Intervenção no Litoral de Alvor

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Paulo » sábado jan 17, 2009 6:58 pm

Não podemos de forma alguma confundir ou misturar a simples "perseguição" dos autocaravanistas ou mesmo a sua eventual discriminação, por parte das autoridades, com a defesa das zonas protegidas ou mesmo com a desejável repreensão de comportamentos incorrectos.

A repreensão de comportamentos campistas na via pública é, em meu ver, uma urgência para que num futuro muito próximo não fiquemos TODOS com os nossos legítimos direitos diminuídos.

É inadmissível que a maior parte dos estrangeiros que visitam o Sul do país, em busca de sol, acampem na via pública - e isto acontece todos os dias!!! Após estes comportamentos aparecem as interdições, aparecem os artigos de opinião que passam uma imagem degradante desta nossa actividade turística. Actividade essa que é reconhecida e defendida pelos decisores públicos franceses, italianos, alemães...etc, mas ainda ignorada em Portugal.

Neste momento há indicadores de uma possível mudança...tenhamos confiança.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Papa Léguas » sábado jan 17, 2009 8:02 pm

Paulo Escreveu:Não podemos de forma alguma confundir ou misturar a simples "perseguição" dos autocaravanistas ou mesmo a sua eventual discriminação, por parte das autoridades, com a defesa das zonas protegidas ou mesmo com a desejável repreensão de comportamentos incorrectos.

Estou em concordância com tudo o que diz, excepto, possivelmente por deficiência de interpretação minha, com o referido acima.

Todo o cidadão, autocaravanista ou não, que faça campismo fora dos locais para o efeito autorizados, deve ser penalizado. Esta é a minha opinião, não obstante respeitar (mas não concordar) com quem pense de forma diferente.

Não aceito que qualquer cidadão seja discriminado. E não confundo ou misturo a obrigação que todo o cidadão, autocaravanista ou não, tem de respeitar as zonas protegidas. Concordo que deva haver Leis destinadas a efectivar essa protecção, que devem penalizar quem as desrespeite e que têm que ser aplicadas de forma universal.

Os dois direitos (o do respeito pelas zonas protegidas por motivos ambientais e o da não discriminação) têm que ser igualmente considerados.

Se uma Lei (a Resolução do Conselho de Ministro 136/1999 de 29 de Outubro) é feita para proteger uma zona por motivos ambientais não pode discriminar cidadãos na aplicação dessa lei. Essa resolução, como já afirmei, permite que uma qualquer viatura automóvel, desde que não seja uma autocaravana, possa estacionar entre as 0 e as 8 horas num Parque de estacionamento. O que a Resolução diz é que não pode estacionar, não fala em acampar.

Não está, portanto, em causa a protecção de uma zona; está em causa que se subentenda que o estacionamento de uma autocaravana (que não está acampada) é mais prejudicial que a de qualquer outro veículo. E, até demonstração em contrário, isso é discriminação.

Evidentemente que esta questão é paralela às autuações levadas a cabo pela GNR sobre, conforme as informações de que dispomos, autocaravanas que praticavam campismo em locais proibidos, nomeadamente cordões dunares e que devem (e bem) ser penalizadas.

Por isso continuo a entender que tem que ser o Movimento Autocaravanista de Portugal a combater legislação discriminatória. Se deixarmos este tipo de contestação para os cidadãos individualmente considerados a pergunta que obviamente se põe é para que servem os diferentes Movimentos Autocaravanistas.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor basilio » sábado jan 17, 2009 8:37 pm

:) Caro de Carvalho, bem haja pelo exemplo e esclarecimento de procedimentos e atitudes, 8) aprefundadas, esclarecedoras para todas as pessoas que sintam os seus direitos defraudados na generalidade. Por outro lado vou aqui deixar tambêm o meu singelo contributo com uma sugestão :oops: :
Na minha modesta opinião penço que os clubes de Autocaravanismo que recebem cotas dos seus associados deveriam não só promover as patuscadas, encontros e passeios que efectivamente tanta alegria dá aos Portugueses mas... tambêm com a contribuição dos sócios, terem um departamente juridico competente de forma a que os associados :roll: vissem em caso de necessidade de intervenção os seus direitos salvaguardados intervindo de uma forma idónea e competente junto dos tribunais, colocando acções a todas as entidades que ponham em causa o Bom nome do Autocaravanismo e dos seus adeptos autocaravanistas, tambêm defendessem junto dos mesmos todas as injustiças que os Autocaravanistas são alvo de quando em vez . dando como exemplo a nula sensibilidade de certos orgão de comunicação social de confundirem estacionamento com campismo selvagem, na descrição de vergonhosos eventos, e que infelizmente alguns de nós sobscreve por aqui e por ali pulverizando a net e assim possibilitam que a respéctiva má noticia faça efeito desejado por quem sugeriu a sua publicação.
com um departamento juridico nos clubes os sócios dos mesmos poderiam estacionar com um pouco mais de tranquilidade as suas viaturas onde sintam não incomodar o seu semelhante.
mas... citando a frase do companheiro de Carvalho " que não é com vinagre que se apanham moscas " diria para finalizar que: efectivamente sem ovos não se fazem omoletes e que concerteza com o parco orçamento que os clubes têm, terão que esperar por algum mecenas que patrocine juridicamente a causa Autocaravanista
Eu pela minha parte vou tentando sempre que me é possivel sair para outras Nações onde não exista esta percaridade de atitudes.
Realmente temos o que merecemos....

Com os meus melhores cumprimentos
Editado pela última vez por basilio em sábado jan 17, 2009 9:05 pm, num total de 1 vez.
basilio
Membro Expulso

Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm

Mensagempor pressler » domingo jan 18, 2009 9:04 pm

Boa noite companheiros!

Só agora abri o computador, pelo que tardiamente vou escrever sobre este topico.
De autocaravana só fui uma vez ao Algarve, passando por lá uma unica noite, pois fui a negocios.
As ultimas noticias que tive foram de um autocaravanista Ingles que pernoitou ao nosso lado a semana passada na Aldeia da Luz.
Diz que vem a Portugal de AC há 5 anos e desistiu completamente do Algarve, demasiadas ACs e demasiado não cumprimento das Leis do Autocaravanismo. Acusa ele os vizinhos Franceses, Alemães e outros de fazerem verdadeiro campismo de cadeira e mesa, bem como, "barbecues" . Diz que abusam em demasia da liberdade que lhes dão!!!! Que a Inglaterra é dos piores paises para se ser autocaravanista, que são perseguidos, descriminados e mal tratados, pelo que não podem de modo algum ter maus comportamentos autocaravanistas. Daí que não entenda, como é possivel quem não tem maus comportamentos nos seus paises, venha para Portugal abusar e esperar que nada lhes aconteça!!! :oops:
Segundo um colega de trabalho que passou o reveillon no Algarve :"Aquilo estava demasiado cheio de ACs Portuguesas e Estrangeiras"... :shock:
O Ingles chegou à conclusão que o clima no baixo Alentejo é igual ao do Algarve, ia passar 2 meses e meio por cá, ficando no máximo 3 dias em cada terra. Em conversa com ele cheguei à conclusão que conhece mais o meu país que eu!!! Eu também tinha a mania do litoral, agora ando a descobrir a tranquilidade e beleza do interior do nosso país.
:wink:
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Juan Gonzalez » domingo jan 18, 2009 11:44 pm

Boa noite! Como disse alguém uma vez "aí é que ela bate" muitos de "nos" temos a manía do Algarve quando no interior do país (é não só) temos tanta coisa bonita de se ver! :wink:
Juan Gonzalez

Registado: domingo Oct 12, 2008 11:39 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes