Autovivenda ou furgão transformado

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Autovivenda ou furgão transformado

Mensagempor Mcas » terça fev 28, 2006 1:22 am

Vivam!

Quase, quase a comprar uma autovivenda (AV)e depois de repetidas pesquisas no reduzido mercado nacional, gostaria de ler algumas opiniões de quem possui uma viatura do género ou de alguém que já teve e mudou para AC. Vice-versa também é oportuno.
As opiniões poderiam ser sobre "vida a bordo", motorizações, vantagens/desvantagens, etc...enfim relatos de alguma experiência de modo a ajudar a tomar uma decisão. AV ou AC?


Grato e boas viagens

MCAS

(José Caseiro)
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor João » terça fev 28, 2006 10:58 pm

Olá MCAS

Tenho uma AV Citroen Jumper 2.8 HDI. A razão por ter optado pela AV está directamente ligada com uma maior mobilidade (não fico parado dois dias no mesmo sítio) e passar mais "despercebida" do que uma AC. Claro que isto é relativo porque quem estiver minimamente por dentro do assunto vê logo que "aquilo" não é um vulgar furgão. De qualquer modo já dormi em cidades onde com uma AC não teria ficado em certas zonas porque daria muito nas vistas.
Quando a comprei só tinha uma filha mas agora tenho mais um com 17 meses e óbviamente o espaço não abunda principalmente com um bébé a querer mexer em tudo. Para um casal com um filho dá perfeitamente. A minha mandei fazer com dois beliches atrás já para prevenir outro rebento que aparecesse.
Num carro deste tamanho não podemos estar á espera de ter o mesmo espaço que numa AC mas o importante é definir o fim em vista. Tem wc com chuveiro(pequeno é certo), uma boa cozinha e dá para dormir quatro.
O motor 2.8 HDI é mesmo bom embora note a 5ª muito comprida mas em subidas prolongadas é questão de meter 4ª. Acho que neste carro o motor 2.3 também não ía mal. O consumo não é lá muito bom mas se calhar por culpa minha que abuso do pé direito, faz entre 9 e 12.
Claro que existem as California mas estas acho-as demasiado pequenas e não prescindo da casa de banho que não têm. A grande vantagem são as barras de altura que não incomodam as VW.

João Soares
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor meresere » quarta mar 01, 2006 4:46 pm

Saude.

Nos imos nunha carrinha VW California, e mudaremos para unha mais grande antes de um ano, posiblemente por unha Globecar Globescout com base Citroen Jumper 2.8 HDI. Varias son as razons.

O banho e unha, o feito de que senhamos dous, e a mais importante, a discreccion das carrinhas con respeto as AC.

Por utra banda coido que o consumo a de ser menor, dado que a carrinha e mais aerodinamica.

De todas maneiras, e unha cuestion mui persoal esta decision entre AV ou AC. Sorte.
Un saudo dende Galiza-Norte.
Avatar do Utilizador
meresere
 
Mensagens: 44
Registado: sábado fev 25, 2006 10:09 am
Localização: Ferrol-Galiza

Mensagempor EMAN » quarta mar 01, 2006 11:13 pm

Companheiro Mcas (José Caseiro)

Penso que quando da sua opinião deixada no livro de visitas, já era notório a vontade de aderir a este modo de vida.
Agora AC ou AV, pois é sempre uma questão.
Espero dentro de pouco tempo dar a minha opinião acerca do assunto (neste momento o tempo é muito pouco), porque já tive uma AV (transformada por mim) e agora tenho uma AC.

Não fica esquecido.

1 abraço
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor EMAN » quinta mar 02, 2006 1:44 pm

Mcas

Deixo aqui para já umas respostas a um "questionário" que o Vitor colocou no fórum Campcar relativo às AVs por comparação às AC's.

Espaço -> Como é lógico é + racionado
Maneabilidade -> Muito mais maneável
Segurança ->Se não fôr mais segura por ser + discreta, acaba por ser =
Aerodinâmica -> + aerodinâmica
Velocidade -> Melhor resposta
Estacionamento -> + fácil
Discrição -> + discreta
Autonomia -> + autonomia em gasóleo (gasta menos), mas menos em àgua/gaz por ter depósitos/garrafas + pequenas.
Conforto -> Inerente a uma AV
Estética -> não são "desengraçadas"
Garagem -> + acessível à dita
Consumo -> menor consumo
Manutenção -> Igual à AC, excepto na lavagem que é melhor por ser viatura + pequena :D
Longevidade -> Módulo em chapa e apesar desta já ter tratamento + evoluído, em príncipio é menos durável que a fibra mas mesmo assim, dura.
Valor retoma/desvalorização -> não consigo responder
Polivalência -> muito + polivalente
Preço -> Comparativamente a uma AC "equivalente", será sempre + cara.
Resistência à corrosão -> = à longevidade
Etc -> 99% das AV não têm acesso standard ao tejadilho (porta bagagens)

O mudar de AC para AV de início pode ser um choque, mas no fundo quem as tem se calhar não as trocava sem + nem - (utilização para 2 e mesmo c/ um filho).

Isto não invalida que não volte aqui para colocar mais umas achegas.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Mcas » quinta mar 09, 2006 11:47 pm

Vivam!

Obrigado pelas respostas prontas. Vou ficando atento ao forum ...lendo e aprendendo...participando quando for oportuno.

Boas viagens...

Mcas
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes