CampingCar Portugal promove o saber viajar em autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

CampingCar Portugal promove o saber viajar em autocaravana

Mensagempor forum_admin » sexta ago 18, 2006 12:50 pm

Caros companheiros,

O projecto CampingCar Portugal considera que a consolidação e o respeito pelo turismo itinerante, especialmente aquele que recorre à autocaravana para as suas deslocações e paragens, está dependente do bom comportamento dos próprios autocaravanistas.
O "saber viajar em autocaravana" passa pela adopção de um conjunto de regras básicas de boa conduta, que conduzem a uma boa aceitação pelas populações por nós visitadas.

Tendo consciência de que muito há por fazer nesta matéria em Portugal, onde este tipo de turismo ainda está a dar os primeiros passos, o Portal CampingCar Portugal editou, no passado dia 1 de Julho, uma brochura de divulgação do Portal, à qual aliou algumas regras básicas de boa conduta.
Esta brochura foi colocada nos balcões de atendimento de várias empresas de venda e aluguer de autocaravanas. Os nossos objectivos com esta iniciativa, são o apoio aos autocaravanistas, através do volume crescente de informação disponibilizada pelo portal, bem como chamar à atenção de todos os companheiros de que há regras comportamentais que deveremos respeitar.

Caso ainda não tenham tido a hipótese de ver a brochura que referimos, poderão ver um preview da mesma clicando no botão " As Regras de Ouro" do portal ( http://www.campingcarportugal.com ).

Boa viagem!
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

comportamento dos AC

Mensagempor decarvalho » sexta ago 18, 2006 2:46 pm

bom dia...

Existe alguma razão para não se unirem esforços com o CPA, e tentar fazer um folheto, e ate um autocolante conjunto e com o patrocinio da PRP prevençao Rodoviaria Portuguesa, DGV, ACP, e ate da ANMP associaçao nacional de muncipios, etc para maior divulgação? e não seria de incluir um paragafo para preferir o comercio tradicional, alias a semelhança do que se faz em França, e como se refere no blog http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ogspot.com
Editado pela última vez por decarvalho em segunda dez 18, 2006 2:21 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor forum_admin » quarta ago 23, 2006 9:35 pm

Caro companheiro deCarvalho,

A acção do CampingCar Portugal está directamente relacionada com a divulgação do turismo itinerante. Neste aspecto específico (da divulgação) advogamos que a diversidade de acções é uma mais valia.

Por outro lado, o CampingCar Portugal tem objectivos muito diferentes dos clubes e de outas entidades ligadas a esta área. Tal como pode ser constatado na página de apresentação deste projecto (vide portal):

Temos actualmente um grupo de cerca de uma dezena de companheiros que colaboram activamente connosco. Todos, damos um pouco do nosso melhor, sem qualquer outro interesse que não o da promoção e divulgação do autocaravanismo.

Sempre com total independência e isenção. E disso fazemos questão.



Relativamente à sua proposta de incentivo à preferência pelo comércio local, concordamos plenamente e pensamos ter contemplado essa questão no penúltimo ponto da brochura, o qual refere:

- "Dar preferência ao comércio e indústrias locais"


Desde já agradecemos o seu post e respectivas observações.

Muito obrigado,
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor mribeiro » segunda dez 18, 2006 1:34 pm

Companheiros deste fórum onde andam voces!
Habituaram-nos a velos por.cá, trocando ideias sugestões,etc. Verifica-se que depois do encontro em Aveiro que existe algum silencio.Será cansaço? espera-se que não, e para bem do autocaravanismo Portugues,carreguem as vossas baterias durante as festas e surjam de novo com novas energias.

Faço votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano-Novo.
mribeiro
mribeiro
 
Mensagens: 49
Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm
Localização: Porto

