O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta mai 19, 2017 8:59 am

Proibição de circulação e estacionamento de autocaravanas na Praia da Barra

A Câmara Municipal de Ílhavo vai proceder à colocação de sinais de proibição de circulação a autocaravanas na Praceta de São João, no troço poente da Avenida Vasco da Gama e na Rua Manuel Facica.

A medida abrange ainda a proibição de estacionamento a autocaravanas no troço da Av. Infante Dom Henrique logo após a zona de parque já definida e assinalada.

Esta decisão de alteração da sinalética foi tomada na sequência de uma reunião de trabalho com a GNR, com o propósito de uma melhoria na utilização do espaço público.

Foi considerado o aumento da paragem e estacionamento por períodos muito superiores a 24 horas de autocaravanas na Praia da Barra, bem como a tendência clara, por observação e registo de anos anteriores, do aumento exponencial na época balnear.

Para além disso, o estacionamento existente, nomeadamente durante o verão, é francamente insuficiente para todos os que procuram a praia da Barra para passar férias ou simplesmente para alguns momentos de lazer, tendo esta situação gerado diversas queixas por parte de munícipes uma vez que esta tipologia de veículos nem sempre tem optado pelo estacionamento destinado existente e devidamente assinado na Avenida Infante D. Henrique.

Câmara de Ílhavo

in Noticias de Aveiro
http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/44185 ... -da-barra/
time out

HYMER B544
(Sintra - Portugal)

Imagem
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 975
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Vítor guadalupe » sexta mai 19, 2017 10:06 pm

O verão está a chegar...
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 69
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » terça mai 23, 2017 7:26 pm

Parque de autocaravanas para captar turistas para Salvaterra

Infra-estrutura foi inaugurada no sábado e situa-se junto à EN 118.
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou no sábado, 20 de Maio, a Área de Serviço e Estacionamento para Autocaravanas, localizada junto à Estrada Nacional (EN) 118, na vila de Salvaterra de Magos. As novas instalações foram construídas em parceria com a União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra e dispõem de uma área de serviço, estacionamento para 16 autocaravanas e uma pequena zona de merendas.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de cerca de uma centena de autocaravanistas, para além da população que não quis faltar. O presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Manuel Bolieiro salientou a importância das parcerias realizadas com a câmara municipal que “têm resultado em mais valias para a freguesia, como é o caso desta obra que está ao serviço de inúmeros visitantes”.

“Temos vindo a apostar na captação de mais visitantes ao nosso concelho, na medida em que é útil à economia e permite beneficiar alguns empresários já sediados no terreno, seja na área comercial, na restauração, alojamento ou operadores turísticos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, no discurso inaugural.

In O Mirante
https://omirante.pt/sociedade/2017-05-22-Parque-de-autocaravanas-para-captar-turistas-para-Salvaterra
time out

HYMER B544
(Sintra - Portugal)

Imagem
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 975
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » segunda jun 12, 2017 9:49 am

SILVES REGULARIZA CAMPISMO, CARAVANISMO E AUTOCARAVANISMO

Imagem

Esstá em vigor, no município de Silves, desde 8 de junho, o Regulamento Municipal para o Licenciamento da Atividade de Campismo e Caravanismo Ocasional e para o Exercício da Atividade de Autocaravanismo. Trata-se do primeiro regulamento municipal na região do Algarve que engloba a componente do autocaravanismo e virá contribuir de forma particularmente positiva para o ordenamento e qualificação deste segmento da atividade turística na região.

Na sequência da apresentação do estudo de caracterização do Autocaravanismo na Região do Algarve e da proposta para definição de uma Estratégia Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) estabeleceu um protocolo de cooperação com a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a ATA – Associação de Turismo do Algarve, em 21 de janeiro de 2014, visando a criação e promoção da RAARA – Rede de Apoio ao Autocaravanismo na Região do Algarve, que engloba atualmente cerca de 26 unidades de acolhimento (parques de campismo e áreas de serviço) e o apoio ao desenvolvimento de mecanismos regulamentares de enquadramento, do qual resulta este regulamento municipal.

Este regulamento, no estrito quadro das determinações legais vigentes em matérias de ordenamento do território e ambiente, preservação da paisagem e dos valores naturais do concelho, mas também na perspetiva do fomento e da diversificação das economias de base local num contexto de legalidade, virá contribuir de forma decisiva para disciplinar a atividade do autocaravanismo no concelho e articular esta modalidade de turismo com as vertentes ambiental, social e cultural do vasto e rico património de Silves.

A CCDR Algarve considera este regulamento municipal um passo decisivo para a consolidação da Estratégia Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo, uma vez que poderá ser articulado com os dos demais municípios da região e constituir-se como um documento padrão para a regulamentação da atividade e promover a desejada harmonização regulamentar na região do Algarve.

in Barlavento.pt
http://barlavento.pt/regional/municipio ... aravanismo
time out

HYMER B544
(Sintra - Portugal)

Imagem
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 975
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda jun 12, 2017 11:04 am

Este desenvolvimento só vem dar razão àqueles que, como eu, defendem a criação de legislação que nos proteja de forma mais eficiente e barata do que a atual.
O que se está a passar no Algarve é puro acantonamento!
Gostaria de ouvir aqui a opinião daqueles que defendem que a nova legislação não é necessária, que o Código de Estrada é suficiente, sobretudo num momento em que ela vai sendo criada ad-hoc e a reboque dos interesses do lóbi campista, e, ainda por cima, contra os nossos interesses!
Não seria então preferível que fosse criada por nossa pressão, e com alguma possibilidade de vir a ser a favor dos nossos interesses?...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 520
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Salazar » terça jun 20, 2017 5:54 pm

https://omirante.pt/sociedade/2017-06-18-Dois-mortos-e-tres-feridos-graves-em-colisao-frontal-junto-a-Rio-Maior

"Acidente ocorreu no IC perto da localidade de Asseiceira.
Duas pessoas morreram e três ficaram feridas com gravidade na colisão frontal de uma autocaravana com uma viatura ligeira ao quilómetro 63 do IC2, em Asseiceira, no concelho de Rio Maior.

O acidente ocorreu às 17h24 deste domingo, 18 de Junho.

Fonte oficial adiantou que a via foi cortada na totalidade, tendo previsão de abertura às 22h00.

Para o local do acidente foram enviados 27 operacionais e dez viaturas."

https://omirante.pt/omirantetv/2017-06-18-Dois-mortos-e-tres-feridos-graves-num-acidente-em-Rio-Maior
Salazar
 
Mensagens: 212
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Benavente

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes