NÂO DEIXA DE TER PIADA

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

NÂO DEIXA DE TER PIADA

Mensagempor Teresa » segunda Oct 29, 2007 9:49 am

Convido os companheiro a deixarem o testemunho de factos curiosos que ocorreram durante a actividade do caravanismo e Autocaravanismo .

Inicio este tópico com um facto curioso ocorrido no parque de campismo da Obrtitur em S Jacinto :lol:

Quando preenchia o formulário de entrada ,foi questionada pelo funcionário ao serviço,se iria abrir o tolde da minha AC,achei estranho a pergunta,pois essa questão nunca até então me tinha sido colocada,foi então que de imediato me informou que caso abri-se o tolde com a colocação dos apoios no solo,teria de pagar taxa suplementar de ocupação ,no entanto o mesmo tolde ainda que aberto mas com os apoios colocados na AC,já não teria de pagar qualquer taxa... :roll: ,ora não deixa de ter a sua piada,pois o local ocupado continua a ser o mesmo com ou sem tolde aberto,com ou sem apoios ao solo :lol: :lol: :lol:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Ricardo76 » segunda Oct 29, 2007 11:19 am

Olá Companheira Teresa de facto essa é uma realidade já em muitos parques de campismo e da Orbitur tb.

Questiono-me se colocar uma mesa á frente da caravana a ocupar o espaço do toldo que vai ocupar o mesmo espaço não cobram mas por colocar um toldo já paga .Acho isto ridiculo e considero exploração.

Agora para quem usa avançados concordo que se pague uma taxa extra até pq normalmente são os chamados residentes.Agora não acho justo quem não o é pagar por isso.Falta aqui uma distinção de situações nos parques que fazem este tipo de cobranças.

Cumprimentos caravanistas

Ricardo76
Avatar do Utilizador
Ricardo76
 
Mensagens: 288
Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm
Localização: Santa Maria da Feira

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda Oct 29, 2007 12:58 pm

Eu pessoalmente já tive várias situações, todas elas derivadas da classificação a ser dada á minha caravana, pois pela marca, eu tenho um atrelado-tenda mas... é feita de fibra!

Começou logo na Orbitur de Idanha, na primeirissima viagem que fiz com ela. O empregado, depois de ter preenxido tudo, começou a olhar para a Pluma e disse: "Bem, então traz uma caravana....quer dizer, atrelado-tenda... não, é de fibra, é caravana.... mas quer dizer, daquele tamanho?! Ó amigo, que raio é aquilo que tráz atrelado ao carro?!?!"

Outra situação engraçada foi no Camping Rosário, em que a primeira coisa que o proprietário me disse foi "ò Jorge, eu até tenho pena de pagares como uma caravana, pois pagas o mesmo que um casal que chegou hoje de manha com uma de 8 metros!"

Por vezes pago como caravana, outras como atrelado-tenda, depende dos sitios, mas nunca reclamei, mesmo que fique a perder. 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor EMAN » terça Oct 30, 2007 9:57 am

Bom dia

Ó Jorge :D

Afinal o n/ amigo quando comprou "essa coisa", o que é que consta no documento comprovativo da compra?

Tenho um familiar que já teve um atrelado tenda e este era feito de fibra (convém), e era um atrelado tenda onde quer que acampasse.

Se alguém já fez a observação "afinal que coisa é essa que traz atrelada ao carro", neste caso penso que não há lugar a qq pagamento, visto na tabela de preços dos parques não constar preços para "coisas" :wink: .

Agora que não é um atrelado tenda.....tem a sua lógica, porque não é uma tenda acoplada a um atrelado.
Será + um atrelado caravana 8) , e como as caravanas andam atreladas :wink: , pois medir 0,8 m ou 8 m é igual, porque só as AC é que são tabeladas pelo comprimento.

Portanto Jorge, ou compras uma de 8 m ou compras uma AC. :D

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor albi » terça Oct 30, 2007 11:45 pm

O Eman
Não são só as Acs que pagam pelo comprimento, quando tinha a caravana em alguns parques tambem pagava por escalões.
Quanto ao toldo tambem ja se passou uma situação em que so não me vieram cobrar por este estar fixo na AC e o terem considerado parte integrante da mesma, porque caso estive-se solto teria que pagar.


Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor Luis Camelo » terça Oct 30, 2007 11:57 pm

Olá companheiros.

Em relação ao tolde da AC, este ano no parque do Furadouro( de que sou sócio à mais de 15 anos ) quizeram pegar comigo, 8) então como sempre, tinha o toldo aberto , mas com os pés na AC, vieram ter comigo que não poderia ter senão teria de pagar. Depois de conversa contra conversa autorizaram a abrir só 60 centimetros, o necessário para se chuvesse abrigar a porta da AC. Agora quando for com mais calma vou tirar tudo a limpo :lol: :lol:
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor EMAN » quarta Oct 31, 2007 10:41 am

Bom dia

Em 1º lugar quero dizer que por lapso disse que só as AC pagam pelo comprimento (espaço ocupado) quando as C também têm diferenciação.
Não estamos a falar de avançados.
Aqui o Albi tem razão.

Agora em relação à questão do pagamento "do espaço ocupado pelo toldo", temos um assunto interessante.

A questão de ter "os pés" assentes no chão ou na AC, segundo o meu ponto de vista poderá ter a "explicação" de que no chão está a ocupar um espaço efectivo visto "impedir" a passagem ou instalação a terceiros, e ser equiparado a avançado de C.

Se se analisar-mos só o toldo aberto com os pés assentes na AC, para todos os efeitos estará a ocupar um espaço, "não impeditivo da passagem de terceiros", mas para todos os efeitos impeditivos de instalação de terceiros.

Quando digo impeditivo de instalação de terceiros, estou a falar da ocupação do espaço (que não o dos alvéolos), por vários AC, C, porque existem regras de distância a cumprir.

Ora se tivermos o toldo todo aberto, mesmo c/ os pés assentes na AC, e se outro AC se quiser instalar ao lado, terá que ter em atenção a distância que por efeitos do toldo poderá ser superior ao mínimo exigido que se não estou em erro, são 2 metros.

Em caso de alveolo, pagamos a ocupação de um espaço delimitado e reservado para nós e aí qual o problema em abrir o toldo?
Nesta situação nem sequer têm o direito de pensar em chamar à atenção, quanto mais fazê-lo.

Agora imaginemos em época alta em que se tem que fazer "render" o espaço, e que estas situações acontecem.

Em época baixa e parques onde haja muito espaço, só se fôr por implicação é que se darão ao trabalho de fazê-lo quando isso em nada os prejudica, a não ser ganhar o mais possível.
Questão de razoabilidade, coisa que em muitas situações não existe, e se calhar pela tal questão de que por vezes por causa de 1/2 dúzia pagamos todos.

Para finalizar e na questão de distância entre "instalações", assistimos por este País fora, muitos parques onde os residentes (sim porque é "campismo residencial"), e que por efeitos de rendimento de espaço, as distâncias não se cumprem (já não falo no abarracamento) e consequentemente as condições de segurança são nulas.

Fora dos parques não se pode abrir toldo, dentro dos parques caminhamos para abertura paga? :D

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Mario » quarta Oct 31, 2007 11:02 am

Cá para mim é assim se tenho que pagar para abrir o toldo questiono logo o pessoal da recepção se para abrir a porta ou pelo facto de estar aberta pagarei alguma taxa suplementar :oops: :oops: claro que há um ditado que diz "quem tudo quer tudo perde" :!:
A minha reacção perante essas exigências para além da resposta convenientemente educada e fundamentada que normalmente leva a um lacónico "estou a cumprir ordens"a que respondo então muito bom dia devolva-me os meus documentos por favor porque enquanto homem livre assiste-me o direito de recusar a aceitação de regras anacrónicas :evil: :evil:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta Oct 31, 2007 11:03 am

O companheiro EMAN explicou e muito bem o problema do toldo.

A distancia entre as instalações dentro de um parque de campismo normalmente é de 2 metros, variando consoante o parque. Se uma AC ou Caravana abrir o toldo, então a distancia terá de ser contada apartir do ponto mais exposto do toldo, roubando assim algum espaço.

Na época alta é uma situação manhosa, existem parques (lembro-me por exemplo do Camping S. Miguel, em Odeceixe) em que na época alta facilmente esgotam e as tendas, ACs e Caravanas estão mesmo muito próximas.

Claro que temos aqui outra questão curiosa: é que as gerencias dos parques chamam a atenção para o espaço do toldo aberto mas não teem coragem para "por mão" nos residentes/barraquistas, que infelizmente são sensivelmente 90% do total de residentes existentes em parques.

As administrações dos parques só veem uma coisa €€€. E apartir dai, não medem consequencias nem regras, quer sejam de higiene ou segurança.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Foklin » quarta Oct 31, 2007 2:33 pm

Mario Escreveu:Cá para mim é assim se tenho que pagar para abrir o toldo questiono logo o pessoal da recepção se para abrir a porta ou pelo facto de estar aberta pagarei alguma taxa suplementar :oops: :oops: claro que há um ditado que diz "quem tudo quer tudo perde" :!:
A minha reacção perante essas exigências para além da resposta convenientemente educada e fundamentada que normalmente leva a um lacónico "estou a cumprir ordens"a que respondo então muito bom dia devolva-me os meus documentos por favor porque enquanto homem livre assiste-me o direito de recusar a aceitação de regras anacrónicas :evil: :evil:


Faço minhas as suas palavras companheiro Mario, só com mais uma ressalva não seria bom começarmos a reclamar nos livros de reclamções desses parques, para que as direcções e entidades reguladores tomem conhecimento do nosso descontentamento?
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

Mensagempor AlbertodeLeça » quarta Oct 31, 2007 6:40 pm

A mim a situação do "toldo pagante" só me aconteceu no parque da Orbitur do Rio Alto. Estive no da Gala e a situação não me foi colocada, se calhar porque foi na passagem de ano e, além do nosso, só havia mais três ou quatro lugares ocupados. Pessoalmente acho um abuso que se cobre o que quer que seja pela abertura de um toldo, sobretudo se não for fechado dos lados. Aliás, acho que todos os parques deviam ser divididos em alvéolos perfeitamente delimitados, onde acabaria de vez o problema da composição do equipamento. Paga-se a área ocupada e chega, independentemente de o carro ficar fora ou dentro ou se forem montadas tendas em conjunto com caravanas ou AC's, desde que todo o materia esteja contido na área.

Neste contexto o abuso da Orbitur ganha especial significado, uma vez que é uma empresa especializada na matéria e tem obrigação de se pautar pelo que de melhor se faz em qualquer parte do mundo. Aliás, os seus preços reflectem esta forma de pensar, uma vez que são tão ou mesmo mais caros do que a maioria dos parques em Espanha e França!
Alberto Rodrigues
Vimara 400 TKK
Avatar do Utilizador
AlbertodeLeça
 
Mensagens: 123
Registado: quinta ago 23, 2007 5:19 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor nelson » quinta nov 01, 2007 9:30 am

boas
claro que esta situacao ja me aconteceu tambem na quarteira ,mas digo que nao meto toldo , porque ate pensava que estava-se a falar do toldo do tipo avancado .
nunca pensado que se tratava apenas do toldo simples.
e pena que os preços como diz alberto que estejam ao nivel da europa ,
mas penso que os nossos parques ter parcelas ao chao ,como acontece em franca e espanha ,entro e dizem o numero que devo utilizar , e dentro dessa parcela ponho o que quizer ,por ca e ,entra e procura um lugar !?
e pena que assim seja!


abraços
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor time_out » domingo nov 04, 2007 7:29 pm

Boa tarde

Já fazia algum tempo que não tinhamos a oportunidade de dar uma escapadinha até à Costa Vicentina, local de eleição e perdição, ainda por cima com um tempo espectacular que deu direito a banhos e tudo!
Mas vamos ao que interessa. Estavamos aparcados com mais uma duzia de AC contemplando o final de dia / inicio de noite quando mais uma AC chegou. Até aqui nada de novo, situação que se repetiu no passado e repetirá no futuro.
Contudo a chegada deste novo elemento fez-se notada já que por mais de 1 hora abriu (e fechou) tudo o que havia para abrir na AC e sempre acompanhado com um forte ruido, certamente para se certificar que estava bem fechado.
De repente silencio!
- Vamos poder continuar a desfrutar da paisagem em condiçoes, pensámos nós e certamente os restantes utilizadores do parqueamento! E assim foi durante algum tempo (soubemos depois que foi durante a refeição!) .
Mas não! De repente um gerador é colocado em marcha. para que possam beber em paz e sossego um café expresso!!!!
Ao serem confrontados com o pedido de desligarem o gerador responderam que não estavam num parque mas sim num local publico pelo que nao havia restrições nem horário de silêncio. Explicamos que todos os que ali estavam procuravam silencio e não o ruido habitual das cidades.
Resposta pronta - sou autocaravanista à 25 anos e quando não quero regras não fico em parques. Sempre fiz isto e continuarei a fazer. Beber o café a seguir às refeições é obrigatório.
Belo exemplar de "autocaravanista- bodas de prata" que nos saiu na rifa!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Aleluia » domingo nov 04, 2007 10:41 pm

Time_out, o que nos descreveste mostra bem a mentalidade das pessoas c/ idade mais avançada; deduzindo eu que a pessoa em questão já não seria muito nova, com ideias fixas e mente fexada, já com 25 anos de autocaravanismo, segundo ele. É extremamente dificil faze-las ver que devem respeitar os outros asim como o meio que nos rodeia.

Mas, como a esperança é a ultima a morrer e as novas gerações de autocaravanistas já se encuadram numa nova prespectiva de amigo do amigo e de um relacionamento mais aberto com natureza, esperemos então com mente aberta, que aos poucos os comportamentos se vão alterando.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor time_out » domingo nov 04, 2007 10:58 pm

Boa noite

Pois o mais estranho é que o promissor aspirante a "autocaravanista - bodas de ouro" até nem era muito avançado - deve ter começado muito cedo -.
Espelha bem a mentalidade de muitos dos portugueses. O que é meu só a mim me diz respeito e o que é de todos é meu também.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 37 visitantes

cron