Estive este fim-de-semana em Óbidos para uma maratona de btt. Obviamente levei a AV e já estava á espera de encontrar as famosas tabuletas que impedem o estacionamento de ACs no famoso parque de estacionamento de terra batida.
Quando lá cheguei lá avistei a sinalética, que tembém existe para quem vem no sentido Sul-Norte pela nacional. Existem 2 sinaléticas identicas, colocadas em ambos os parques de terra batida junto á rotunda da principal entrada em Óbidos. Desloquei-me até ao Pavilhão Desportivo para ir buscar o meu dorsal para a maratona e nessa zona há bastante espaço para estacionar ACs e note-se, a proibição apenas se refere aos locais onde estão as tabuletas, portanto, pode-se estacionar noutros locais, andando apenas um pouco mais a pé para se visitar a vila.
De qualquer das maneiras decidi-me em pernoitar na AS e aqui vem a surpresa. Eram umas 19H e não estava lá ninguem para receber o pagamento. Após ter tentado ligar inumeras vezes, só pelas 21H é que consegui que alguem me atende-se o telemovel. Quem falou comigo foi o responsável pela AS e disse-me que a AS estava em "auto-gestão" e que portanto, me servi-se "ávontade" e não me preocupa-se com nada. O máximo que poderia acontecer seria ir lá alguem a meio do dia seguinte para "ver se estava tudo bem e limpar qualquer coisa". Fiquei admiradissimo com a resposta e lá pernoitei (não estava lá mais ninguem) sem pagar nada.
De manha bem cedo saí com a AV para junto do Pavilhão onde iria começar a prova, para ficar mais perto dos balneários e depois da maratona e banho tomado, dirigi-me de novo á AS para estacionar e ir dar uma volta a Óbidos. Lá estava finalmente alguem, outra pessoa que não o responsável que lá me explicou que como o (baixo) investimento na construção da AS já estava praticamente pago, que passaria muito provavelmente a ser grátis, que apenas o responsável passaria lá todos os dias para fazer alguma manutenção necessária. Insisti para pagar a noite que lá passei mas recusaram-se terminantemente a receber, apenas paguei o estacionamento diurno, no valor de 2.50€.
Agora levanto aqui uma questão: a verificar-se esta situação, que irá ser da AS no futuro? Será que deixando de ter recepcionista, poder-se-á ver alguns condutores de veiculos ligeiros "normais" a abusarem do local, em dias de grande afluencia? Será que a CM de Óbidos irá fazer pressão para acabar com a AS, devido á pressão da industria imobiliária? É que logo ao lado da AS está tudo vedado ao longo do aqueduto para ali nascerem belas vivendas... .
Espero que o futuro seja risonho e deixo aqui os meus agradecimentos ao responsável pela AS pela sua enorme simpatia e disponibilidade.