O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » segunda ago 27, 2018 9:01 am

Alandroal aposta no autocaravanismo e vai criar três áreas de serviço

O município de Alandroal prevê a criação de três áreas de serviço para autocaravanas, num investimento que “não andará muito longe dos 60 mil euros” e que pretende potenciar este tipo de turismo cada vez mais recorrente em vários pontos do concelho.

À RC, o presidente do município, João Grilo, esclarece que foram identificados “três grandes núcleos populacionais associados ao eixo na Nacional 255”, nomeadamente na vila de Alandroal, Terena e Santiago Maior. Considerados pontos estratégicos, as estações permitem que este tipo de turista interaja com as comunidades com relativa facilidade, explicou.

Realçando que o autocaravanismo está em “crescimento”, o autarca esclarece que as estações terão “quatro ou cinco lugares de estacionamento”, algo que com o restante equipamento estima que seja investido “cerca de 20 mil euros por estação”. No entanto, o Município perspetiva vir a precisar de mais três destas estações em Juromenha, Rosário e Monte Juntos, mais próximas da água e do outro eixo que é o Alqueva por consequência do aumento das infraestruturas de praia.

As áreas de serviço destinam-se ao estacionamento e pernoita por um período não superior a 72 horas e irão oferecer serviços como o escoamento de águas residuais, despejo de resíduos sólidos urbanos, lavagem, abastecimento de água potável, entre outros.

João Grilo estima que “eventualmente antes do final deste mesmo ano poderemos estar em condições de iniciar os processos de obra”, aguardando-se para já o resultado da candidatura da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo à Linha de Apoio do Turismo de Portugal para a Valorização do Turismo do Interior.

in Diário Campanário
https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/alandroal-aposta-no-autocaravanismo-e-vai-criar-tres-areas-de-servico-avanca-autarca-joao-grilo-c-som
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1005
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor tgferreira » segunda ago 27, 2018 10:17 pm

Importante é não nos deixarmos cair no ridículo.

Este ano passei na Zambujeira do Mar. Cheguei por volta das 19h/20h de um dia e estava a pensar estacionar, fazer a refeição e comer e talvez dormir, para aproveitar a praia na manhã seguinte e depois seguir viagem.

Chego ao primeiro parque de estacionamento que encontrei e... estacionamento proibido ou pernoita proibida, se bem me recordo. Avanço para o segundo estacionamento... igual. De maneira que encostei para ligar à GNR daquela zona para me dizerem alternativas. Contacto e explico que gostaria da ajuda deles para esclarecer uma dúvida sobre locais onde poderia aparcar. Fui imediatamente recebido com arrogância, dizendo (de modo arrogante) que "o caravanismo é proibido em Portugal fora das áreas destinadas a esse efeito". Alternativas que me deram? Estacionar no parque de campismo à entrada da localidade... que convenientemente é privado. Hmmmm pergunto-me se estas proibições têm algo a ver com o a existência deste mesmo e ali tão próximo.

Sei bem que existem membros neste fórum que não concordam com a pernoita fora de áreas apropriadas (e embora respeite que existem opiniões diferentes, não concordo). Mas sabiam que, de acordo com a GNR responsável por esta localidade, o acto de comer uma refeição na autocaravana é tido como ilegal fora dos locais apropriados para o efeito???? Pois é. Se isto continua assim, pergunto-me se faz assim tanto sentido ter uma AC em Portugal. Isto está a entrar no ridículo.

Mais: nessa noite segui para cima. Estacionei e pernoitei no Cabo de Sardão, junto ao farol. Muito bonito, recomendo. No dia seguinte fui até à praia do Almograve onde pernoitei no ano passado (situação semelhante: cheguei ao final do dia por volta das 19h, mergulho no mar, fazer jantar e dormir, aproveitar a praia de manhã e seguir viagem)... novamente recebido com uma placa de estacionamento proibido a ACs e Caravanas e logo a seguir, zona de trânsito proibido também a estas duas. Mas eu não pago IUC como os outros automóveis? Agora nem sequer se pode estacionar? Isto está a entrar no ridículo, companheiros. Urge tomar acção contra esta luta que temos visto a crescer todos os anos porque, ao passo que vão aparecendo placas a proibir, não vão aparecendo áreas de serviço e parques apropriados para o efeito. Existem muitas localidades que têm a aprender com o município de Sines e em particular Porto Covo. Sim, existem proibições mas também existem locais adequados e estacionamentos para AC's. O caminho é por ai, não apenas pela proibição!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » quinta ago 30, 2018 3:09 pm

Máquinas vão controlar tempo de autocaravanas no Parque Verde

Imagem

O parque de estacionamento público do Parque Verde do Mondego na margem esquerda irá ter máquinas de controlo de tempo, para impedir a permanência prolongada de autocaravanas, deixou ontem perceber Manuel Machado. O presidente da Câmara revelaria ainda a intenção de construção específica nas proximidades para paragem pontual de autocaravanas, mas para tanto é necessário resolver um litígio antigo com a BP. O autarca respondia a uma interpelação do vereador Francisco Queirós, que colocou em discussão uma intervenção na área de serviço de autocaravanas, ao referir-se a um tipo de turismo feito por pessoas com preocupações com o património e ambientais, podendo a presença ser «não só benéfica para o comércio mas também para a imagem de Coimbra». O vereador da CDU diria ainda ter conhecimento de clubes de autocaravanismo que queriam efectuar encontros em Coimbra, ao sublinhar que este sector do turismo poderá tornar-se uma «mais-valia para Coimbra».

in Diário de Leiria
http://www.diarioleiria.pt/noticia/35689
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1005
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor EMAN » quinta set 06, 2018 3:59 pm

Boas

Zambujeira do Mar, Almograve..... e tudo que pertença ao concelho de Odemira é um problema para AC's (mesmo que seja cumpridor, sim porque há os porcos e os expositores de tralha), já que o turismo itinerante não é desejado no concelho, a não ser que se permaneça em parques de campismo.
E o concelho está "muito in" nos investimentos em montes e similares. Palavras para quê?

Quanto a Coimbra, se é turismo itinerante o tempo de permanência ser regulado de modo a ser cumprido parece-me bem, porque sabemos que existem muitas AC's que quando estão em certos locais, para além de terem "esplanada privativa" e outros apetrechos, o relógio deve passar em "câmera muiiiito lenta" :D

Saudações rolantes
EMAN

Challenger G36
Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 479
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo » quinta set 27, 2018 12:27 pm

Tal como o EMAN, também concordo com permanências pagas e/ou de tempo limitado, pois há que criar mecanismos para termos lugar nos sítios destinados a ACs, cada vez mais massificados. Por outro lado, essa medida também limita de alguma forma o tal sacar de material interno da AC, o qual é destinado a espaços de campismo e não de estacionamento.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1422
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Manel » quinta set 27, 2018 1:40 pm

Olá

De acordo!
Utilizador / Pagador ! Porque não ?
Devemos pagar de acordo com os serviços que nos são fornecidos... água, luz, despejos, vigilância, etc.

Não quero ser descriminado... nem privilegiado !

Abraço a todos
Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta Oct 05, 2018 8:06 am

Câmara de Peniche quer combater estacionamento abusivo de autocaravanas

As autocaravanas procuram cada vez mais o concelho de Peniche, mas, pela insuficiência de parques autorizados, estacionam de forma abusiva na cidade e junto às praias, um problema que a câmara admitiu hoje existir e querer combater.

O presidente da Câmara, Henrique Bertino, afirmou à agência Lusa que as caravanas e autocaravanas "passam dias estacionadas" em locais que não são apropriados, o que "é um problema".

No domingo à tarde, uma autocaravana estacionada em cima da arriba da praia do Lagido caiu da ravina para o areal da praia, sem provocar vítimas, informou o comandante da Capitania do Porto de Peniche.

Na última sessão, realizada na sexta-feira, vários membros da Assembleia Municipal alertaram que, apesar de haver desde há quatro anos um regulamento em vigor, este não está a ser cumprido.

Segundo os deputados municipais, as autocaravanas estacionam onde querem, muitas vezes em zonas privilegiadas, como junto às muralhas e ao fosso das muralhas da cidade ou junto às praias, o que "não qualifica a oferta turística".

Apesar de haver o parque municipal de campismo e de caravanismo, "o parque de campismo não tem capacidade e carece de investimento para serem criadas as infraestruturas necessárias para as autocaravanas", admitiu Henrique Bertino.

Existem também dois parques privados, mas, pela afluência de caravanas, "tem de haver alternativas", com todas as condições, desde sanitários, água potável e contentores para deposição de resíduos e detritos, justificando assim os motivos pelos quais o regulamento não está a ser implementado.

Depois da votação do orçamento, em novembro, o presidente da Câmara "pretende agarrar com força nesse dossiê e vai combater a possibilidade de [as autocaravanas] estacionarem em zonas privilegiadas" do concelho.

A autarquia tenciona vir a criar dois novos parques para caravanas e autocaravanas.

Contactadas pela Lusa, PSP e Polícia Marítima informaram que não aplicaram qualquer contraordenação entre os meses de maio e setembro deste ano.

PSP e Polícia Marítima preferiram sensibilizar os caravanistas "não só para proibição dos locais onde estacionam, mas também para o perigo inerente aos locais onde se encontram estacionados, próximo das arribas".

A GNR não prestou esclarecimentos até ao momento.

Criado para regrar a ocupação de espaços naturais face ao aumento da procura turística no concelho, o Regulamento Municipal para Licenciamento das Atividades de Campismo Ocasional e Caravanismo no concelho de Peniche entrou em vigor em 2014 para proibir o caravanismo fora dos locais autorizados e prever coimas entre os 150 e os 200 euros para os infratores.

in Diário de Notícias
https://www.dn.pt/lusa/interior/camara-de-peniche-quer-combater-estacionamento-abusivo-de-autocaravanas-9938082.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1005
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta Oct 05, 2018 12:25 pm

A expressão chave de todo este rolambório é:

«e vai combater a possibilidade de [as autocaravanas] estacionarem em zonas privilegiadas" do concelho»

Ou seja, os outros veículos podem.
As autocaravanas é que não!
Está tudo dito...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 537
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo » quarta Oct 10, 2018 9:50 pm

Que há abusos, sobre isso não temos a menor dúvida, mas as autoridades e o município deveriam penalizar e/ou tentar ter uma atitude pedagógica nessas situações específicas e concretas

Sobre o local em causa, será difícil estabelecerem um equilíbrio entre o autocaravanismo/turismo e os veículos de apoio à actividade surfista. Ora se Peniche agarra especialmente esta actividade, deverá pensaar também nesta vertente.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1422
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » terça Oct 23, 2018 10:00 am

CÂMARA DE ÉVORA INTERVÉM NO PARQUE DE AUTOCARAVANAS

A Câmara de Évora procedeu a uma intervenção no Parque de Autocaravanas localizado no parque de estacionamento da Avenida Sanches de Miranda

Os funcionários do município limparam o terreno, recuperaram a estação de serviço, com a colocação de novas torneiras, repararam pavimentos e colocaram uma vedação no terreno municipal.

A autarquia diz que quer dar as “as melhores condições de acolhimento” aos caravanistas e revela que está a estudar a localização e instalação de outros parques do género.

in Diana FM
http://www.dianafm.com/camara-de-evora-intervem-no-parque-de-autocaravanas/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1005
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » terça Oct 23, 2018 10:25 am

Fixe|
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 537
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor jgomes » quarta Oct 24, 2018 7:18 pm

Boa noite.
Mas por que é que uns municípios tentam correr connosco, os autocaravanistas entenda-se, e outros pelo contrário, preocupam-se em nos criar cada vez, melhores condições, para nos receberem ou cativarem a nossa visita!!!?
Porque será!?
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor rmsnegrao » quinta Oct 25, 2018 1:26 pm

time_out Escreveu:CÂMARA DE ÉVORA INTERVÉM NO PARQUE DE AUTOCARAVANAS

A Câmara de Évora procedeu a uma intervenção no Parque de Autocaravanas localizado no parque de estacionamento da Avenida Sanches de Miranda

Os funcionários do município limparam o terreno, recuperaram a estação de serviço, com a colocação de novas torneiras, repararam pavimentos e colocaram uma vedação no terreno municipal.

A autarquia diz que quer dar as “as melhores condições de acolhimento” aos caravanistas e revela que está a estudar a localização e instalação de outros parques do género.

in Diana FM
http://www.dianafm.com/camara-de-evora-intervem-no-parque-de-autocaravanas/

jgomes Escreveu:Boa noite.
Mas por que é que uns municípios tentam correr connosco, os autocaravanistas entenda-se, e outros pelo contrário, preocupam-se em nos criar cada vez, melhores condições, para nos receberem ou cativarem a nossa visita!!!?
Porque será!?


Atenção que esta notícia, à primeira vista pode parecer como uma boa iniciativa da autarquia. No entanto, quem conhece esta situação em particular, de certo acha que a localização não terá sido a melhor escolha, isto a avaliar pelos vários reportes de camaradas que por lá passaram e se viram confrontados com um acampamento de ciganos que se apropriou da área e pelos vistos hostiliza quem tenta usar as instalações. Aliás, percebe-se porque é que umas instalações relativamente recentes já precisavam de reparação...

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 146
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » quinta nov 01, 2018 6:11 pm

Site para «erradicar o autocaravanismo “selvagem” no Algarve» apresentado em Faro

Um novo site que vai promover a Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve e procura «erradicar a prática do autocaravanismo “selvagem” no Algarve» vai ser apresentado no dia 5 de Novembro, às 14h30, numa sessão que terá lugar na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

A Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve foi criada em 2015, na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre a CCDR, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e entidades regionais do setor do turismo.

Nesta plataforma, têm lugar Parques de Campismo e de Caravanismo (PCC), os Parques de Campismo Rural (PCR) e as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), «devidamente licenciados pelas entidades competentes», segundo a CCDR. Ao todo, há cerca de 30 locais, espalhados por 13 municípios do Algarve, onde se pode estacionar autocaravanas.

A criação deste novo site, que vai poder ser acedido, em breve, em www.autocaravanalgarve.com, bem como «de uma aplicação informática, integra-se na estratégia de apoio ao autocaravanismo, mediante a disponibilização de uma plataforma informativa e dinâmica para a divulgação dos espaços existentes na região do Algarve nas referidas condições», conclui a CCDR.

in Sul Informação
https://www.sulinformacao.pt/2018/10/site-para-erradicar-o-autocaravanismo-selvagem-no-algarve-apresentado-em-faro/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1005
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta nov 01, 2018 7:58 pm

Uma estratégia de acantonamento?...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 537
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes