Cartão Europeu de saúde

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Cartão Europeu de saúde

Mensagempor time_out » sábado fev 18, 2006 1:03 pm

Cartão Europeu de saúde

Antes de viajar para a Europa, dirija-se à segurança social e peça o cartão de seguro de doença gratuito. Se precisar de assistência, tem os mesmos direitos dos cidadãos desse país.

A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.

Em Portugal, desde 28 de Fevereiro 2005, é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito.

Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão.

Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa.

Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório.

O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.

Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas.

Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo).

Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.

Onde posso utilizar?

a.. Em qualquer dos 25 países da União Europeia.
b.. Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
c.. No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o B.I.
Se possível, refira que pretende tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor fluis » segunda fev 20, 2006 1:29 pm

Boa tarde,

Time_out, por acaso, já o pediste alguma vez?
Se sim eles sabiam do que estavas a falar?
É que por vezes, quando nós vamos “in loco”, tratar das coisas, quem está atrás do balcão não faz a mínima ideia do que é que nós estamos a falar.
Esperemos que não seja o caso, que este é dos tais documentos a que não damos normalmente o devido valor a não ser que(infelizmente), venhamos a necessitar dele.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor AnaF » segunda fev 20, 2006 3:10 pm

Olá a todos!

Para que conste, pedi o meu cartão no ano passado, antes de uma das viagens, na Loja do Cidadão no guichet da Segurança Social (filas até mais não!!!) e não teve espiga.

Confirmo que a validade é mesmo de um ano.

E sugiro que façam o pedido com um prazo um pouco mais dilatado (tipo um mês), por via das coisas!!! ...Atrasos de correio e afins.

Saudações!
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Mensagempor Luis Almeida » segunda fev 20, 2006 5:28 pm

Eu pedi o meu o ano passado através da Internet (no site da ADSE).
Demorou cerca de 1 mês e tem validade para 2 (dois) anos.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor rgaiao » quarta fev 22, 2006 2:14 pm

Pedi o cartão de saúde europeu, para a minha filha, no passado mês de Dezembro, através do site da ADSE e demorou 10 dias.
Afinal vivemos no país do choque tecnológico.
Rui Gaião
Rui Gaião
Leiria
http://visitar.no.sapo.pt
Avatar do Utilizador
rgaiao
 
Mensagens: 66
Registado: domingo nov 13, 2005 10:48 pm
Localização: Leiria

Mensagempor EMAN » quinta mar 02, 2006 11:17 pm

Também estou a pensar tratar do meu junto da S. Social e depois verei quanto tempo vai demorar.
Realmente convém prevenir e no fundo se calhar não ligamos a uma "coisa" que poderá ser útil em caso de necessidade (espero bem que não), talvez por estarmos habituados a ter "chatices" burocráticas para tratar de documentos.

Vamos com calma. :wink:
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor EMAN » terça abr 04, 2006 7:57 am

Bom dia

Já tratei do meu cartão e respectivo agregado e posso dizer que no meu caso passado semana e 1/2 tinha os cartões em casa, e com validade de 2 anos.
Se tudo fosse assim tão rápido.... :wink:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor fluis » terça abr 04, 2006 10:42 am

Bom dia,

Nós pedimos os nossos através do SAMS, e ao fim de cerca de 3 Semanas estavam em casa via CTT.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA ( ex-E 111)

Mensagempor jorge santos » quarta mai 31, 2006 5:53 pm

Companheiros,

Favor notar que a validade do Cartão Europeu de Seguro

de Doença ( que substituíu o E 111 ) TÊM VALIDADE DE 3 ANOS.

Os meus melhores desejos de que nunca o utilizem.

Saudações

Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

cartão europeu de saúde

Mensagempor Decas » quarta mai 31, 2006 8:24 pm

Boa Noite,

Só para esclarecer que relativamente aos beneficiários da ADSE, o cartão europeu de saúide tem validade igual ao do cartão da ADSE em posse do utente.
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Garrbel » quarta mai 31, 2006 8:52 pm

Boa noite
Pois o da minha companheira não tem validade! Simplesmente não apareceu em casa apesar de terem dito que foi emitido 2 vezes. Perdeu-se!
Vamos de ferias sem cartão, já não há tempo para pedir outro - esperamos não ser necessario ou teremos de usar a assistencia em viagem que comigo já funcionou muito bem.
Já agora aproveito para desejar boas ferias para quem vai de ferias. Para os outros fiquem bem!
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Cartão Europeu de Saúde

Mensagempor Vet » terça jun 06, 2006 11:22 pm

Boas Companheiros

No que concerne ao cartão acima mencionado, e para quem o queira pedir, basta mandarem um email para o seguinte endereço :-Webmaster@seg-social.pt , indicarem o o vosso nome, numero da segurança social e a data de nascimento:- Junto envio a indicação que me mandaram por email .....mais informo que o cartão me foi enviado, assim como o da minha esposa, cerca de 10 dias depois do pedido que fiz.Os mesmos são validos até 11/05/2009

.Exmo (a) Senhor (a)

Pode solicitar o cartão europeu de seguro de doença por esta via. Para tal deverá indicar o nome completo, nº de segurança social e data de nascimento, o cartão é enviado para a morada constante na Segurança Social.

Cumprimentos,

IIESS-CESD


Abraços do Vet.
Avatar do Utilizador
Vet
 
Mensagens: 11
Registado: terça dez 06, 2005 11:44 pm
Localização: Algueirão-Sintra

Mensagempor Luis Almeida » quarta jun 07, 2006 4:36 pm

Devagar, devagarinho... alguns processos começam a ficar mais "simplex". :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor fluis » quarta jan 24, 2007 4:48 pm

Boa tarde,

Venho lembrar a todos para verificarem a validade do Cartão Internacional de Saúde.

Para todos aqueles a quem o cartão acabou em Dezembro, como é o nosso caso, esta é uma boa altura para o pedirem, para que quando chegar a altura de partir já o terem convosco, apesar de eu desejar que o mesmo não vos faça falta. :wink:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

cartão europeu de saude

Mensagempor mribeiro » quarta jan 24, 2007 6:58 pm

Companheiro poderá dar-me algumas imformações acerca do CES e como se obtem...

Cumprimentos

mribeiro
mribeiro
 
Mensagens: 49
Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm
Localização: Porto

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 102 visitantes