por fluis » quarta nov 14, 2007 12:22 pm
Bom dia,
Aproveitando aqui esta excelente ideia lançada pelo Mário, vou deixar aqui um bocadinho da experiência que tive à mais ou menos 4/5 anos atrás, quando comecei a pensar em comprar a minha AC. Irei ainda acrescentar as minhas impressões no respeitante às relações que mantenho com o concessionário no pós-venda.
Tomei a decisão de efectuar a compra no decurso da Nauticampo de 2003.
Perante isso no fim-de-semana anterior, fiz uma ronda por alguns concessionários perto de casa, para poder comparar as condições oferecidas, e assim ter um termo comparação com as tradicionais ofertas de feira, para perceber até que ponto estas eram de facto “reais”. Um dos locais onde me desloquei foi à Campinanda em Manique, onde depois de fazer algumas perguntas e questionar sobre os preços e condições , e perguntar se tinham um modelo especifico foi-nos dito que já tinham muitos modelos na feira, pelo que num gesto simpático que deve ser realçado, ofereceram-nos 2 convites para a Nauticampo para que pudéssemos ver os modelos que procurávamos.
Fomos depois ainda ao Stand Monte Carlo e à Marcampo, estavam atarefados com a feira, a atenção foi q.b., e os modelos ainda não tinham ido para a feira.
Consultado o site da feira, notámos a ausência da Tedecar, o que lamentámos uma vez que uma das AC’s que gostávamos de confirmar era a Rimor. Contactando telefonicamente a Tedecar, o atendimento foi simpático, foi-nos dito que iriam estar presentes através do seu agente em Lisboa a “Karvana”, que ao mesmo tempo se dedicava ao aluguer e venda dos veículos BluCamp uma marca do grupo “Rimor”, fabricada a pensar no mercado do Rent-Car.
Chegada a feira, o leque de escolha acabou por ficar reduzido, pois a Campinanda, afinal não tinha na feira o modelo que pretendíamos (a garage), tinha sim um modelo de beliches cujo inferior podia ser elevado para fazer uma mini-garagem, a bem dizer a Rimor não estava representada, pois a “Karvana” tinha um espaço diminuto onde tinha duas BluCamp usadas no aluguer, não tinha catálogos da Rimor, não tinha uma tabela de preços dos modelos, e as pessoas que lá estavam pareciam não ter o mínimo de informação sobre os modelos da gama da Rimor, para além disso a minha impressão sobre eles e a empresa não foi a melhor, o que se veio a confirmar posteriormente com o fecho a curto prazo desta empresa, e posterior implementação de uma filial directa da Tedecar em Lisboa.
Passámos ainda pelo stand da Silmecar onde estivemos a ver a Sky Garage, só que os maus acabamentos exteriores visíveis desmotivaram qualquer possibilidade de compra.
Que tivessem os modelos por nós pretendidos na feira, sobraram o Stand Monte Carlo com a Riviera Garage (que comprei), a Marcampo com uma Knaus Garage, e a MacroCamping com uma Granduga Garage, tendo feito a opção que fiz entre outras razões pelo bom e correcto atendimento que tive por parte da vendedora presente, atenciosa e conhecedora q.b, mas ao mesmo tempo com a capacidade de nos deixar sozinhos no modelo para que pudéssemos ver tudo à vontade.
Em relação à questão do pós-venda, aqui parece-me ser um aspecto bastante importante quando se compra uma ac, até que pelo conhecimento que tenho, tanto meu, como de outras pessoas, é muito raro uma AC vir sem nenhum problema de juventude, tratando-se de veículos que ao contrario dos veículos automóveis são feito em linhas de montagem onde a intervenção humana é significativa.
Posto isto posso dizer que todos os problemas que tive, incluindo um bastante delicado ao nível eléctrico, foi resolvido prontamente com a troca de centralina, e do carregador de baterias, sendo que o problema ficou resolvido de forma rápida e definitiva. Outros pequenos problemas foram sempre prontamente resolvidos de forma correcta, contribuindo para o bom relacionamento que tenho com o mesmo.
Não posso deixar ainda de salientar, nas relações que este concessionário mantêm com os clientes o facto de me mandarem sempre pelo correio todos os anos, convites para a Nauticampo, um postal de boas-festas pelo Natal, e um postal de parabéns no dia do aniversário.
Para além destes tenho a assinalar um gesto que me pareceu extraordinário que foi, na comemoração dos 50 anos desta empresa, ter convidado todos os clientes e antigos funcionários para um extraordinário almoço, com direito a espectáculo e tudo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins