Concessionários

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Luis Agostinho » quarta nov 14, 2007 12:45 am

Boa noite,

Este ponto, aqui focado pelo Decarvalho teria muito interesse em ser "discutido", porque talvez ajudasse nalgumas conclusões sobre o estado do mercado das AC,s. Senão vejamos.

Os concessionários estão fartos de dar dinheiro a pançudos, com os preços praticados nas feiras por m2 de exposição. E por isso "descobriram" esta nova fórmula utilizada em França há já algum tempo, em que poupando dinheiro, acabam por ter outras condições de exposição para os modelos que comercializam. Mas como tudo, há sempre o reverso da medalha. A captação de novos clientes é diminuta, já que única e exclusivamente recorrem á carteira de clientes que possuem. Ora se os clientes são recentes, dificilmente serão compradores potenciais, por razões óbvias.
Por isso esta medida será pouco abrangente em termos de negócio, ao contrário, daquele que vai á Exponor ou outra exposição para escolher uma bicicleta...e sai de lá com uma AC. (passe o exagero!!) :wink:

Por outro lado, se o mercado de vendas é deficitário, mais deficitário se torna, depois de uma feira em que foram gastos milhares de euros no hall de exposição, e nada se vendeu. Primeira consequência deste estado de coisas, cada vez mais os concessionários recorrem a "chassos" importados do estrangeiro que nalguns casos são verdadeiros atentados aos próprios proprietários.Mais uma vez por razões económicas, Portugal vai nivelar por baixo, o material rolante.

Aliás neste momento, penso que o problema dos concessionários, prende-se com este pormenor. Maior parte dos modelos, por falta de escoamento, ainda estão montados em chassis Fiat (mod.244), o que levaria a que os modelos em exposição fossem "antiquados" face ao actual modelo(mod.250). Em termos de concorrência e marketing, estariam numa situação de desvantagem em relação ao vizinho já com as AC,s montadas no novo chassis.

Fruto de tudo isto e mais algumas coisas, a feira da Batalha deixou de se realizar, e a "Natura" não passa de um sucedâneo da Campisport, só para enganar tôlos.
Se este é o caminho correcto, estaremos cá para ver se foi a aposta certa.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Mario » quarta nov 14, 2007 9:52 am

O assunto concessionários /comercial, conforme já previa acaba por ser um “monólogo” nada que já não estivesse a prever, o que só vem corroborar as razões que levaram á reflexão sobre o assunto.

Vejamos,quem é inapto para o contacto virtual devidamente dirigido,quem revela inépcia na interacção com o cliente, lógicamente não consegue vislumbrar qualquer interesse em usar por exemplo o portal para projectar as acções comerciais que porventura vá realizar!

Portanto caros companheiros os operadores ligados á venda de ACS estão seguramente alheados da realidade que os rodeia esbanjam de forma insana as oportunidades de visibilidade que estão ao seu dispor provavelmente serão iletrados pois no portal há uma secção designada (Notícias dos nossos Patrocinadores) que na prática é ignorada salvo qualquer excepção.

Isto só confirma que no geral quem está no sector tem uma postura autista desfazada da evolução do mercado determinada fundamentalmente pela evolução do perfil do próprio consumidor.


Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » quarta nov 14, 2007 12:05 pm

Bom dia,


Gostaria de ver este tipo de abordagem no que se refere a reparações e manutenções das AC's, pois ai, acho que tambem, ainda temos muito a melhorar, não acham?(sic)


Há mais alguma coisa que o Foklin queira que os OUTROS abordem aqui?

Disponha!!
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor fluis » quarta nov 14, 2007 12:22 pm

Bom dia,

Aproveitando aqui esta excelente ideia lançada pelo Mário, vou deixar aqui um bocadinho da experiência que tive à mais ou menos 4/5 anos atrás, quando comecei a pensar em comprar a minha AC. Irei ainda acrescentar as minhas impressões no respeitante às relações que mantenho com o concessionário no pós-venda.

Tomei a decisão de efectuar a compra no decurso da Nauticampo de 2003.

Perante isso no fim-de-semana anterior, fiz uma ronda por alguns concessionários perto de casa, para poder comparar as condições oferecidas, e assim ter um termo comparação com as tradicionais ofertas de feira, para perceber até que ponto estas eram de facto “reais”. Um dos locais onde me desloquei foi à Campinanda em Manique, onde depois de fazer algumas perguntas e questionar sobre os preços e condições , e perguntar se tinham um modelo especifico foi-nos dito que já tinham muitos modelos na feira, pelo que num gesto simpático que deve ser realçado, ofereceram-nos 2 convites para a Nauticampo para que pudéssemos ver os modelos que procurávamos.

Fomos depois ainda ao Stand Monte Carlo e à Marcampo, estavam atarefados com a feira, a atenção foi q.b., e os modelos ainda não tinham ido para a feira.

Consultado o site da feira, notámos a ausência da Tedecar, o que lamentámos uma vez que uma das AC’s que gostávamos de confirmar era a Rimor. Contactando telefonicamente a Tedecar, o atendimento foi simpático, foi-nos dito que iriam estar presentes através do seu agente em Lisboa a “Karvana”, que ao mesmo tempo se dedicava ao aluguer e venda dos veículos BluCamp uma marca do grupo “Rimor”, fabricada a pensar no mercado do Rent-Car.

Chegada a feira, o leque de escolha acabou por ficar reduzido, pois a Campinanda, afinal não tinha na feira o modelo que pretendíamos (a garage), tinha sim um modelo de beliches cujo inferior podia ser elevado para fazer uma mini-garagem, a bem dizer a Rimor não estava representada, pois a “Karvana” tinha um espaço diminuto onde tinha duas BluCamp usadas no aluguer, não tinha catálogos da Rimor, não tinha uma tabela de preços dos modelos, e as pessoas que lá estavam pareciam não ter o mínimo de informação sobre os modelos da gama da Rimor, para além disso a minha impressão sobre eles e a empresa não foi a melhor, o que se veio a confirmar posteriormente com o fecho a curto prazo desta empresa, e posterior implementação de uma filial directa da Tedecar em Lisboa.
Passámos ainda pelo stand da Silmecar onde estivemos a ver a Sky Garage, só que os maus acabamentos exteriores visíveis desmotivaram qualquer possibilidade de compra.

Que tivessem os modelos por nós pretendidos na feira, sobraram o Stand Monte Carlo com a Riviera Garage (que comprei), a Marcampo com uma Knaus Garage, e a MacroCamping com uma Granduga Garage, tendo feito a opção que fiz entre outras razões pelo bom e correcto atendimento que tive por parte da vendedora presente, atenciosa e conhecedora q.b, mas ao mesmo tempo com a capacidade de nos deixar sozinhos no modelo para que pudéssemos ver tudo à vontade.

Em relação à questão do pós-venda, aqui parece-me ser um aspecto bastante importante quando se compra uma ac, até que pelo conhecimento que tenho, tanto meu, como de outras pessoas, é muito raro uma AC vir sem nenhum problema de juventude, tratando-se de veículos que ao contrario dos veículos automóveis são feito em linhas de montagem onde a intervenção humana é significativa.

Posto isto posso dizer que todos os problemas que tive, incluindo um bastante delicado ao nível eléctrico, foi resolvido prontamente com a troca de centralina, e do carregador de baterias, sendo que o problema ficou resolvido de forma rápida e definitiva. Outros pequenos problemas foram sempre prontamente resolvidos de forma correcta, contribuindo para o bom relacionamento que tenho com o mesmo.

Não posso deixar ainda de salientar, nas relações que este concessionário mantêm com os clientes o facto de me mandarem sempre pelo correio todos os anos, convites para a Nauticampo, um postal de boas-festas pelo Natal, e um postal de parabéns no dia do aniversário.

Para além destes tenho a assinalar um gesto que me pareceu extraordinário que foi, na comemoração dos 50 anos desta empresa, ter convidado todos os clientes e antigos funcionários para um extraordinário almoço, com direito a espectáculo e tudo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes