Atenção ao peso!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Atenção ao peso!

Mensagempor Aleluia » sexta mar 03, 2006 6:17 pm

Boas e Santas tardes:

Tive conhecimento á pouco, através de um companheiro e representante de uma marca de AC, que a partir de Janeiro do proximo ano, todas as Inspecções de veiculos vão ter em atenção o peso das AC.

Assim como quem usa toldo, a luz do farolim traseiro lateral superior, (que em regra está tapado pelo toldo) tem que estar bem visivel.

Aos poucos vai-se sabendo sempre novidades !!!

Saudações:
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Paulo » terça mar 07, 2006 11:01 am

Olá,

Pesei a minha AC neste fim de semana, na báscula self-service de Santana do Mato (Coruche).

Depósito combustível cheio, de água limpa cheio, de águas cinzentas vazio, com a Cristina e a Catarina dentro (faltava eu e o João), sem grandes cargas ---- Peso= 3500Kg :shock: .

Conto para o que faltava lá dentro com os 5% de tolerância, dados usualmente nas pesagens de controlo.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor JOSE SOUSA » terça mar 07, 2006 2:48 pm

Boas tardes companheiros:

Atençao igualmente as jantes de liga leve, que pelo que me foi informado pelos inspectores de alguns centros de inspecçao do norte, tambem vao ser alvo de um certificado de omolugaçao nas inspecçoes anuais.
______________________________________

Jose Sousa

EUROCAMPING
Vila Verde - Braga - Portugal
JOSE SOUSA
 
Mensagens: 17
Registado: terça jan 31, 2006 9:54 pm
Localização: MAIA/PORTO

Mensagempor time_out » terça mar 07, 2006 3:24 pm

Boa tarde

O problema das homologações vai prender-se, no meu entender, sobre tudo nos veículos comerciais ( e como as AC caem dentro desse saco!) uma vez que muitos estão a usar acessórios mais adequados a ligeiros. É frequente ver-se furgões equipados com jantes de ligeiros, nada adequadas ao peso nem às pressões.
Assim antes de se adquirir qualquer equipamento que não seja do catálogo original do veículo verifiquem se o mesmo possui documento de homologação (a maioria deverá apresentar um documento em alemão!!! da TUV) preferencialmente em português.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor rui_martins » terça mar 07, 2006 5:05 pm

Olá,

Paulo, já agora, sabes qual é o peso ( Tara ) da tua AC, de acordo com os dados do fabricante ?

A razão da minha pergunta tem a ver com a comparação que seria possível fazer entre o peso declarado pelo fabricante e o peso real nas condições em que foi agora pesada.
Eu sei que a comparação não pode ser feita directamente, mas vamos imaginar que o fabricante diz que a Tara é de 3.100 Kg... Isso quer dizer que:
a) - Ou havia cerca de 400kg adicionais na AC ( pessoas e outros utensílios ), que podes sempre avaliar, ainda que com uma margem de erro não completamente desprezível.

ou

b) - Ou o valor declarado pelo fabricante é bastante "optimista", dado não ser aceitável haver na realidade cerca de 400kg adicionais no estado em que foi pesada.

Tudo isto está relacionado com o facto de que há uma certa "voz corrente" que afirma que os fabricantes declaram na maioria dos casos "Taras" das suas viaturas inferiores aos valores reais.
Como mencionei num post anterior, no meu caso ainda não tive oportunidade de pesar a minha AC ( uma Buerstner T615 Privilege ), pelo que não tive também a possibilidade de fazer este mesmo tipo de comparação.

Um abraço amigo,

Rui Martins
Braga
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins
 
Mensagens: 38
Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm
Localização: Braga

Mensagempor Paulo » terça mar 07, 2006 8:13 pm

Olá a todos,

A minha Ac tem uma carga útil declarada de 350Kg :( , pelo que o peso que obtive foi de encontro ao esperado.

Note-se que o toldo (acessório suplementar) e todos os objectos que temos dentro, somados aos passageiros, justificam muito bem a carga útil disponível. Nesta perspectiva Rui, parece-me que o peso anunciado pelo fabricante deverá estar correcto, tanto que a HYMER nos catálogos da viatura, apresenta o peso de cada acessório que vende, para que não se pense que é só colocar...também pesa! :twisted: !!

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Luis Costa » terça mar 07, 2006 9:32 pm

Paulo,
O resultado que obtiveste refecte uma perspectiva espartana da utilização da AC dentro de criterios ,exigentes , semelhantes aos que eu perfilho . Como te disse também já lá testei a minha e a margem não foi muito folgada para o limite... ( não tinha a Catarina , estou a brincar...) Para além das imposiçoes legais que todos conhecemos , há também as condições de segurança do proprpio veiculo ( distancia e potencia de travagem , etc). De qualquer forma é um parâmetro que sempre me norteia quando vacilo entre o que devo levar do ponto de vista lúdico e o que posso dispensar., do ponto de vista racional.
Um abraço
Luis Costa
Luis Costa
Santarem
Luis Costa
 
Mensagens: 12
Registado: domingo nov 20, 2005 9:15 pm
Localização: Sanatarem

Mensagempor fluis » terça mar 07, 2006 11:03 pm

Boa noite,

Paulo, se não estou em erro, o valor homologado para a tara inclui os depósitos de água e gasóleo a 90%, 1 bilha do gás a 90%, e ainda o condutor com um peso estimado a 75 Kg. Se tu estavas fora, a carga útil deveria subir para 425 Kg. O que tinhas assim tão pesado para além do toldo? Recorda-me lá, tu não tinhas bicicletas nem motas, pois não?

Quando vais de férias levas de certeza mais roupa e comida, o teu filho, e contigo já do lado de dentro, poderás facilmente ultrapassar os 3700 kg. Ah! e não te estou a chamar gordo. :twisted:

Isto faz-me pensar que deve haver por aí quem ande com elas acima das 4 toneladas, com todos os extras que colocam. :?:

Então e mais ninguém pesou a ac, no domingo? E que valores deu?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Paulo » quarta mar 08, 2006 8:45 am

Correcto Fluis!!!

Como vês estou "à pele", por isso digo que "Conto para o que faltava lá dentro com os 5% de tolerância, dados usualmente nas pesagens de controlo."

Nota que há várias coisa que andam no Inverno, mas que no Verão saem, pelo considero que aqui haverá alguma compensação...no entanto nunca estarei abaixo das 3.5T :( .

Confirmo que não tinha "pesos" na garagem, nem outros suplementos :D ....vinha mesmo a calhar era a "pluma da GALP"...mas em propano :D :D .

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Pesada vai ser mesmo a solução

Mensagempor Duarte » quarta mar 08, 2006 10:56 am

Bom Dia

Já no outro tópico que tinha lançado (Carga útil - será que temos nas Ac's PESADAS a solução?) me tinha debruçado sobre o assunto do peso, e companheiros a não ser algumas ac's de gama baixa, das Ac's melhorzinhas não há nenhumas a não ser as Hymer B-Klasse 584, 574, 544 tendo respectivamente 535, 480, 455, kgs de carga útil , que tenham carga útil decente para os nosso propósitos :twisted: :( .

Pois companheiros estou a pensar vivamente em migrar para uma AC PESADA para poder estar livre de problemas.

A ver vamos, vou esperar pelas novas mercedes que vão sair já com o chassis AL-KO em 2007.

Saudações Rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor fluis » quarta mar 08, 2006 12:41 pm

Boa tarde,

Essa Paulo, era de facto uma boa, a Pluma da Galp, ou a Light da BP em propano (aqui para nós que ninguém nos ouve sem dúvida que o design da pluma é mais atractivo :lol: :lol: ).

Em 2 garrafas é uma economia de 19,5 Kg na BP e de 15 kg para a pluma, são valores mesmo assim significativos. :wink:

Devíamos tentar enviar, um estudo para a BP e para a GALP, com alguns dados sobre este nicho de mercado, pode ser que os incentive a pensar no assunto. :idea:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Luis Almeida » quarta mar 08, 2006 1:47 pm

Com depósitos cheios ou não, com menina da Galp ou sem menina da Galp ( 8) ) não nos podemos esquecer é que as autoridades vão começar a estar de olho no peso das ACs.

E até às férias convém validar esta situação para não ter surpresas desagradáveis no estrangeiro.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor fluis » quarta abr 12, 2006 4:31 pm

Boa tarde,

Volto a este assunto devido a ter apanhado, uma conversa sobre este tema num fórum Francês.

Segundo um excelente post que lá estava e que ninguém desmentiu, a tolerância dos +-5% (pelo menos em França), aplica-se à tara anunciada pelo construtor, mas não ao peso bruto que se deve manter nos 3.500 Kg. :o

O exemplo era dado com uma AC cujo Peso em Vazio seria de 3300 Kg ou seja teria uma carga útil de 200 kg. Só que aplicando a tolerância dos 5% a sua tara poderia chegar aos 3.465 kg, o que para os 3.500kg faltavam 35 kg, o que nem para levar mais uma pessoa daria. :evil:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Atenção ao Peso

Mensagempor Decas » quinta abr 20, 2006 9:47 pm

Boa noite Fluis,

Se calhar há que ter em conta o peso dos motoristas, porque 35kg a mais são fáceis de atingir :lol: , basta umas almoçaradas naqueles restaurantes que a AnaF costuma publicitar :lol: :lol:
Para além dos pneus que se usam à volta da cintura, vamos a controlar o peso também dos ocupantes :shock: , que tal umas saladinhas? :(
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor fluis » sexta abr 21, 2006 10:51 am

Bom dia,

Pois bateste no ponto Decas. A primeira medida que eu tenho de tomar para reduzir o peso na minha AC, começa pelo Condutor. :twisted:
Felizmente por enquanto para dizer o meu peso, ainda só preciso de 2 dígitos. :oops:
No entanto como os construtores prevêem 75Kg para o condutor, posso dizer que neste aspecto estou em excesso de carga e muito para além da dita cuja tolerância dos 5% e mais não digo. :oops: :oops:

Vou seguir o teu conselho, e vou passar a comer uma saladinha… :D :D
… a acompanhar a entremeada, o entrecosto, a sardinhada, etc. Tudo grelhado, que é para ser saudável. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

cron