Conversor para a autocaravana

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Conversor para a autocaravana

Mensagempor RicardoG » quinta dez 31, 2015 2:57 pm

Olá!

Depois de pesquisar no nosso forum sobre este tema, verifiquei que existem algumas questões sobre conversores, mas como já são muito antigas, decidi abrir um novo tópico sobre o assunto e, quem sabe, ajudar também novos companheiros que tenham as mesma dúvidas...

Na próxima semana vou instalar finalmente um painel solar de 100W na minha AC e vou precisar de um conversor para (basicamente) ver TV e carregar o PC portátil, máquinas fotográficas, tablets e coisas do género. A minha bateria da célula é uma Vechline de 110AMP.

Já li que não é necessário ter um conversor de 1000W (ou maior) porque não faz bem à saúde da bateria, dado ser suficiente um de 300W ou 600W. O que acham? Será que compensa comprar o de 600W? Estive a ver um da vechline que anda pelos 65€ (mais 15€ do que o de 300W).

Obrigado pela ajuda!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Conversor para a autocaravana

Mensagempor José Duarte » quinta dez 31, 2015 11:28 pm

Boa noite
No meu caso e para essas utilizações tenho um de 150 e outro de 300 (simples). Este ultimo para utilizar um triturador daqueles fraquinhos para a cara metade fazer umas sopinhas. Utilizo +- 5 anos sem problemas. 1º custou +- 50€ o outro +- 25€
Saudações e votos de um bom ano de 2016 para todos os Companheiros.
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Conversor para a autocaravana

Mensagempor RicardoG » terça jan 05, 2016 10:38 am

Hum... deu-me uma ideia! Para usar a Bimby qual será necessário? :D :D :D deve ser muito potente!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Conversor para a autocaravana

Mensagempor danibeja » terça jan 05, 2016 7:25 pm

Boa Noite,

A Bimby tem um consumo máximo de 1500W , e só para aquecimento 1000W...

Um conversor de 2000W é suficiente, mas não aconselho ninguém pois uma utilização de uma hora consome cerca de 100 Amperes de bateria.

Na compra de um conversor posso dar a minha opinião:

O ideal é um de cerca de 1000W ( dá para o pouco e dá para o muito ) ter em atenção que a melhor opção é aquela que se consegue colocar o conversor perto da Bateria e ter um botão on/off próximo do local onde vamos ligar na/s tomada/s, podendo para o efeito fazer umas extensões para o local mais conveniente.

Para carregamento de Tablets , Telemóveis , maquinas fotográficas e outros aparelhos pequenos a melhor solução é ter pequenos carregadores de isqueiro e de isqueiro usb, pois é muito mais eficiente, passagem de corrente continua para corrente continua apenas difere nas voltagens.... todos os aparelhos que exista uma possibilidade de carregar / utilizar através de 12V é sempre a melhor solução...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Conversor para a autocaravana

Mensagempor José Duarte » terça jan 05, 2016 7:49 pm

Boa noite
É de considerar quem nos dá boas dicas.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Conversor para a autocaravana

Mensagempor RicardoG » quarta jan 06, 2016 11:08 am

Obrigado Danibeja!

Por acaso acho que estou com um problema na bateria... é "nova" tem 1 ano, mas notei na última saída que dura muito pouco tempo e que carrega muito pouco com o carro a trabalhar. Saímos 3 noites e logo no 1º dia deixei (por esquecimento) um conversor de 12v para 220v ligado umas horas, que utilizo para carregar um tablet que não tenho carregador usb. Desde esse dia nunca mais consegui fazer uma utilização decente, pois bastava liga a água por um bocado ou acender as luzes (led) que me acendia uma luz vermelha no painel a dizer que a bateria estava em baixo (vi que devia estar a uns 10v). Mesmo após fazer uns bons km, passado pouco tempo de usar a bomba de água e luzes, voltava a acender a luz vermelha. Liguei também à corrente por umas 10H e tb não melhorou!

Será que a bateria foi à vida? Existe alguma forma de verificar se está em condições?
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Conversor para a autocaravana

Mensagempor DiogoBernardes91 » domingo mar 06, 2016 10:05 pm

boa noite,

se foi carregada a corrente e não carrega e porque já deu o que tinha a dar
DiogoBernardes91
 
Mensagens: 6
Registado: terça mar 01, 2016 11:17 pm


Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes