AS de Óbidos - A surpresa.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

AS de Óbidos - A surpresa.

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo set 14, 2008 4:08 pm

Estive este fim-de-semana em Óbidos para uma maratona de btt. Obviamente levei a AV e já estava á espera de encontrar as famosas tabuletas que impedem o estacionamento de ACs no famoso parque de estacionamento de terra batida.

Quando lá cheguei lá avistei a sinalética, que tembém existe para quem vem no sentido Sul-Norte pela nacional. Existem 2 sinaléticas identicas, colocadas em ambos os parques de terra batida junto á rotunda da principal entrada em Óbidos. Desloquei-me até ao Pavilhão Desportivo para ir buscar o meu dorsal para a maratona e nessa zona há bastante espaço para estacionar ACs e note-se, a proibição apenas se refere aos locais onde estão as tabuletas, portanto, pode-se estacionar noutros locais, andando apenas um pouco mais a pé para se visitar a vila.
De qualquer das maneiras decidi-me em pernoitar na AS e aqui vem a surpresa. Eram umas 19H e não estava lá ninguem para receber o pagamento. Após ter tentado ligar inumeras vezes, só pelas 21H é que consegui que alguem me atende-se o telemovel. Quem falou comigo foi o responsável pela AS e disse-me que a AS estava em "auto-gestão" e que portanto, me servi-se "ávontade" e não me preocupa-se com nada. O máximo que poderia acontecer seria ir lá alguem a meio do dia seguinte para "ver se estava tudo bem e limpar qualquer coisa". Fiquei admiradissimo com a resposta e lá pernoitei (não estava lá mais ninguem) sem pagar nada.

De manha bem cedo saí com a AV para junto do Pavilhão onde iria começar a prova, para ficar mais perto dos balneários e depois da maratona e banho tomado, dirigi-me de novo á AS para estacionar e ir dar uma volta a Óbidos. Lá estava finalmente alguem, outra pessoa que não o responsável que lá me explicou que como o (baixo) investimento na construção da AS já estava praticamente pago, que passaria muito provavelmente a ser grátis, que apenas o responsável passaria lá todos os dias para fazer alguma manutenção necessária. Insisti para pagar a noite que lá passei mas recusaram-se terminantemente a receber, apenas paguei o estacionamento diurno, no valor de 2.50€.

Agora levanto aqui uma questão: a verificar-se esta situação, que irá ser da AS no futuro? Será que deixando de ter recepcionista, poder-se-á ver alguns condutores de veiculos ligeiros "normais" a abusarem do local, em dias de grande afluencia? Será que a CM de Óbidos irá fazer pressão para acabar com a AS, devido á pressão da industria imobiliária? É que logo ao lado da AS está tudo vedado ao longo do aqueduto para ali nascerem belas vivendas... .

Espero que o futuro seja risonho e deixo aqui os meus agradecimentos ao responsável pela AS pela sua enorme simpatia e disponibilidade.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Luis Almeida » quarta dez 10, 2008 10:16 pm

Boa noite.

Recentemente, tive oportunidade de por duas vezes fazer passagem por Óbidos, daí resultando duas experiências completamente diferentes.

De facto, da primeira vez, num fim de semana perfeitamente normal, encontrei a AS sem qualquer AC, sem qualquer tipo de iluminação na zona, inclusivamente com pequenos sinais de vandalismo, nomeadamente nos pontos de luz instalados (sem funcionar) e na área de despejos. O estaleiro na zona envolvente contribuía também para um aspecto geral que não me deu confiança suficiente para aí pernoitar.

Da segunda vez, no passado fim de semana, em plena «Óbidos, Vila Natal», encontrei uma AS a rebentar pelas costuras, com companheiros a terem de pernoitar no seu exterior, já com os pontos de luz «recuperados» (embora continuem apagados).
Desta vez houve também colocação de avisos para o respectivo pagamento.

Penso que o futuro desta AS (de todas!) não pode passar apenas pela sua utilização aquando dos eventos que Óbidos oferece, pelo contrário, é fundamental incentivar a sua regular utilização.

Para isso, e para além de outros aspectos, sería certamente importante rever o esquema de acesso e do pagamento dos serviços.

Creio que a solução adoptada na AS de Saint-Pée-sur-Nivelle é um modelo a seguir, neste a nas futuras AS's: um equipamento à entrada, fornece as fichas necessárias para a pernoita, com ou sem electricidade; este equipamento apenas aceita cartões, evitando desta forma a tentação pelo vil metal; o acesso é feito através de uma cancela que abre com a introdução das fichas.

Obviamente que tudo isto representa mais um investimento inicial mas por outro lado garante uma maior racionalização e rentabilidade na utilização da infraestrutura.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes