Concessionários

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Concessionários

Mensagempor Mario » segunda nov 12, 2007 11:33 am

Companheiros brevemente estará disponível um trabalho de apreciação sobre os serviços comerciais de alguns concessionários trata-se de uma apreciação pessoal que deverá ser interpretada
por essa óptica,para já o que vos posso adiantar é que os batateiros (vulgo vendedor de batatas) nalguns casos se sentiriam envergonhados,não faltará a respectiva identificação dos envolvidos (empresas)adicionada das respectivas considerações, aguardem serenamente terão uma imagem do panorama comercial do sector...
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Foklin » segunda nov 12, 2007 8:06 pm

Fico a aguardar com alguma expectativa :shock:
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor JorgeAlmeida » segunda nov 12, 2007 10:21 pm

Foklin Escreveu:Fico a aguardar com alguma expectativa :shock:

Já somos dois :lol:
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida
 
Mensagens: 211
Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagempor juba » segunda nov 12, 2007 10:28 pm

JorgeAlmeida Escreveu:
Foklin Escreveu:Fico a aguardar com alguma expectativa :shock:

Já somos dois :lol:


Olá

Já somos três

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor Nuno Pires » segunda nov 12, 2007 11:07 pm

juba Escreveu:
JorgeAlmeida Escreveu:
Foklin Escreveu:Fico a aguardar com alguma expectativa :shock:

Já somos dois :lol:


Olá

Já somos três

Abraços


Ok já lhe perdi a conta mas também estou á espera. :shock:

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

consessionários

Mensagempor Fonseca » segunda nov 12, 2007 11:16 pm

Aguardo com muita espectativa oe seus "dizeres" !

Seria bom que aqui se fôsse relatando o que cada um de nós vai sentindo sobre aqueles que nos vendem os seus produtos,e que apenas estão a ver o lucro que irão ter, depois de o negócio estar efectuado.

Acontece que muitos, depois de terem em mãos o respectivo cheque, não querem mais saber do cliente, pois pensam: "Este já está servido por uns anos, o que quer dizer que, tão depressa não me voltará a dar "lucros", por isso ...

Se todos começarmos a relatar as " atenções " que os nossos fornecedores nos dispensam, talvez que "os maus " comecem a pensar: "Porque razão aquele vende e eu não? ", e , talvez assim todos venhamos a lucrar!

Fonseca
Avatar do Utilizador
Fonseca
 
Mensagens: 84
Registado: domingo abr 22, 2007 3:20 pm
Localização: Praia do Ribatejo

Concessionários

Mensagempor Mario » terça nov 13, 2007 9:56 am

Concessionários

O prometido é devido,portanto cá está a apreciação ao desempenho comercial de alguns concessionários vendedores de autocaravanas.

Reflecti bastante sobre este tema e sobre se devia publicá-lo no CCP,depois de uma análise mais cuidada conclui que sim,e porquê?
Porque o CCP tem como lema a promoção e divulgação do autocaravanismo ,sempre com total independência e isenção,como não concebo o autocaravanismo sem autocaravana,entendo que os concessionários são parte integrante desta realidade , incontornável para a existência das suas empresas.

Esta opinião não obedece a qualquer método cientifico nem tão pouco resultou de um acto deliberado,apenas do contacto aleatório com os vários operadores de mercado na busca da melhor solução para os parâmetros de aquisição pré-definidos.
Nada me move contra a marca A ou B nem contra o concessionário X ou Y,apenas e só a impressão sobre o desempenho das empresas contactadas , em alguns garanto que só lá comprará uma autocaravana quem efectivamente estiver absolutamente desesperado por esse produto,e mesmo assim terá que pedir por favor.

Stand Monte Carlo
Conhecimento da empresa pela inserção publicitária no CCP.
Site da empresa de fácil acesso com a informção necessária exceptuando a respectiva tabela de preços base.
O método de abordagem foi o seguinte:
Contacto inicial por email , descrição de autocaravana usada a dar á troca, com pedido de informação concreta sobre um modelo pré seleccionado , solicitação de envio de catálogo.
Resposta;
catálogo enviado com prontidão.
Informação sobre o preço do novo e algumas características enviada para email,quanto ao contacto via telefone,argumentação desajustada quer em relação ao usado quer na apreciação sobre o desempenho comercial de outras congéneres.

Solicitada formalização da proposta por email .
Este concessionário caracterizou-se por uma resposta rápida embora incompleta,apreciação francamente negativa á argumentação perfeitamente desajustada sem qualquer elemento de sedução junto do potencial comprador a que se junta a não formalização por escrito da proposta.

Norticampo-Conhecimento da empresa pela inserção publicitária no CCP.
Site opinião condizente com a da empresa anterior.
O método de abordagem a esta empresa foi similar ao da anterior.
Resposta,nenhuma nem tão pouco envio de catálogo.
Este concessionário caracterizou-se por uma total ausência perante a solicitação de um potencial consumidor dos produtos por si comercializados.
Sobre o seu desempenho comercial não encontro caracterização que lhe possa atribuir ,quando uma empresa se furta ao contacto com um potencial cliente naturalmente que a conclusão sobre a sua postura é pertinente.
(Confirmei envio de email para que não resta-se qualquer dúvida)


Campilusa-Conhecimento da empresa por busca na internet.
Site desactualizado com redireccionamento para os fabricantes representados.
Repetiu-se o método de abordagem.
Resposta,envio de catálogo rapidamente com tabela de preços.

Quanto a outros esclarecimentos suplementares alguns apenas obtiveram resposta depois de alguma insistência.
Em conclusão,resposta pronta no envio de catálogos já na interacção com o cliente a demora nas respostas configura postura no minimo pouco interessada,ou mais grave desconhecem o assunto que estão a tratar.





Campinanda-Conhecimento da empresa internet.
Site de fácil acesso com informação necessária.
Método de contacto email.

Perante a ausência de resposta relacionada com o solicitado decidi contactar a empresa via telefone
ficaram de enviar o catálogo averiguar o que se estava a passar.
Decorridos alguns dias sem que nada altera-se a situação anterior novo contacto com a responsável pelo departamento comercial percebi logo no inicio da conversa que nada se tinha alterado inquirido sobre o meu interesse no contacto com a empresa, retorqui que estava relacionado com compra reenviei o meu interlocutor para os emails.
Percebi neste primeiro contacto as assinaláveis dificuldades em responder ás minhas observações o que no minimo é estranho em alguem com responsabilidade no sector comercial.Esta empresa não tem o minimo de sensibilidade em relação aos contactos que recebe esbanja logo á partida 99%de possibilidade de efectuar o negócio.



Tedecar -Conhecimento da empresa inserção publicitária no CCP
Site em remodulação
Contacto via telefone.
Resposta rápida e concisa, interesse em desenvolver interacção com o potencial cliente , com uma postura correcta em termos de argumentação,oferta de contacto de estrada com uma viatura de modelo similar ao desejado.
Em conclusão acção comercial correcta sem ser demasiado insistente,sedução sobre o potencial cliente como demonstra o teste de estrada facultado.


J.S.Mesquita - Conhecimento da empresa pela inserção publicitária no CCP

Primeiro contacto via email,com resposta rápida ainda que telegráfica.
Estabelecido contacto pessoal,a interlocutora revelou uma postura comercial correcta com dialogo fácil conciso,simpático emprega o elemento sedução com mestria.
No pós contacto acompanhou o desenrolar da situação com interesse ,nos moldes anteriormente referidos. Em conclusão sabe do que trata.




Procurei ser isento nesta apreciação que apenas tem dois objectivos;
Alertar os meus companheiros para o que podem encontrar para que não estejam desprevenidos.
Alertar os intervenientes com apreciação menos positiva.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor seco » terça nov 13, 2007 10:24 am

Boas

Aqui deixo o agradecimento ao Mário pela forma como abordou a questão.
Colocando todos em igualdade, transmitiu-nos as impressões de uma forma sintética e tentando dar conta dos sentimentos que viveu e que, seguramente, seriam tambem vividos por nós (i.e. se não nos "saltasse a tampa").
As conclusões que tira são as que cada um de nós tambem tiraria!
"Tá" justo!

Uma braço e obrigado

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor kunha » terça nov 13, 2007 11:52 am

Companheiro Mário

Pelo que se verifica no seu processo de pesquisa, com um tratamento neutro e pural (varias empresas contactadas), as conclusões são um bocado preocupantes, para quem quer comprar uma AC.
Será que as empresas ainda não acordaram, pois a autocaravanismo cada vez mais é uma nova realidade.
Parabens pelo seu trabalho, e obrigado ter publicado para nossa visualização e conhecimento.
Avatar do Utilizador
kunha
 
Mensagens: 95
Registado: quarta jul 11, 2007 1:56 pm
Localização: Benavente

Mensagempor Luis Agostinho » terça nov 13, 2007 12:22 pm

Bom dia, Mário

Noutros sitios, noutras paragens empregando palavras menos "meigas", fui convidado a apagar o que tinha escrito sobre este tema. Estou perfeitamente convencido que aqui, isso não acontecerá. Agora que é um tema, que "escalda", não tenho dúvidas nenhumas.

Antes de avançar mais, deixem-me dizer que fui cliente de 3 concessionários aqui referidos pelo Mário, e SÓ POR ISSO, sei do que estou a falar. Embora refira, aliás como o Mário fêz, NADA me môva contra as pessoas, como pessoas, mas como profissionais do sector, que de profissionais têm muito pouco.

E aqui talvêz esteja o busílis da questão. Nós portugueses não sabemos dissociar "pessoa" de "profissional". Nos três concessionários em que fui cliente, encontrei excelentes pessoas, e talvez por isso "perdoei-lhes" erros profissionais que nunca devia ter permitido, mesmo em meu prejuízo.
Aliás reparem que, entramos num concessionário como clientes, passamos a amigos nas negociações de compra/venda e após a compra tornamo-nos "compromissos móveis", ou seja, o que ficou acordado na compra pode ser cumprido hoje, daqui a uma semana ou daqui a um mês.

Muito mais haveria para dizer, mas para terminar, deixo algumas razões, que a mim me parecem mais válidas para o estado de coisas, aqui retratadas, e bem, pelo Mário.

1º Os portugueses de "brandos costumes" por principio não têm o hábito de reclamar...achamos que isso não leva a nada, porque ninguém olha para as nossas reclamações.

2º A maioria dos nossos "profissionais" do sector, nem autocaravanistas são, e por isso, quem dá o que tem a mais não é obrigado.

3º É suposto o vendedor perceber mais do que o cliente... mas infelizmente nem sempre é esse o estado das coisas.

E por último, guardo na memória uma frase lapidar de um concessionário, referido pelo Mário, que me disse:
"90% dos clientes que entram aqui com retomas, só vêm para me enganar"

Perante isto, nada me admira, até mesmo quando um concessionário se dá ao desplante de dizer mal de outro concessionário, só para não perder a venda.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Foklin » terça nov 13, 2007 3:05 pm

Companheiro Mario,

Desde ja os meus parabens pela forma isenta com abordou a situação, não sei se conseguiria ser tão isento na mesma situação.
De qualquer forma acho que fica aki bem explicito que o mercado das Ac's em Portugal tem muito para evoluir, principalmente se falarmos em profissionalismo que a meu ver será o mais importante de analisar. Uma pessoa não é obrigada a saber tudo sobre qualquer coisa mas se estiver relacionado com a sua profissão deve de saber pelo menos um pouco de cada.
Foi uma boa achega no que se refere a compra de uma AC, é necessário algum cuidado.

Gostaria de ver este tipo de abordagem no que se refere a reparações e manutenções das AC's, pois ai, acho que tambem, ainda temos muito a melhorar, não acham?
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor Carlos Lopez » terça nov 13, 2007 5:22 pm

Boa tarde

Será que alguém ligado aos concessionários visados no trabalho do companheiro Mário são leitores deste Forum?

Seria interessante que lessem o que foi escrito e tirassem conclusões.

Cumprimentos
Carlos
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor Carlos Lopez » terça nov 13, 2007 5:33 pm

Peço desculpa, mas quero agradecer ao companheiro Mário o trabalho que fez.

Dentro de um ano deveria-se efectuar nova consulta do mesmo género para podermos verificar a evolução das situações apontadas.

Cumprimentos
Carlos
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor Pires » terça nov 13, 2007 9:29 pm

Amigo Mario esta de parabens e desde ja agradeco pelo tempo gasto nessa pesquisa
E com o decorer do tempo ate se pode aumentar os concessionarios
nao so na venda como na manutençao durante a (garantia)
Pires
 
Mensagens: 50
Registado: domingo jul 29, 2007 9:19 am
Localização: Alverca

concessionarios mexem-se!

Mensagempor decarvalho » terça nov 13, 2007 10:50 pm

Ora Viva

Parece que alguns concessionarios de material de caravanismo e autocaravanismo começam a mexer-se...fora da Natura, e na ausencia este ano da habitual feira na Exponor voltada para carvanismo e autocaravanismo

ora vejam os convites que começam a chegar ( para todos)

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... na-de.html convite a borla recebido na newsletter

http://viajaremliberdade.blogspot.com/2 ... nanda.html convite inserido no blog da triganinha
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 45 visitantes