Assalto no Sul de França

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Assalto no Sul de França

Mensagempor zebravo » quinta ago 02, 2007 10:26 pm

Companheiros,
No dia 23/07 fui vítima de um assalto numa estação de serviço em Arles - próximo de Marselha - França. Ia em direcção a Itália. Tinha intenção de gozar 30 dias e apenas gozei 3.

Passo a contar:
O assalto era evitável porque eu conhecia este método e no dia anterior encontrei-me com um companheiro de Braga numa vila antes de Pau que me contou ter sido assaltado em Narbonne exactamente da mesma maneira. Foi negligência da minha parte, demasiada confiança em mim mesmo.
A área de serviço foi na RN113 que é a continuação da Autoestrada. Estavam cerca de 10 Ac's e vários automóveis. Estacionei cerca das 24H00 ao lado de um automóvel que saíu logo a seguir tendo sido substituído por uma AC a cair de podre (foram os autores do crime). Por volta da 1H00 deitei-me com a minha família (4). Tenho o sono leve e qualquer ruído desperta-me sempre. Por isso confiei em mim (Grande erro!). Não liguei o alarme para não incomodar os campanheiros que já dormiam (mas, alarme para quê, eu era o melhor alarme!). Às 6 da manhã acordei e achei estranho não ter acordado antes. Levantei-me com pouco equilíbrio , meio tonto e sentei-me. Procurei os meus calções (tinham dinheiro e as chaves da AC) e não os encontrei no sítio nem a t'shirt. Reparei que a cortina estava entreaberta. Achei estranho e procurei as mochilas com os valores (máquinas de filmar e fotografar, gps e outros, telemóveis) e nada, desapareceram. Procurei a minha carteira com a documentação e os cartões bancários (não tinha dinheiro) e nada. Tinha colocado um sistema de segurança artesanal para as portas e verifiquei que uma delas tinha as cordas cortadas. Fomos assaltados!!! E como? Muito simples: A borracha do vidro triangular é cortada, é retirado o vidro e é lançado um gaz soporífero, deixam actuar durante uns instantes e tentam abrir a porta, se esta não abrir verificam o que impede a abertura e com as ferramentas que trazem cortam e metem um cartão de plástico dobrado para que o alarme não dispare, abrem a porta, entram e se encontrarem as coisas à mão melhor, se não vasculham tudo à procura e é bom que o soporífero faça efeito, caso contrário eles podem ser violentos.
Ao cortar a borracha e tirar o vidro por fora não fazem qualquer ruído. Já experimentei!
Caros companheiros, a partir daqui passei pelo inferno!!! Imaginem-se nesta situação, sem documentação, sem cartões bancários, sem dinheiro...
Dirigi-me de imediato à Gendarmerie d´Arles fazer a participação. Fiquei com a sensação que estão feitos. Não ligaram nenhuma. Todos os dias há 1 ou 2 assaltos n'aquela estação e sempre pelo mesmo método e limitaram-se a fazer a declaração da participação. Disseram que estava a acontecer também nos parques de campismo. Contei-lhes que suspeitei da AC ao lado, eles sabem perfeitamente que é assim que eles actuam. As vítimas que têm participado também foram do mesmo modo.
Antes do sucedido, como sabia que havia este tipo de roubos tentei ir para um parque de campismo! Saí da autoestrada mas só localizei um que ficava a uns 18Kms, e como já era tarde acabei por entrar para aquela área de serviço e como vi que parecia segura (várias ac's, muita movimentação e boa iluminação, loja 24horas! E eu tenho o sono leve.
"A mim comigo aqui dentro não têm hipótese!!!"
Atenção que este gáz parece que não tem cheiro e segundo os gendarmes não tem efeitos secundários. Parece-me que o alarme de gáz não chega a disparar ou se o fizer já nós estamos a dormir profundamente.
Os companheiros de Braga assaltados em Narbonne tiveram a sorte de o alarme das portas ter disparado e os gatunos fugirem mas eles não acordaram com o ruído estridente do alarme.
A quem fizer este percurso (ente Montpellier e Marselha) aconselho a dormirem de dia e viajarem de noite ou não pararem nestas zonas!
Eu e minha família ficámos traumatizados e ainda não nos passou.
Saudações autocaravanistas
zebravo
 
Mensagens: 18
Registado: sexta abr 20, 2007 1:52 pm
Localização: Vale de Milhaços - Seixal

Mensagempor albi » quinta ago 02, 2007 10:53 pm

Pois companheiro,
lamento o que vos tem acontecido em ferias, pois estas visitas tiram a vontade toda de passear, de facto é uma zona que eu ando a evitar (essa e parte do sul de Espanha) onde também ja tive uma visita indesejada, felizmente que era amador e so fez estragos não tendo conseguído levar nada, mas também foi o suficiente para ensombrar as ferias pois estávamos no 2 dia.
mas há que ter animo e procurar outros ares mais suadaveis e não desistir ficando em casa.

Força companheiro
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor ruivechina » quinta ago 02, 2007 11:17 pm

Caro companheiro
Situações como a que o amigo passou são sempre de nos deixar a pensar.Como é que é possivel.Enfim.
Por outro lado, os meus parabéns pelo excelente relato que aqui nos deixou da sua situação vivida.
Por outro lado pense que poderia ter acontecido pior, caso tivesse acordado.
Força companheiro
Avatar do Utilizador
ruivechina
 
Mensagens: 24
Registado: sábado abr 28, 2007 10:52 pm
Localização: Gafanha da Nazaré

Mensagempor las2855 » sexta ago 03, 2007 12:38 am

boa noite zebravo,

Lamento sinceramente o sucedido. A sua cuidada exposição do sucedido é de grande utilidade para todos nós. O meu muito sincero obrigado.
Não desanimem e voltem para a estrada! :wink:
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Mario » sexta ago 03, 2007 7:59 am

Ao companheiro zebravo a mimnha solidariedade e agradecimento pelo alerta aqui expresso.
Felizmente nunca tive nem quero encontros com essa malta da roubalheira mas claro que é assunto que me preocupa.
A estratégia até agora usada procurar pequenas localidades para pernoitar tem dado bons resultados mas claro que nada é perfeito há sempre aqueles momentos em que temos que abandonar a nossa "menina"
:cry:
Nada de desanimar :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta ago 03, 2007 8:45 am

Companheiro zebravo, a minha solidariedade. Não desista de viajar em AC, já quase todos passaram por situações de furto mais/menos graves, são situações extremamente incómodas e desanimadoras. Mas há que seguir em frente!
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Fsadiogo » sexta ago 03, 2007 9:55 am

Companheiro "zebravo".
Lamento o sucedido.
Agradeço o relato do sucedido que é de grande utilidade para todos nós. É assunto que me preocupa e que de certo nos preocupa a todos.
Faço no entanto um apelo NÃO DESISTA DE VIAJAR EM AC

Felecidades/Saudações autocaravanistas
Fsadiogo
 
Mensagens: 5
Registado: quarta mai 23, 2007 9:23 am

Mensagempor fluis » sexta ago 03, 2007 1:54 pm

Boa tarde,

Quero juntar-me aos companheiros anteriores e apresentar a minha solidariedade ao companheiro zebravo, pedir-lhe que não desanime e formular os votos que não tenha mais percalços no futuro.

Fica aqui um abraço solidário
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Paulo » sexta ago 03, 2007 5:05 pm

Caros companheiros,

Este tipo de situação é usualmente relatado por muitos companheiros autocaravanistas e inevitavelmente na zona que o companheiro zebravo refere.

A técnica é sempre a mesma e o comportamento das autoridades também.

Se procurarmos aqui no nosso fórum temos posts que falam destas situações. O triângulo Narbonne, Carcassonne, Béziers é realmete muito perigoso e fértil em assaltos.

Temos mesmo que ter o maior cuidado com estas situações, especialmente no sul de França e Catalunha, saindo das AE e procurar povoações pequenas.

Zebravo,

Agora há que ter ânimo e continuar em frente. Lembra-te de que assaltos há por todo o lado, incluindo nas ACs. Nas próximas saídas certamente te lembrarás desta situação, mas gradualmente te esquecerás.

Força!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor zebravo » sexta ago 03, 2007 10:48 pm

Companheiros,
Agradeço a todos a vossa solidariedade.
É uma pena que as autoridades francesas nada façam para os apanhar! Bastava enviar para AS's das AE's gendarmes à paisana e caçavam-nos com grande facilidade. Mas como sabem que a polícia nada faz lá andam eles à vontade.
Estou a fortificar a minha AC. Eles que apareçam agora!
Não era nada disto que queria no autocaravanismo. Pensei que poderia viajar sem preocupações, mas a partir de agora, dormir sempre com 4 olhos bem abertos!
Saudações autocaravanistas.
zebravo
 
Mensagens: 18
Registado: sexta abr 20, 2007 1:52 pm
Localização: Vale de Milhaços - Seixal

Assalto no Sul de França

Mensagempor NMartins » sábado ago 04, 2007 3:21 pm

Companheiro zebravo

Envio-lhe as minhas saudações e a solidariedade de um companheiro que compartilha consigo a angustia, desespero e um certo furor contido por um acto de vandalismo e malandragem com que nós, gente de bem e civilizada, não contamos. Enfim, algumas liberdades e um certo lascismo dos nossos tempos levam-nos a isto! De qualquer modo coragem e a certeza de que atrás de um mau dia dias bons vêm.

Na sequência do seu relato, cuja discrição acaba por ser util para todos os companheiros, conto-lhe tambem o que se passou comigo há dois anos, numa deslocação que fiz de Lisboa a Andorra. A paragem do primeiro dia com pernoita foi no camping Alpha em Madrid, e no dia seguinte, para cobrir os seiscentos quilómetros de viagem, foi levantar cedo e partir por volta das 7 horas da manhã de um domingo.
Volvidos cerca de 15-20 Km pela A2, reparei que uma viatura de cor azul, mas não identificada, se colocou na faixa à minha esquerda (eu logicamente seguia pela faixa da direita com trânsito quase nulo) fazendo-me sinal para encostar, ao mesmo tempo que um dos ocupantes - homem - do meu lado, me mostrava, com a mão de fora um cartão.
Rapidamente avançou, se colocou à minha frente travando-me a marcha, e depois fez sinal para desviar para o acesso que depois vi ser Alcalá de Henares. Parei, o carro parou à minha frente, nele ficaram dois ocupantes - um deles o motorista , e um terceiro saiu rapidamente, dirigindo-se à porta onde estava a minha mulher. Tinha uma tez escura, apresentava-se bem vestido, e começou por perguntar se eramos portugueses e para onde nos dirigiamos, mostrando à distancia e recolhendo rapidamente um cartão, intitulando-se "policia de fronteira". Depois, intempestivamente, começou a perguntar se não levávamos droga !... , pretendendo que lhe abrisse a luveira,e pedindo insistentemente os passaportes.
Desconfiei sobretudo da sua etnia, mas, fundamentalmente, por verificar que falava connosco, não olhos nos olhos, mas dirigindo a sua atenção para o que pudesse estar no tabelier da AC. Felizmente que eu ali, mesmo em viagem, nunca levo nada exposto! Percebi que poderia vir a ser roubado,e passei tambem "a uma de ataque" dizendo-lhe que para viajar por Espanha não precisava de passaportes, e que só lhe mostraria documentos se ele se identificasse de forma evidente com o cartão. Continuava a mostrá-lo à distancia mas logo que eu pretendia verificá-lo melhor retirava-o imediatamente.
Valeu-nos a mim e à minha mulher algum factor de sorte e de receio da parte deles, possivelmente tambem por alguma inexperiencia, pois me disse : então se não mostras os documentos segue-nos que vamos à polícia local. Arrancaram à minha frente, já a grande velocidade, e eu dei uma volta e segui para a autoestrada, prometendo a mim mesmo, depois desta peripécia, com muita sorte à mistura, nunca mais parar desde que não tenha a certeza absoluta de se tratar efectivamente de autoridade que me possa intimar a fazê-lo.

Um abraço para o colega zebravo
NMartins
NMartins
 
Mensagens: 39
Registado: terça mai 29, 2007 9:57 pm
Localização: Amadora

Assaltos

Mensagempor zejorge » sábado ago 04, 2007 3:45 pm

Boa tarde companheiro NMartins:

Acabo de ler o relato que nos faz aquando da sua viagem para Andorra.

Curiosamente o ano passado, desloquei-me cerca de uma semana para a zona de Madrid e Cuenca, e a cerca de 500 mts do parque Alpha, fui também interceptado, exactamente da mesma forma " um alfa-romeu ao meu lado, o pendura a mostrar-me um "crachat", obrigando-me a parar.
As mesmas perguntas sobre droga, e se levávamos dinheiro.
Respondi dizendo que não, e que estava a chegar de Portugal.
Perguntaram-me as horas, disseram-me que andavam à procura de droga, e de seguida meteu-se de novo no carro e arrancaram.
Fiquei com dúvidas se eram policias ou não, mas agora com o seu relato fico esclarecido.
Felizmente que nada nos aconteceu, mas concluo que devem ser normal, tais abordagens .
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Duarte » sábado ago 04, 2007 8:46 pm

Boa Noite
Companheiro ZéBravo lamento o que lhe aconteceu e vou partir dentro de poucos dias para Espanha (Catalunha) e estou um pouco assustado com o seu relato.

Falou em fortificar a AC!!!

de que modo pensa faze-lo?
Se quiser pode-me responder por MSG privada.

um abraço

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor zebravo » domingo ago 05, 2007 12:07 am

Boas noites
Companheiro Duarte
Tinha cordas a prender as portas. Vou substituí-las com correntes e cabos de aço presas com cadeados. Os vidros fixos da cabina vão ficar com alarmes. A porta da célula também vai levar mais segurança. O alarme sempre ligado. Algumas armadilhas caso, mesmo assim consigam entrar. Sempre que possível sensores para o exterior. Mas a partir de agora vou montar vigilância por turnos e eles que aparençam (não posso dizer aqui o resto) que eu trato-lhes da saúde!!!
Caros companheiros,
Estes fóruns são vistos pelos nossos "amigos" para obterem alguma informação extra. Temos de ter cuidado com o que dizemos. Estamos a ajudá-los.
Se levarem uma boa coça ou se levarem um balásio entre os olhos pode ser que acalmem! É que eles estão a pedi-las!
Quanto à abordagem dos falsos polícias, só tem acontecido em Espanha e na zona de Madrid. Mas topam-se ao longe. Nunca parar!!! As polícias em Espanha têm os veículos identificados. Caso aconteça uma situação dessas tirem a matrícula, marca, modelo e cor da viatura e contactem de imediato a polícia indicando o local que eles serão interceptados.
Dentro dos parques de campismo também há roubos. Protejam-se aí também. Há muitos que actuam como autocaravanistas e portanto no meio.
Saudações autocaravanistas.
zebravo
 
Mensagens: 18
Registado: sexta abr 20, 2007 1:52 pm
Localização: Vale de Milhaços - Seixal

assaltos com gas???

Mensagempor decarvalho » domingo ago 05, 2007 10:52 am

Vivam companheiros Ac...

O tema aqui divulgado contitui um remake do mesmo no forum do CPA, e pessoalmente ate acho bem, pois convem que toda a comunidade de autocaravanistas, e tambem a caravanista, tenham acesso a informação que nos pode interessar se seria, objectiva e pertinente.

Por esse motivo exponho agora aqui os resultados das pesquisas que fiz ,e que chegam aos mesmos resultados, que as mesmas ja tinham obtido nos ultimos anos...Mas esta minha informação vale o que vale. Cada um de nós actuara como melhor entende...e como não ha delito de opiniao quando ha liberdade de expressão,..aqui fica a minha contribuição identica a publicada no forum CPA:

alo companheiros.................

Demorei mais tempo a voltar ao contacto, mas quis contactar com dois "Fora" franceses que respeito, e que dispõem de participantes responsaveis, sérios e objectivos e com muitos anos de autocaravanismo...são o Yahoo CC, e o le site du camping car...

Divulguei ali inclusive, os links que Xispeteo colocou no forum CPA, ( http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... 21#msg5321) pois a duvida sistematica e cartesiana é apenas um método do de quem busca a verdade.

A resposta actualizada é que NÂO HA ASSALTOS COMPROVADOS COM GAS.

Aqui vai transcrita a resposta obtida, em itálico. Assim convem estarmos prevenidos para as maozinhas e pezinhos leves em situaçoes de sono pesado, mas não cair na paranoias de assaltos com gas, e muito menos de fortificações guerreiras das nossas autocaravanas que as transfromem d e veiculos de prazer ludico, em prisões e jaulas insuportaveis.
ver...com algum humor....
http://es.autoblog.com/2006/07/24/wotha ... caravanas/

Non, rien de nouveau a propos de la legende urbaine sur l'utilisation des gaz soporifiques pour attaquer les ccaristes ...
les fabricants et les accessoiristes continuent de vendre par centaine des detecteurs inutiles qui reagissent aussi bien aux "pets intestinaux" qu'a la bombe de laque pour les cheveux ...

Il est evident que des gens se font detrousser, mais pendant leur sommeil par des individus particulierement silencieux et habiles. Placer une alarme anti intrusion, des sangles ou des fermetures supplementaires est bien entendu à l'appreciation de chacun et peut sans nul doute apporter une meilleure protection.
L'histoire que des malfrats balancent un petit coup de "pschitt pschitt" avec un aerosol (en provenance de l'arsenal des pays de l'est bien sur) dans un ccar, endorment tout le monde, et penetrent ensuite sans etre affectés dans le véhicule pour tout voler est à classer dans le rang de la rumeur.
Pour le moment aucune preuve scientifique ou policiere n'apporte la preuve de l'existence d'un tel gaz.
Un forum est fait pour rendre service et donner de vraies informations aux colistiers qui orientent ou pas leurs decisions partir de ce qu'ils lisent.
Dans ce contexte, nous ne laisserons pas s'installer et surtout nous n'apporterons pas notre caution aux rumeurs et en particulier à celles qui concerne l'insecurité.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes