam nenhuma perna.
Henrique Fernandes

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes