Boa noite,
Tenho vindo a acompanhar este tópico, e realmente, estou pasmado não com aquilo que tem sido dado como resposta ao apelo da Anabela, mas a situação que se vive neste país de TRAFULHAS!!!
Penso que todas as AC,s oriundas de outros paises estão limitadas por via da ficha de homologação emitida pelo fabricante a 4 ou 5 lugares, e por isso obrigadas por lei a manter essa lotação quando matriculadas em Portugal. Sabendo nós, e comparativamente em termos de qualidade de construção, (e aqui, a Anabela que me desculpe!) a SKY é do pior que se pode ver a rolar nas estradas portuguesas. Não se percebe como é que podem ser homologadas com 7 LUGARES!?
1º Terão 7 cintos de retenção?
2º Terão estruturas metálicas onde esses 7 cintos estão ancorados?
3º Estará equipada com ABS para fazer face a travagens bruscas em piso seco ou molhado? Estará equipada com discos de travão ás 4 rodas?
4º Segundo o que a Teresa diz, é atribuido a cada ocupante 75Kg. Ora se a Anabela fôr passear com 7 pessoas na AC, (7x75Kg=525Kg) e partindo do principio que o peso bruto é de 3500Kg a Tara da AC é de 2975Kg, ou seja, tudo aquilo que é preciso levar para o tal passeio... das duas uma, ou não vai ou a Anabela vai deixar de ter amigos!!!
Bem, mas aqui o móbil do que eu tenho estado a dizer é muito simplesmente este: Supondo que que se regista um acidente, com as sete pessoas "mais ou menos" acondicionadas lá dentro, sabendo nós a aversão que algumas pessoas têm em irem "presas" com o cinto, eu pergunto?
A culpa é da Anabela porque leva 7 pessoas ou é de alguém que estupidamente autorizou a colocar no livrete e respectiva homologação, 7 lugares de viagem?
Eu tive uma Rimor SuperBrig 728, com 6 lugares de mesa,que além dos cintos do condutor e acompanhante tinha mais 4 conjuntos de cintos para os ocupantes na célula, mesmo assim só foi homologada para 5 pessoas em viagem.
Não vou aqui falar em marcas, mas tenho conhecimento de outra marca portuguesa que se não se despejar tudo o que se tem lá dentro na altura das inspecções é certo e sabido que são logo chumbadas e o peso bruto é de 3500Kg!!
Só gostava de perceber como é que a Pluma/SKY consegue homologar 7 lugares de viagem com o chassis 15 da FIAT, e com uma distância entre eixos das mais curtas?
Já agora, Anabela, essa solução de tirar o pneu sobresselente para "aliviar", talvez não seja boa ideia...
Afinal, somos ou não um país de Trafulhas?