Mensagempor pressler » domingo jan 20, 2008 2:52 pm

Boa tarde administração!
Gostaria de saber uma pequena informação: Quando as firmas vendedoras de AC ou caravanas entregam aos clientes a chave do seu novo veiculo, junto com o livro de instruções entregam uma brochura das regras comportamentais???
Era um dos melhores meios de divulgação e informação do que é necessario NÂO fazer, mas que não se prejudiquem futuramente.
Estou em Porto Covo e logo de manhã dirigi-me a uma AC e com a maior das boas maneiras informei a senhora que era proibido o que ela estava a fazer : Mesas e cadeiras cá fora p o pequeno almoço e a lavar a loiça num alguidar, bem como janelas abertas. :cry:
Ela não tinha conhecimento de que 1 parque de estacionamento era considerado via publica...
Voltei a ver as AC dos Portugueses bem estacionadas e os estrangeiros parqueados como se o por-do-sol fosse só deles!!! :oops: :oops:
Ao nosso lado tava uma AC de dez/07 nacional, acabadinha de estrear, mudou p 1 terreno ao pé do mar e toca de sacar o fugareiro para o almoço. Se a firma que lhe vendeu a AC lhe tivesse dado a conhecer as "Regras de Ouro", será que eles mesmo assim tomavam aquela atitude?
Tenham um bom Domingo
Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor Paulo » domingo jan 20, 2008 11:35 pm

Cara Pressler,

Um dos nossos objectivos com o lançamento das brochuras "Saber Viajar em Autocaravana" e "Política Ambiental", foi precisamente esse que referes.

Posso também referir que os nossos parceiros têm nos seus stands estas brochuras, para a devida entrega.

No entanto, como deves calcular, estas acções (infelizmente!) não abrangem todo o universo de novos autocaravanistas, ou mesmo daqueles mais experientes, mas que vivem de costas voltadas para esta comunidade, apenas olhando para o seu umbigo.

Muito obrigado pela lembrança e pela tua acção formadora junto daqueles que tratam o autocaravanismo e as localidades que visitam...como uma pastilha elástica que se mastiga e deita fora...sem demora!!

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Nuno Pires » segunda jan 21, 2008 12:25 am

Boa noite gostaria de deixar aqui uma sugestão para o encontro em Abril, não sei se é viável mas não existe melhor publicidade que uma foto reportagem feita por jornalistas, a ideia era convidar um ou dois jornalistas a acompanharmos no passeio para eles perceberem sem qualquer tipo de duvida a dinâmica do autocaravanismo, o custo da reportagem para o jornal ou televisão era mesmo só o aluguer pois a dormida está incluída. :P Pode ser que assim se consiga colher alguns frutos e se desmistifique o andar de casa as costas e como ter uma vida normal. :D :D



http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Paulo » segunda jan 21, 2008 9:34 am

Caro Nuno,

Esta tua proposta está na nossa ordem de trabalhos. De qualquer modo agradecemos bastante, pois a "porta" está sempre aberta :D e é com satisfação que vemos o empenho de todos em colaborar na melhoria, ou melhor, na passagem da imagem correcta do Autocaravanista.

É claro que, também na questão mediática, penso que deve haver critérios devidamente reflectidos, para que a mensagem passada seja aquela que vai ao encontro do que pretendemos.

Um abraço e muito obrigado!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Teresa » segunda jan 21, 2008 10:07 am

Já aqui foi referido no fórum ,mas nunca é demais :wink:

Proponho aos companheiros de boa vontade,que façam a impressão do "Saber Viajar em Autocaravana" e distribuir sempre que possível
,pelos diversos Autocaravanistas que vão encontrando nos diversos Estacionamentos.

Como amantes do Autocaravanismo, cabe-nos também a nós a promover esta actividade ,não podemos esperar que sejam só clubes,federações ou entidades a faze-lo.

Na Nossa Autocaravana temos sempre diversas Fotocopias ,e temos vindo a distribuir junto de diversos companheiros que as têm recebido de bom agrado,só assim conseguiremos pouco a pouco abranger um maior nº de Autocaravanistas que infelizmente ainda desconhecem as regras Básicas do Bom Autocaravanismo.
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Gregoel » sexta jan 23, 2009 8:38 pm

Não exageremos. Concordo que devemos respeitar as regras.
Mas se puser-mos uma rampa numa roda para não dormir-mos de cabeça para baixo. Na minha opinião não é fazer Campismo.
Gregoel
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 25, 2007 8:26 pm

Mensagempor majv » sexta jan 23, 2009 9:17 pm

Gregoel Escreveu:Não exageremos. Concordo que devemos respeitar as regras.
Mas se puser-mos uma rampa numa roda para não dormir-mos de cabeça para baixo. Na minha opinião não é fazer Campismo.


Companheiro Gregoel,
E porque não, para primeiro post, fazer a sua apresentação?
Não sou moderador deste fórum (nem tenciono se-lo), mas #"nos dias que correm", uma apresentaçãozita fica sempre bem.
Quanto á sua questão/comentário...
Mas isso está no folheto do "Saber viajar em autocaravana"?
Eu, ou sou cego, ou não li nada disso.
De qualquer maneira, aconselho o Companheiro Gregoel, a não utilizar as rampinhas nas rodas por tudo e por nada.
Algum dia, e pelo menos fora de Portugal, fora de AS's, etc, etc, pode ser "convidado" a mudar de poiso.....
Se há sitios onde não haverá qualquer problema em utilizá-las, outros há, onde é aconselhável manter a AC em contacto com solo apenas e só através dos seus pontos de apoio naturais, isto é, das rodas.
Ao fazer isso, defende-se a si, e defende o autocaravanismo.
Boas voltas
MV
Editado pela última vez por majv em sexta jan 23, 2009 9:20 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor fluis » segunda jan 26, 2009 10:17 am

Bom dia,

Companheiro majv, neste fórum, todos podemos ser o seu primeiro moderador, nomeadamente tendo uma atitude pedagógica (como foi o caso) ou apaziguadora. Estejam descansados que sempre que o mesmo se mostrar necessário, a moderação intervém ou avisa quem de direito.

É verdade que a apresentação neste fórum não é obrigatória, contudo é sempre aconselhável, principalmente quando, como é o caso, se pretende começar a participação por um tema delicado como este, em que certamente quem lhe responde gostaria de saber um pouco sobre a quem o está a fazer.

Em relação à questão em si, um pouco como já foi referido, o essencial é usar de bom senso, tendo claro a noção do local onde estamos, qual a possibilidade de mudar para um lugar mais plano, em vez de colocar a rampa, o objectivo é ser sempre o mais discreto possível, não dando razão aos nossos detractores, claro a rampa usada quando indispensável pode ser tolerada, principalmente se a zona não for hostil para o autocaravanismo, agora os estabilizadores é que nunca usem.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Rampas e Improvisar

Mensagempor jorge santos » terça jan 27, 2009 12:06 am

Boa Noite Companheiros

Tendo seguido os textos dos nossos companheiros Gregoel, Majav e Fluis,
quando me acontece ficar inclinado, seja em Portugal ou no estrangeiro,
para compensar niveis o que faço é : debaixo do colchão ou das almofadas,
colocamos um cobertor dobrado. Seja para o prato da sopa (um talher
debaixo do prato) debaixo dos copos, um guardanapo, para a garrafa, conserve a rôlha.
Se o desnível é demasiado, mudo de lugar !
Qual é a vantagem da ocultação por cortinas de toda a espécie, quando com
a colocação das rampas, estamos a mostrar ao mundo que estamos lá ?
Ainda na linha de bons conselhos do "Saber viajar..." com um pouco de
imaginação, ninguém nos vai reprobar:
Tempo de Verão e não exceder limites da A/C: De dia, abra um pouco
as portas da cabine, segure-as, para que um golpe de vento,não as
escancare. Abra as janelas só até à primeira ranhura. Um pouco,
também, a porta do habitáculo.
Agora, vingue-se, abra as clarabóias que tiver.
Cubra janelas ou outros que recebam directamente a luz solar.
Ficará bem perto de ar condicionado !
Mesas e cadeiras, fóra da autocaravana. Já se sabe =campismo.
Se possível, feche a a/c. Pegue na espôsa+crianças+alimentação,
mesas e cadeiras. Afaste-se.... Faça um pic nic ! As crianças vão
adorar. Se não houver sinal de proibição, argumente, que todo o
cidadão têm direito ao espaço público. Aja de acôrdo, e proceda de
acôrdo, com as caracteristicas do espaço que escolheu.
Saudações
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor Gregoel » domingo nov 01, 2009 3:44 pm

[quote="Gregoel"]Não exageremos. Concordo que devemos respeitar as regras.
Mas se puser-mos uma rampa numa roda para não dormir-mos de cabeça para baixo. Na minha opinião não é fazer Campismo.[/quote]
Gregoel
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 25, 2007 8:26 pm

Mensagempor Gregoel » domingo nov 01, 2009 3:50 pm

MESMO SENDO HUMILDE NÃO TOLERO COMPLEXOS DE SUPERIORIDADE. E AGRADEÇO QUE ME ENSINEM SEM MENOSPREZO.
Gregoel
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 25, 2007 8:26 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes