Bom dia,
Para haver uma separação, tens de ter o respectivo "separador". Este equipamento, em Portugal deverá ser (pelo menos) vendido pelos representantes das várias marcas de ACs.
Dependendo da marca/tipo, este equipamento deverá genéricamente:
1 -Fazer a rectificação dos 230V da rede e garantir a carga da bateria do motor e da célula.
2 - Se tiveres painel solar, a situação é idêntica, no que refere à distribuição da carga.
3 - No caso da carga proveniente do alternador do veículo, será a mesma coisa.
Resumindo:
Este equipamento destina-se essencialmente à gestão das cargas de ambas as baterias, as quais têm funções diferentes e circuitos independentes (motor e célula), mas fontes de carga comuns (230V, painel, alternador).
Alguns separadores fazem inclusive uma gestão avançada da carga, como por exemplo distribuir a mesma em quantidades diferentes, conforme a necessidade da própria bateria, ou desligar o circuito se a tensão da bateria for menor do que um determinado valor (10,5V, por ex.).
Abraço,