Atenção ao peso!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor EMAN » sexta abr 21, 2006 12:51 pm

Boas

Em relação à questão do peso, posso dizer que existem pessoas que podem estar em desvantagem, mas também há pessoas que estão em vantagem.
Assim Decas, o teu caso é de vantagem e como tal podes comer à vontade o que não invalida que não possas comer saladinhas só como refeição e não como o Fluis que acompanha com as entremeadas, etc :D :D .

E vantagem porquê? Porque as AV's que são viaturas até 3500 Kg, têm sempre uma margem de carga muito grande, onde o peso dos condutores e penduras não é relevante. :D :wink:
Poderá ser só em caso de dificuldade de mobilidade para os ditos :D :D :D , mas isso ainda não está previsto no código da estrada ou nas inspecções :D .

Portanto Decas podes comer de toda a boa comidinha Portuga, usar pneu à cintura que estás sempre "legal".

Neste capítulo por exemplo estamos numa situação de desvantagem das AC's.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor fluis » quinta mai 11, 2006 11:54 am

Bom dia,
Vou aqui indicar mais 3 básculas onde se pode controlar o peso dos nossos veículos.

Todas elas têm como características, o serem self-service 24 h funcionando com moedas, e dando 2 tickets com o peso verificado.
  1. Em Ponte de Sôr – Tomando a Estrada Ponte-Sôr Mora, Depois de passar um pequena povoação que se chama Domingão encontra-se a Báscula do Lado Direito.
  2. Em Vendas Novas – Saindo de Vendas Novas pela Nacional 4 em direcção a Pegões, junto à entrada de uma pequena povoação com o nome de Afonsos, encontra-se uma Báscula do Lado Direito.
  3. No Ral-Sintra- Na estrada que vêm de Pêro-Pinheiro em direcção a Lourel, têm-se uma rotunda em que à direita se vai para Terrugem/Vila-Verde, continua-se em frente na direcção do IC30-Sintra/Lourel, virando uns metros mais à frente na primeira estrada à direita que se encontra(costumam estar a vender fruta nessa esquina), depois segue-se sempre em frente durante cerca de 800 metros, até se encontrar as “Carroçarias Sabino” do Lado Esquerdo, junto a estas há uma estrada à esquerda, e nessa esquina encostada ao muro está a báscula.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Lauda » quinta mai 11, 2006 9:27 pm

Boa noite

Também conheço uma na estrada Azambuja/Cartaxo, chega ao cruzamento para Valada vira á direita e 100 metros depois do lado direito fica a báscula. Funciona 24h por dia e custa 3 euros.

Saudações
Lauda ( Niki )
Avatar do Utilizador
Lauda
 
Mensagens: 27
Registado: segunda fev 13, 2006 7:54 pm

Mensagempor Aleluia » sexta jun 09, 2006 4:12 pm

Boas tardes companheiros:

Parece que na zona de Coimbra, já andam a controlar o peso das Autocaravanas, na altura das inspeções anuais. :( 8) 8)

Segundo o que me foi dito, não tem havido nenhum valor % de tolerância. :evil:

Não esquecer portanto, quando chegar a altura começar a tirar toda a tralha indespensavel. :idea:
´
Cumprimentos:
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor fluis » segunda jun 26, 2006 10:27 am

Bom dia,

Na revista CampingCar Magazine, de Jullho de 2006, vem uma carta de um leitor que refere ter sido controlado pela Policia e multado em 90 Euros. Infelizmente a informação dada pelo leitor não é muito detalhada, até porque como refere a resposta da redacção, para além da multa existe a questão do veículo só poder sair do local depois de estar dentro do peso legal, e o excesso pode ser de tal ordem que não baste esvaziar o deposito das águas limpas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Peso a mais

Mensagempor Anabela Barroso » sexta fev 09, 2007 3:49 pm

Boa tarde
Sou nova em autocaravanismos, mas eu e meu marido estamos a gostar.
Antes de comprara informei-me muito no vosso forúm, mas na verdade não reparei na questão dos pesos, e, agora é que são elas.

Tenho uma Sky de 2000 de peso bruto de 2850 Kg e tara de 2200 Kg, como tem ar condicionado, porta bicicletas, painel solar, antena de televisão, cama para 4 pes., quando ontem fui com ela à inspecção não passou, tinha peso a mais. Tive de despejar o depósito da água tirar o pneu sub-salente, mesa, roupa etc.

Venho junto de vós que têm muita experiência para perguntar como fazem? A polícia anda muito em cima do peso?

Obrigada pela vossa atenção e continuem pois têm um optimo trabalho :
Anabela Barroso
 
Mensagens: 7
Registado: sexta fev 09, 2007 3:21 pm
Localização: Vimeiro

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta fev 09, 2007 7:26 pm

Cara companheira Anabela Barroso, bem vinda a este forum.

Não sou proprietário de AC mas sim de uma caravana, pelo que desde já não a poderei ajudar tão bem quanto os nossos companheiros AutoCaravanistas. No entanto, pelo que refere não vejo nada assim de tão "grave" no equipamento que mencionou,, ao ponto de ultrapassar o peso na inspecção... .

Devo referir que por experiencia propria (tanto eu como o meu pai temos caravanas dessa marca), os pesos anunciados pelo fabricante não estão correctos. Para ter como exemplo, a caravana do meu pai teria um peso bruto de 880Kg, quando eu duvido seriamente que a tara seja inferior a 900Kg :shock:

No entanto estou certo que os nossos companheiros a ajudarão em mais qualquer coisa 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Paulo » sexta fev 09, 2007 11:19 pm

Bem vinda como participante, Anabela!

O problema do excesso de peso é algo mais ou menos comum entre as autocaravanas europeias.

Em Portugal não tenho conhecimento de problemas, relativamente ao controlo por parte das autoridades. No entanto, em países como a Alemanha e Suiça, tenho lido alguns relatos esporádicos de operações de controlo que envolvem autocaravanas.

Nesta matéria temos sempre que ter algum cuidado na quantidade de objectos que transportamos, tentando reduzir ao essencial.

Outra questão que me parece importante, são as "loiças" e utensílios de cozinha, os quais devem ser em plástico (melamina) se possível. Deve também haver o cuidado de planearmos os nossos despejos e abastecimento de águas, para que não transportemos carga desnecessariamente.

Com base na carga útil que temos disponível, temos que optimizar aquilo que transportamos.

Um grande abraço e pode ser que nos encontremos amanhã na NAUTICAMPO,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor fluis » sábado fev 10, 2007 12:17 am

Boa noite,

Quero igualmente desejar-lhe as boas vindas ao fórum.

Em relação à questão colocada, para além de dever seguir os bons conselhos do Paulo, que é já meio caminho andado, gostava de conseguir perceber se não poderá haver algum problema com a elaboração da sua documentação.

Já nos disse que a sua AC é uma Sky de 2000, mas de que tipo é? Uma capucine, uma perfilada? Um Furgão? É que de facto não é muito comum uma autocaravana com preso bruto de 2850 Kg, o mais normal é valores na ordem entre os 3200 e os 3500 kg. Para além disso o peso em vazio costuma já contemplar 90 % do depósito de água, 1 bilha de gás e um peso de 75 kg estimado para o condutor, o que também não parece muito de acordo com o valor de 2200 kg anunciado.
O que refere como acessórios: o ar-condicionado, porta-bicicletas, painel-solar, antena de televisão e possivelmente outros como o toldo, não são suficientes para anular a carga útil de 650 kg.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Teresa » sábado fev 10, 2007 4:22 pm

Boa tarde.
No que refere aos pesos das Ac.,muito sinceramente desconheço qualquer controlo,mas com os conchecimentos que possuo como construtora de carroçarias para veiculos de mercadorias,posso dizer que de facto as viaturas com peso Bruto 3.500kg estão a ser alvo de controlo de pesos.De acordo com a lei vigente os veículos novos só passarão na inspecção desde que deixem disponivel 10% da sua carga util mas atenção ao peso da viatura será sempre acrescentado um valor de 75kg Xnºde ocupantes disponiveis no livrete, o que quer dizer no caso de o livrete mencionar 6 lugares acresce logo 450kg quer os mesmos sejam ou não ocupados.Quanto aos veiculos matriculados antes de 2006 têm deixado passar nas inpeções desde que lá cheguem com menos de 3500kg,o que tem vindo a causar grandes problemas nestes veiculos,pois na realidade muitos deles ultrapassam esse peso.Bem resumindo ,se as nossa AC tiverem um peso de +/-3200kg ,acrescentando os ocupantes,pareçe que teremos de ir à inpecção com as AC completamente nuas e esperar que nenhuma Brigada de Transito se lembre de controlar o peso.
:x :!:
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Peso a mais

Mensagempor Anabela Barroso » domingo fev 11, 2007 10:21 pm

Boa noite

Obrigada pelas respostas que me deram. Veremos como vou resolver o problome, na inspecção já passou. Vou ter que colocar só o material da caravana, como pneu mesa e cama e pesá-la, depois ver qual a margem que fica para que na estrada não seja apanhada num auto-stop e ter de despejar a autocaravana.

Para quem perguntou, é uma capucine que marca no livrete ser de 7 lugares em andamento e 5 para dormir.

Ora se a diferença entre a tara e o peso bruto é de 600 Kg e pode levar 7 passageiros (7xmédia de 60Kg) 420 Kg mais os extras que tem alguém vai ficar em casa.
Anabela Barroso
 
Mensagens: 7
Registado: sexta fev 09, 2007 3:21 pm
Localização: Vimeiro

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 14, 2007 12:54 am

Boa noite,

Tenho vindo a acompanhar este tópico, e realmente, estou pasmado não com aquilo que tem sido dado como resposta ao apelo da Anabela, mas a situação que se vive neste país de TRAFULHAS!!!
Penso que todas as AC,s oriundas de outros paises estão limitadas por via da ficha de homologação emitida pelo fabricante a 4 ou 5 lugares, e por isso obrigadas por lei a manter essa lotação quando matriculadas em Portugal. Sabendo nós, e comparativamente em termos de qualidade de construção, (e aqui, a Anabela que me desculpe!) a SKY é do pior que se pode ver a rolar nas estradas portuguesas. Não se percebe como é que podem ser homologadas com 7 LUGARES!?

1º Terão 7 cintos de retenção?

2º Terão estruturas metálicas onde esses 7 cintos estão ancorados?

3º Estará equipada com ABS para fazer face a travagens bruscas em piso seco ou molhado? Estará equipada com discos de travão ás 4 rodas?

4º Segundo o que a Teresa diz, é atribuido a cada ocupante 75Kg. Ora se a Anabela fôr passear com 7 pessoas na AC, (7x75Kg=525Kg) e partindo do principio que o peso bruto é de 3500Kg a Tara da AC é de 2975Kg, ou seja, tudo aquilo que é preciso levar para o tal passeio... das duas uma, ou não vai ou a Anabela vai deixar de ter amigos!!!

Bem, mas aqui o móbil do que eu tenho estado a dizer é muito simplesmente este: Supondo que que se regista um acidente, com as sete pessoas "mais ou menos" acondicionadas lá dentro, sabendo nós a aversão que algumas pessoas têm em irem "presas" com o cinto, eu pergunto?
A culpa é da Anabela porque leva 7 pessoas ou é de alguém que estupidamente autorizou a colocar no livrete e respectiva homologação, 7 lugares de viagem?
Eu tive uma Rimor SuperBrig 728, com 6 lugares de mesa,que além dos cintos do condutor e acompanhante tinha mais 4 conjuntos de cintos para os ocupantes na célula, mesmo assim só foi homologada para 5 pessoas em viagem.
Não vou aqui falar em marcas, mas tenho conhecimento de outra marca portuguesa que se não se despejar tudo o que se tem lá dentro na altura das inspecções é certo e sabido que são logo chumbadas e o peso bruto é de 3500Kg!!
Só gostava de perceber como é que a Pluma/SKY consegue homologar 7 lugares de viagem com o chassis 15 da FIAT, e com uma distância entre eixos das mais curtas? :roll:
Já agora, Anabela, essa solução de tirar o pneu sobresselente para "aliviar", talvez não seja boa ideia... :lol:

Afinal, somos ou não um país de Trafulhas?
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

peso a mais

Mensagempor Anabela Barroso » quarta fev 14, 2007 1:08 am

Boa noite

Obrigada pela informação acerca da SKY, mas quando andei a procurar para comprar não fazia a mínima ideia de qual era a boa e qual era a má, limitei-me a escolher a que estava em melhor estado, tinha menos Km e o preço dentro dos meus limites.

Estou tentando resolver o problema, para tal já hoje a fui pesar com o equipamento fixo, com algum combustível, mas sem água nem bilhe do gás, pesa 2460Kg, segundo o livrete o peso bruto é 2800 Ks.

Agora vou carregar o indespensável para viagem e vou tornar a pesar, e vou ver como é.

Em princípio somos só dois, muito raramente seremos três.

Aproveito para informar que existe uma Báscula acessível a qualquer pessoa, por 5 € na empresa LINOS nas Palhagueiras Torres Vedras.
Anabela Barroso
 
Mensagens: 7
Registado: sexta fev 09, 2007 3:21 pm
Localização: Vimeiro

Mensagempor Teresa » quarta fev 14, 2007 9:42 am

Atenção Anabela,pois apesar de viajarem apenas 2 pessoas na AC,desde que o livrete mencione 7 lugares é sempre adicionado o peso dos mesmos,fonte da DGV confirmada pelos IPO,é o que está a aconteçer neste momento com as viaturas de mercadorias,mesmo alegando que a viatura só transita com o condutor,acresce ao peso o nº de ocupantes de livrete,é fonte segura,pois como disse atraz,tenho uma empresa de contrução de carroçarias,e tenho inumeros clientes com as viaturas "apreendidas"já que o peso chassi/cabine+caixa de carga+ peso dos ocupantes ultrapassa 3.500kg,e nada tem sido possivel fazer para ultrapassar esta situação,já que é uma directiva comunitária.
Por este mesmo motivo alguns concessionários nomeadamente A Mitsubishi estão a ter sérios problemas com algumas gamas de viaturas,ou se consegue a contrução de uma caixa muito aligeirada ou nada feito.

Cumprimentos
Teresa Malheiro
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor EMAN » quarta fev 14, 2007 2:16 pm

Boas

Em 1º lugar o que o A 748-2 diz é verdade.
A "técnica" da homologação dos 7 lugares pela SKY (quem conhece sabe que é uma marca que não faz parte da lista de compra, apesar dos "preços atractivos"), é também uma forma de captar clientes, já que "oferece" a possibilidade de "muitas pessoas" poderem viajar em contrapartida de preços de compra atractivos.

Uma AC capucine de chassis curto para 7 pessoas? Realmente, circular c/ tanta gente, é seguro?

E lá está o problema da "coisa". Os depósitos da água, combustivel, gaz etc, podem andar vazios e "não pesam". Agora a lotação, use-se ou não, faz parte das características da viatura (livrete) e como tal fará parte sempre da tara.
Será sempre considerado o peso (75 Kg) pré estabelecido como fazendo parte (por isso tara), o que não quer dizer que eventualmente a nivel de peso bruto real em pesagem desde que em utilização a "coisa" não possa agravar, basta para isso o peso real dos passageiros ser superior.

Atenção, que quando foco "as pessoas como tara", é simplesmente uma maneira de termos consciência que em IPO será sempre considerado este peso, porque só o condutor acompanha a AC ao IPO.

Agora é lógico que a Anabela quando comprou, confiou, era acessível e pronto.
Por isso, é que aparecem Clubes, Portais, onde se tenta através de infos, trocas de conhecimentos, esclarecer as pessoas.

Sem dúvida que todos nós ACaravanistas somos importantes para que se esclareçam e clarifiquem muitas situações que provocam "chatices".

Anabela, apesar de tudo, espero que o AC seja um modo de vida aliciante. :wink:


Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes